Galochas

Galochas de borracha: variedades e dicas de escolha

Galochas de borracha: variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Variedades de galochas
  3. Padrões de produção
  4. Como escolher, vestir e cuidar?

Existe uma crença generalizada de que as galochas (também conhecidas como galochas) são um atributo da vida na aldeia. Ao dizerem essa palavra, imediatamente imaginam sapatos desprovidos de graça, nos quais não dá medo entrar em uma poça ou celeiro. Na verdade, graças ao design moderno, os sapatos molhados nos últimos anos voltaram a estar na moda, inclusive entre os habitantes da cidade, deliciando-se não só com a sua praticidade, mas também com o seu aspecto original.

Um pouco de historia

O surgimento das galochas está associado a uma história muito longa ocorrida na Amazônia em 1735, quando um francês chamado Charles Marie de la Condamine foi a esses lugares, onde aprendeu sobre o suco leitoso da hevea - látex, a base de da qual borracha foi então criada. O próprio nome "borracha" é traduzido do latim como "resina". A borracha como tal apareceu apenas um século depois - em 1839, quando o método de vulcanização foi descoberto.

O principal fornecedor dos calçados de borracha inicialmente incrivelmente populares foram os Estados Unidos. Foi de lá que as novidades da moda chegaram à Rússia. E nos primeiros anos após o surgimento da venda dessas coisas progressistas, apenas os ricos podiam comprá-las.

Eles perceberam que as galochas de borracha protegem perfeitamente os sapatos comuns contra umidade e sujeira, que agora não estragam o tapete persa da sua sala de estar.

Como a produção de calçados molhados era em escala industrial, o mercado logo foi reabastecido com novos calçados impermeáveis, que se tornaram disponíveis ao cidadão comum. que apreciou não só a sua resistência à água, mas também a sua durabilidade - as galochas têm servido durante décadas. Os plebeus, ao contrário dos ricos, que protegiam caros sapatos de couro com galochas, adaptavam sapatos para botas de feltro.Entre os operários, comerciantes e vendedores, entraram na moda as botas de feltro brancas com galochas pretas, que serviam de calçado para a meia estação.

Variedades de galochas

As galochas de borracha diferem em uma ampla variedade de tipos, dependendo da finalidade e das condições de uso. Alguns deles são usados ​​de forma independente, enquanto outros são usados ​​como forros. Isso evita que sapatos ou botas comuns fiquem molhados ao caminhar em tempo úmido. Dependendo da forma, as galochas são:

  • comuns (caso contrário, também são chamados de pequenos);
  • semi-deep (bots);
  • profundo;
  • sapatos de lã.

Ao mesmo tempo, os modelos produzidos são projetados para diferentes condições climáticas. À venda você pode encontrar:

  • inverno (isolado) com forro de bicicleta, com pele, com lã;
  • verão (leve) com um forro fino sem fiapos;
  • afinar (extra leve) projetado para proteger o calcanhar e a ponta do sapato principal.

Entre os calçados molhados, destacam-se os produtos especiais, que são usados ​​nos calçados (inclusive de salto alto). Essas galochas parecem capas justas que protegem os sapatos de forma confiável contra umidade e sujeira. Eles não têm seus próprios saltos. Esses modelos parecem muito elegantes. Eles podem ser combinados com sapatos de qualquer cor.

Também entre as galochas pode-se distinguir armadilhas de lama projetadas para caça e pesca, passeios de motocicleta. Na produção, eles usam calçados de segurança que não são corroídos pelo ácido e não permitem a passagem de eletricidade. Destacam-se as galochas de jardim com sola grossa e protetor transparente, que são simplesmente usadas nos pés nas meias. Em tais armadilhas de lama, você não sentirá todas as pedras sob seus pés.

Como nos primeiros dias de uso de galochas, você pode escolher entre elas projetado para proteger as botas da umidade. Nos sapatos de inverno russos tradicionais, esses "isolantes" devem ser colocados bem apertados para não voar quando usados, mesmo anos depois de terem sido usados. Ao mesmo tempo, há galochas de banho. É aconselhável usar esses sapatos se você caminhar ao longo do fundo, onde há pedras pontiagudas e corais, e eles também protegem de animais marinhos nocivos, como águas-vivas. Existem muitas variações desses sapatos à venda.

Padrões de produção

Nos anos soviéticos, o GOST foi adotado para a produção de galochas de borracha. O padrão previa uma faixa de tamanho dependendo da finalidade de tais produtos, bem como de quem deveria usá-los. Por exemplo, tais artigos foram concebidos para proteger calçados de couro. Entre eles se destacam:

  • crianças pequenas;
  • crianças;
  • escola;
  • fêmea;
  • infantil;
  • macho.

Na produção das galochas, são utilizadas certas substâncias, a partir das quais se faz a própria borracha (composto de borracha), assim como tecidos especiais. De acordo com o padrão, para criar a base para futuros sapatos resistentes à umidade, é usado:

  • borracha em bruto de vários tipos;
  • reclamar (isto é, material obtido de galochas antigas);
  • giz;
  • litargírio;
  • enxofre;
  • alcatrão de carvão ou alcatrão de gás;
  • colofónia;
  • fuligem;
  • óleos minerais;
  • óleo de linhaça (para verniz de unhas em galochas).

Hoje, quando se trata de itens práticos como galochas, você costuma ouvir o nome EVA. Esta é a versão mais moderna de material impermeável para calçados. Na verdade, também é borracha. É espumado.

É caracterizada por uma flexibilidade pronunciada, capacidade de reter bem o calor, resistência ao gelo e baixo peso em comparação com a base tradicional para a fabricação de sapatos molhados.

Como escolher, vestir e cuidar?

Para que as galochas sirvam por muito tempo, e também para que não haja desconforto ao usá-las, você precisa escolher um modelo dependendo do propósito do casal, usar corretamente e cuidar dele... Os sapatos devem ser do tamanho, então não faz sentido encomendá-los online. É melhor ir a uma loja especializada, experimentar e, se os sapatos forem usados ​​diretamente como capa de proteção para sapatos ou botas comuns, certifique-se de que caem como uma luva.

Se as galochas forem destinadas apenas para uso em climas quentes, não as use em temperaturas abaixo de zero. As "versões" resistentes ao gelo são geralmente adequadas para serem usadas até que a temperatura externa caia abaixo de -10 graus.

Se os sapatos molhados funcionarem como calçados autônomos, nos quais não há meia, é melhor calçar meias de lã antes de calçá-las, pois não permitirão que seus pés suem rapidamente.

Em qualquer caso, você precisa se lembrar que sapatos de borracha são respiráveis. Portanto, você não deve andar nela o tempo todo. Após o uso, resta lavar e enxugar as gotas e, em seguida, secar em um suporte. A temperatura ideal para secar é de 35 graus, mas as galochas vão secar perfeitamente em temperatura ambiente.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre galochas de borracha.

sem comentários

Moda

a beleza

casa