Tudo sobre guitarras de estilo digital

Fingerstyle tem ganhado imensa popularidade entre guitarristas experientes e iniciantes que não temem as dificuldades encontradas no caminho de seu treinamento, pois esta técnica não é fácil. Tendo aprendido o estilo do dedo, você pode revelar todo o potencial de seu toque de guitarra, transmitir com precisão as emoções de uma música ou melodia em particular. Mas nem todo violão é adequado para tal técnica, então sua escolha deve ser levada a sério.

Peculiaridades
Para começar, vamos revelar o conceito desse tipo de jogo. O estilo de dedo é uma técnica de execução em que os dedos desempenham o papel principal, geralmente um violão é usado para isso. Enquanto toca, um guitarrista lidera as partes de solo, ritmo e baixo ao mesmo tempo.
Isso ajuda a simular a execução de vários instrumentos simultaneamente. As raízes deste estilo, como todo mundo, originam-se dos clássicos.

O polegar é responsável pelo baixo (a guitarra pode ser escolhida tanto para destros quanto para canhotos). Toca 6, 5 e 4 cordas graves. O dedo indicador, o dedo anular, o dedo médio e o dedo mínimo não tocam baixo. As cordas 1, 2 e 3 são cordas agudas tocadas com os dedos indicador, médio e anular. O som é extraído com pregos. O som mais brilhante pode ser obtido usando uma palheta especial com o dedo, que se assemelha visualmente a uma garra.

Como escolher uma guitarra?
Ao escolher um violão, você deve prestar atenção ao corpo, sua forma e tamanho. Vamos destacar os três tipos de corpo mais populares, a saber: couraça, folk e grandauditorium.
Dreadnought
Uma das guitarras mais populares, pois é muito procurada por iniciantes que estão apenas planejando começar e ainda não decidiram o que exatamente vão tocar. Mas as dimensões muito grandes dessa forma às vezes não são inteiramente convenientes na prática. Além disso, a presença abundante de baixo acaba por causar a mudança desta guitarra para outro modelo mais confortável.

Folclórica
O folk tem menos graves e uma reprodução melhor de notas diferentes do que o dreadnought. As dimensões também são diferentes da guitarra anterior, são várias vezes menores, portanto, a execução e o transporte tornam-se mais convenientes. O som é um pouco baixo, então não combina bem com cantos altos, mas é ótimo para a técnica de dedilhado.

Grandauditorium
Tem uma figura folclórica semelhante, mas difere nas dimensões mais massivas da parte posterior do corpo. O baixo é regulado. O volume produzido pela guitarra é adequado tanto para o estilo dos dedos quanto para o canto. O que torna essa opção a mais benéfica.
Escolhido o formato mais adequado, vale a pena decidir com o fabricante da guitarra. Os países de produção têm uma classificação muito alta de empresas, como:
- Rússia - Amistar e Gmd;
- China - Ibanez, Walden, Fender;
- Canadá - Godin;
- República Tcheca - Strunal.



Quão altas devem ser as cordas?
Para maior comodidade, pessoas com larga experiência em tocar violão, assim como proprietários de polegares, são aconselhados a escolher violões com braço largo, variando no tamanho de 45 a 48 mm. Para guitarristas iniciantes, 43-45 mm serão suficientes.

As cordas do violão devem ser de calibre 12-54. Para o estilo dos dedos, eles precisam ser abaixados mais abaixo do que o necessário para o combate. As cordas são abaixadas em relação à 12ª linha. 6 cordas - 2 mm e a primeira - 1,5 mm. É assim que a afinação padrão das cordas se parece.
Outras opções de configuração são possíveis se desejado, mas o padrão é o mais conveniente de usar.

Como jogar?
A fase preparatória é afinar a afinação musical do violão para o Ré menor aberto - esta é a afinação ideal, na opinião dos profissionais. Se você já é um guitarrista experiente, a afinação pode ser feita de ouvido, para os iniciantes existem diversos tipos de afinadores que podem ser adquiridos em lojas especializadas. Também existe a opção de simplesmente baixar o sintonizador para o seu telefone.

O treinamento do estilo de dedo começa com a análise de técnicas básicas, ou seja, o ritmo, que inclui o chute (som baixo abafado produzido por um golpe do pulso) e armadilha (som sonoro semelhante a um chicote obtido ao golpear o corpo com os dedos). Recomenda-se praticar o metrônomo ou contar o ritmo em voz alta para determinar a medida com precisão.

Depois de aprender as técnicas básicas, você pode ir mais longe, mergulhar na alternância de várias técnicas, mudar sua velocidade e sequência, e também começar a tentar extrair o Chimbal, técnica em que, com um golpe curto, as cordas são pressionadas contra o pescoço, abafando assim. Portanto, duas mãos estão gradualmente entrando no trabalho.

Não será fácil para guitarristas iniciantes no início de seu treinamento, o treinamento levará muito tempo, mas a prática frequente e o investimento de todos os seus esforços e desejos acabarão dando frutos, o principal é não desistir de forma alguma.
Qual guitarra escolher para o estilo dos dedos, veja o vídeo abaixo.