A prancha não cobra: qual a razão e o que fazer?
Após o inverno ou um longo período de inatividade durante a temporada, o mini-segway pode ter problemas para carregar a bateria. Se a placa do giroscópio não puder ser ligada, vale a pena considerar com mais detalhes as possíveis causas da quebra.
A luz do carregador pode ficar verde ou âmbar piscando. Como regra, os principais sinais indicadores e seus significados são indicados no manual do usuário. Mas um mini-segway pode ser comprado em um estado usado, e a própria instrução pode facilmente se perder entre outros papéis. Reparar uma avaria geralmente requer uma resposta rápida do usuário.
As razões para a quebra de uma scooter giroscópica após o inverno não são muito variadas. Na maioria das vezes, o problema está relacionado exclusivamente à descarga completa da bateria. Nesse caso, basta conectar o carregador à rede e aguardar o reabastecimento do nível de energia. Mas nem sempre essas medidas são suficientes, o que significa que vale a pena considerar com mais detalhes todas as possíveis causas de mau funcionamento.
Por que não está carregando?
Quando o hoverboard não carrega quando conectado à rede, pode haver 3 motivos para isso.
- Bateria gasta. Cada bateria é classificada para um número específico de ciclos de carga e descarga. À medida que seus recursos se esgotam, a taxa de consumo de energia aumenta. O dispositivo pode desligar espontaneamente, mesmo com um nível de carga bastante alto. Além disso, o carregamento incompleto pode ser um sinal de problema - o indicador nunca atinge 100%.
- Carregador com defeito. Neste caso, mesmo com o equipamento conectado ao carregador, o indicador na caixa do dispositivo não acenderá.
- Abrindo o circuito de força... Se a integridade da fiação estiver quebrada, os contatos se soltaram, ocorreu um curto-circuito e a giroscópio deve ser enviada para conserto. Especialistas diagnosticam a localização exata das falhas, sugerem as melhores formas de resolver o problema. O mesmo se aplica a situações em que um mini-segway sem proteção contra umidade cai em uma poça ou chuva, e seus contatos ficam expostos à água.
Essas são as principais causas do mau funcionamento, que geralmente são fáceis de diagnosticar.
Luz verde
Esse indicador sinaliza que a fonte de alimentação está funcionando corretamente. A falta de sinal quando conectado à rede indica que os motivos pelos quais o carregamento não ocorre estão associados ao próprio dispositivo. Muito provavelmente, ele terá que ser substituído. O mesmo se aplica a casos em que a luz do carregador está piscando constantemente. Esse fato indica mau contato no circuito elétrico, o que pode prejudicar a bateria durante o carregamento.
Ao mesmo tempo, o próprio mini-segway também possui uma luz indicadora. Ao conectar um dispositivo descarregado após rolar para a rede, um sinal vermelho deve acender em seu corpo. Quando a carga é reabastecida, o indicador fica verde - isso indica que o dispositivo pode ser usado novamente.
Não deixe o hoverboard ligado, que está conectado ao carregador, por muito tempo ou tente usá-lo durante o carregamento. Se o indicador não acender ou ficar verde imediatamente, isso indica a necessidade de substituir a bateria.
Recursos de exibição
A indicação de luz em hoverboards desempenha o papel de principal fonte de informações sobre o estado do dispositivo, juntamente com aplicativos especiais para dispositivos móveis. Se, durante a condução, o painel de controle emitir um sinal sonoro e um farol vermelho começar a piscar nele, isso significa que o nível de carga caiu abaixo de 10%.
Se o indicador brilhar em âmbar durante a condução, a bateria está descarregada em 60% ou menos. Este é um sinal de alerta que permite que você se prepare para um possível fim do esqui. Além disso, uma luz vermelha piscando indica um grau inadmissível. O piscar da luz do sistema de controle é usado para diagnosticar avarias no dispositivo:
- um tempo - indica que não há contato com a placa na bateria ou controlador;
- Duplo - fala de falhas que surgiram ao ajustar a corrente;
- quando o sistema é fechado sinais será 3;
- 4 e 5 vezes a lâmpada pisca quando a comunicação com o sensor Hall é perdida;
- 6 reps indicação indica que a fonte de alimentação está fora de serviço.
Este é o conjunto mínimo de informações que deve ser lembrado pelo proprietário que deseja entender de forma independente os sinais do mini-segway.
Causas de quebra após o inverno
Se, após o inverno, as tentativas de carregar a prancha não derem resultado, você deve prestar atenção a este parágrafo do artigo. Mesmo uma bateria nova pode falhar se armazenada por um longo tempo sem recarregar. No caso de colocação em casa, o problema pode estar relacionado à queda de temperatura abaixo de -5 graus. Sob tais condições de armazenamento, a bateria se esgotará rapidamente e sua capacidade será significativamente reduzida.
No futuro, a bateria provavelmente não será capaz de usá-la normalmente.
Para que a giroscópio esteja pronta para uso após o inverno, é imprescindível cuidar de seu armazenamento adequado. O procedimento será o seguinte:
- o equipamento está totalmente carregado (100%);
- o mini-segway é usado para pedalar por cerca de 1 hora (você precisa reduzir o nível de carga para 50%);
- a plataforma é desconectada da fonte de alimentação, encaminhada para o estacionamento;
- as baterias são armazenadas separadamente.
Depois do inverno, basta montar a prancha e ligá-la. Os modelos com maior proteção contra umidade também são adequados para operação na estação fria - você pode pilotá-los em temperaturas em torno de 0 graus.
E se a bateria não carregar totalmente?
Normalmente, à medida que a carga se esgota gradualmente, a capacidade da bateria diminui gradualmente. Uma bateria padrão é projetada para 500-800 ciclos de conexão da rede elétrica. Obviamente, se as regras de cobrança forem violadas, ocorre um desgaste rápido. Baterias de baixa qualidade ou baixa capacidade também podem ter uma vida útil reduzida.
Se a bateria não estiver totalmente carregada e o indicador permanecer vermelho mesmo depois de 3 horas após a conexão à rede, enquanto a bateria em si só é suficiente para 15 minutos de operação de giroscópio de scooter, então pode haver apenas uma solução: substituição da bateria... Uma vez que tal elemento é instalado aos pares em mini-segway, será necessário adquirir duas baterias para substituição de uma vez.
Como corrigi-lo?
Quando a prancha não carrega, tentar consertá-lo sozinho geralmente é a primeira etapa que o proprietário realizará para consertar o problema. Mas, na prática, sem a ajuda dos funcionários do centro de serviço, você só consegue lidar com a compra de um novo carregador ou a substituição da bateria. Se estamos falando de equipamentos certificados e de marca, é recomendável adquirir componentes em lojas especializadas, pois analógicos baratos podem causar incêndio ou curto-circuito no compartimento da bateria.
Se o colapso for sério, tentar consertá-lo sozinho pode levar ao agravamento dos problemas. Além disso, a violação não autorizada dos selos de fábrica leva à perda da garantia do equipamento. Não será possível consertá-lo em um centro de serviço sem pagamento adicional antes do término do período de garantia.
Profilaxia
O problema de reabastecer a carga da bateria em uma prancha vem de muitos proprietários. Para enfrentá-lo com menos frequência, basta seguir medidas preventivas simples:
- não violar o tempo de carregamento recomendado pelo fabricante (até 3 horas);
- armazene os fios do carregador sem torcer e dobrar;
- excluir uma queda de carga para um nível abaixo de 10%;
- elimine o carregamento incompleto;
- excluir, se possível, cargas de choque no convés e na parte inferior do dispositivo;
- se for detectado um mau funcionamento, desligue imediatamente o dispositivo e pare de usá-lo.
Seguindo essas diretrizes, você pode estender significativamente a vida útil da bateria de seu Mini Segway e mantê-lo funcionando sem problemas, mesmo depois de estar ocioso.
A seguir, assista a um vídeo com uma visão geral dos motivos pelos quais a prancha não carrega.