Como uma guitarra é diferente de um ukulele?

A variedade de instrumentos musicais é incrível, cada um com suas características e som próprios. Para escolher a opção mais adequada, vale a pena conhecer suas características. Comparando a guitarra e o ukulele, você pode encontrar semelhanças e diferenças. Para quem está planejando escolher algum desses instrumentos musicais, será importante entender quais são as diferenças, para quem e quando dominar o violão e o ukulele.


Comparação da faixa de som
O violão é um dos instrumentos musicais de cordas mais populares. Uma grande variedade de suas características externas, a possibilidade de escolher uma guitarra acústica ou elétrica é de grande importância para os amantes da música.
Uma opção mais fora do padrão é o ukulele. Este é um instrumento de cordas havaiano que se parece muito com um violão, mas tem suas próprias diferenças, que você precisa estar ciente ao planejar aprender a tocar violão ou ukulele.

A guitarra difere do ukulele em sua gama de sons. Graças a mais cordas, o violão está sujeito a um som mais amplo, você pode tocar vários motivos nele. Variando a espessura das cordas, você também pode influenciar o som resultante. O ukulele tem menos cordas e o som deste instrumento difere significativamente do som de uma guitarra. Devido ao tamanho mais compacto e ao número de cordas, o som é mais alto e sonoro, o que o distingue significativamente do violão.
A diferença em tocar com esses instrumentos é bastante grande, portanto, eles são usados para finalidades diferentes. Melodias ardentes e rápidas são geralmente tocadas no ukulele, tanto as canções de bardo quanto as canções pop podem ser executadas na guitarra.
O uso de ambos os instrumentos em um conjunto expandirá a paleta de sons e tornará a melodia mais interessante.


Outras diferenças
Para uma comparação de instrumentos musicais de cordas como o violão e o ukulele, vale a pena falar sobre a diversidade de espécies. A guitarra possui duas opções principais.
- Acústico - possui corpo de madeira volumétrico, oco por dentro, que é necessário para potencializar o som recebido. Não há interruptores ou alavancas no gabinete. O instrumento acústico possui 21 trastes, o que se deve às peculiaridades de sua estrutura. As cordas são presas a um arremate e bem esticadas. As técnicas de execução serão diferentes das da guitarra elétrica.
- Guitarra elétrica - difere do usual por ter um corpo estreito de uma só peça, a amplificação do som se dá por captadores magnéticos e é transmitida aos alto-falantes. No corpo podem haver interruptores e todos os tipos de adições que permitem alterar o som do instrumento. A guitarra elétrica possui 27 trastes, ao contrário da clássica, pois o braço é adicionalmente reforçado e seu comprimento pode ser aumentado. Devido ao corpo mais fino, é mais fácil tocar os trastes extremos. O braço tem uma estrutura mais fina, portanto é possível chegar às selas extremas com cordas baixas. As cordas são presas a um arremate com uma ponte que permite ajustar o tom e a tensão das cordas e também obter tremores nas cordas.


Existem 4 tipos de ukuleles:
- soprano - o tipo mais comum, tem as menores dimensões;
- concerto - tem um tamanho maior e um som mais alto;
- tenor - uma variedade relativamente nova que apareceu no século 20, o comprimento do instrumento é maior do que o de uma guitarra de concerto, o som pode ser padrão ou baixo;
- barítono é a versão mais moderna, que se distingue pelos tamanhos maiores.

Ao escolher um tipo de instrumento, é importante entender as diferenças entre cada uma das opções. Antes de dominar um determinado instrumento, é importante saber o que é adequado para iniciantes, por onde começar a ensinar as crianças e o que escolher para um adulto.
O tamanho
Todos os instrumentos de corda têm suas próprias dimensões, que você precisa saber ao planejar a seleção de uma guitarra ou ukulele. Se falamos de violão, existe essa classificação:
- ¼ - tem 29-30 polegadas, o comprimento de todo o violão é de 733 mm a 800 mm, a escala é de 440 a 486 mm, esta opção é usada para ensinar as crianças mais novas;
- ½ tem 33 polegadas, o comprimento de todo o violão é de 860 mm, a escala é de 521 a 578 mm, usada para ensinar as crianças a tocar nas séries mais novas;
- ¾ tem 36 polegadas, o comprimento do violão é de 895 a 922 mm, a escala é de 572 a 591 mm, adequada para o ensino de alunos mais novos e crianças em idade escolar, podendo também ser tocada por um adulto de baixa estatura;
- ? - tem 37 polegadas, o comprimento é de 933 a 940 mm, a escala é de 610 a 619 mm, esta opção é adequada para graduados do ensino médio, universitárias e homens baixos;
- 4/4 tem 38-40 polegadas, comprimento de 965 a 1016 mm, escala de 630 a 664 mm, este é um padrão adequado para adolescentes e adultos.

Já a guitarra elétrica possui gradação de tamanho própria:
- ¼ - 30 ", comprimento - 733-800 mm, escala - 483-486 mm, adequado para os menores de 3 a 5 anos;
- ½ - 34 ", comprimento - 838-902 mm, escala - 549-578 mm, para o ensino de crianças de 6 a 8 anos;
- ¾ - 36 ", comprimento - 876-930, escala - 584-591 mm, para crianças de 8 a 10 anos e adultos baixos;
- ? - 38 ", comprimento - 924-991 mm, escala - 592-629 mm, para crianças de 10 a 12 anos e adultos;
- 4/4 - 40-41 ", comprimento - 1016-1067 mm, escala - 610-717 mm, guitarra elétrica completa, adequada para crianças de 11 a 12 anos e adultos.


Se falamos do tamanho do ukulele, então a gradação é realizada em relação aos tipos deste instrumento:
- o soprano tem 53 cm de comprimento;
- violão atinge 58 cm de comprimento;
- tenor - 66 cm;
- o barítono é o maior, seu comprimento é de 76 cm.

Ao escolher um instrumento, é importante seguir as recomendações de tamanho em relação à altura e idade do jogador.
Número de cordas
Além das características já mencionadas que distinguem violões de cavaquinhos, outro fator importante é o número de cordas que determinam a diferença nas características sonoras e de execução.
O violão possui seis cordas, a versão eletrônica pode ter uma quantidade reduzida ou aumentada de cordas. O contrabaixo normalmente possui apenas quatro cordas, outras opções podem ter 7, 12 ou mais cordas, dependendo da vontade do guitarrista. Para sua guitarra, você pode comprar cordas de náilon ou aço.



Em termos de cavaquinho, a maioria dos modelos possui apenas 4 cordas, portanto, aprender a tocar o instrumento é mais fácil. No entanto, existem variedades com cordas emparelhadas, então seu número dobra. Essa técnica permite tornar o som mais profundo e amplo. As cordas de Ukulele são geralmente cordas de náilon.


Preço
O preço de uma guitarra acústica é inferior ao de uma guitarra elétrica, o que se deve às características materiais e estruturais. Uma guitarra clássica pode ser comprada por 2 mil rublos, uma guitarra elétrica custará por 10 mil rublos e mais. Já para o ukulele, o preço pode variar. Escolhendo a opção de mais alta qualidade, você deve prestar atenção às etiquetas de preços de 3 mil rublos, tudo o resto pode parecer pior.
Dependendo da marca, material do corpo, cordas e acessórios opcionais, o preço dos instrumentos musicais de cordas pode variar muito. Antes de comprar qualquer uma das opções, vale a pena comparar os parâmetros e consultar especialistas, caso contrário, pode-se comprar uma ferramenta ruim ou pagar a mais por um produto medíocre.


Qual é a melhor escolha?
Para iniciantes, é aconselhável adquirir um ukulele, pois ele pode rapidamente dominar as habilidades de tocar um instrumento de cordas e seguir em frente nessa direção. Quem aprende a tocar violão tem mais dificuldade em treinar para tocar a variedade havaiana.
Para um iniciante, é aconselhável escolher um ukulele, experimentar diferentes opções, dominar as técnicas básicas, para que depois seja mais fácil mudar para um violão. É muito mais fácil trabalhar com quem entende o básico do jogo, lê a partitura e está familiarizado com as nuances do trabalho com instrumentos de corda.

Se possível, você deve tentar tocar violão e cavaquinho e parar no que quiser. No caso de você ter interesses e desejos específicos pelo instrumento, você pode aprender a tocar exclusivamente nele.
Seja qual for o instrumento que você escolher, é importante comprar a opção de tamanho certo, escolher boas cordas e escolher uma marca que se adapte ao preço e qualidade.


Se aprendi a tocar violão, posso aprender a tocar violão e o ukulele? Quanto tempo leva para aprender o ukulele?