Violão

O que é um gabinete de guitarra?

O que é um gabinete de guitarra?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Dicas para seleção e uso

A música sempre se tornou um reflexo de sua época: cada período da arte tem seus próprios estilos e instrumentos. A criatividade dos músicos nunca se limitou apenas a escrever melodias: em busca de um som único e belo, as pessoas vieram com várias adaptações para instrumentos que poderiam torná-los literalmente irreconhecíveis.

Com o advento de guitarras novas e mais avançadas, cujo som era formado pela oscilação da eletricidade, um dispositivo como uma caixa de violão entrou firmemente no mundo da música.

O que é isso?

É difícil saber quem teve a ideia de nomear um amplificador de guitarra elétrica que parece um cubo colorido com alto-falantes, um gabinete de guitarra, mas é assim que historicamente acabou. Com o advento das primeiras "panelas brilhantes" - guitarras de alumínio - na década de 1930, os cientistas imediatamente começaram a procurar maneiras de tornar o som mais alto e mais espaçoso. Eles precisavam de um método versátil que permitisse que os captadores recebessem corrente elétrica para produzir tons muito mais impressionantes. A invenção do gabinete da guitarra revolucionou o mundo da música.

Com o tempo, uma grande variedade deles começou a aparecer: músicos de todo o mundo experimentaram, tentando superar uns aos outros na perfeição.

Este dispositivo consiste em alto-falantes e uma caixa na qual eles estão localizados. Inicialmente, o gabinete vinha com um amplificador, mas do ponto de vista da física acabou sendo muito mais lucrativo separar esses dois elementos: agora a "cabeça" é conectada adicionalmente à caixa, o que lhe proporciona uma melhor transmissão de som .A principal tarefa deste dispositivo é eliminar o "lixo" de som em altas frequências, de forma que a faixa média para eles seja de 20 a 8.000 Hz.

Variedades

A busca constante pela melhor opção resultou em uma grande variedade de gabinetes para guitarras.

Agora podemos distinguir muitos dispositivos que diferem uns dos outros, levando em consideração diferentes critérios.

Pelo número de alto-falantes

Os alto-falantes são a parte central do design de todo o gabinete, não só em termos de localização, mas também ideologicamente: são eles que convertem o sinal recebido do amplificador em ondas sonoras. Eles podem ter 6, 8, 10 e 12 polegadas de tamanho. O volume e a profundidade do som dependem diretamente do seu número, portanto, por exemplo, para uma pequena garagem ou ensaios em uma pequena casa, um gabinete com um alto-falante é suficiente. Com dois alto-falantes, o volume é suficiente para um concerto de câmara, mas um amplificador com quatro pode ser levado com segurança para um festival de rock.

Por design

Existem vários tipos de gabinetes de guitarra. O tipo fechado é caracterizado por possuir uma parede traseira que cobre completamente a parte traseira do alto-falante. O som em tal situação vai exclusivamente para a frente, e o músico pode se ouvir muito bem enquanto toca com o grupo.

Uma parede aberta permitirá que você grave o som do gabinete, tanto da parte frontal quanto traseira, mas há um grande risco de que ele desapareça gradualmente devido à natureza da sala.

Um escritório semi-aberto é uma opção para quem gosta de tudo ao mesmo tempo. Metade ou sem quartos - mesmo aqui existem divisões nas características da parede posterior.

Outra característica é o formato do gabinete: "chanfrados" são usados ​​para aumentar o raio de som, linhas retas são adequadas para conservadores e pessoas caladas.

Como fazer isso sozinho?

Muitas vezes, os gabinetes de guitarra podem ser comprados de improviso se você não quiser pagar a mais, mas os alto-falantes podem ser silenciosos, as propriedades acústicas são ruins e os materiais de que o amplificador é feito são de baixa qualidade. Fazer você mesmo um desses será mais barato e mais agradável.

Existem muitos desenhos na rede, mas por conveniência, você pode pegar os parâmetros de gabinetes 1x12 prontos: altura 50 cm, largura 45 cm, profundidade - 30 cm.

Os profissionais recomendam o uso de bétula como madeira para o caso - a espessura das folhas não deve ser inferior a 15 mm. Por dentro, as laterais da caixa devem ser fixadas não só com cola ou parafusos, mas também com vigas de madeira: para reforçar todas as paredes, basta usar 30 cm de comprimento. Depois que todos os elementos estiverem colados, lixar a madeira e os cantos é o próximo passo na criação do gabinete perfeito.

Em uma folha da parede frontal, você precisa desenhar e cortar um orifício para o difusor e o alto-falante: ele não deve ser localizado exatamente no centro, caso contrário, as ondas sonoras que passam por ele serão refletidas nas paredes do gabinete e da mufla uns aos outros.

Após a caixa estar completamente montada (sem a parede traseira) e pintada de cor escura por dentro, é necessário cobri-la com couro sintético: o tecido não importa, mas o couro sintético se distingue pela boa resistência ao desgaste e versatilidade, portanto esta opção é mais adequado para um gabinete de guitarra.

O alto-falante é montado na frente, não por dentro: desta forma o som não só ficará mais claro e claro, mas será ainda mais fácil de removê-lo com um microfone. Em seguida, é necessário cobri-los com uma tela de proteção, que pode ser facilmente encontrada no mercado automotivo.

O toque final: montar a parede traseira e o gabinete da guitarra está pronto!

Dicas para seleção e uso

A escolha do gabinete deve ser baseada exclusivamente nas características individuais do violão e no efeito desejado: o volume geral deve ser determinado levando-se em consideração o local onde são realizados os ensaios, o tamanho e a mobilidade - desde a possibilidade de transporte. Os melhores alto-falantes são os de 12 polegadas: são os que têm melhor distribuição de som. É possível determinar qual empresa melhor atende aos requisitos do cliente apenas na própria loja: Celestion, Jensen, Eminence, Monacor e Fane são fabricantes de alto-falantes populares no mercado da indústria musical.

Também é importante lembrar que tipo de resistência o amplificador fornece: se for maior do que a impedância, o gabinete ficará inutilizável rapidamente.

O design é uma característica importante da caixa e, como são muito diversificados, há muito por onde escolher.

Vale a pena prestar atenção na presença de um inversor de fase: este elemento irá adicionar volume e graves mesmo aos impulsos mais fracos.

Como fazer um gabinete de guitarra, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa