Como aprender a andar de prancha?
Hoje, uma prancha é tão comum quanto uma bicicleta e uma scooter. Muitas pessoas ficam fascinadas com o veículo incomum, mas se recusam a comprar, temendo que o Segway seja muito difícil de operar.
Regras fundamentais
Na verdade, aprender a andar de prancha não é tão difícil quanto pode parecer. A tarefa é simplificada se o patinador já tiver habilidades para possuir um skate ou patins. Muitas vezes, um quarto de hora é suficiente para aprender a manter o equilíbrio e, algumas horas depois, uma pessoa percorre distâncias curtas sem nenhum suporte.
A prancha funciona graças à presença de sensores que respondem às mudanças na posição corporal. Assim, o equilíbrio é mantido durante o movimento, e um programa especial sincroniza todos os processos que ocorrem.
Uma das principais regras para o uso de segway é conformidade com o modelo escolhido e vias de movimentação.
- Os hoverboards de primeira classe têm pequenas rodas com um diâmetro de apenas 4,6 polegadas. Eles podem ser usados apenas em superfícies absolutamente planas, uma vez que a mais leve depressão ou uma subida acentuada podem causar arranhões e até mesmo quebra do case.
- Os modelos de segunda classe são equipados com rodas de 6,5 polegadas. Eles também são usados em superfícies niveladas para evitar a redução da vida útil. Apesar da lacuna entre o próprio dispositivo e a estrada, a presença de rodas sem câmara de borracha cria certas limitações.
- Os Segways da terceira classe são equipados com pneus de 8 polegadas. Isso permite que você opere o dispositivo não apenas em estradas de asfalto, mas também no gramado, solo e até mesmo em poças. No entanto, é melhor não usar o dispositivo em estradas ruins - a ocorrência de fortes vibrações levará a uma deterioração do estado da prancha.
- Finalmente, os dispositivos da quarta classe com um diâmetro de roda de 10 polegadas, assim como um sistema de câmara inflável pode ser usado em absolutamente qualquer superfície.
Quanto ao inverno, não é proibido o uso de segway neste período, mas apenas se uma série de condições forem atendidas. É importante manter o nível da plataforma acima do nível da neve, caso contrário, o dispositivo ficará rapidamente preso... Você terá que manter uma velocidade de movimento moderada e estar preparado para o fato de que após uma hora e meia de operação a bateria irá falhar.
Os modelos de plástico não conseguem ficar muito tempo no frio, ao contrário dos de carbono. A operação do veículo deve ser sempre concluída secando e limpando a prancha.
Para os proprietários iniciantes de segway, é recomendável não ir direto para o esqui sem leme, mas antes comprar um modelo equipado com uma alça ou coluna de direção. Esse dispositivo é muito mais fácil de operar, além disso, torna-se possível aprender a manter o equilíbrio em condições mais confortáveis.
Uma questão importante é por quanto tempo a giroscópio pode se mover, uma vez que o dispositivo requer recargas periódicas. Usualmente, O Segway pode percorrer 25 quilômetros sem parar, mas os dados exatos são sempre indicados nas instruções do veículo e dependem do modelo escolhido... Quando o dispositivo ficar sem energia, é melhor colocá-lo em uma sacola de transporte exclusiva.
Ao planejar uma rota, você precisa manter esse aspecto em mente. e não vá aonde será difícil voltar a pé... Além disso, é importante lembrar que a giroscópio não pode ser acelerada mais de 20 quilômetros por hora e, claro, nessa velocidade não se deve pedalar onde há muita gente.
Como se levantar corretamente?
Uma instrução simples permite que até mesmo uma criança ensine rapidamente como subir em uma scooter giratória. O primeiro passo é encontrar uma superfície horizontal perfeitamente plana, sem amassados, quedas e danos. Se possível, o treino deve ser feito até em casa. Uma boa recomendação é estudar tudo sozinho ou com um profissional, pois o público nesta situação será supérfluo.
Antes de subir na prancha, ligue-a e verifique se os sensores estão em ordem. A maneira mais fácil de fazer isso é colocar as mãos nos apoios para os pés e balançá-los para frente e para trás.
Depois, você pode subir no segway. O dispositivo é instalado na frente de um assistente ou em frente a uma parede na qual você pode se segurar. A primeira perna é colocada com muito cuidado no suporte para não criar uma inclinação. O dispositivo deve vibrar em resposta, dando um sinal de que está pronto para ser iniciado. Assim que sentir o equilíbrio, você pode colocar a outra perna.
A posição final deve ser clara e estável, e o corpo deve estar localizado exatamente no centro. O olhar é dirigido apenas para a frente, os olhos não caem. Os joelhos estão ligeiramente dobrados e não há movimentos desnecessários e mãos acenando.
Aprendendo a administrar
Como mencionado acima, para iniciantes é melhor comprar uma scooter giroscópica com uma alça. Depois de aprender a pilotá-lo, será muito mais fácil usar o dispositivo sem volante. O processo de pilotagem começa com o correto posicionamento do corpo na plataforma. Em seguida, você precisa entender o seguinte: se o corpo se inclinar para a frente, o segway se move para frente, e se o corpo for inclinado para trás, o segway se inclina para trás ou para. As curvas devem-se a uma ligeira inclinação para a direita ou esquerda.
O primeiro passo para um iniciante é tentar inclinar todo o corpo para a frente, mas não com muita intensidade. O veículo se moverá e, uma vez que o equilíbrio for alcançado, você pode tentar se inclinar para trás e parar o dispositivo. Quando tal procedimento é executado pela primeira vez, é melhor se alguém segurar a mão do motociclista ou apenas se proteger. O próximo estágio é aprender a retroceder com uma parada simples e rápida. Nas primeiras vezes, as curvas para trás são mais bem feitas com um capacete e proteção adicional, pois é provável que haja uma queda.
É importante lembrar que quanto maior a inclinação, maior a velocidade. Pernas ligeiramente flexionadas na altura dos joelhos ajudam a manter o equilíbrio. As mãos podem ser mantidas nos bolsos ou no cinto, uma vez que não estão envolvidas no movimento. Se você levar coisas com você, o peso delas não deve exceder 5 kg.
Na travagem, é importante não só inclinar-se para trás, mas também tentar transferir o peso para os calcanhares. Primeiro, é claro, o hoverboard começará a se mover para trás, mas então o dispositivo irá parar.
Como virar?
As curvas de Segway requerem treinamento prévio, mas em geral também não são particularmente difíceis. Quando é necessário virar para a esquerda, o peso é transferido para a perna direita, e quando é necessário virar para a direita, o peso é transferido para a perna esquerda.
A confusão geralmente surge no início, mas algumas sessões de treinamento resolverão o problema. Para uma curva de 360 graus, você precisará fazer isso de forma diferente. O calcanhar do pé direito é pressionado contra a superfície da prancha e desvia ligeiramente para trás, e o dedo do pé esquerdo, também pressionando contra a plataforma, pressiona para frente.
Vários truques
Antes de passar para as manobras, é importante memorizar as regras de segurança. É melhor não se mover sem proteção, pois o aparelho atinge uma velocidade de até 25 quilômetros por hora e, em uma situação de emergência, a queda será muito dolorosa. No início, a giroscópio obviamente vai bater nas laterais do asfalto ou cair, então você também deve tomar cuidado com a proteção feita de plástico ou silicone.
Em nenhum caso é recomendado dirigir um veículo bebendo álcool e também permitir que as crianças o conduzam sem proteção adicional.
Um dos truques mais simples é girar em um só lugar. Se você tiver que virar para a esquerda, deverá dobrar-se para a esquerda e ligeiramente para a frente, enquanto a outra perna deve permanecer na posição original. A prancha, graças a isso, vai girar em torno da perna que exerce pressão. Para aumentar a velocidade, você precisa empurrar com mais força na superfície para a frente.
Outro truque interessante é "Cobra" parecendo extremamente impressionante. O segway é posicionado lateralmente de forma que o disco da roda motriz fique voltado para a direção de deslocamento. Para mudar de direção, você precisa criar um movimento para a frente e para trás com o pé, o que requer um pouco de treinamento.
A "cobra" é realizada pelo fato do centro de gravidade recair sobre uma perna, sendo a outra perna responsável pelo movimento e pressão, apenas aquela que corresponde à direção do movimento. Ou seja, se a prancha vai para a direita, então a perna direita é a responsável pelo movimento, e se vai para a esquerda, então, consequentemente, para a esquerda.
Os meios-fios já estão disponíveis para pessoas bem treinadas em movimentos simples de segway e que dominam qualidades como compostura e coordenação de movimentos. Para começar, você só deve se mover sobre rodas largas e dominar uma altura que não exceda 3-4 centímetros. No futuro, esse nível pode aumentar para 5 a 7 centímetros. Existem duas maneiras de aprender a superar obstáculos. Na primeira variante, consegue-se velocidade suficiente para criar o impulso necessário para superar o obstáculo.
Na segunda versão, uma roda é enrolada no meio-fio com a ajuda da perna que guia o piloto. Em seguida, é feita uma curva de 180 graus, com a qual a segunda perna, junto com a própria giroscópio, fica no meio-fio.
Tendo dominado a rotação normal, você pode ir e a rotação em uma perna, realizada com a ajuda do equilíbrio. Para fazer isso, você precisa pressionar a giroscópica exclusivamente com o pé dianteiro, que determina em qual direção a rotação será realizada. Depois de se acomodar com segurança na plataforma, você precisa se sentar, descansar a mão oposta sobre o corpo e esticar a perna livre paralelamente a ele. Além disso, a perna ativa inicia o movimento na direção necessária.
Veja o vídeo a seguir para dicas sobre como aprender a andar de prancha.