O que são calças de violão e como afiná-las?

O músico deve ser capaz de afinar seu instrumento sozinho. A guitarra elétrica permite ajustar o tom das cordas e a escala. Se você mesmo fizer isso, poderá economizar tempo e dinheiro, não é necessário entrar em contato com os mestres. Muitos fabricantes oferecem instrumentos pré-configurados. No entanto, ajustar a ponte não é tão difícil, você pode aprender.


O que é isso?
Uma ponte de guitarra é uma ponte para um instrumento acústico ou um limite inferior para uma guitarra elétrica. As cordas passam por esta parte antes de entrar no corpo. Deve-se notar que às vezes as propriedades de uma parte diferem dependendo do modelo do violão.

Funções de ponte:
- altera a distância entre as cordas, largura e altura;
- em algumas guitarras serve como elemento de apoio;
- permite ajustar a altura da elevação da corda acima do pescoço;
- usando a alça de tremolo, você pode fazer swing, vibrato.


Em uma guitarra elétrica, a ponte permite que você altere a tonalidade suavemente. Para isso, uma alavanca e uma suspensão com molas são fornecidas. No entanto, essa propriedade não é inerente a todas as calças. Algumas estruturas, por outro lado, são fixas.


Descrição das espécies
A ponte pode parecer diferente dependendo da guitarra. Neste caso, a parte é de 2 categorias principais: sistema fixo e tremolo. O primeiro fixa rigidamente as cordas ao corpo do violão. Não há alavanca no design. Você só pode puxar as cordas com a mão esquerda no braço da guitarra.

Ao mesmo tempo, o tipo fixo é fácil de configurar, tem excelente resposta e duração das notas. A ponte também mantém as cordas com segurança. No entanto, a vibração não funcionará. Este tipo de ponte não permite elevar e abaixar a afinação das cordas.
O sistema tremolo tem propriedades diferentes dependendo do tipo específico. Este tipo de ponte é móvel. Como resultado, o músico tem mais opções enquanto toca. E também o tipo de ponte difere dependendo do modelo específico da guitarra.

Fixo
Projetos básicos desse tipo foram usados pela primeira vez nas guitarras Gibson Les Paul e mais tarde nas Fenders. Os fabricantes estão sempre tentando modernizar a ponte fixa, aplicar novas tecnologias para melhorar a qualidade.

Variedades de culotes fixos possuem características próprias.
- Tune-o-Matic. Foi inventado por Ted McCarthy em 1954. Então ele já era presidente da Gibson. Na verdade, essa ponte se tornou o padrão. Existem 2 tipos de fixação do fio: através do corpo e com travão. O último é típico para instrumentos musicais Gibson. Com a primeira opção, o recuo do próprio corpo de madeira do violão aumenta e a nota soa um pouco mais. Em instrumentos modernos, o Tune-o-Matic pode ser combinado com uma barra de parada. Este tipo de ponte é muito mais fácil de afinar, e a resposta e o timbre das guitarras são melhores. Além disso, a ferramenta não precisa ser ajustada com muita frequência. Uma guitarra com esta ponte é fácil de reconstruir.

- Tambor de latão. O design simples é encontrado em instrumentos e réplicas da Fender Telecaster. A principal diferença é o número de carruagens. Na versão clássica, existem apenas 3 deles, 1 por 2 cordas. Ele também desempenha o papel de um quadro de pickup de ponte.

- Hardtail. Visualmente semelhante à versão vintage do tremolo. Foi pelos motivos da Hardtail que o primeiro sistema foi criado. Porém, este tipo de ponte fixa não possui alavanca. Nesse modelo, as cordas passam pelo corpo. Como resultado, o som da guitarra é significativamente melhorado. Visualmente, o Hardtail possui 6 carrinhos, que são rigidamente fixados na tampa frontal em uma placa. A parte posterior é ligeiramente dobrada e funciona como um nó para a fixação dos fios. E também esta versão da ponte serve de suporte para os parafusos de ajuste.

Essas espécies são consideradas as principais, mas não as únicas. Os fabricantes estão trabalhando para melhorar os tipos familiares. Além disso, uma ponte fixa às vezes é chamada de hardtail. A versão universal é usada para acústica de sete e 12 cordas. Também existem tipos trapezoidais nesta categoria.
Tremolo
Este tipo de sistema pode ser ajustado para cima ou para baixo, ou ambos. Existem modelos de combinação para instrumento clássico, baixo e guitarra elétrica. Os fabricantes costumam fazer esses sistemas para modelos de 5 cordas. Existem opções de tremolo.
- Tremolo. Há uma saliência na parte inferior onde você pode instalar a alavanca. Uma barra de metal também está presa na parte inferior. As cordas são passadas por essa quilha. A parte inferior da estrutura é combinada com molas, que estão localizadas em um bolso na parte de trás da caixa. Os tremolos podem ser diferentes, geralmente instalados na Stratocaster e instrumentos semelhantes. As próprias molas são necessárias para devolver a ação após o uso da alavanca. Boa solução para baixo e guitarra elétrica.

- Floyd Rose. A variante mais popular de vibrato. Esse tipo também é chamado de barra whammy. Pela primeira vez, a estrutura foi instalada em uma guitarra elétrica. O sistema ganhou esse nome em homenagem a seu inventor. É Floyd Rose quem possui a patente. Em combinação com floyd, eles geralmente colocam um sistema de bloqueio de bloqueio superior. Ele reduz a carga sobre os pinos de afinação e permite que você se mantenha em sintonia. Ao mesmo tempo, o limite inferior é móvel e permite alterar a tensão das cordas para influenciar o tom. Quando o sistema de travamento prende as cordas, torna-se impossível afinar com as cravelhas. Normalmente, as cordas são puxadas primeiro e, em seguida, o top-lock é colocado. No futuro, apenas os parafusos do Floyd serão usados para ajustes. O limite flutuante é usado para esticar a nota para cima; os sistemas de tremolo mais antigos não têm essa vantagem. Como resultado, o guitarrista pode tocar uma ampla gama de vibrações ou obter um som mais exótico.

No entanto, o Floyd tem uma desvantagem: os requisitos de configuração são muito altos.O cuidado ou armazenamento inadequado pode resultar em falha do sistema.
- Bigsby. Este porta-cordas de estilo vintage remonta aos anos 1940 e foi encontrado em guitarras do tipo Gretsch, guitarras antigas do estilo Gibson e similares. Bigsby não permite que a afinação fique muito baixa. Existe apenas uma limitação no vibrato comum. No entanto, esse sistema é suave e parece sólido. Este tremolo foi inventado por Paul Bigsby, que projetou motocicletas. Hoje o sistema costuma ser montado em guitarras elétricas semiacústicas, já que os bigsbees são montados em parafusos que puxam o tremolo até o corpo.

- Tremolo vintage. O sistema apareceu pela primeira vez na lendária Fender Stratocaster. Este arremate de guitarra de 6 parafusos permitido para pitching ou pitching. Em uma guitarra elétrica, tal suporte não permitirá que você puxe a nota muito para cima. Com o uso ativo da alavanca, a afinação é perdida rapidamente. Existem também versões mais recentes para 2 parafusos.

- Wilkinson. Tremolo substituiu a versão anterior. As cordas são presas no próprio sistema, permitindo ao guitarrista usar a alavanca livremente. Se um instrumento musical tem uma noz, a afinação praticamente não se perde.

- Tremolo de travamento Fender Deluxe. Um modelo interessante é a fusão dos 2 anteriores. Um dos tipos perfeitos de sistema tremolo. Normalmente instalado em combinação com um defletor de rolo. Como resultado, uma guitarra com essa ponte mantém-se perfeitamente afinada.

- Ibanez Edge PRO. Esta visualização é a mais fácil e intuitiva de usar. A estrutura está sempre flutuando. No entanto, é impossível chamá-lo de ideal. Sempre há dificuldades ao trocar cordas. Mas não são todos os problemas que podem surgir durante a utilização do sistema. Além disso, você não poderá ajustar a altura das cordas separadamente.

- Kahler. O sistema apresenta semelhanças com a ponte do tipo Floyd Rose. Não há molas no projeto. A ponte é fixada diretamente na caixa de ressonância do instrumento musical.

- Resistência zero. O design é complementado por um sistema de travamento especial. Como resultado, é possível fixar rigidamente o tremolo. Isso é especialmente útil quando ocorre uma quebra de string.

- Schaller Tremolo LP. Este sistema tremolo é um dos desenvolvimentos mais modernos. A montagem de 2 parafusos parece muito interessante, que se assemelha a uma ponte fixa. Como resultado, o guitarrista é capaz de aumentar e diminuir o tom sem obstáculos.

A maioria das guitarras modernas vem com uma variedade de variações do Floyd. Sua popularidade se deve à sua alta precisão. Uma guitarra com tal ponte mantém a afinação por muito tempo, o que é muito importante para o uso regular do instrumento. No entanto, outros tipos de sistemas de tremolo podem ser encontrados.
Tecnologia de ajuste
A ponte precisa ser afinada mesmo em uma guitarra nova que nunca foi usada para o propósito pretendido. O procedimento depende do tipo e das características do arremate. Pode ser complicado da primeira vez, mas é importante ter cuidado. Para o ajuste, você precisará de ferramentas.
- Conjunto de chaves hexadecimais. Eles vêm com uma ponte. Quando você compra uma guitarra nova, você já tem uma.
- Chave de fenda. Você pode usar uma linha reta ou uma cruz.
- Alicates. Eles são necessários para arrancar a ponta desnecessária da corda.

Outras ferramentas são usadas apenas se houver dificuldades significativas na configuração. Na prática, é extremamente raro. O algoritmo de ações é bastante simples. Você precisa começar ajustando a escala e a altura das cordas acima do pescoço. Você precisa seguir as instruções passo a passo.
- Determine o tom das cordas na posição 12-15 traste. O ideal deve ser 2 mm. Às vezes você tem que superestimar. Puxar a corda muito alto não vale a pena, pois isso prejudicará significativamente o conforto ao tocar e levará à perda permanente da afinação.
- Verifique a escala. Basta comparar a altura do harmônico na 12ª casa e o som quando a corda é pressionada. Se o último som for mais alto, a carruagem da ponte deve ser afastada do pescoço. Se a corda pressionada soar mais baixa, é necessário mover a parte na direção oposta.
- Afine o tremolo. Essa nuance é a mais difícil. Depois de usar a alavanca, a afinação deve ser restaurada. Porém, na prática, esse quadro nem sempre é observado. Para resolver o problema, as ranhuras dos fios da porca de cima são tratadas com graxa de grafite. A próxima etapa é ajustar a tensão sob a quilha. Normalmente, é suficiente que a ponte se apóie no corpo do instrumento musical. No entanto, algumas pessoas preferem aumentar ligeiramente a nota usando a alavanca.

Nem todos os iniciantes podem ajustar um tremolo. Em alguns casos, eles simplesmente fazem um bloqueio para manter a formação. A habilidade de trabalhar com este elemento de um instrumento musical vem com a experiência. Como resultado, o sistema não prejudica a afinação do violão e o travamento simplesmente não é necessário. Em alguns casos, faz sentido entrar em contato com o assistente para a primeira configuração para aprender com a experiência.


Para outras nuances de afinação de uma ponte em uma guitarra, veja o vídeo abaixo.