Violão

Tudo sobre guitarras folclóricas

Tudo sobre guitarras folclóricas
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é diferente de outros modelos?
  3. Estrutura
  4. Como isso soa?

A guitarra há muito tempo encontrou muitos fãs ao redor do mundo devido ao seu som único. Ela pode atuar tanto como acompanhante quanto como instrumento solo. Ela é capaz de tocar melodias de vários estilos: do folk ao jazz. Existem vários tipos de violões, entre os quais existem violões folclóricos. Que tipo de instrumento é, quais são suas diferenças e características, sobre suas variedades e som, é descrito no artigo.

O que é isso?

O violão folk é uma espécie de instrumento acústico ou semiacústico de seis cordas, inclusive clássico, mas adaptado apenas para cordas de metal. Possui um corpo bastante forte e rígido devido a uma fixação de molas especialmente projetada no deck superior, um pescoço mais estreito, reforçado com um parafuso de ancoragem central, um recorte (catavei) no corpo sob o pescoço para livre acesso dos dedos da mão esquerda para as cordas atrás do traste XII.

Como é diferente de outros modelos?

Já no século 19, foi proposta a substituição das cordas de náilon por cordas de metal em violões. O motivo foi a vontade de deixar o som mais alto e sonoro. No entanto, essa não é a única diferença. O criador de violões folk é Christian Martin, um especialista em violões. Foi ele quem fez mudanças significativas na estrutura do instrumento. Ele foi levado a fazer isso por sua atitude séria para com o problema de deformação da caixa de ressonância superior e flacidez do braço de um instrumento clássico devido à forte tensão das cordas de aço.

O violão popular difere do clássico nos seguintes pontos:

  • pescoço - mais estreito, tem superfície arredondada;
  • a ponte (arremate inferior) é movida do centro do oval inferior para mais perto do orifício do ressonador;
  • dimensões maiores do corpo e da ferramenta como um todo;
  • o número de trastes é 20-22 contra 19 no "clássico";
  • as cordas são feitas de metal ou bronze.

Como as cordas são feitas de metal, isso significa que são mais difíceis de prender. Por esse motivo, não é recomendável começar a aprender violão folk imediatamente. Essa decisão pode complicar o processo de aprendizagem. E as crianças só podem começar a brincar a partir dos 12 anos. É melhor começar com um violão com cordas de náilon (para crianças e adultos). O violão clássico é um instrumento mais macio e flexível para o aprendizado.

Além disso, um grande edifício pode ser um desafio no processo de aprendizagem. É simplesmente inconveniente segurá-lo no início, especialmente para crianças.

Estrutura

Como resultado das modificações feitas por K. Martin, foi obtido um modelo com top deck reforçado. E também foi desenvolvido um design totalmente novo para prender o braço ao corpo com uma âncora com altura ajustável da localização das cordas acima do braço do instrumento.

Existem características adicionais nas guitarras folk que as distinguem de outros modelos, bem como visam expandir a funcionalidade e melhorar o som. Vamos listar esses recursos:

  • a presença de picareta - placa que protege o deck localizado abaixo da saída do contato com os dedos do músico;
  • a presença de um cutaway - um recorte na parte inferior do corpo do violão sob o braço para mais conveniente e confortável tocar em trastes altos;
  • parte traseira de CFRP oval (encontrada apenas nos modelos Ovation).

De acordo com a estrutura do corpo, os violões populares são divididos em 3 tipos:

  1. Dreadnought (ou guitarra ocidental): apresenta corpo amplo com som grave e profundo, ideal para tocar country ou blues;
  2. jumbo: guitarra com corpo grande em forma de pêra, onde prevalecem formas suaves e arredondadas (há guitarras com corpo ainda maior e som ainda mais cool - super jumbo);
  3. flattop - um modelo com corpo plano.

Como isso soa?

A guitarra folk soa alto e alto, e isso permite que você toque jazz perfeitamente. O som também é diferente dependendo do tipo de caixa. Portanto, o encouraçado continua sendo o tipo mais comum até hoje. É popular entre músicos profissionais, pois tem um som profundo e imediatamente reconhecível, peculiar apenas a ele. No entanto, esta opção é mais adequada como acompanhamento do que executar uma peça solo.

Mas os modelos orquestrais desse tipo de instrumento têm um corpo menor. Mas eles têm um som mais suave e mais suave, equilibrado nas frequências. Esta variante de guitarra folk é um excelente instrumento solo. É conveniente trabalhar com ele no estúdio.

Jumbo - Guitarras com o corpo maior, permitindo que você produza o som mais poderoso e suculento.

Guitarras planas têm um corpo acústico oco que torna o som forte e alto, mesmo sem amplificadores elétricos adicionais.

O som do violão folk como um todo é objetivamente mais alto e mais sonoro. Essas guitarras são ideais para composições de acompanhamento, dedilhadas, rápidas, rítmicas e dinâmicas.

Todos os tipos de gabinete permitem um som profundo e amplo. Os mais barulhentos, é claro, são os modelos superjumbo.

O violão folk é uma ótima opção para quem gosta de rock, canto, reunir-se ao redor do fogo em uma companhia amigável. Sabendo tocar este tipo de instrumento, você pode facilmente tocar guitarra, já que possuem o mesmo braço. Mas para guitarristas novatos, este tipo de instrumento não é adequado devido ao fato de que cordas de metal ou bronze são muito difíceis para iniciantes - elas podem criar grandes problemas na fase inicial do treinamento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa