Violão

O que são guitarras fretless e como tocá-las?

O que são guitarras fretless e como tocá-las?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Técnica do jogo

Se falamos de guitarras fretless, então apenas no contexto do fato de que elas não são muito diferentes das versões usuais. Em vez disso, é uma boa modificação que não possui os trastes. Os fabricantes modernos levaram em conta a demanda por esse tipo de instrumento musical e começaram a produzir modelos fora do padrão.

Peculiaridades

Pelo nome é fácil adivinhar o que é uma guitarra fretless. Exteriormente, é muito semelhante a uma ferramenta padrão e funciona com o mesmo princípio.

Se você olhar com atenção, notará que o comprimento da corda vibrante é igual ao comprimento do arremate até o ponto onde seu dedo pressiona a corda contra o pescoço. No caso usual, este indicador é levado em consideração até o limite do traste.

No Ocidente, esse tipo de guitarra raramente é usado. Isso ocorre porque o volume acústico é baixo. Mas baixos desse tipo são procurados entre os músicos modernos. Na maioria das vezes, eles podem ser vistos nas mãos de quem gosta das seguintes áreas da música:

  • fusão;
  • metal;
  • death metal;
  • ritmo e blues.

Precisamente porque a corda deve ser pressionada diretamente contra o braço da guitarra durante a execução, o baixo do instrumento tem um som especial. É isso que torna o instrumento atraente para muitos músicos.

O som resultante é uma reminiscência de "muah", assim como o contrabaixo se a técnica de pizzicato for usada. É possível usar as seguintes técnicas ao tocar o instrumento:

  • glissando;
  • temperamento desigual;
  • intervalos microtônicos;
  • vibrato.

Dependendo da música que está sendo tocada, o músico pode mudar o instrumento durante a apresentação. O baixo fretless é mais frequentemente ouvido no jazz.

Voltando às origens, digamos que pela primeira vez tal instrumento foi feito em 1961.Bill Wyman foi o primeiro a remover os trastes da guitarra. Em escala industrial, começaram a produzir ferramentas desse tipo apenas em 1966.

Hoje, para o baixo fretless, são utilizadas cordas de contrabaixo, uma característica distintiva das quais é um enrolamento plano. Eles não danificam tanto o braço da guitarra.

Se tiver um revestimento de epóxi, não apenas prolongará a vida útil do pescoço, mas também emitirá um som brilhante e incomum.

Os fabricantes desenham linhas de referência que indicam os trastes. Mas este não é o caso em todos os instrumentos, existem opções com marcas ao longo da extremidade do braço. Essas guitarras geralmente são feitas com quatro cordas, mas podem ser encontradas comercialmente com cinco, seis e até sete cordas. Outras opções fora do padrão são feitas sob encomenda.

Outra característica de um instrumento fretless é que o músico não está preso a uma escala musical. O braço desses instrumentos é feito de madeira maciça. Na maioria das vezes é ébano.

Visualizações

O baixo é usado para tocar na faixa de baixo. Neste caso, os dedos raramente são usados, mais frequentemente uma palheta pode ser vista nas mãos de um músico. Esse instrumento sem trastes, quando colocado próximo ao kit de bateria, permite que você crie uma seção rítmica.

A versão acústica é sempre mais silenciosa. Uma guitarra elétrica do mesmo tipo é maior, tem um pescoço enorme. A versão clássica é de 4 cordas. Sintonize por trimestres. A conexão de um amplificador é permitida. Na música pop, essa guitarra substituiu quase completamente o contrabaixo.

Técnica do jogo

Você pode tocar violão sem trastes sentado e em pé. A produção de som está disponível de três maneiras:

  • beliscar com os dedos;
  • tapa;
  • uso de um mediador.

Cada um dos métodos acima terá um tom de execução diferente. As técnicas menos utilizadas são a luta e o pandeiro.

Pinça de dedo

Este é o tipo mais comum de produção de som. Também é considerado universal, pois pode ser usado independentemente do estilo de música.

Os sons têm um timbre suave. Nesta versão, prevalecem as frequências baixas. Justamente porque o músico tem que se esforçar mais, o arrancamento desse tipo de violão é realizado com apoio na corda ao lado.

Mediador

Os músicos de rock usam essa técnica com mais frequência do que outras. É mais leve.

Em termos de som, a música distingue-se pelas médias e altas frequências, que são pronunciadas. O volume dos sons extraídos é uniforme, portanto, muitas vezes não há necessidade de correção adicional da faixa existente.

Tapa

Este é um método de produção de som difícil de digerir. O músico bate as cordas nos limiares do traste. Golpes e arrancadas são combinados durante a execução do instrumento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa