Guitarra flamenca - características e sutilezas do jogo

Pode ser difícil, senão impossível, mesmo para músicos clássicos profissionais tocar obras executadas por violonistas flamencos sem o treinamento adequado. Esta direção possui características próprias de atuação, técnicas e construções rítmicas. A arte do flamenco inclui uma gama muito ampla de vários gêneros, e cada um deles é um pouco diferente de todos os outros: nem acentos, portanto, harmonia, não fórmula de compasso, tão técnica de execução, não técnicas de jogo, tão ritmo desigual.
Este artigo ajudará os iniciantes a entender as questões sobre as características do instrumento (guitarra flamenca), suas diferenças com o analógico clássico tanto na construção quanto no som. E também aqui você pode descobrir o que é necessário para tocar violão flamenco e como começar a aprender a tocá-lo.
Peculiaridades
Externamente, uma guitarra flamenca é exatamente igual a uma clássica... Mesmo que um iniciante o pegue e o examine com uma lente de aumento, ele ainda não notará a diferença. A questão toda está absolutamente em outras características, e não na aparência.

A guitarra espanhola, que é chamada de flamenco, difere do instrumento clássico nas seguintes características:
- Projeto;
- o material de fabricação de todas as suas partes componentes;
- dimensões externas do corpo e espessura da casca;
- a altura das cordas acima das soleiras;
- som;
- alguns aspectos da técnica do jogo.
Estruturalmente, uma guitarra flamenca é feita com o mínimo de espaçadores possíveis dentro do corpo. Mas eles têm um esquema de instalação bem ajustado para que os indicadores do grau de confiabilidade e durabilidade da ferramenta não sejam piores do que os da contraparte clássica. O equilíbrio de uma guitarra flamenca de bons mestres chega ao topo da perfeição, o que permite tocá-la mesmo com um encaixe tradicional.enquanto mantém o instrumento no colo em uma posição quase vertical do pescoço, com grande conforto.

Corpo de guitarra flamenca geralmente inferior em dimensões externas às caixas de instrumentos clássicas. O mesmo vale para sua espessura (largura da casca).
Convés inferior e laterais feito de cipreste. Os "clássicos" usam principalmente pau-rosa. Os topos dos instrumentos flamencos e clássicos são feitos de cedro ou abeto, e o braço é feito de jacarandá ou cedro. Alguns fabricantes usam bordo canadense e pêra europeia para ambos os lados e decks, os quais provaram ser materiais que dão um som mais suave e mais longo ao instrumento.
Fretboard Flamenca e modelos clássicos são feitos de madeira de ébano. No entanto, a guitarra flamenca é mais fina que a clássica.
Outra característica do instrumento flamenco é as costas ficaram mais finasdo que o normal. Junto com menos espaçadores dentro do case, esta circunstância contribui para a obtenção de um som mais alto e brilhante.

Estrutura e som
O material utilizado na produção dos diversos modelos de violões flamencos e a estrutura interna impactam diretamente na sonoridade dos instrumentos musicais.
Um papel importante nisso é desempenhado pela leveza geral da construção da guitarra e a capacidade de ressonância mais livre do corpo, devido ao menor número de suportes de esqueleto e decks relativamente finos.
É por isso que o violão flamenco, tendo uma bateria acústica (corpo) menor, produz um som alto e brilhante que ultrapassa o som dos instrumentos clássicos em muitos aspectos. No entanto, neste último, o som não desaparece por muito mais tempo..
Selas de metal com corte mais profundo no pescoço, devido a que têm uma altura inferior acima da superfície do forro. Além disso, a sela (na caixa de ressonância do instrumento onde as cordas estão presas) também não é tão alta quanto em um violão normal ou clássico, de modo que a altura das cordas acima do braço é mínima. Quando tocadas, as cordas vibram e podem tocar os limiares, resultando em um som relacionado à percussão. Mas a arte dos artistas de flamenco permite que você controle os efeitos do ruído - eles soam apenas quando pretendidos, e não em ordem aleatória.
A percussão expande suas habilidades de tocar guitarra e aprimora a expressão de sua composição.
Afine guitarras flamencas - Espanhol, isto é, exatamente igual ao do clássico "gêmeo": EADGBE (começando com a sexta - a mais grossa - cordas). Esta é a afinação padrão para todas as guitarras de seis cordas., incluindo os elétricos. Também é chamado de "clássico".

E você também pode ouvir sobre a tonalidade da afinação: Mi menor. Esta afirmação não é inteiramente verdadeira, uma vez que duas cordas de seis - a quinta e a quarta - são afinadas para sons que não estão incluídos no acorde E menor. Mas a consonância das outras 4 cordas é precisamente o acorde E menor. Os sons do acorde na afinação podem ser marcados em negrito para ver claramente o acorde nomeado: EDE ANÚNCIOSGBE... Assim, seria mais correto chamar a afinação padrão de "condicionalmente mi menor".
Guitarristas de flamenco raramente mudam sua afinação. Se, por exemplo, você precisa tocar em Ré maior ou Ré menor, para a conveniência de tocar um baixo mais baixo, a 6ª corda é abaixada em 1 tom por nota Ré (Ré). Essa afinação é chamada de afinação não padrão (Drop D).
Fabricantes
Na pátria do flamenco - Espanha - existe um grande número de fabricantes de modelos correspondentes de instrumentos e acessórios para violões. Mas há ainda mais mestres privados lá, especializados justamente em modelos artesanais de violões flamencos. Esses instrumentos são de alta qualidade e ótimo som.... É verdade que os preços deles para uma pessoa média com um rendimento médio podem parecer exorbitantes (desde 6 mil euros).
Entre os famosos artesãos espanhóis feitos por encomenda encontram-se P. Bernabe e J. Conde (ambos de Madrid), A. Martin de Sevilha.
Os preços dos modelos de fábrica, é claro, são várias vezes menores do que os dos itens feitos à mão, mas sua qualidade não é a mesma. Destacam-se as fábricas Alhambra, Admira, Ramirez, Manuel Rodriguez, Prudencio Saez, entre cujos produtos poderá encontrar modelos com etiquetas de preços a partir de 700 euros... Esta é principalmente uma série Estudante de flamenco ou Guitarra Negra ("Black guitar"), cujas costas são feitas de jacarandá, abeto maciço ou bordo. Aproximadamente 1000 euros devem ser pagos pelo instrumento Manuel rodriguez ff, já que o convés inferior do corpo é feito de cipreste maciço.

O que você precisa para jogar?
Para aprender a tocar música flamenca decentemente no violão, você precisa de pelo menos um instrumento clássico de 6 cordas com cordas de náilon.
O ideal, é claro, é melhor ter para este um dos modelos de violão flamenco, embora não muito caro - a aula de Estudante ou Negra.
Além disso, são necessários mais alguns acessórios de guitarra, geralmente usados na reprodução de música flamenca.
- Sejilla (capo)... Um dispositivo de fixação especial usado para mudar a tonalidade do instrumento. É muitas vezes referido como uma "porca portátil", uma vez que agarra todas as cordas em qualquer traste e é fixada nesta posição durante toda a execução. Se, por exemplo, você definir o sekhilli para a 3ª casa, então a afinação da guitarra não está mais na tonalidade E menor condicional, mas 1,5 tons acima - na afinação de Sol menor (GCFBbdg) As afinações obtidas a partir da colocação do capo em diferentes trastes também são chamadas de standard, uma vez que a relação de espaçamento entre cordas adjacentes não muda devido ao fato de todas as cordas aumentarem seu som no mesmo número de semitons (entre trastes o som muda por 1 semitom) ... Nas tablaturas e notas, a instalação do capo é indicada acima do primeiro compasso da composição pela palavra Cejilla, indicando o número da casa em que as cordas devem ser fixadas.

- Golpeador... No caso em que o aprendizado ou a execução seja realizado em um instrumento acústico convencional, para proteger o deck superior de rachaduras e outros danos ao seu material ou verniz ao realizar um holpe swing com os dedos, uma placa protetora de plástico chamada "holpeador" deve ser colado. Golpe é executado por um golpe forte com um ou dois dedos da mão direita no convés superior na área da metade inferior ou superior do convés... Uma placa protetora é colada lá.

- Literatura educacional... É improvável que você consiga passar sem um manual de autoaprendizagem ou aulas iniciais com um professor experiente. O violão em si é um instrumento musical bastante difícil de aprender, sem falar no estilo incomum de tocá-lo como o flamenco. Nas lojas de música, você pode encontrar um manual de autoinstrução e guias de composições no estilo flamenco.
Se você não consegue encontrar um professor neste estilo particular, então com certeza qualquer violonista clássico será capaz de entender as lições sobre a técnica básica.

Como jogar?
As aulas de violão flamenco para iniciantes devem começar com o domínio dos exercícios básicos para desenvolver a força e a independência dos dedos de ambas as mãos.
Para a mão direita:
- aprender diferentes versões de um arpejo simples (força bruta) em cordas abertas;
- batidas simples nas cordas são praticadas dedo indicador e polegar (primeiro nas cordas abafadas pelos dedos da mão esquerda, depois - em várias progressões de acordes);
- produção variável e uniforme de som com os dedos indicador e médio na mesma corda com a técnica do pikado (a princípio devagar, e conforme aumenta a confiança nos movimentos - acelerando o passo);
- dedilhar as cordas do baixo (técnica de apoyando - com suporte em string adjacente);
- som arrancado em dedos abertos de acordo com o esquema "primeiro baixo - depois acorde»: A corda baixo é extraída com o polegar, e a extração simultânea de sons de três cordas finas é realizada com os dedos indicador, médio e anular;
- estudo de segmentos rítmicos (bússolas) os principais estilos de música flamenca: Soleares e Sigiriya, Farruca e Fandango, Alegria e Bulerias.
Para os dedos da mão esquerda (comece após algum desenvolvimento dos dedos da mão direita - após cerca de 2 semanas de exercícios diários com a mão direita):
- Prensagem alternada de todas as cordas (comece com o primeiro) com produção de som obrigatória na seguinte sequência de trastes: I-II-III-IV (dedos: indicador-médio-anelar-dedo mínimo, respectivamente);
- prática de encenar acordes em uma posição aberta, golpeando as cordas com o polegar direito (rasgeado simples).

Depois de adquirir algumas habilidades para tocar cordas e acordes você precisa começar a trabalhar diariamente na prática de rasgeado simples e complexo, arpejos em cordas pressionadas em acordes e técnica de pulgar (brincando com o polegar direito).