Violão

Como pintar um violão em casa?

Como pintar um violão em casa?
Contente
  1. Escolhendo verniz e tinta para violão
  2. Preparação da superfície
  3. Tecnologia de pintura de guitarra faça você mesmo
  4. A etapa final é o polimento
  5. Dicas úteis

Os instrumentos musicais são parte integrante da vida de quem não consegue viver sem música. O amor por melodias e ritmos pode ser tão forte que tocar instrumentos musicais de um hobby torna-se algo mais sério. Para tocar muito e com frequência, é importante manter seus instrumentos em boas condições.

A guitarra, como o instrumento musical mais popular, pode desgastar-se com o tempo, o revestimento pode rachar e desmoronar. Mas você pode decorá-lo especialmente para uma aparência mais espetacular. Portanto, você precisa ser capaz de pintar o instrumento em casa.

Escolhendo verniz e tinta para violão

Ao adquirir uma guitarra, o comprador nem sempre fica satisfeito com sua aparência e, em alguns casos, pode ser necessário o uso de verniz ou tinta.

Vamos listar os motivos mais comuns.

  • A idade e condição do instrumento. A aquisição de um instrumento não novo ou a utilização de uma guitarra que está inativa há muitos anos. Neste caso, recomenda-se renovar a superfície com uma nova camada de verniz.

  • Pequenos danos ao caso. Devido ao uso frequente, podem surgir riscos no corpo da guitarra, que é aconselhável remover com o tempo, pintando-a.

  • Desejo de transformar a aparência do instrumento. Para apresentações, concertos e experimentos caseiros, você pode decorar seu violão aplicando várias tintas e vernizes.

Aplicar novos revestimentos ao corpo de um instrumento musical não é a tarefa mais difícil, mas possui suas peculiaridades. Para uma guitarra elétrica pode-se usar qualquer quantidade de tinta ou verniz, pois isso não afetará de forma alguma o som, mas na versão acústica vale a pena aplicar a camada mais fina possível, caso contrário o som pode ficar distorcido.

Em caso de avaria ou qualquer trabalho com o equipamento musical, pode ser necessário cobrir a caixa com verniz ou tinta após grandes reparações. UMA há também a tecnologia de usar tais formulações para o pescoço.

Com a correta seleção de tintas e vernizes e seu uso correto, o resultado será positivo, caso contrário, o resultado do trabalho pode ser decepcionante.

Para processamento de guitarra, você pode usar:

  • nitrolac;

  • poliuretano;

  • composição do poliéster;

  • composição de uretano acrílico;

  • acrílico;

  • óleos;

  • verniz à base de álcool;

  • verniz à base de nitrocelulose;

  • verniz à base de água.

Cada opção possui características próprias em um determinado material, portanto, antes de aplicar ao violão, vale a pena conferir o tipo de composição selecionado em um material semelhante. Se você ficar satisfeito com o resultado, pode aplicá-lo no produto principal.

Preparação da superfície

Para trabalhar na aplicação de uma nova pintura no violão, é necessário organizar um local de trabalho, preparar todos os equipamentos necessários e realizar as ações na ordem correta. O principal requisito para um local de trabalho é uma boa ventilação.

Para garantir o resultado desejado, vale a pena ter um conjunto dessas ferramentas com você:

  • lixa de granulometria diferente ou lixadeira;

  • primer e rolo ou pincel para aplicá-lo;

  • respirador, óculos de proteção podem ser úteis;

  • chaves de fenda de várias formas e tamanhos;

  • ferro de solda;

  • cobertura que será a base;

  • dispositivo para pulverizar tinta;

  • verniz de acabamento;

  • secador de cabelo de construção para uma secagem mais intensiva da superfície.

Para pintar sua guitarra corretamente, você precisará desmontá-la completamente. Caso não tenha havido experiência nesse tipo de trabalho, é aconselhável praticar em ferramentas antigas e desnecessárias, para que o processo de desmontagem prossiga corretamente, e então seja possível colocar tudo no lugar corretamente.

O processo de análise de uma guitarra começa com as cordas - em primeiro lugar, as cavilhas são desparafusadas, após o que os reguladores e os parafusos são removidos. É melhor colocar as peças pequenas em uma caixa e, se necessário, assinar. Quando terminar, você precisa desapertar os parafusos na parte de trás da guitarra que prendem o braço ao corpo. Assim que o produto for desmontado, você pode começar a trabalhar com ele.

Em primeiro lugar, é necessário retirar todo o revestimento antigo, para o qual se utiliza uma lixa grossa. Uma vez alcançado o resultado desejado, é necessário utilizar papel de grão mais leve para lixar todas as peças e obter uma superfície totalmente lisa.

É após esta fase que se pode proceder ao processo de pintura.

Tecnologia de pintura de guitarra faça você mesmo

Os processos de coloração para guitarras acústicas e elétricas podem ser ligeiramente diferentes. O violão clássico deve ser desmontado e polido, a versão elétrica nem sempre requer tais medidas drásticas, muitas vezes requer pintura adicional, que não requer limpeza para a base do corpo. Para pintar ou repintar adequadamente o instrumento em casa, é importante cobrir a base de madeira preparada com um primer.

Para este procedimento, pode-se usar tanto um pincel quanto um rolo, aplicar a composição em uma camada densa. O primer vai secar por 3 a 4 horas, após o que você pode continuar trabalhando.

Para minimizar os desníveis da caixa, após o primário vale a pena lixar novamente com lixa ou lixa de grão fino. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a pintar. Para obter os melhores resultados, é importante ler as instruções de composição para cumprir todas as recomendações.

O processo de coloração se resume a algumas manipulações.

  • Aplicar a primeira demão de tinta com a pistola.Não aplique uma grande quantidade do produto selecionado, caso contrário, podem ocorrer manchas. Deixe por 10 horas.

  • Verifique o resultado final - se houver irregularidades, lixe, aplique uma nova camada da composição. Nesse caso, vale a pena usar 2 ou até 3 camadas para obter o resultado desejado. Deixe o violão por um dia.

  • Quando a composição estiver completamente seca, aplique uma camada superior. É necessário envernizar a superfície com uma camada fina. Deixe o produto por 8 horas.

  • Quando o verniz seca, é aplicado um esmalte, que confere brilho e maciez ao produto. Para um melhor resultado, vale a pena repetir o procedimento várias vezes.

  • Depois que todas as camadas estiverem completamente secas, você pode começar a montar o instrumento musical, sem perder nenhuma ninharia.

Para dar cor ao corpo, você pode usar tanto pigmentos quanto tintas de qualquer tonalidade. Na maioria das vezes, a ferramenta é pintada em preto e branco, mas pode haver outras variações. As guitarras elétricas são frequentemente cobertas com padrões ou listras coloridas, o que dá ao produto uma aparência mais interessante e fora do padrão.

Com o trabalho certo e o uso de materiais adequados, você pode obter um instrumento musical muito bonito.

A etapa final é o polimento

O esmalte é usado para cuidar de violões, então todos, mesmo um músico novato, deveriam ter tal composição. A seleção correta desta ferramenta para o tratamento da superfície da caixa permitirá que você obtenha o resultado desejado. Você não deve comprar nenhum tipo de polonês, pois eles não se destinam a todos os revestimentos. Guitarras clássicas que foram envernizadas com verniz nitrocelulósico não devem ser revestidas com polidor, pois isso estragará a camada de verniz existente. A opção mais adequada para esse cuidado é o verniz poliuretano.

O processo de esfregar o corpo é assim:

  • seleção da bolha correta com polonês;

  • preparação de um pedaço de tecido macio;

  • aplicar uma pequena quantidade da composição ao tecido;

  • esfregando o esmalte no corpo em movimentos circulares, deixe a composição por 10 minutos;

  • se houver excesso da composição ao sair, devem ser retirados, o processo de polimento após a coloração é o mesmo.

Tendo recebido um revestimento liso e uniforme do corpo após o envernizamento, vale a pena tratá-lo adicionalmente com polidor, que protegerá o instrumento de fatores negativos, o tornará mais atraente e será necessário para cuidados no futuro. Graças ao polimento, é possível remover arranhões e arranhões superficiais, o que prolongará a vida útil do produto em sua forma ideal.

Dicas úteis

O processo de colorir a guitarra não é muito difícil, mas vale a pena fazer procedimentos de teste para obter bons resultados. Quanto mais complexa a ideia, mais cuidadoso você precisa para abordar sua implementação, porque a coloração de teste de tal superfície é a chave para uma transformação bem-sucedida de um instrumento musical.

Caso seja necessário utilizar diferentes tipos de tintas ou vernizes na obra, vale a pena estudar sua composição e propriedades. Nem todas as opções podem ser bem combinadas entre si e dar boas taxas de adesão, como resultado o resultado será prejudicado.

Na maioria das vezes, é aplicado no produto um verniz transparente, porém, é possível adicionar tintas, utilizar vernizes de diferentes tonalidades, aplicando-os em várias camadas. Para dar uma aparência interessante, você pode usar elementos brilhantes que são aplicados à guitarra: fita isolante, desenhos, logotipos. São envernizados e conferem um aspecto completamente diferente ao produto acabado. Todos podem decorar o instrumento por conta própria, levando em consideração suas habilidades, os artistas podem pintar o corpo e, para uma versão mais simples, pode-se usar um estêncil. As formulações corretamente selecionadas e suas combinações permitem que você obtenha o resultado perfeito.

Para obter uma guitarra atualizada e atraente de um instrumento velho ou gasto, é importante ter uma abordagem responsável para a organização do local de trabalho. Na hora de limpar a superfície do violão e aplicar verniz é importante trabalhar em ambientes bem ventilados, mas para a camada de acabamento vale a pena organizar um espaço fechado em que tudo fique o mais limpo e arrumado possível para que as partículas de poeira o façam. não caia na superfície do corpo da guitarra. Para quem não confia nas suas capacidades e tem medo de estragar a guitarra, é melhor recorrer a profissionais que irão satisfazer todos os seus pedidos e desejos.

Como pintar um violão, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa