Violão

O que é um harmônico de guitarra e como tocá-lo?

O que é um harmônico de guitarra e como tocá-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. O que acontece?
  3. Em quais estilos de música é usada?
  4. Como jogar?
  5. Dicas úteis

Um dos truques interessantes da produção de som no violão são as formas de produzir harmônicos. Além disso, os sons harmônicos são únicos no timbre e também expandem a faixa padrão do instrumento.

O que é isso?

Uma bandeira de guitarra é um sobretom (som) de uma nota específica.... E o próprio termo "harmonolet" surgiu devido à semelhança do som harmônico resultante com o som da flauta, que nos tempos antigos era chamado de "harmonolet" (do antigo flageol francês). O som enfadonho do harmônico no timbre se assemelha a este instrumento de sopro musical em particular.

O som do sobretom de qualquer nota é sempre mais alto do que essa mesma nota.... No violão, cordas abertas são usadas para produzir sons harmônicos. Os sons das cordas abertas são, na verdade, as notas fundamentais das quais os sobretons são extraídos.... E isso acontece dividindo o comprimento das cordas em partes com um leve toque de seus dedos sobre certas almofadas da escala:

Dividindo, por exemplo, a 1ª corda aberta, que soa na afinação clássica pela nota “mi"A primeira oitava (som verdadeiro), em 2 partes (na casa XII), obtém a mesma nota, mas apenas uma oitava acima -"mi»A segunda oitava. Ao dividir o comprimento da corda aberta em 3 partes (VII e XIX trastes), um harmônico é obtido.si", Cujo tom é 9,5 tons mais alto do que a nota" E "extraída da corda aberta. O mesmo acontece nas outras cinco cordas do instrumento.

O que acontece?

Os flazolettes dividem-se em naturais e artificiais de acordo com o método de extração..

Natural

O harmônico natural só é tocado em uma corda aberta. com a participação de ambas as mãos: o dedo da mão esquerda toca levemente a corda em certos pontos do pescoço enquanto simultaneamente extrai um som com o dedo da mão direita.

Embora se acredite que os sobretons podem ser reproduzidos em qualquer traste da guitarra, os harmônicos naturais são pronunciados em apenas alguns lugares.

Os sons mais brilhantes são reproduzidos no local onde a corda é cortada ao meio. (acima do peitoril da fricção XII) e em 3 partes (peitoris metálicos VII e XIX). Eles também soam bem acima da porca do traste em V (neste ponto, a corda é dividida em 4 segmentos iguais). Nem em todas as guitarras e nem em todas as cordas você pode ouvir os harmônicos acima da porca de metal III (em instrumentos de alta qualidade, você pode ouvir apenas os harmônicos na 4ª, 5ª e 6ª cordas). O mesmo vale para a escala IX.

Interessante que na casa XII, um harmônico natural produz exatamente a mesma afinação que é produzida aqui com um aperto de dedo normal da corda.

Mas os sons diferem na cor do timbre, portanto os dois métodos de produção de som têm uma função independente e são usados ​​dependendo da situação.

Artificial

Um harmônico artificial é obtido a partir de uma corda já presa em um traste.... Ou seja, o comprimento da corda é reduzido artificialmente por um certo número de trastes. Nesse caso, o dedo da mão esquerda prende completamente a corda nesta casa, indicando o som principal, e os dedos da mão direita reproduzem o harmônico: um dedo toca a corda em um lugar que depende de onde a corda está presa e a que altura o som final é necessário, e o outro extrai simultaneamente o som.

O método de obtenção de harmônicos artificiais é mais difícil do que reproduzir os naturais - requer habilidade do guitarrista e conhecimento do braço.

Ao extrair os sobretons naturais, você precisa se lembrar a que altura eles soam acima das soleiras XII, VII e V:

E para extrair um harmônico artificial uma oitava acima do som principal, que é, digamos, na 3ª casa, você precisa adicionar essas 3 casas a 12 casas, uma vez que o meio da corda, que dá a afinação do sobretom uma oitava acima do som principal, se move exatamente 3 trastes acima do XII. Como resultado, o ponto de contato com o dedo da mão esquerda ficará acima da porca XV... Nesse caso, você também precisa extrair um som com outro dedo da mesma mão.

É conveniente calcular apenas os harmônicos artificiais que estão uma oitava acima do som principal. Os sobretons de maior altura, obtidos pela divisão da corda em 3 ou 4 partes iguais, devem ser correlacionados com os trastes acima de XII, onde ainda podem ser retirados (XIX e XXIV, respectivamente), e o traste preso com a mão esquerda deve ser adicionado a eles.

Símbolos de harmônicos naturais e artificiais na literatura musical não são levados a um denominador, o que, é claro, deprime os guitarristas novatos. aqui estão alguns exemplos:

Em quais estilos de música é usada?

Isso não quer dizer que harmônicos de qualquer tipo sejam usados ​​por guitarristas em qualquer estilo seletivo de música. Eles encontraram sua aplicação no estilo clássico, no estilo moderno dos dedos e na música rock.... No violão e na guitarra elétrica, a esmagadora maioria dos músicos usa sobretons artificiais, enquanto os violonistas clássicos usam igualmente tipos naturais e artificiais em sua execução. Os guitarristas de rock em seus solos enfatizam os clímax com harmônicos, principalmente nos casos em que é necessário passar da parte melódica da composição para outra mais pesada.

Em peças melódicas para dois ou vários violões, as seções harmônicas da peça são bem ouvidas acompanhadas de força bruta (arpejo). Muitas composições clássicas para violão terminam com um acorde harmônico ou força bruta, e às vezes até começam com eles.

Como jogar?

É mais difícil executar uma harmônica artificial em uma guitarra elétrica do que em uma acústica, pois é necessário abafar o tom fundamental, mas deixar o sobretom, imediatamente após o início do som da corda com um movimento praticado de um dedo ou uma picareta.

Você pode fazer assim:

  • segure a corda na casa desejada com o dedo esquerdo;
  • com o dedo indicador da mão direita, toque a mesma corda acima da pestana correspondente após a casa XII, e com o outro dedo livre (polegar ou anel), simultaneamente faça um som;
  • após a produção do som, o dedo indicador é removido da corda e imediatamente a toca novamente para abafar o tom principal;
  • apenas o som harmônico permanece, o dedo indicador é novamente removido da corda.

Em um instrumento acústico, o abafamento não é necessário e todo o resto é feito da mesma maneira.... Ao tocar com uma palheta, a corda toca o dedo médio da mão direita, já que o dedo indicador está envolvido em segurar a palheta.

Quando o harmônico natural é extraído, o dedo da mão esquerda toca as cordas acima da pestana correspondente, e a mão direita produz o som (com um dedo ou palheta).

Vale destacar que músicos experientes afinam violões com auxílio de harmônicos, já que a afinação por harmônicos é a mais precisa.

Dicas úteis

Algumas dicas úteis ajude os iniciantes a dominar a técnica harmônica.

  1. Você deve começar a aprender como extrair harmônicos de seus tipos naturais no XII, depois no VII e V trastes.
  2. As cordas devem ser tocadas muito suavemente, mas com firmeza, sobre os pinos harmônicos.
  3. Tocar na corda e extrair o som dela é necessário ao mesmo tempo.
  4. Após o início do som harmônico, o dedo é imediatamente removido, caso contrário, o som será eliminado.
  5. Você pode tocar a corda ao remover os harmônicos artificiais com uma palheta e pode produzir um som com o dedo direito.
  6. A exatidão do som harmônico pode ser entendida de forma independente: a nota é ouvida com clareza, é brilhante e bastante longa.
sem comentários

Moda

a beleza

casa