Violão

Escolhendo uma guitarra para o rock

Escolhendo uma guitarra para o rock
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visão geral da espécie
  3. Marcas populares
  4. Dicas de Seleção

Uma guitarra rock é geralmente uma guitarra elétrica rocker especial para tocar metal; a maioria das pessoas tem essa ideia... E por falar nisso, qualquer músico novato precisa saber como é, como funciona. Você também deve descobrir a diferença entre as guitarras vermelhas e outras, que são tocadas por músicos de rock.

Requisitos primários

Freqüentemente, há dois equívocos que as pessoas têm sobre a guitarra de rock. Alguns acreditam que este instrumento não é de todo relevante, como a própria rocha, que está diminuindo gradativamente. Outros - que apenas composições de rock valem a pena tocar guitarra, e todo o resto é inútil; variante do mito - um instrumento pode ser usado para todos os gêneros musicais. Na verdade, tudo é um pouco diferente: a música rocker tem um nicho estritamente definido, que permanecerá por pelo menos mais 2-3 décadas, e vale a pena tocá-la em instrumentos especializados. Você precisa descobrir esses detalhes, é claro, muito antes de ir à loja. Músicos de hard rock profissionais e não profissionais sempre usam apenas instrumentos elétricos.

O problema é que nem todos esses produtos são projetados para demonstrar efeitos acústicos expressivos, razão pela qual muitos recursos da música pesada só podem ser demonstrados com dificuldade. Guitarras elétricas virgens estão disponíveis em muitos fabricantes. Eles são equipados principalmente com captadores de bobina única. Para um som acústico completo, os roqueiros tentam usar violões eletroacústicos. Neles, o corpo acústico principal é complementado por uma pickup.

Esses instrumentos são necessários em bandas que são apaixonadas pelas direções clássicas da música rock. Eles são apreciados por muitos vocalistas que tentam obter o ritmo básico.Música pesada completa implica o uso de dispositivos mais sofisticados e poderosos.

Visão geral da espécie

A guitarra elétrica para metal pode ser feita em diferentes versões. Para que o jogo seja o mais fácil e bem-sucedido possível, você precisa saber como é o produto ideal e quais são seus recursos. A variedade clássica é a chamada Stratocaster.

Este é um diagrama conceitual incrivelmente popular, copiado muitas vezes por vários fabricantes ao redor do mundo. Sua relevância está associada a um som específico e facilmente reconhecível, adequado para hard rock e música indie.

No entanto, a modificação da Telecaster também adquiriu uma tonalidade quase lendária. Características:

  • execução expressivamente simples;
  • feito de uma única peça de madeira;
  • equipar-se principalmente com um par de solteiros (ocasionalmente, há, no entanto, opções com humbuckers);
  • convés de cinzas ou amieiros;
  • o som mais agradável.

Uma tendência popular e importante em guitarras de rock é a Les Paul. Essas ferramentas parecem uma cintura fina. Eles também são diferenciados por captadores específicos. O corpo de uma verdadeira Les Paul é sempre feito de uma madeira cara de elite.

Como resultado, não se pode contar com o baixo custo dos modelos; vale a pena considerar que existem muitas cópias e nem todas atendem aos requisitos de licenciamento.

Vale a pena prestar atenção ao conceito do Superstrat. Essas guitarras são combinadas em uma extensa família. Eles são produzidos por uma variedade de empresas. A semelhança externa com a "Stratocaster" é apenas superficial. A diferença pode estar relacionada a:

  • geometria do pescoço;
  • titular de cordas;
  • tipos de madeira utilizados na fabricação de pescoços, carrocerias e forros.

Recentemente, o super popular Angus Young usa guitarras SG. Eles permitem que você conduza com confiança até mesmo as partes de solo mais difíceis. Deco é feito estritamente de uma única placa sólida, para a qual é usado mogno.

O botão da alça não é colocado na borda do "chifre" do corpo, mas na parte superior das costas no convés. Claro, esses modelos são muito caros.

Os seguintes formatos também estão em demanda:

  • Mockinbird;
  • Bruxo;
  • Explorador;
  • Firebird;
  • Jazzmaster.

Marcas populares

Gibson atende exatamente às expectativas de uma boa guitarra elétrica rocker. Foi essa empresa uma das primeiras a dominar seu lançamento. Em meados do século XX, os produtos da Gibson se tornaram extremamente populares e ainda hoje são amplamente vendidos. Eles foram e estão sendo usados ​​por muitos músicos importantes. Entre eles, há até nomes de escala global.

A empresa está operando desde 1873 Epiphone - claro, suas guitarras elétricas vieram depois, quando ela se tornou uma divisão da Gibson. Modelos de orçamento são produzidos lá. No entanto, as versões mais antigas são utilizadas, novamente, por profissionais veneráveis. Sabe-se que foi sobre eles que foi gravada a composição Ontem. Você pode comprar esses itens em qualquer grande loja de música.

Também digno de nota:

  • Kramer (grande sucesso na década de 1980, agora uma divisão Gibson);
  • Fender;
  • Ibanez (apesar do som espanhol, são produzidos no Japão);
  • YAMAHA (oferece produtos de qualidade).

Dos modelos individuais, os seguintes são os mais adequados:

  • LTD F-50 (com um pescoço muito longo);
  • Voo EST11 (relação ótima de custo e qualidade);
  • Zombie js-30 (custo ótimo);
  • Gibson Les Paul Custom (um produto feito à mão caro);
  • ET LUCIFFER (configuração muito complexa adequada para rocha dura);
  • Dean Razorback DB (difere na compactação do deck);
  • ARIA MAC-STD (Desenvolvimento russo para peças solo);
  • Cort X-1 (Modelo coreano para iniciantes).

Dicas de Seleção

Muitos guitarristas acreditam que instrumentos pretos são mais usados ​​para tocar rock... São os que mais se enquadram na imagem clássica do cool rock. Mas você pode usar guitarras elétricas vermelhas da mesma maneira. Eles parecem extravagantes e brutais. Mas o violão branco, embora bonito o suficiente, não é muito prático.Toda a sujeira ficará claramente visível nele.

Os especialistas acreditam que um verdadeiro profissional é obrigado a tocar apenas os instrumentos de marcas mundialmente conhecidas. Comprar guitarras elétricas chinesas baratas será uma decepção total. Os roqueiros genuínos preferem captadores ativos. Força sólida não é necessária para o corpo, caso contrário, será difícil quebrar o instrumento no palco.

Uma vantagem adicional - se a escala e outros acessórios também forem pretos.

Deve-se ter em mente que a madeira tem um efeito muito forte sobre o som. Ainda mais do que sugerem os iniciantes ou os amantes de música comuns. Coletores e componentes mecânicos podem ser alterados, mas o material do corpo não pode ser ajustado... Para metais, principalmente metais pesados, o tipo de madeira pode ser escolhido de acordo com seu gosto. Se você planeja tocar jazz, pop, clássicos e assim por diante, pelo menos periodicamente, além de rock, preste muita atenção à escolha.

Muitos fabricantes importantes usam mogno ou mogno. Vale a pena considerar que esta raça não pode ser utilizada para todo o corpo, mas apenas para o pescoço. Isso permite um som mais suave. Ao mesmo tempo, o equilíbrio é garantido. Se você deseja obter a máxima neutralidade de tom, uma guitarra de amieiro é recomendada. Essas ferramentas são versáteis. Este grupo inclui uma parte notável dos modelos Stratocaster e Telecaster. Ash fornece ou extremamente próximo ao amieiro, ou um som ligeiramente mais brilhante. Seu propósito é praticamente o mesmo; a versatilidade é totalmente garantida.

Guitarras Maple são raras... O bordo é geralmente usado para corpos ocos ou parcialmente ocos. Guitarras elétricas Maple são geralmente de tamanho grande. Ele fornece um brilho significativo de tom, mas várias notas estranhas são misturadas nele. Recentemente, a popularidade das guitarras basswood americanas tem crescido. É barato e, portanto, muitas vezes dá origem a críticas. No entanto, este material é usado com sucesso por muitos grandes fabricantes. É necessário principalmente para guitarras de nível básico. Mas existem exceções a esta regra. A forma do corpo e sua execução também são importantes.

Um instrumento oco frequentemente referido como "Banco"bastante necessário para jazzmen ou amantes de blues; é apreciado por sua abundância de baixas frequências e, portanto, é usado no rock apenas para composições específicas. Os acessórios parcialmente vazados permitem hard rock e outros estilos de música. Com uma afinação inteligente do amplificador, as dificuldades com o feedback desaparecem. As mais populares são guitarras elétricas com um corpo sólido que elimina automaticamente o feedback. A seleção do braço deve ser feita ao seu gosto e comodidade.

É imperativo testar você mesmo. O pescoço fino e cônico permite que você toque rápido. Pesos de guitarra grossos tornam mais fácil tocar acordes difíceis. Mas aqui tudo é muito individual.

sem comentários

Moda

a beleza

casa