Um hoverboard: o que é, como funciona e qual é melhor escolher?
Cientistas do século passado descreveram em seus livros e filmaram alguns dispositivos para mover uma pessoa. As cidades futuristas, nas quais os residentes deslizam suavemente pelas ruas, sem dar um passo com os pés, estão aos poucos começando a se materializar. É assim que as scooters giratórias parecem fantásticas.
Descrição e história da invenção
Giroskuter - veículo de rua... Parece uma barra de pé com duas rodas nas laterais. As rodas são acionadas por motores elétricos. E para que uma pessoa mantenha o equilíbrio na posição vertical, a scooter giroscópica tem um número bastante grande de sensores giroscópicos sensíveis. Às vezes, hoverboards são chamados de hoverboards, mas isso não é totalmente correto, porque uma prancha voadora era uma prancha voadora inventada por escritores de ficção científica.
Era originalmente fictício, como um tapete voador, por exemplo.
Os hoverboards foram inventados no final do século passado, então, não os próprios dispositivos de equilíbrio apareceram, mas apenas seus protótipos. O ancestral de nossa prancha moderna foi o segway. Mas era equipado com direção, e a giroscópio scooter foi além - não tem coluna de direção e uma pessoa pode controlar o dispositivo não com as mãos, mas apenas movendo o peso de um lado para o outro, equilibrando-se. É muito simples: você precisa ir para frente - você se inclina para frente, você precisa parar - você inclina o corpo para trás.Da mesma forma, o transporte fantástico que se tornou realidade vira à esquerda e à direita.
A primeira scooter giroscópica moderna foi lançada em 2010. Artesãos chineses e coreanos foram os primeiros a colocá-los em operação. Até agora, as empresas mundiais discutem quem é o autor do hoverboard. Quase simultaneamente, o dispositivo foi apresentado por várias empresas ao mesmo tempo, mas uma coisa é certa - a invenção do princípio do autobalanceamento pertence a Decano americano kamen, que deu ao mundo uma scooter elétrica - segway.
Dispositivo e princípio de operação
Para entender como funciona uma scooter giroscópica, você precisa ter uma ideia clara de como ela funciona. O corpo de um dispositivo moderno é pequeno; se desejado, pode ser facilmente transportado em uma bolsa. O peso é pequeno. A plataforma dos pés tem duas rodas nas partes laterais. Graças a eles, o dispositivo pode se mover.
A plataforma é apenas aparentemente monolítica; na verdade, consiste em duas semi-plataformas. Cada um pode se mover dentro de um determinado intervalo em certos ângulos. A parte superior do corpo possui elementos responsáveis pelo controle. Parecem botões achatados, são eles que se comunicam com o sensor giroscópico.
No centro da plataforma há um prendedor de aço, que está escondido sob a tampa. No sentido literal da palavra, toda a carga recai sobre ela - a capacidade de carga. A maioria dos modelos modernos pode suportar um peso de até 100 kg.
A prancha tem dois motores elétricos. Um fica à direita, o outro à esquerda, seus trabalhos não estão interligados, os motores operam de forma autônoma entre si. Existem também dois sensores giroscópicos no transporte, e quando uma pessoa muda a posição do seu corpo, a posição da plataforma sob seus pés muda, os sensores enviam informações através de um loop para a placa-mãe. O milagre do transporte do próprio processador da tecnologia dá comandos para o motor direito ou esquerdo. E todos esses processos acontecem em questão de segundos.
Os motores elétricos são alimentados por duas baterias. As baterias são recarregáveis e têm uma vida útil de aproximadamente 2.000 ciclos de recarga.
Os carros giratórios modernos podem fazer muito e este não é apenas um movimento sensível em resposta a uma mudança na posição do corpo humano. Quase todos os modelos possuem luzes e luzes - elas podem ser usadas para indicar suas próximas manobras para outros. Ou você pode simplesmente usar o sistema Bluetooth integrado, ligar sua música favorita enquanto dirige e sincronizar as luzes com ela.
Então, por que o hoverboard anda? Porque sensores giroscópicos sensíveis registram até mesmo pequenas alterações na posição da plataforma dos pés em relação ao solo. Inclinando o corpo para a frente ou para os lados, você inicia esse processo repetidamente. E para acelerar ou desacelerar bruscamente, uma pessoa pode pressionar com a ponta do pé um dos dois botões planos, que foram mencionados acima. Alguns modelos são opcionais possuem painéis de informações, estão com controle remoto.
Vantagens e desvantagens
O transporte inovador tem suas vantagens e desvantagens. Uma prancha é um meio de transporte muito manobrável e você pode chegar facilmente ao metrô por ela - rapidamente e sob o olhar de admiração da multidão. Nas portas do metrô ou em uma estação de transporte público, a prancha cabe em uma bolsa e pode ser facilmente colocada no ombro. Você não pode levar um único transporte - nem um carro, nem uma motocicleta, nem uma motocicleta, e esta é uma grande vantagem de uma prancha.
Seus proprietários não precisam procurar uma vaga para estacionar. Não precisa de custos de manutenção, não precisa de gasolina que é tão cara para os padrões modernos. O principal é não se esquecer de carregar o aparelho a tempo. A prancha é bastante fácil de aprender e está disponível tanto no preço quanto na faixa oferecida.
Dentre as deficiências, pode-se destacar que sua as rodas são bem duras e, portanto, em uma scooter giroscópica, ela treme perceptivelmente durante a condução.Para um movimento confortável, você precisa escolher apenas caminhos planos com pavimento asfáltico liso de alta qualidade. Se o asfalto em sua rota deixar muito a desejar, você terá que fazer alarde em um veículo mais caro, com rodas de dez polegadas.
As desvantagens incluem a falta de assento. Em geral, não é obrigatório, porque este transporte inovador é projetado para viagens curtas, e não para viagens longas. Outra desvantagem é que você não pode dar uma carona para um amigo até o metrô. Este é um meio de transporte puramente individual, projetado para uma pessoa, e não para uma empresa.
Você precisa de direitos de gerenciamento?
Nas regras de trânsito em vigor no território da Federação Russa, o conceito de "giroscópio" está ausente. E muitos têm certeza de que os direitos a esse transporte não são necessários. É realmente?
Do ponto de vista das regras de trânsito, uma prancha tem 2 rodas e, portanto, pode ser equiparada a uma bicicleta se sua potência for superior a 0,25 kW e a velocidade máxima não ultrapassar 25 km / h, e para um ciclomotor, se o seu motor tiver uma potência de 0,25 a 4 kW e a velocidade máxima não exceder 50 km / h. Se uma scooter giroscópica pode se mover a uma velocidade de mais de 50 km / h, ela deve ser considerada uma motocicleta.
A potência do motor giroscópio da scooter muitas vezes não é indicada pelos vendedores e, portanto, os compradores não têm ideia de como seu veículo se qualifica. A maioria das scooters giratórias vendidas hoje na Rússia atendem à definição de "ciclomotor" por suas características técnicas. Portanto, de acordo com a letra da lei, a condução de tais veículos requer carta de condução da categoria "M". Em teoria, sua ausência poderia resultar em uma multa de 5.000 a 15.000 rublos.
Na prática, tudo é um pouco diferente. Apesar de a prancha se enquadrar na descrição de uma motocicleta, a polícia de trânsito ainda a considera um pedestre e não reclama o direito de operar a plataforma sobre rodas.
Os inspetores podem ter dúvidas e reclamações sobre o giroscooter se:
- você está dirigindo ao longo da faixa de rodagem, mesmo ao longo de sua borda, e há vias para pedestres nas proximidades;
- você está no seu transporte em estado de forte intoxicação alcoólica, mas neste caso, as perguntas para você, como um pedestre de pleno direito, não serão feitas pela polícia de trânsito, mas pelo pessoal do PPS.
Antes de cruzar a faixa de pedestres, você não precisa desmontar, como os ciclistas são obrigados a fazer. Para regras de trânsito, você está em uma plataforma e sobre duas rodas - um pedestre.
Assim, na Rússia, você não precisa obter uma licença para uma scooter giroscópica... Pelo menos por enquanto. Em breve, a polícia de trânsito está planejando dar a esses veículos um status especial e, então, as regras podem mudar.
Nesse ínterim, a única coisa que ameaça o giroscooter é uma multa de 500 rublos nos termos da Parte 1 do Artigo 12.29 do SDA por qualquer violação das regras de trânsito. Se em seu milagre de duas rodas você interferir com outros usuários da estrada, você pode obter uma multa de acordo com a Parte 1 do Artigo 12.30 em 1.000 rublos. Se você prejudicou a saúde de outro usuário da estrada ao dirigir uma scooter giratória, a multa será de até 1,5 mil rublos no mesmo artigo.
Tipos e características
É um erro considerar como giroscópio tudo o que se move devido ao princípio de um sistema de auto-equilíbrio. O trabalho do monociclo elétrico, segway, mini-segway é baseado no mesmo princípio. Isso não torna os dispositivos listados hoverboards de forma alguma. Se falarmos especificamente sobre giroscooters, então existem as seguintes variedades.
Bebê (4,5 polegadas)
Os menores veículos em cores brilhantes pesando apenas cerca de 5 quilos. Projetado para crianças de 5 a 9 anos. Eles desenvolvem uma baixa velocidade - não mais do que 9 km / h. Demorará um pouco para carregar a bateria - não mais do que 11-12 km. Todos os indicadores e características técnicas de tais dispositivos estão abaixo da média, mas para o uso infantil é esse o fato que é considerado o mais ideal e seguro.
Uma grande vantagem deste tipo de scooters giroscópicas deve ser considerada a configuração de equilíbrio para uma criança com peso de até 25 quilos. Isso é útil para aprender a andar. A desvantagem é o custo - pranchas flutuantes infantis podem custar mais do que dispositivos para adolescentes.
6,5 polegadas
A scooter 6.5 giroscópica parece maior e mais sólida do que os modelos infantis. É mais rápido e tem melhores classificações de potência. Cada roda tem 300-350 watts. Esse dispositivo pesa mais - cerca de 9 quilos, mas em geral parece bastante compacto.
O tamanho da roda de 6,5 polegadas não dá ao veículo um alto desempenho off-road. Nele você não irá longe na areia, superfície rochosa, no solo, na grama. E mesmo ao dirigir em asfalto liso, sente-se uma forte vibração, pois as rodas são rígidas, sem câmara.
O custo pode ser considerado uma grande vantagem - são essas pranchas flutuantes que custam menos - a partir de 11 mil rublos, e ainda mais barato quando se faz um pedido na China.
8 polegadas
Giroskuter 8 tem o melhor desempenho em termos de potência, velocidade, habilidade cross-country, mas suas dimensões são maiores e pesa mais. No entanto, sem problemas significativos, ele se move em estradas irregulares. Alguns modelos podem fornecer 400 watts para cada roda.
Essas scooters giroscópicas podem acelerar até 20 km / h. Com uma carga completa da bateria, você pode viajar até duas dezenas de quilômetros. Eles custam mais do que seus equivalentes com menos polegadas. Embora as rodas tenham "crescido", elas permaneceram firmes e, portanto, a vibração durante a condução certamente será sentida, assim como o desgaste mais rápido das peças em geral.
10 polegadas
Os veículos com rodas maiores têm exatamente esse número. Rodas grandes expandem significativamente as possibilidades - você pode andar de scooter giroscópica no solo, em poças, neve, areia ou em uma superfície de cascalho. Este é um verdadeiro "SUV" entre sua própria espécie. Difere em maior potência, a presença de rodas de câmara inflável, devido a que a vibração durante o movimento é reduzida e a vida útil do próprio dispositivo é estendida.
Esses modelos podem acelerar até 25 quilômetros por hora, os motores fornecem 500 watts de potência por roda. Um transporte tão inovador pesa cerca de 15 quilos, é difícil carregá-lo em uma bolsa com você. O custo desses modelos é atualmente o mais alto.
Freqüentemente, as pessoas perguntam se há pranchas flutuantes à venda com rodas de 12 ". Eles tentaram produzir tais e ainda maiores, mas pesavam menos de duas dúzias de quilos. Para girar rodas tão grandes, eles instalaram baterias muito potentes, o que tornou o dispositivo ainda mais pesado e muito caro.
É por isso O mais ideal hoje é um giroscooter com rodas de no máximo 10,5 polegadas. Se for oferecido um dispositivo com 12 polegadas ou mais, pense cuidadosamente se você precisa dele.
Funcionalidade
A prancha abre muitas possibilidades para seu proprietário - você pode passear no parque e respirar o ar em seu tempo livre, pode chegar rapidamente à universidade, pode se divertir com seus amigos, pedalando em dispositivos tão bonitos e interessantes. Nos Estados Unidos, esse tipo de transporte é bastante popular entre os trabalhadores de entrega de correio.
O visor de informações, disponível em alguns modelos, mostrará o consumo da bateria, você pode conectar um smartphone a ele para que enquanto estiver dirigindo você possa ver quem está ligando para você e quais mensagens chegaram. Existem modelos com controle remoto. Quase todos os hoverboards modernos são equipados com módulos Bluetooth e alto-falantes para tocar música, para tornar o passeio mais divertido. A prancha possui dispositivos de iluminação e, se você conectar seu smartphone ao Bluetooth, poderá, à vontade, sincronizar o piscar da luz de fundo ao ritmo da melodia.
Especialmente os indivíduos criativos usam o autequilíbrio não apenas para o movimento, mas também para encenar danças, números coreográficos, performances de palco.
As scooters giroscópicas podem realizar acrobacias acrobáticas se tiverem uma estrutura robusta e confiável.
Avaliação de modelos populares
As marcas líderes estão competindo pelo direito de inventar algo novo e excitante com o lançamento do "transporte do futuro". Apresentamos várias opções para você escolher. A classificação é baseada na popularidade dos modelos entre os compradores.
Balance Prem Series
Um modelo colorido brilhante com grande capacidade de carga - até 110 kg. Possui rodinhas, projetadas para passeios pela cidade em estrada plana. Ótimo para iniciantes.
Smart Balance Pro 6.5
Pode servir como meio de transporte para crianças e adultos. A capacidade da bateria é suficiente para esqui contínuo de três horas. Equipado com iluminação brilhante, você pode andar mesmo no escuro.
Zaxboard ZX-11 Pro
Este veículo carrega rapidamente e tem uma alta qualidade de construção. Aumentou a proteção contra umidade. A popularidade também se deve ao período de garantia recorde - 3 anos.
Nenhum outro fabricante oferece um período de garantia tão longo.
Polaris PBS 0603
Transporte barato, mas sólido, com equilíbrio ideal e capacidade de suportar um peso de até 120 kg. Desenvolve alta velocidade. Possui dois modos de operação - educacional para iniciantes e avançado para usuários avançados.
Novelty Electronics L1-B
Tem um motor forte e boas rodas, é capaz de subir uma pequena, mas ainda assim uma colina.
Smart Balance Pro Premium 10.5 V2
Equipado com rodas infláveis decentes, velocidades de até 17 km / h, passa em estradas diferentes sem dificuldade significativa. Equipado com iluminação brilhante. Com tudo isso, seu custo é baixo e por isso o modelo é muito popular.
Kiwano KO-X Scooter Elétrica Inteligente
É capaz de se mover a uma velocidade de até 25 km / h, tem rodas infláveis de grande porte e maciças. O equilíbrio automático é muito sensível e, portanto, o modelo não é o mais adequado para iniciantes. O motor é potente.
Se você está escolhendo uma scooter giroscópica para você ou uma criança, também deve considerar os modelos de marca. Eboard, Mizar, SpeedRoll, MiniRobot, Asixbot, Umka, iconBIT. Decidido o modelo, você pode escolher o que quiser em qualquer cor disponível para ela. As cores mais populares são vermelho, branco, preto e dourado.
Recomendações de seleção
Para escolher uma prancha para não se arrepender de comprá-la depois, recomendações simples ajudarão.
- Fabricante. Os modelos americanos são sempre mais caros do que os chineses. Mas se a situação financeira permitir, é melhor escolher uma coisa americana autêntica. Se não houver esses recursos, fique à vontade para levar uma scooter giroscópica chinesa, já que até as empresas americanas localizam sua produção no Império Celestial.
- Preço. Um veículo muito barato nem sempre é um produto de qualidade, já que os fabricantes costumam economizar em materiais e montagem.
- Local de compra. É melhor pegar veículos de um fabricante oficial que possa fornecer um certificado de qualidade e um serviço de garantia longo e confiável.
- Quadro. As melhores são as scooters giroscópicas, cujo corpo é feito de plástico com uma estrutura de aço. Preste atenção à presença de almofadas de proteção, amortecedores. Se estiverem disponíveis, esta é uma grande e indiscutível vantagem.
- Rodas... Se as rodas de quatro polegadas são mais do que suficientes para as crianças, para os adultos, a escolha deve começar com dispositivos com rodas de 6 a 8 polegadas ou mais.
- Funções adicionais... Se precisar deles, avalie sua disponibilidade e qualidade. Música, iluminação, quadro de informações, controle remoto - tudo isso deve funcionar de forma perfeita e correta.
Avaliar com seriedade onde e quanto você precisa dirigir. Para estradas suaves, mais opções de orçamento com rodas pequenas são adequadas. Para outros lugares, é melhor pegar rodas infláveis grandes. Preste atenção ao poder também. Alguns fabricantes indicam no total, enquanto outros indicam por roda.
Para uma condução recreativa silenciosa, 350 W são suficientes para cada roda para uma criança, para um adulto, é necessária uma potência mais sólida.
Acessórios opcionais
O conjunto com a prancha deve incluir bolsa com uma alça larga e confortável, o que permitirá que você carregue o dispositivo nas mãos e no ombro. Se as rodas forem de câmara inflável, é desejável que o kit inclua câmera sobressalente.
Segurança
A scooter giroscópica não pode ser considerada segura. Ele é perigoso e a probabilidade de lesão está sempre presente. Por exemplo, na Grã-Bretanha, scooters giroscópios são proibidos em estradas e calçadas. Uma bateria de baixa qualidade pode se auto-inflamar, mas as baterias de lítio geralmente são mais propensas a isso. Portanto, algumas companhias aéreas proíbem o transporte de tais veículos na cabine.
Considerando que o dispositivo às vezes acelera a velocidades decentes, recomenda-se o uso de joelheiras, capacete e cotoveleiras especiais, além de tentar não ultrapassar a velocidade recomendada de 10 km / h. Se o corpo estiver muito inclinado, é possível que os motores sejam desligados.
Sutilezas de operação
Antes da primeira utilização, é necessário ler atentamente as instruções, bombear as rodas, ajustar o equilíbrio por si mesmo. Siga esta sequência de ações:
- após remover a embalagem, é necessário acionar o botão iniciar;
- piscar e bip pode indicar um nível de bateria fraca, portanto, carregue o dispositivo e reinicie-o novamente;
- ao colocar o pé na plataforma, acenderá o sinal para o início do autobalanceamento. Se não acender ou piscar, você precisa entrar em contato com a central de atendimento.
Se o transporte suportar as funções apropriadas, você pode conectá-lo ao telefone, selecionar as configurações desejadas e controlá-las remotamente.
Como patinar corretamente?
Ambos os pés devem ser colocados na plataforma, após o que o corpo deve ser relaxado sem começar a patinar imediatamente. Uma inclinação suave do corpo para a frente e para trás com um ângulo de 5 a 15 graus deve ser um comando para mover para frente e para trás, respectivamente. Para uma curva à esquerda, o peso corporal é transferido para a perna direita, para uma curva à direita - para a esquerda.
Quando a pilotagem estiver concluída, você precisa parar o dispositivo inclinando-o suavemente na direção oposta à direção da viagem.... Uma perna cai no chão - o peso é imediatamente transferido para ela, após o que a outra perna é removida da plataforma.
Mau funcionamento frequente
Os usuários descrevem os problemas de funcionamento mais comuns da seguinte forma:
- a bateria descarrega muito rapidamente - isso geralmente acontece com baterias chinesas baratas;
- a scooter vibra fortemente e faz barulho ao dirigir - verifique a pressão dos pneus, ajuste as rodas.
Avarias mais complexas incluem erros na operação da placa-mãe e das placas do controlador de roda, danos aos sensores, motores.
Desmonte a giroscópio da scooter e descubra o motivo pelo qual metade da plataforma não funciona, a scooter estremece, não mantém o equilíbrio, a luz está constantemente a piscar ou a scooter desliga imediatamente, apenas um especialista consegue. Esses experimentos caseiros são contra-indicados.
Os pontos fracos das scooters giroscópios são:
- intolerância a baixas temperaturas;
- baterias vulneráveis - se você não estiver usando o dispositivo, certifique-se de carregá-lo 1 a 2 vezes por mês.
Balanceamento faça você mesmo
Uma nova prancha geralmente não precisa ser balanceada ou calibrada em casa. Se houver problemas, é melhor devolver a compra ao vendedor.
Após um longo período de inatividade, o dispositivo precisa equilíbrio antes de novo uso. Isso ajudará a evitar erros de configuração. Você pode retornar o dispositivo às configurações de fábrica. Para isso, a giroscópio da scooter é desligada, colocada em uma superfície plana. Em seguida, pressione o botão Liga / Desliga e segure-o por cerca de 10 segundos.
Então você deve esperar meio minuto até que o balanceamento seja concluído.
Visão geral da revisão
Os proprietários dizem coisas diferentes sobre seus hoverboards. Muito depende do sucesso da escolha e de como o dispositivo é usado.A maioria das avaliações é positiva, mas também há experiências negativas - quando um dispositivo de baixa qualidade foi comprado, a scooter quebrou rapidamente etc. Em qualquer caso, é fácil encontrar análises de usuários para cada modelo. Analise-os antes de comprar.
Adendo
Para que seu aparelho funcione por muito tempo, tome cuidado ao escolher as estradas. Não permita que o dispositivo se afogue, especialmente se não estiver protegido contra umidade. Limpe o aparelho apenas com um pano úmido sem detergentes agressivos.
Para informações sobre como escolher uma scooter giroscópica, veja o próximo vídeo.