Instrumento musical de violão

É difícil encontrar pessoas que não teriam ouvido falar de um instrumento musical como o violão e não soubessem como ele se parece. Mas nem todo mundo sabe o nome das partes (partes do corpo), quanto pesa tal dispositivo. E a história do aparecimento de um instrumento musical é muito notável, por isso também vale a pena separar.


Descrição
Se algum instrumento musical tem razão para ser chamado de folk, então este é apenas um violão, porque muitos músicos tocam nele, e a música de violão é mais popular do que outras opções. Ele concorre com sucesso não só com outras cordas, mas também com metais, teclados e outros meios de produção de sons. Mas, nesse ínterim, mesmo os especialistas ainda não podem responder exatamente como esse nome apareceu e a quais idiomas ele está associado. Alguns especialistas veem raízes sânscritas aqui e dizem que a intenção original era usar 4 cordas.
Há uma versão em que o termo correspondente apareceu na junção dos dialetos sânscrito e persa antigoEu sou. Nesta interpretação, é traduzido como "corda sonora" ou algo parecido. Outra sugestão é que "violão" é uma palavra grega modificada para "cithara". Na verdade, parece um pouco semelhante. A foto mostra uma vista lateral do corpo da guitarra. Há disputas constantes entre os especialistas se pertence a instrumentos populares ou não. Os que se opõem a esse ponto de vista referem-se ao fato de que não existe uma tradição nacional centenária por trás de tal instrumento de execução. Ainda assim, as possibilidades de desempenho chique e a variedade de sons disponíveis desvalorizam esses argumentos.
Também é impossível determinar quanto pesa uma guitarra no caso geral, mas na maioria das vezes é de 2 a 9 kg (enquanto muitos modelos famosos são bastante pesados).


História da aparência
É impossível dizer exatamente em que ano apareceu a primeira guitarra do mundo ou mesmo seu protótipo. Além disso, sabe-se que descobrir que o mais antigo "algo semelhante" ocorreu na Espanha, e data do século 2 DC. É impossível encontrar uma conexão lógica e histórica direta com a cítara grega antiga, ou, pelo menos, havia várias variantes intermediárias, informações sobre as quais (assim como amostras) não foram preservadas. Já no século 8, o instrumento de arrancar tinha percorrido um longo caminho de desenvolvimento. Os especialistas identificaram várias etapas nele.
É sabido que já no século XIII, na Península Ibérica, a guitarra ganhou imensa popularidade. Mas foi apenas no século 17 que apareceu o primeiro manual impresso sobre o uso dessa ferramenta. No século seguinte, eles começam a usá-lo com bastante frequência em nosso país. Porém, a partir de 1800, o violão passou por um período difícil, a música tocada nele tornou-se o padrão de baixo gosto. E só depois de muito tempo começa seu renascimento, e então uma subida íngreme.


Dispositivo
Analisando a estrutura do violão, é fácil perceber que os principais componentes, do ponto de vista acústico, são o braço e o corpo. O próprio corpo tem uma composição bastante complexa. Nele, duas partes se destacam: os decks superior e inferior, conectados por conchas. Onde o convés e as conchas são fixados, contra-conchas de reforço também são usadas - este é um requisito obrigatório dos engenheiros. O deck localizado no topo está equipado com um orifício de ressonância. No jargão de guitarristas e fabricantes de instrumentos musicais, é chamado de ressonador ou mesmo apenas voz. O furo é completado com um adesivo de plástico ou papel.
Em alguns casos, essa "roseta" colada é criada a partir de verniz ou madrepérola. No entanto, essas soluções complicam e aumentam o custo do design. Normalmente, uma certa dependência do tamanho do ressonador com o volume da guitarra é mantida. Essa proporção permite que a parte mais ressonante (amplificação do som) do instrumento funcione da forma mais eficiente possível. Certifique-se de calcular tudo de forma a reduzir a formação de todos os tipos de ruídos e outros efeitos negativos. As cordas são presas à superfície do deck superior. O suporte para eles é montado em cola ou com parafusos auto-roscantes. Existe também uma noz especial. Esta placa é feita de plástico, em alguns casos osso ou metal.


Por dentro, molas de madeira são presas aos decks. Pinças especiais são anexadas às conchas. O pescoço consiste em:
- da alça;
- cabeças;
- calcanhares;
- forro especial.
O calcanhar está preso aos dados. A parte da cabeça do pescoço é equipada com um mecanismo de afinação. As cravelhas podem ser usadas para esticar as cordas. Além dos componentes principais e peças sobressalentes do violão, um ponto preto é frequentemente usado em modelos acústicos - ao tocar com uma palheta, arranhões aparecem ali, e o ponto permite que fiquem invisíveis.
Os modelos com afinador embutido geralmente possuem um captador, a abordagem tradicional é equipar sintonizadores externos.


Variedades por tipo de corpo
Clássico
Não é difícil reconhecê-lo - o corpo largo e oco imediatamente atrai a atenção. O pescoço parece enorme e impressionante. As cordas são feitas de náilon. Os materiais naturais antigos seriam mais autênticos, mas são muito pouco confiáveis e pouco práticos.
Um verdadeiro clássico é o ressonador de jacarandá. Você pode tocar uma variedade de melodias nesse instrumento. O limite, na verdade, é apenas habilidade. Deku é protegido de pregos com um galpeador. É importante notar que você pode até tocar melodias no espírito do flamenco.


Guitarra elétrica
Muitas vezes acredita-se que esta é "apenas uma guitarra comum, porém mais potente". No entanto, na realidade, é uma ferramenta muito especial. Seu próprio repertório foi desenvolvido para ele e as técnicas de execução são diferentes. Na maioria das vezes, 6 strings são fornecidas. As guitarras elétricas evoluíram muito e são significativamente superiores às que surgiram originalmente na década de 1920.


Acústico
Ele também usa 6 cordas. Mas, novamente, a identificação mecânica com outros instrumentos de seis cordas está obviamente errada. O pescoço é ligeiramente mais estreito do que a versão clássica. O design é pensado de forma que qualquer nota soe de forma clara e expressiva. As cordas, com raras exceções, são feitas de metal.
A diferença também se aplica a:
- unindo o pescoço ao corpo;
- a forma como as cordas são colocadas na ponte;
- dispositivos de sistema de molas dentro do corpo;
- marcas de fricção.


De outros
Ao longo de uma longa história, muitos outros tipos surgiram. Por exemplo, os mesmos violões foram divididos em "dreadnoughts", jumbo, salão e várias outras subespécies. Também vale a pena mencionar:
- guitarras silenciosas;
- Instrumento de 12 cordas;
- violão semi-acústico;
- baixo.


Fabricantes
A demanda persistentemente alta por essas ferramentas está atraindo a atenção de um grande número de empresas que buscam preencher o mercado. Mas nem todos eles são igualmente completos. Além disso, existe uma certa especialização, e mesmo que uma empresa entregue bons "clássicos", sua "acústica" pode acabar sendo medíocre (e vice-versa). Os recém-chegados tradicionalmente escolhem os produtos Yamaha ou Hohner. O heavy metal é tocado principalmente por Gibson, Fender.
Outras marcas que valem a pena considerar:
- Fernandes;
- Queimaduras;
- "Acorde";
- Amistar;
- Guitarras Doff;
- Guitarras Padalka;
- Construtor;
- Martinez;
- Strunal.



Como escolher?
Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção ao preço. Nesse sentido, quanto você pode (e com razão) dar por um instrumento. Faz sentido para iniciantes pegar o dispositivo mais simples e descomplicado, apenas para dominar as habilidades básicas do jogo e melodias básicas. Mais tarde, quando a experiência for adquirida, aparecerá uma compreensão independente do que é necessário e do que não é. Em qualquer caso, é importante considerar sua altura e capacidade física: o violão deve ser proporcional aos músicos.
É aconselhável tentar tocar, sentir para avaliar se é adequado ou não. Você não deve prestar atenção à aparência (design). Não é importante para o guitarrista e para os ouvintes, mas o som é importante. Os modelos de 12 cordas são mais adequados não para iniciantes, mas para aqueles que já aprenderam o básico do jogo e estão prontos para seguir em frente ou acompanhar em grupo.
O violão de sete cordas é necessário apenas para aqueles que decidem se concentrar no gênero tradicional russo.


Como jogar?
Na Internet você pode encontrar muitos vídeos que contam sobre todas as complexidades e nuances do jogo. Mas é melhor aprender diretamente com quem sabe usar o violão. Se você é guiado pelo vídeo, então é mais correto escolher 1 ou 2 canais e mover-se sequencialmente, do simples ao complexo, e não pular de uma técnica para outra. É muito importante, ao contrário da opinião popular entre alguns "tipos de violonistas", trabalhar desde o início não só a velocidade, mas também a graça de cada técnica, sua facilidade.
O primeiro passo sempre será dominar as configurações do instrumento - sem entendê-las, é impossível extrair os sons desejados. Perseguir o número de acordes é inútil. É muito melhor se concentrar nos acordes básicos que compõem melodias simples, clássicas e modernas, e depois expandir suas habilidades conforme necessário.
Também é muito importante escolher um gênero claro (ou 2-3 gêneros no máximo) e melhorá-lo, e estudar todo o resto em uma base residual. E, claro, é útil demonstrar qualquer melodia elaborada para outras pessoas que podem apreciar o jogo.


Como cuidar?
Sempre que possível, a guitarra deve ser carregada e armazenada em uma caixa de marca ou seu equivalente exato. Mesmo com tal proteção, deve ser protegido da umidade, do frio e do calor. A ferramenta deve ser limpa regularmente. Existem também recomendações:
- mude as cordas quando os harmônicos graciosos desaparecerem;
- combine a troca de cordas com a limpeza do pescoço e de suas áreas de difícil acesso;
- proteger a guitarra de golpes;
- limpe a caixa com guardanapos de microfibra (óculos e computador são adequados);
- evite brincar em locais molhados e na chuva;
- mantenha a umidade do ar não inferior a 40% (portanto, um higrômetro é o amigo fiel do guitarrista, como um umidificador).

