Violão

Características das guitarras eletroacústicas e sua escolha

Características das guitarras eletroacústicas e sua escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Componentes
  5. Qual guitarra escolher?
  6. Como conectar?

A aparência de um violão elétrico é totalmente consistente com a acústica convencional. No entanto, há uma diferença significativa entre essas ferramentas. Na eletroacústica, existe um tipo integrado piezoelétrico ou magnético. É esse detalhe que é um elemento importante do design - ele é responsável por amplificar o som quando conectado ao equipamento apropriado. Outra característica distintiva do violão eletroacústico é a capacidade de aplicar diferentes pós-efeitos.

O que é isso?

O violão eletroacústico é um instrumento de cordas muito popular, usado por músicos em salas de concerto e em estúdios de gravação. O som do aparelho é reproduzido pela vibração das cordas. Guitarras eletroacústicas têm um captador magnético ou elétrico embutido. Este elemento visa aumentar o volume do som reproduzido e adicionar pós-efeitos a ele.

Músicos iniciantes não entendem completamente qual é a diferença entre a acústica convencional, guitarra elétrica e guitarra eletroacústica. Você pode entender suas diferenças comparando essas ferramentas.

Acoustics é o violão mais simples com o qual os jovens aprendem as nuances de tocar as cordas. Não há elementos elétricos em seu design, ele funciona sem estar conectado a um amplificador. Você pode tocá-lo em pequenas empresas amigáveis, não é adequado para apresentações em concertos. A guitarra elétrica é totalmente equipada com componentes eletrônicos, o que significa que você não pode tocá-la sem conectá-la a um equipamento especial.

O violão elétrico está em algum lugar no meio. Distingue-se pela capacidade de executar diferentes composições, como a acústica comum, e ao mesmo tempo pode ser conectado a um amplificador, de modo que o som resultante é idêntico ao de uma guitarra elétrica.

Os violões eletroacústicos diferem no tipo de construção, ou melhor, no número de cordas. Um iniciante deve começar com um violão de 6 cordas e, depois de ganhar experiência, passar para um instrumento de 12 cordas.

História de origem

Desde o advento dos violões eletroacústicos, sua popularidade só cresceu no mundo dos músicos. O primeiro modelo foi feito muito antes da introdução da guitarra elétrica. Os desenvolvedores e testadores gostaram tanto que foi decidido iniciar a produção em massa. O pico de popularidade dos violões eletroacústicos foi de 1939 a 1941.

Na época, a acústica eletromecânica era usada para apresentações públicas. O violão mais simples era usado em salas pequenas. Os músicos tentaram por conta própria aumentar o volume das melodias que estavam sendo tocadas instalando um microfone dentro da bateria. No entanto, o som estava distorcido. Então, em vez de um microfone, sensores eletromagnéticos foram testados. Eles liam as vibrações eletromecânicas das cordas e então as convertiam em som amplificado. Os designers da época conseguiram colocar as duas versões do amplificador de som nas proporções corretas. Foi assim que nasceram os violões eletroacústicos.

Depois de algum tempo, uma novidade apareceu no mundo dos instrumentos musicais - a guitarra elétrica. No entanto, apesar do surgimento de um concorrente muito sério, os violões eletroacústicos de forma alguma perderam sua popularidade.

Hoje, a eletroacústica é amplamente utilizada por bardos, artistas pop e jazzistas.

Avaliação das melhores modelos

Modelos modernos de guitarras acústicas são equipados com uma ampla variedade de funções adicionais. Os modelos econômicos são instrumentos clássicos equipados apenas com um captador e a capacidade de se conectar a um amplificador. A eletroacústica do segmento de preço médio e classe premium tem muitos recursos e dispositivos adicionais, por exemplo, uma unidade de efeitos embutida.

Graças às críticas de músicos profissionais e novatos, foi possível compilar os 6 melhores violões eletroacústicos de diferentes marcas.

O principal é que a classificação proposta oferece uma visão geral clara para cada modelo individual.

  • Yamaha APX600 Natural. Em termos da dimensão da construção, a guitarra apresentada destina-se a um adulto, conforme evidenciado pela característica digital 4/4. Uma pickup está disponível como um extra opcional. O número total de trastes é 22. A escala é 63,4 cm. As estacas do cabeçote estão fechadas. O conjunto inclui um conjunto de cordas de náilon, um hexágono e baterias. Várias amostras de madeira foram usadas na fabricação. Spruce foi levado para criar a mesa de ressonância, as escalas são feitas de pau-rosa. A superfície da ferramenta é envernizada e os acessórios para conectar o cabo são de cromo. As vantagens deste modelo são a presença de um controle de volume, um sintonizador e um equalizador de três bandas. As únicas desvantagens são a sujeira do instrumento.
  • Taylor 322ce 12-Fret 300 Series. O corpo do modelo de violão elétrico apresentado tem um corte veneziano, distingue-se por uma posição de ponte fora do padrão, e uma escala menor, o que torna muito mais fácil para o guitarrista tocar até mesmo acordes complexos. Ébano e mogno são usados ​​para a fabricação desta ferramenta. A combinação certa de madeiras raras dá ao violão uma dinâmica aprimorada. As vantagens deste modelo de guitarra elétrica são o som alto e claro, a presença de cordas de alta qualidade. A desvantagem de uma ferramenta é seu preço.
  • Fender FA-125CE Dread WN natural. O corpo Dreadnought e a eletrônica Fishman são os principais diferenciais deste violão elétrico.Esta ferramenta pode ser usada em um palco profissional ou com amigos ao ar livre. Linden é usado para o deck inferior e spruce para a parte superior. As vantagens deste modelo são custo razoável e excelente som. Como desvantagens, os usuários atribuíram a configuração mínima.

  • Crafter HD-100 CE / OP. N. Este modelo tem uma caixa dreadnought, o tamanho da escala é de 64,7 cm. Os encaixes cromados se destacam com um brilho agradável sobre a caixa fosca. O abeto é usado para fazer o tampo, o braço é feito de mogno.

As vantagens do modelo são a presença de eletrônicos ativos e um custo aceitável. A desvantagem é que o som não é muito bom.

  • Aria fet-F1 N. Eletroacústica decente, equipada com captador piezoelétrico com equalizador de 4 bandas. A madeira da NATO foi utilizada como material principal da guitarra. Escala de Rosewood. O dispositivo tem 21 trastes e a escala é de 65 cm. As vantagens desse modelo são o custo razoável, o design atraente e a eletrônica de alta qualidade. A única desvantagem é o equipamento mínimo.

  • Grande série régia Cort GA-QF-CBB. As características distintivas deste modelo de guitarra eletroacústica são o corpo do Grand Auditorium, a eletrônica Fishman Isys, a afinação fundida dos afinadores. A escala é de 64,8 cm. Existem 20 trastes no pescoço. As vantagens da guitarra apresentada são um design atraente, bom som e elementos eletrônicos de alta qualidade. A única desvantagem é a superfície brilhante, que não tolera danos mínimos.

Para profissionais

Os profissionais de habilidade musical, em primeiro lugar, prestam atenção à qualidade do violão eletroacústico adquirido. A questão do preço pouco interessa a eles. Especialmente para eles, o top 5 das melhores eletroacústicas foi compilado.

  • Gibson SG Standard. Este modelo de guitarra causa um deleite indescritível entre músicos famosos. É capaz de produzir um som suave, brilhante, rico e, o mais importante, puro. Graças ao processamento especial dos materiais usados ​​para criar a construção do violão, o instrumento servirá ao seu dono por várias décadas.

  • Fender CD-60CE Dreadnought. Um violão eletroacústico único e sem falhas. Seu equipamento é tão rico que os músicos nem precisam pensar em comprar periféricos adicionais. Mas o principal é que é o som mais puro em tons diferentes.

  • Ibanez AW70ECE-NT. Uma guitarra japonesa feita em uma combinação perfeita de materiais, devido ao qual o instrumento reproduz um som suave. Esta guitarra foi muito apreciada por músicos de diferentes estilos e tendências.

  • Cort SFX ME BKS. Abeto vermelho e mogno são usados ​​na fabricação deste modelo de guitarra. E isso é característico apenas de instrumentos de alta qualidade.

O som produzido distingue-se por um timbre agradável, pureza e sonoridade.

  • SX EAG1K / VS. A guitarra acústica ideal para músicos profissionais e membros de pequenos grupos. Distingue-se pela resistência ao desgaste, durabilidade e, o mais importante, excelente som.

Para iniciantes

Bem, para músicos novatos, violões eletroacústicos econômicos são suficientes. Eles desempenharão o papel de auxiliares de ensino e é muito provável que se estraguem após alguns meses de treinamento intensivo.

  • Ibanez AW54CE OPN. Apesar do custo do orçamento, esta guitarra se distingue pela presença de som surround de alta qualidade. Os acordes mais simples serão tocados de forma muito eficaz e as partes do solo conquistarão o coração dos ouvintes de uma vez.

  • Fender CD-140SCE NT. Do ponto de vista técnico, esta guitarra não pode se orgulhar de alta qualidade. No entanto, o som deste instrumento não é inferior ao de suas contrapartes.

  • Epiphone EJ-200CE NAT GH. Uma característica distintiva deste modelo de violão elétrico é o seu formato atípico, que contribui para a reprodução de um som de alta qualidade.
  • Takamine EG510SC. Uma marca pouco conhecida que não é promovida em muitos países da CEI. Apesar disso, este modelo de guitarra possui muitas características positivas.
  • Ibanez AEW40CD NT. Uma excelente guitarra para iniciantes com bom som e belo design. Conveniente, leve, prático.Com este instrumento, você pode aprender a tocar não apenas acordes simples, mas também notas complexas nos riffs.

Componentes

Qualquer violão eletroacústico é equipado com um determinado pacote. Um modelo vem com um mínimo de elementos adicionais e auxiliares, enquanto o outro conjunto contém um conjunto máximo de acessórios.

Os principais elementos do conjunto completo são um captador, um pré-amplificador e um bloco de tons. O som é captado por um sensor piezoelétrico embutido na sela. A pickup reage à vibração das cordas, transformando-a em um sinal elétrico processado pelo bloco de timbre. Bem, o caminho final da viagem do sinal termina no amplificador.

Guitarras eletroacústicas que usam cordas de metal têm um captador magnético. Consequentemente, as cordas de náilon devem ser usadas em projetos com um sensor piezoelétrico.

UMA Também está incluído um cabo para conectar um instrumento musical ao amplificador. É importante examinar cuidadosamente a integridade do fio, caso contrário, após a conexão, ele encurtará, o que causará danos ao equipamento musical.

Os modelos premium vêm com caixas de efeitos.

Qual guitarra escolher?

Ao escolher um violão eletroacústico, você precisa decidir com antecedência o tipo de instrumento que deseja. Quanto ao formato do corpo e pescoço, eles se dividem em vários tipos:

  • Dreadnought - um grande corpo que permite que a guitarra soe mais alto em baixas frequências;
  • jumbo - um corpo arredondado que fornece a intensidade do sinal sonoro;
  • folk - um encouraçado menor com um pescoço largo.

Agora você precisa verificar o cartucho e sua montagem. Em alguns projetos, o sensor piezoelétrico tem a forma de comprimidos, em outros é em tiras finas. Se houver ruído estranho durante a conexão, isso significa que o captador não é de boa qualidade e pode falhar a qualquer momento.

Preste atenção especial ao bloco de tons do equalizador. A qualidade do som de um instrumento musical depende deste elemento.

Como conectar?

O processo de conexão de um violão elétrico não é difícil. Mesmo um músico iniciante será capaz de lidar com esta tarefa:

  • um plugue de fio é inserido no conector localizado na parte inferior do corpo da guitarra;
  • se o violão for equipado com bloco de timbre, é necessário verificar a presença de pilhas;
  • o plugue na outra extremidade do fio se conecta ao amplificador;
  • o volume do combo é definido;
  • um equalizador está configurado;
  • agora a guitarra pode ser usada.

A principal coisa a lembrar é que é importante desconectar o equipamento da tomada antes de conectar a guitarra ao amplificador.

Vale ressaltar que diferentes dispositivos podem ser usados ​​como um amplificador. Uma guitarra eletroacústica pode ser conectada a um computador, alto-falantes, centro de música. Ao conectar um violão elétrico a um PC, você precisa instalar alguns programas especiais, por exemplo, Guitar Pro. E o cabo deve ser conectado à entrada da placa de som.

2 comentários

Obrigado, útil.

Obrigado. Um artigo educativo que lhe dá a oportunidade de ingressar no maravilhoso mundo da música através do violão. Amadores adquirem conhecimento primário.

Moda

a beleza

casa