Quem inventou a prancha e em que ano ela apareceu?
Um giroscooter é um veículo urbano feito na forma de uma barra transversal sobre duas rodas laterais. Um veículo sem volante, alças e pontos de apoio adicionais ganhou grande popularidade entre pessoas de diferentes esferas sociais e idades. Plataformas de duas rodas são vendidas e utilizadas em diversos países do mundo, mas poucos conhecem a história e o autor desta invenção.
Quem inventou?
Existem várias versões da criação de um veículo de duas rodas, segundo as quais, a invenção é atribuída a Shane Chen da Solowheel ou David Pearce da Chic Robotic. Mas, apesar da controvérsia em curso, muitos pesquisadores estão inclinados a acreditar que a primeira prancha foi inventada pelo inventor americano Dean Kamen. Ele também é o autor do segway e outros desenvolvimentos úteis.
Dean Kamen, presidente da DEKA Research Foundation, nasceu nos Estados Unidos em 1951. O pai do futuro inventor trabalhava como desenhista e ilustrador de quadrinhos, e sua mãe lecionava na escola. O criador da scooter giroscópica se interessou por tecnologia desde criança. Durante seus anos de escola, ele criou o maior sistema de música colorida, que lhe trouxe sua primeira fama e lucro.
Depois da escola, ele entrou no Worcester Polytechnic Institute, mas, apesar de uma mente inquisitiva e habilidades excepcionais, Kamen não o concluiu, mas preferiu fazer seu próprio desenvolvimento. Uma das primeiras invenções foi uma seringa automática, que injeta insulina, e um dispositivo para pacientes com insuficiência renal. Um pouco mais tarde, ele fundou sua primeira empresa, DEKA Research, e em 1989 abriu a nova empresa de design de tecnologia FIRST.
Atualmente, o criador da scooter giroscópica dirige uma empresa que fabrica veículos giroscópicos e outros dispositivos úteis. Sua empresa, a FIRST, hospeda regularmente concursos de robótica para escolas de ensino médio e invenções médicas.
História da criação
A primeira prancha surgiu no mercado em 2014. Um veículo compacto projetado para um passageiro foi apresentado simultaneamente por vários fabricantes chineses e coreanos. O lançamento em massa do gadget causou uma expansão do mercado, como resultado do qual já existem várias dezenas de modelos com diferentes requisitos técnicos.
Mas a tecnologia dos veículos urbanos surgiu no final dos anos 90 do século passado. A plataforma com rodas foi apresentada ao público pela primeira vez em 2001 e recebeu o nome de segway.
Acredita-se que a scooter elétrica, que seu autor levou mais de 10 anos para ser criada, seja o protótipo da prancha moderna. Nesses modelos, um assento também foi ocasionalmente encontrado.
A data oficial da invenção da prancha foi 2014.... Foi nessa época que um modelo moderno de scooter autônomo apareceu à venda. O inventor deixou apenas a plataforma sobre rodas, melhorando o controle e o uso do dispositivo. Atualmente, o veículo é produzido por empresas não só nos EUA, China e Coréia, mas também em diversos países europeus.
Hoverboards agora
A prancha moderna é um meio de transporte popular e acessível, uma das principais invenções do século. O dispositivo é usado por pessoas de diferentes estratos sociais, idades e interesses. Celebridades famosas e pessoas comuns andam de scooter de duas rodas, que substituíram as usuais scooters e bicicletas por um dispositivo. O transporte elétrico é capaz de atingir velocidades de até 30 km / h.
Um dispositivo semelhante é usado no campo do entretenimento e é usado como meio de transporte conveniente e insubstituível para pessoas com deficiência.
Modelos modernos de alguns fabricantes são equipados com recursos que fornecem conveniência adicional: alto-falantes, MP3, retroiluminação, bluetooth e outros. Além disso, existem modelos especiais para crianças e pessoas com grande massa corporal, bem como aparelhos com bateria potente e um piso sobre rodas especial para andar em estradas escorregadias.
Você aprenderá mais sobre o criador do protótipo da moderna scooter giratória, Dean Keimen.