Como tocar uma palheta de violão?

Há um grande número de instrumentos musicais dos quais os sons são extraídos com uma grande variedade de objetos: varas de madeira, martelos, arcos, dedais e assim por diante. Mas ao tocar guitarras acústicas e elétricas, são utilizadas placas especiais em forma de coração ou triangulares, chamadas de "palhetas". Esses pequenos acessórios para produção sonora começaram sua história na antiguidade ao tocar diversos instrumentos musicais de cordas ao redor do mundo. Mas a palheta ganhou popularidade especial com o advento das guitarras elétricas, o que se explica pelo fato de simplesmente não existir uma forma mais eficaz de tocá-las, exceto como palheta.


Como manter?
Em tempos mais antigos, o mediador era chamado de "plectro", e era uma placa de osso. Era usado para tocar lira, cítara e cítara. Posteriormente, passaram a usar a palheta para extrair sons do alaúde, da vihuela (a progenitora do violão moderno) e do bandolim. No final do século 18, tocar com os dedos havia se tornado a tendência em muitos instrumentos de cordas, incluindo o violão. Devo dizer que o nome "plectrum" sobreviveu até hoje. Entre os guitarristas de rock, o nome da palheta com a palavra "pico" ficou.

A palheta de guitarra moderna se parece com uma pequena placa, cuja forma pode ser muito diferente. Agora o principal material para a fabricação deste acessório de guitarra é plástico e metal, e inicialmente os plectra foram criados a partir de chifres, ossos de animais e pele densa. Raros, mas ainda disponíveis no mercado, são as palhetas de tartaruga consideradas particularmente valiosas pelos guitarristas.
Para que o som das cordas ao tocar com uma palheta seja de alta qualidade e para colocá-la de forma segura e confortável na mão, é necessário aprender a segurá-la corretamente. Claro, a maioria dos guitarristas tem sua própria pegada especial, mas você precisa saber que existem maneiras ótimas de colocar a mão direita na técnica de palhetada, bem como regras recomendadas para segurar a palheta com os dedos. Isso é especialmente importante no nível inicial do jogo, quando o guitarrista está aprendendo a usar o instrumento e os acessórios adicionais a ele.

O plectro em forma de triângulo é obtido dobrando a palma da mão direita como se precisasse segurar a caneca pela alça. A placa repousa na superfície lateral do dedo indicador com o centro diretamente na borda da última e penúltima falange, e de cima é pressionada com o polegar. A ponta afiada (de trabalho) da palheta é virada para o lado interno da palma em aproximadamente 90 graus em relação à linha longitudinal da mão. Quanto ao resto dos dedos, é melhor endireitá-los na hora de pegar e finalmente fixar a palheta para que não toquem nas cordas.
É importante não forçar a mão direita - ela deve permanecer móvel. Isso permite que você jogue por muito tempo sem se cansar. No entanto, não relaxe muito a mão, caso contrário, a palheta cairá ou se moverá. O equilíbrio pode ser encontrado com treinamento constante. Com o tempo, segurar a palheta torna-se elástico, mas também suave ao mesmo tempo, o que permite executar até mesmo as passagens de violão mais difíceis.

Segurar uma palheta enquanto toca um violão não é muito diferente do descrito acima. É importante que a palheta não fique muito saliente, mas, ao mesmo tempo, prenda bem as cordas. Este método de segurar o plectro também pode ser usado em um violão clássico, mas é melhor não fazer isso - as cordas de náilon não suportarão tal abuso por muito tempo: elas se tornarão inutilizáveis rapidamente devido à rápida abrasão.
Deve-se ter em mente que ao tocar violão com palheta, apenas o pulso deve funcionar. O resto do braço permanece em repouso para não se cansar. Para a posição correta, você deve colocar o pulso (costas) no corpo do instrumento acima das cordas. Nesse caso, a palheta deve atingir facilmente cada uma das seis cordas. Via de regra, o plano do plectro é mantido em algum ângulo em relação às cordas para evitar bater em sua ponta. Eles brincam não com a ponta, mas com as bordas do prato: o golpe para baixo na corda é executado às custas da borda externa da palheta, e o golpe de baixo para cima - com a borda interna (mais próxima do guitarrista).

Nesta posição, você pode jogar por um longo tempo e usar uma variedade de técnicas. É aconselhável desenvolver o hábito e manter a mão nesta posição para evitar fadiga rápida da mão e mão, erros e ruídos desnecessários.
Ao tocar o baixo, a palheta pode ser segurada da mesma forma que em outros tipos de guitarra. A única diferença é que o pulso precisa ser mantido quase imóvel sobre as cordas.

Como aprender o jogo de força bruta?
Assim que a mão se acostumar a escolher a palheta corretamente, você pode iniciar exercícios em várias técnicas de jogo. Para fazer isso, é importante encontrar um lugar tranquilo, onde nada seja distraído. Deve ser entendido que tocar violão com uma palheta será bastante estranho na primeira vez. Vai demorar muito exercício e repetição para trazer tudo para a automaticidade.... Você precisa entrar em sintonia com isso, sem se preocupar com suas habilidades antecipadamente.

Antes de aprender a tocar violão por força bruta (arpejo), primeiro você precisa aprender a segurar confortavelmente o plectro em sua mão, fixar seu pulso com segurança e treinar a produção de som em cordas separadas. Você precisa bater quatro vezes com uma palheta lentamente para baixo, e um pouco mais tarde, com um bom resultado, com uma batida variável (baixo-cima). Essas etapas devem ser repetidas em cada corda, começando de baixo.Este exercício deve ser repetido até que tudo seja feito automaticamente e sem erros. Como resultado, você precisa aprender a tocar a força bruta, ou seja, tocar com exatidão e sem parar uma vez em cada corda, movendo-se de forma alternada e suave de uma para a outra. Você deve aumentar gradualmente a velocidade e, por conveniência, pode usar o metrônomo.

Depois de consertar este estágio com sucesso, você pode conectar sua mão esquerda. Agora você pode se concentrar na própria melodia, mas ao mesmo tempo prestar atenção na extração correta dos sons. Outro exercício é bater com uma palheta não em cada corda, mas depois de uma. Isso permite que o músculo se lembre da localização de um determinado fio, o que, com o tempo, ajudará a mão a localizá-lo facilmente, mesmo com os olhos fechados.

Depois de dominar o gancho alternativo das cordas, você pode passar para uma técnica mais complexa. Para estourar lindamente, você terá que aprender combinações complexas de palhetas - aqui as alternâncias de cordas previamente estudadas ajudarão. Gradualmente é necessário aumentar não só a velocidade, mas também a distância. Nesse caso, vale a pena começar com acordes simples.
Você pode tocar as cordas com uma palheta da mesma forma que com os dedos, levando em consideração que existe apenas uma palheta. Portanto, é necessário manter constantemente uma velocidade maior e uma coordenação precisa.
O jogo que usa força bruta deve ser dominado pelo método de golpe alternado. Acontece que o golpe subsequente na corda deve ser executado na outra direção. Nem sempre você pode enganchar a corda apenas para baixo ou apenas para cima. Por exemplo, se a primeira corda foi tocada para baixo, significa que a próxima corda será tocada de baixo para cima, depois para baixo novamente e depois para cima. Você deve começar o jogo batendo na corda.

Ao jogar com um movimento de força bruta, é necessário executar exclusivamente com uma escova. A amplitude deve ser pequena e a mão deve sentir liberdade. Idealmente, ele deve estar apoiado no corpo do violão para um relaxamento ideal. É importante garantir que o som seja suave e claro, sem falhas ou pausas.
Colocar cordas individuais com uma palheta é considerado mais difícil do que golpear. Com esta técnica, você não poderá ignorar sua mão direita ao jogar. É necessário observar constantemente em que posição está e o que os dedos estão fazendo. A placa não deve inclinar para o lado ou ficar paralela às linhas das cordas, muito menos escorregar de seus dedos.
Para aumentar a velocidade de pesquisa com uma palheta, você pode aprender uma técnica especial. Consiste no fato de que a primeira corda se agarra de baixo para cima, e a próxima - de cima para baixo. Além disso, essa ordem é observada em todas as strings. Nesse caso, menos movimentos são executados e a velocidade do jogo aumenta.

Técnica de luta
Lutar com palhetas nas cordas de um violão tem uma grande variedade de opções. Para iniciantes, os chutes para cima e para baixo mais simples são adequados. Gradualmente, você deve aumentar sua velocidade, lutar em um ritmo apenas para baixo ou apenas para cima. Nesse caso, você deve transferir cuidadosamente sua mão para a corda de trabalho, de modo que o pulso faça movimentos em forma de semicírculo. Os exercícios utilizados devem ser fixados até que o som esteja claro, sem ruídos desnecessários, sem abafamento involuntário, sem a picareta cair da mão.

Lutar com uma picareta é quase o mesmo que brigar com os dedos. A única exceção é que o plectro se move para cima e para baixo sem "ajudantes" adicionais (não há divisão em golpes do polegar e outros dedos da mão direita). Todos os toques conhecidos podem ser facilmente reproduzidos com a placa. Nesse caso, o mais importante é segurá-lo corretamente.
Vale a pena tentar tocar as cordas o mais naturalmente possível. Não deve haver a sensação de que as cordas com a palheta estão lutando ou que há um obstáculo no caminho da placa. Neste caso, você deve levar o acessório o mais próximo possível da borda para que a parte saliente seja muito pequena.Além disso, não segure a palheta paralela às cordas.

Entre os combates existe um tipo especial denominado "downstroke". É diferente porque você só precisa bater para baixo. Essa técnica exige ênfase na forma de golpes mais fortes nas cordas. Isso manterá o ritmo e sentirá melhor a melodia.
Quando se joga com uma luta, vale a pena considerar que o golpe não deve ser realizado com o ombro, mas com o punho. É necessário tentar manter os movimentos desnecessários tão pequenos quanto possível. Além disso, uma força de impacto adequada deve ser selecionada. Quando tocado corretamente, o antebraço deve permanecer imóvel. É melhor praticar essas habilidades imediatamente nas músicas.

As técnicas de luta são realizadas com os dedos ou com a palma da mão com um pouco mais de tensão. No início, a palheta pode pegar cordas extras ou ficar mais lenta, mas com a prática isso vai embora. Ao mover a mão para baixo, é aconselhável levantar ligeiramente a ponta do prato para que se mova ao longo das cordas em ângulo. Quando o pincel sobe, a ponta do pick deve mudar sua posição para o oposto. Você deve obter movimento na forma de uma onda, produzindo sons harmoniosos.
Para obter mais informações sobre como tocar uma palheta, veja o vídeo abaixo.