De que madeira são feitas as guitarras?

Na hora de escolher um violão, é importante prestar atenção não só às características básicas do modelo, mas também ao material com o qual ele é feito. Surpreendentemente, mesmo dois instrumentos de madeira com características externas semelhantes podem soar diferentes precisamente por causa do uso de madeiras diferentes.


Peculiaridades
A madeira usada para fazer um violão afeta não apenas a vida do instrumento, mas também como ele soa. Hoje, é costume que a produção industrial use vários materiais comprovados, mas os artesãos particulares podem fazer experiências com raças exóticas. Depende da madeira a intensidade dos sons produzidos e de quanto tempo durarão. Além disso, dependendo do material, você pode dar ao som características individuais, por exemplo, profundidade ou aveludado. Existem vários aspectos a considerar ao escolher uma madeira para o seu violão.
A aparência da madeira não afeta o som do instrumento, mas determina seu apelo visual. Às vezes, uma guitarra que parece feia à primeira vista pode produzir as notas mais emocionantes. O som em si depende diretamente da espécie, peso e densidade da madeira. Normalmente, quanto mais pesada a raça, mais claro e brilhante o instrumento soará.
Quanto ao peso, não é recomendável usar madeira especialmente pesada, não só porque vai causar alguns inconvenientes - essas madeiras também encurtam a duração do sustain, o que prejudica o desempenho das melodias.


Que tipo de madeira é usada?
Para criar violões, utilizam-se madeiras de diferentes árvores, desde raras importadas do exterior até as bastante orçamentárias que crescem no território da Rússia.
Agathis
Agatis baratos são usados para fazer instrumentos orçamentários e, portanto, não particularmente de alta qualidade, por exemplo, guitarras LTD. Os especialistas caracterizam o som resultante como monótono e turvo, o que, é claro, dificilmente pode ser chamado de um sinal de qualidade.


Árvore vermelha
O mogno, que na maioria das vezes significa mogno, é muito mais pesado do que o freixo e o amieiro, mas mais leve do que o bordo. A alta densidade do material da guitarra garante um som de alta qualidade em todas as alturas. Os especialistas observam que os sons são bastante ásperos, mas não muito expressivos. O peso da madeira, que lembra freixo com seus poros abertos e textura pronunciada, alonga o som de cada nota. Guitarras de mogno vêm em todos os tons de bege escuro a marrom tijolo. Este material é mais frequentemente usado em combinação com topos feitos de outros materiais e é escolhido para cortar o corpo e o braço de ferramentas elétricas. O tom quente e o ataque nítido também tornam o mogno a escolha perfeita para fabricar completamente uma guitarra a partir de uma sólida peça de madeira.
Para criar instrumentos musicais, a preferência é mais frequentemente dada ao mogno africano, conhecido como kaya, e ao mogno hondurenho. O primeiro combina várias subespécies de sequoias que crescem na África e têm características aproximadamente semelhantes. O mogno hondurenho é mais frequentemente usado para criar guitarras americanas. Este material é bastante raro e, portanto, caro. Às vezes, você pode encontrar no mercado guitarras de mogno filipino, mas essas amostras não devem ser compradas: madeira leve e macia cria um som de baixa qualidade. As guitarras para novatos costumam ser feitas de nato, também chamado de mogno oriental.


Rosewood
O jacarandá tropical indiano é uma raça cara e bastante rara em nosso país. Hoje, na maioria das vezes, essa madeira pode ser encontrada em produtos importados para a Rússia e os países da CEI até 2017. A principal área de aplicação do jacarandá são os acessórios de braço, mas também funcionará para um deck de guitarra elétrica. A madeira castanha escura com veios vermelhos ou púrpura profundos tem uma superfície ligeiramente oleosa. As guitarras obtidas a partir dele são famosas por seu som rico e quente, bem como altas frequências ligeiramente abafadas e boa ressonância.


Cinza
Ash se tornou merecidamente popular entre os fabricantes de guitarras devido à sua melodia: a madeira clara contribui para o surgimento de sons claros e claros, quase "sinos". Um ataque extravagante também se refere aos pontos fortes da raça. Ash é usado principalmente para decotes e tops. Também é usado para a produção de guitarras Fender de corpo sólido. Para instrumentos musicais, costuma-se usar freixo do pântano ou freixo do norte.
Madeira de freixo do pântano - fibrosa, poro forte e grande... O material leve é extraído nas regiões pantanosas do sul dos Estados Unidos. Devido ao fato de que o material consiste em anéis suaves e duros alternados, as guitarras feitas a partir dele têm uma acústica ideal com uma ampla gama, incluindo graves profundos. O freixo do pântano combina harmoniosamente calor, melodia e nitidez de som.
As cinzas do norte se distinguem por seu alto peso e densidade. Apesar de a duração desse material ser mais longa, ele é usado com menos frequência justamente por ser pesado.


Sapele
Sapele é um material versátil para fazer guitarras... Muitas vezes é até considerado uma alternativa decente ao mogno, mas com altas frequências mais pronunciadas e a um custo mais baixo. Som encorpado e equilibrado, adequado para todos os estilos musicais... Outra vantagem deste material é a boa legibilidade das guitarras resultantes.


Meranti
A guitarra Meranti é uma boa escolha para músicos iniciantes... A estrutura áspera e de poros finos da madeira se assemelha ao mogno, mas, é claro, a qualidade desse material é muito pior, embora o preço seja menor. Apesar de a guitarra soar alto o suficiente, o som é bastante vazio e estéril, e o timbre é simples.


Outras espécies
Alder é comumente escolhido para a produção de guitarras e baixos elétricos. As ferramentas feitas com este material estão presentes no sortimento dos principais fabricantes. A madeira clara com tonalidade amarelada contribui para um bom som, é famosa pelas excelentes características de ressonância e timbre equilibrado.
Linden tem propriedades semelhantes, mas às vezes parece oco devido à estrutura solta e macia do material. Hoje essa madeira é escolhida apenas para a produção de cascos. A bubinga marrom avermelhada produz um som quente e brilhante. Pescoços e decks para baixos, assim como corpos para guitarras elétricas, são esculpidos em material pesado.



Ao fazer instrumentos musicais, o bordo é valorizado principalmente por sua aparência e propriedades mecânicas. Isso explica a popularidade de seu uso para tops e pescoços de guitarras elétricas.
Paulownia é uma madeira macia mais comumente usada na China e no Japão para produzir modelos de baixo custo. O som produzido é leve e não particularmente expressivo.


Qual é melhor escolher?
É melhor selecionar o material para o violão dependendo de sua finalidade. Portanto, para a guitarra elétrica, o amieiro é o mais usado, o que cria o som ideal para blues, indie rock e heavy metal. Wood soa quase o mesmo em toda a faixa de frequência. Se o instrumento for tocar melodias com menos notas de cabeça e um "meio" pronunciado, você deve prestar atenção à tília. Artistas de death metal e djenta vão adorar mogno e noz. Melodias rápidas soam melhor quando um braço de bordo e corpo de mogno são combinados.
O topo de um produto acústico que tenha um efeito significativo em seu som deve ser feito de abeto ou cedro. O deck traseiro geralmente é feito de mogno ou jacarandá. Alder e Swamp Ash são os materiais mais adequados para baixo.


Como distinguir a madeira maciça da madeira compensada?
Ao comprar uma guitarra, é importante saber se ela é feita de madeira maciça ou compensado. Um artesão particular, via de regra, revela ele mesmo o material de fabricação de cada peça individual, mas, no caso de uma loja, você deve prestar atenção a nuances específicas.
- Você deve estudar cuidadosamente as especificações: se o nome da árvore (por exemplo, pau-rosa) for indicado sem quaisquer esclarecimentos, então provavelmente estamos falando de folheado. No caso de utilizar madeira maciça, os documentos devem sublinhar as palavras SOLID ou maciço.
- Preste atenção ao preço. - as ferramentas de madeira maciça são muito mais caras do que as amostras de madeira compensada.
- Você pode obter a resposta necessária examinando a face final das camadas, que é perceptível no orifício de som. Nos modelos usados, também pode ser visto embaixo do pescoço ou na borda. O final da matriz é imediatamente reconhecível pelo belo padrão das camadas, que continua o padrão do lado de fora. Normalmente, essas são linhas verticais de aparência natural ou ligeiramente chanfradas.
A ausência desse padrão ou mesmo de um material de três camadas pronunciado indica o uso de compensado.


Dicas operacionais
A melhor maneira de guardar uma guitarra de madeira é em uma caixa rígida adequada ou em uma caixa isolada.que são capazes de fornecer à ferramenta a proteção necessária contra picos de temperatura. Isso é especialmente importante nos casos em que a guitarra frequentemente precisará ser transportada.Ao retornar da rua com o instrumento, é necessário deixá-lo fechado por algum tempo para adaptação à temperatura ambiente. Não coloque seu violão em uma parede com janela, não coloque no porta-malas ou leve com você para a sauna. Melhor também não deixe o item caído no chão, independentemente de estar frio ou aquecido.
Uma grande vantagem é o uso de um umidificador, que é fácil de fazer com as próprias mãos.... Para isso, uma simples esponja é embebida em água, depois é espremida e transferida para um recipiente de plástico. Este último deve ser colocado dentro do instrumento.
No inverno, recomenda-se o uso contínuo do umidificador, e no verão será suficiente utilizá-lo uma vez por semana.

