Hoverboard

Como carregar uma prancha?

Como carregar uma prancha?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Quanto tempo leva para carregar?
  3. Como carregar corretamente?
  4. Como posso saber quando minha bateria está totalmente carregada?

Uma prancha é uma forma muito útil de transporte elétrico pessoal. Antes de comprá-lo, é necessário estudar as regras de condução, montagem, limpeza e lavagem do aparelho. Também é obrigatório levar em consideração os requisitos do fabricante para carregar a bateria.

Regras fundamentais

100% dos hoverboards modernos são equipados com baterias de íon-lítio. Portanto, não há necessidade de temer o efeito memória. Você pode carregar o dispositivo com segurança conforme necessário. A principal regra de manuseio é a inadmissibilidade de uma descarga completa da bateria. No entanto, é impossível prever exatamente quando chegará esse momento.

O esgotamento da carga é determinado por:

  • a qualidade da superfície da estrada;
  • condições do tempo;
  • a capacidade inicial da bateria e uma série de outras circunstâncias.

Quanto tempo leva para carregar?

É importante entender por quanto tempo a prancha deve carregar. Há dois aspectos principais aqui: que a carga seja reabastecida com eficiência e que não esteja sobrecarregada. Algumas baterias de íon de lítio modernas carregam em cerca de 90-120 minutos. É necessário rastrear imediatamente quanto tempo dura esse processo, exatamente quantos minutos leva.

O número necessário de horas de carregamento é prescrito nas condições técnicas e nas instruções.

Se levar muito tempo para encher a bateria, é muito provável que a bateria esteja danificada ou tenha atingido o fim de sua vida útil. Em ambos os casos, ele terá que ser substituído. Mesmo uma prancha muito grande e rápida leva de 3 a 4,5 horas para carregar. Se esse número for excedido (por exemplo, manter o dispositivo conectado à rede durante a noite), as consequências podem ser imprevisíveis.Ao mesmo tempo, a bateria se desgasta e pode ficar totalmente inutilizável; alguns modelos têm um tempo total de carregamento ainda mais curto.

Como carregar corretamente?

Primeira vez

As ações ao carregar uma nova prancha são prescritas nas instruções e nos documentos que a acompanham. Mas os requisitos gerais permanecem os mesmos, independentemente do modelo específico. Tal como acontece com outros dispositivos semelhantes, a calibração da bateria é necessária em hoverboards. As condições meteorológicas são levadas em consideração. Quando a scooter é trazida da rua para uma sala quente no final do outono ou inverno, ela será inevitavelmente coberta por uma camada de líquido condensável.

Tanto durante a primeira experiência como depois você não pode carregar a prancha até que esteja completamente seca. Não espere que uma simples limpeza da superfície resolva o problema. Qualquer gota de água que entrar no dispositivo é perigosa para a bateria. Portanto, não importa o quanto o proprietário esteja com pressa para testar seu dispositivo o mais rápido possível, ele definitivamente terá que esperar pelo menos 1,5-2 horas. A calibração é realizada da seguinte forma:

  • conectar a giroscópica desligada pelo botão à rede doméstica de 220 V;
  • espera-se que a bateria seja abastecida com corrente até o limite;
  • também são descarregados ao limite (é aconselhável andar em casa, para não esperar novamente o fim da aclimatação);
  • carregue o dispositivo até o limite (alcançando assim a capacidade ideal da bateria e, ao mesmo tempo, estendendo significativamente sua vida útil).

Vezes subsequentes

Desde o início, deve-se ter em mente que no esqui cotidiano, ao contrário da calibração, um esgotamento profundo da carga é inaceitável. É imperativo assistir de modo que não caia abaixo de 10% do nível limite... Mesmo que isso aconteça, você deve colocar a placa do giroscópio imediatamente para carregar. Sim, a vida da bateria ainda vai acabar um pouco, mas pelo menos uma ajuda rápida e clara permitirá que ela use a bateria por mais algum tempo.

É especialmente importante ficar de olho no nível de carga em climas frios. Quanto mais frio estiver o ar (especialmente em um fundo de alta umidade ou vento forte), mais tensa estará a bateria.... Mas a necessidade de conectar uma scooter giroscópica descarregada à rede o mais rápido possível não significa que isso possa ser feito impensadamente. Mesmo os condutores mais cautelosos encontram frequentemente um bloqueio na tomada de rede da scooter. Antes de conectar seu transporte pessoal à rede, toda a poeira, sujeira e principalmente água em estado líquido ou pedaços de gelo (neve) devem ser removidos de lá.

Recomendação: vale a pena adquirir ou fazer seu próprio tampão de borracha para que este problema seja resolvido inicialmente.

Quando o carregador é conectado a uma tomada, a fonte de alimentação começa a brilhar com uma luz verde. Em seguida, o plugue é inserido no conector da prancha. A luz fica vermelha em vez de verde - isso apenas marca o início do processo de carregamento. Quando a bateria estiver cheia de corrente, proceda na ordem inversa. Em primeiro lugar, retire o carregador da tomada e só depois desligue-o do veículo.

Obviamente, você deve verificar se a bateria está realmente carregada. Isso evitará muitas surpresas desagradáveis ​​no futuro. Mas a superexposição no estado conectado também é inaceitável: você terá que olhar para o indicador pelo menos uma vez a cada 5-10 minutos. Quando a carga está cheia, o indicador fica verde.

Obviamente, o carregamento deve ocorrer em temperatura ambiente normal e umidade mínima.

Freqüentemente, eles estão interessados ​​em saber se é possível carregar a prancha enquanto ela está ligada. Não deve haver problemas com essa tentativa. Mas, se neste momento ocorrer uma oscilação de energia, os componentes eletrônicos provavelmente falharão. Em teoria, o uso de estabilizadores de tensão e fontes de alimentação ininterrupta pode ser a solução. Mas você não deve arriscar de qualquer maneira.

O problema pode ser outro: quando o hoverboard é ligado, ele vai gastar um pouco de carga.Portanto, ficará muito mais calmo se o dispositivo estiver desligado e totalmente carregado. Isso economizará mais tempo. Mas é melhor se recusar a comprar todos os tipos de dispositivos, cujos fornecedores prometem a capacidade de carregar rapidamente a prancha.

Será totalmente seguro usar carregadores de marca projetados para um modelo específico.

A bateria não pode ser carregada:

  • de onde emana um cheiro incompreensível;
  • cujo corpo está inchado;
  • que está pelo menos ligeiramente derretido;
  • que começou a descarregar muito rapidamente.

Antes de carregar a prancha, é imperativo verificar se os parâmetros da fonte de alimentação estão de acordo com os requisitos do fabricante. Qualquer manipulação deste tipo não prejudica apenas a segurança do dispositivo. Eles ameaçam receber choques elétricos, incêndios e até explosões. E mesmo que isso não aconteça, a bateria pode ser destruída instantaneamente. Não há necessidade de falar sobre a privação da garantia - isso é óbvio.

Deve-se ter em mente, entretanto, que nem sempre é possível evitar completamente os problemas. E durante a operação diária da giroscópio da scooter, surgem situações em que é necessário carregá-la quando ela está totalmente descarregada. As razões para isso são muito diversas - estar muito ocupado, cansado, desatento ou descuidado. Mas as consequências são as mesmas - às vezes, a bateria para de carregar e o indicador do carregador não acende.

Nesses casos, é aconselhável manter o carregador conectado por cerca de 2 horas. Se o processo não iniciar depois disso, pode-se presumir que a bateria está fora de serviço ou o carregador está danificado. Nestes casos, você deve entrar em contato com o centro de serviço. Nos primeiros 14 dias após a compra, você pode exigir uma substituição ou compensação monetária. Porém, após o término do período de garantia, você pode fazer o seguinte:

  • abra a caixa;
  • remova o plugue BMS do conector;
  • curto-circuite os fios preto e vermelho ali;
  • toque os blocos da bateria com o testador;
  • se o valor for inferior a 3,2, a bateria é recarregada para 4;
  • coloque o plugue BMS em seu lugar;
  • coloque a bateria novamente em carga.

Se isso não ajudar, você terá que entrar em contato com um profissional para restaurar a bateria ou comprar uma nova. Às vezes, no entanto, eles próprios fazem uma nova bateria. A caixa e o BMS são retirados do dispositivo antigo. Não carregue a prancha se água, neve ou gelo entrarem.

É inaceitável segurar o dispositivo perto de uma chama aberta, fontes de calor fortes ou dispositivos de aquecimento durante o carregamento.

Quando um carregador padrão falha, é necessário trocá-lo apenas por um análogo de marca completa. Todos os tipos de "semelhanças", independentemente do preço, não podem ser usados ​​categoricamente. Também é necessário lembrar sobre a vida útil da bateria. O número nominal de ciclos de carga e descarga é 500-600 para todo o período de operação. Mas quando a recarga é realizada toda vez que a carga cai em 10-12% do máximo, você pode dobrar esse valor.

Deve ser entendido que o número recomendado de ciclos é apenas uma diretriz. Normalmente, a bateria pode ser usada por mais tempo. No entanto, isso inevitavelmente reduzirá o tempo de viagem com uma carga completa e a própria carga será reabastecida mais lentamente. Portanto, é impraticável exceder o número recomendado de ciclos de carga-descarga em mais de 3 vezes, mesmo com o manuseio mais cuidadoso. E cada descarga profunda apenas reduz esse indicador.

Como posso saber quando minha bateria está totalmente carregada?

As informações já apresentadas mostram como é importante entender que a bateria do hoverboard está totalmente carregada. Quase todos os modelos produzidos agora possuem um indicador especial. Algumas modificações são projetadas para o uso de aplicativos móveis especiais. Verdade, até agora apenas Jack Scooter, Wmotion, Smart Balance. Tendo uma prancha de uma dessas marcas, você pode monitorar rapidamente o carregamento da bateria através do seu smartphone.

Programas especiais são igualmente compatíveis com plataformas Android e iOs... Mas mesmo que seja impossível por algum motivo usar este software, há uma saída. Qualquer um, o telefone mais simples, agora conta com a opção de cronômetro. Você também pode monitorar o tempo de carregamento (de acordo com as instruções):

  • usando cronômetros de computadores e laptops;
  • ao usar carregadores com a função correspondente;
  • ao usar um despertador ou um sinal especial em um relógio de pulso.

Para obter informações sobre como carregar o hoverboard corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa