Galochas

Galochas: variedades, dicas de escolha

Galochas: variedades, dicas de escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Cores
  6. mesa de tamanho
  7. Fabricantes
  8. Recomendações de seleção

O surgimento de novos materiais e técnicas para seu uso possibilita não só costurar roupas interessantes, bonitas e confortáveis, mas também diversificar a indústria calçadista. Se antes havia uma pequena seleção de sapatos de inverno, outono-primavera e verão, agora a variabilidade aumentou significativamente, e todos podem comprar uma ou outra opção à sua vontade e possibilidades. Grande progresso está sendo feito no campo de calçados de borracha: As galochas dos habituais sapatos desconfortáveis ​​e feios tornaram-se populares e originais, podendo ser utilizadas em diversas situações.

O que é isso?

Inicialmente, as galochas, ou como também são chamadas, galochas, eram usadas sobre os sapatos para protegê-los da sujeira e da umidade. Essas almofadas eram feitas de borracha densa, mudando apenas o tamanho, mas não a aparência. Um pouco depois, começaram a produzir galochas, que já serviam como calçados independentes, eram mais altas e podiam ter uma camada interna de isolamento. Agora, existem muito mais opções para os sapatos e para o material de que são feitos.

O próprio nome originou-se da palavra francesa Galoche, mas na pronúncia russa há uma variante semelhante - galochas. Tal variabilidade vem da palavra russa antiga "Kolocha", portanto ainda não há uma definição clara do nome de calçados de borracha e ambas as opções foram preservadas. Para evitar tal confusão, o escritor Shishkov sugeriu usar a palavra "pés molhados", mas essa ideia não encontrou apoio público.

Inicialmente, as galochas faziam parte da imagem e do estilo de pessoas ricas e nobres, e várias versões desses sapatos foram produzidas para mulheres e homens.Os produtos de borracha podem ser tão curtos ou altos quanto possível, ter um rebaixo no calcanhar ou ser produzidos sem ele. Mais tarde, surgiram as galochas isoladas, que permitiam usá-las não só na chuva, mas também no frio.

A popularidade das galochas não desapareceu em lugar nenhum, elas são necessárias e relevantes na vida moderna, mas agora tecnologias e materiais completamente diferentes são usados ​​para sua produção.

História

Os índios que vivem na América do Sul são considerados os descobridores das galochas, faziam sapatos de borracha. Esses produtos eram à prova d'água, mas não resistiam a baixas temperaturas. Como a ideia em si era interessante, os europeus a adotaram. No início do século 19, Chalz Goodyear inventou o processo de vulcanização, que tornava possível obter borracha a partir da borracha.

Pela primeira vez, a produção em massa de calçados de borracha começou na América e mais tarde se espalhou pelo mundo. Na Rússia, as galochas começaram a ser produzidas a partir de 1859 na fábrica de Ferdinand Krauskopf, alemão de origem. Logo esses sapatos se tornaram populares e os cidadãos mais prósperos usavam galochas. Um ano depois, o giro das galochas aumentou significativamente, chegando a 1 mil pares por dia, o que permitiu reduzir seu custo e torná-las mais acessíveis ao cidadão comum. A fábrica acabou mudando seu nome para "The Russian-American Manufactory Partnership", e a abreviatura TRAM foi estampada nas sapatas em um triângulo.

Por conveniência e eufonia, a empresa mudou de nome - passando a se chamar “Triângulo Vermelho” ou simplesmente “Triângulo”, o escopo de suas atividades foi se ampliando gradativamente, assim como o número de fábricas ao redor do mundo. Ao longo dos anos, esta empresa ocupou uma posição de liderança na produção e venda de galochas de borracha e produtos semelhantes. Apenas algumas empresas conseguiram competir parcialmente com ele.

Visualizações

Dependendo da finalidade, as galochas podem ter uma aparência diferente e podem ser usadas em qualquer estação do ano. Se falarmos sobre o formulário, então podemos destacar as seguintes opções:

  • variedade comum ou pequenas galochas;
  • variedade semi-profunda ou sapatos baixos;
  • fundo ou botas;
  • botas de pano.

A escolha desta ou daquela variedade depende do tipo de calçado que eles devem usar. Com base em uma ampla variedade de calçados e sazonalidade, uma classificação de galochas foi derivada de acordo com um critério qualitativo:

  • quente ou inverno - dentro há um forro de lã quente sobre uma base de papel;
  • verão - forro leve, peso mínimo;
  • tão leve quanto possível - cobrem apenas uma parte do calçado, há opções de proteção do salto e do dedo do pé, e há galochas com salto aberto.

    As variedades usadas no lugar de sapatos são:

    • galochas sem salto;
    • sapatos de lona, ​​em que a sola é em borracha e a gáspea em lona;
    • Calçado desportivo em lona sob a forma de ténis;
    • botas e sapatos de borracha para diversas aplicações - pesca, caça, natação;
    • calçado para fins especiais - antiácido para trabalhar com compostos químicos, isolante para trabalhos relacionados com eletricidade.

    Independentemente da finalidade para a qual as galochas serão usadas, sua qualidade deve ser a melhor possível para proteger os pés ou sapatos da umidade. Muitas pessoas compram produtos de moda e os usam em botas ou bota da moda para protegê-los da chuva e manter os pés secos e aquecidos.

    Existem muitas variedades de galochas, que são selecionadas para os sapatos com os quais serão usadas: grandes variedades são freqüentemente usadas para botas, os produtos femininos são geralmente feitos de salto e para o resto dos sapatos há uma grande variedade de galochas , tanto na forma como na cor e no material.

    Se falamos de sapatos independentes, estão se tornando muito populares os crocodilos de praia com buracos, que são convenientes para usar na rua no verão e para comprar para o mar.

    Estes chinelos são muito leves, não esmagam, o pé não é vaporizado neles, são fáceis de lavar e secar rapidamente, o que os torna indispensáveis ​​no verão e nas férias de mar.

    Materiais (editar)

    A variedade de modelos de galochas surgiu unicamente pelo fato de os fabricantes passarem a utilizar diversas formulações para obtê-las. Vamos considerar os materiais mais populares e usados ​​com frequência.

    • Borracha crua - extraída da seringueira e utilizada para a produção de galochas. Os tipos de borracha mais adequados para a indústria calçadista são: paraborracha, variedades de crepe claro, médio e escuro e bainha defumada.

    A primeira opção é cara, porque quase nunca é usada, e as outras duas são a base para a produção das galochas. Um vapor médio requer cerca de 200 gramas de borracha.

    • Regenerado - uma substância obtida da transformação de produtos de borracha velhos, normalmente utilizada para o fabrico de solas de sapatos de borracha.
    • giz - é utilizado como substância auxiliar na fabricação da sola e da parte interna das galochas, e também faz parte da cola e da camada superior de borracha.

    Como o giz é parte do composto de borracha para a produção de galochas, sua qualidade deve estar no seu melhor.

    • Litharge - material que acelera os processos de vulcanização. Outra finalidade é pintar o material de preto.
    • Resina - um componente que torna a borracha mais macia e confortável de usar.
    • Resina - usado para tornar a borracha mais forte e mais pegajosa.
    • Fuligem - o uso de negro de fumo melhora a qualidade do solado, aumentando seu rendimento. Além disso, o negro de fumo pode ser usado como corante.

    Usando os componentes corretamente, você pode obter sapatos bons e de alta qualidade que podem desempenhar suas funções por um longo tempo.

    Se falarmos sobre os materiais das galochas modernas, então os mais demandados agora são PVC e EVA. A primeira variedade é um produto preto com o lado interno vermelho e sola estriada. O peso de tais produtos é bastante grande. A segunda opção representa uma nova geração de galochas, mais leves e com melhor desempenho. São produtos poliméricos obtidos pela mistura de etileno e acetato de vinila.

      E também são produzidas galochas feito de espuma de borracha, que se assemelha ao EVA em propriedades. Os mais populares agora são as galochas de silicone, que se esticam bem, calçam qualquer calçado, ficam firmes e não descolam, não escorregam. Eles podem ser transparentes e coloridos, e todos podem escolhê-los individualmente.

      Para quem gosta de se vestir e calçar lindamente, são produzidos modelos laqueados que parecem estilosos e sofisticados, sem estragar a aparência, mas, ao contrário, complementando-a. Para necessidades específicas, variedades de poliuretano são produzidas com borracha reforçada e solas de poliuretano fortes. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para caça e pesca, juntamente com forros quentes dentro, que podem ser feltrados ou de feltro.

      Para que as galochas não quebrem com o tempo chuvoso e durem o máximo possível, existe uma tecnologia para a sua produção, que é controlada por determinados padrões.

      Assim, GOST para a fabricação de galochas tem o número 126-79. Sapatos e acessórios feitos de acordo com as normas serão confiáveis, duráveis ​​e de alta qualidade.

      Cores

      As galochas têm um propósito bem definido, portanto, nos tempos soviéticos, os fabricantes não davam atenção suficiente à sua aparência, tratando apenas da qualidade do produto. Agora as tendências mudaram, e a aparência dos produtos, a conveniência de seu uso tornaram-se uma prioridade. Além dos modelos pretos padrão, que estão sempre na moda, eles também produzem uma variedade de galochas coloridas.

      As cores mais exigidas agora são:

      • galochas brancas;
      • cor de rosa;
      • vermelho;
      • roxa.

      E também galochas de camuflagem usadas por para caça e pesca. Se não houver desejo de que a presença de galochas seja perceptível, produtos transparentes serão o complemento ideal para sapatos em mau tempo. É importante que as meninas e as crianças comprem modelos não apenas práticos, mas também bonitos; portanto, produtos brilhantes e brilhantes com uma estampa, padrões e texturas interessantes serão especialmente populares.

      Para cada sapato, você pode escolher galochas em altura, material, forma e cor, o que vai melhorar a aparência do sapato e protegê-lo completamente de chuva, neve derretida e neve, aumentando significativamente sua vida útil.

      mesa de tamanho

      Como as galochas são usadas sobre os sapatos, seus tamanhos podem variar. Para escolher corretamente esses produtos para adultos e crianças, é importante saber navegar na gama de tamanhos desses produtos. Ao escolher sapatos de borracha, você precisa saber exatamente o comprimento da sola e procurar galochas que sejam meio centímetro maiores. Se os sapatos de borracha forem escolhidos para serem usados ​​no pé, você precisará ser guiado pelo comprimento do pé, e não pelo tamanho do sapato.

      Comprar galochas grandes causará transtornos no uso, enquanto as pequenas não permitirão que sejam calçadas normalmente e causam calosidades nos pés. Para não se confundir com a escolha, você deve se orientar pela tabela de tamanhos.

      Tamanho do sapato feminino

      Tamanho das galochas

      Pés em centímetros

      33

      0-1

      21

      34

      1-2

      21.7

      35

      2-3

      22.6

      36

      3-4

      23

      37

      4-5

      23.7

      38

      5-6

      24.2

      39

      6-7

      25

      40

      7-8

      25.5

      41

      8-9

      26.2

      Para escolher galochas para homens, você deve se concentrar na seguinte tabela:

      Tamanho de sapato

      Tamanho das galochas

      Comprimento do pé em centímetros

      38

      7

      24.2

      39

      8

      24.9

      40

      9

      25.5

      41

      10

      26.1

      42

      11

      26.9

      43

      12

      27.5

      44

      13

      28.2

      45

      14

      28.9

      46

      15

      29.5

      Se as galochas forem compradas para sapatos, ou seja, para botas de feltro, o cálculo do tamanho será diferente:

      Tamanho de botas

      Tamanho das galochas

      Comprimento em centímetros

      23

      4

      23

      24

      6

      24

      25

      7

      25

      26

      8-9

      26

      27

      10

      27

      28

      11

      28

      29

      12

      29

      30

      13

      30

      31

      14

      31

      32

      15-16

      32

      Tendo medido corretamente sua perna, sapatos, botas de feltro, você pode comprar o tamanho necessário de galochas. O melhor é não encomendar sapatos de borracha pela Internet, mas experimentá-los pessoalmente, certificando-se de que tudo se encaixa perfeitamente na perna ou no calçado do dia-a-dia.

      Fabricantes

      Muito tempo se passou desde o surgimento das primeiras galochas, mudaram sua aparência, cores, materiais de produção. Tudo isto permitiu a várias empresas ocuparem o seu lugar na produção e comercialização de calçado de borracha. Várias empresas são consideradas as marcas mais populares.

      • Natação - Empresa norueguesa que fabrica produtos para a proteção do calçado clássico das intempéries. Entre os modelos mais populares estão galochas clássicas e produtos com sola Spike.

      Uma característica distintiva é um logotipo marcante na parte de trás das galochas.

      • Ecco - produz uma linha barata de galochas, que contém 80% de borracha e 20% de silicone.

      Os clientes reclamam que os produtos são escorregadios e muitas vezes você pode ver marcas deles nos sapatos.

      • Fred e Matt - galochas da empresa sueca, que produz bens não de borracha, mas de um novo material, caracterizado por altos indicadores de leveza e resistência à água. Além disso, eles permitem que o ar passe, e o pé nesses sapatos respira.

      Para comodidade de uso, o produto possui palmilha e, para proteger o calçado, deve possuir um zíper que permite o fechamento total do calçado.

      • Oyo - as galochas de produção russa têm uma vasta gama de chinelos de verão a botas de borracha de inverno.

      Eles se distinguem pela boa qualidade, material durável, mas leve.

      • Terra da sorte É uma marca russa que se especializou em calçados em EVA semi-temporada e inverno com boa durabilidade, resistência à água, ao mesmo tempo em que se mantêm leves e confortáveis.
      • Galochas finlandesas Viking - o produto inclui uma gama de botas de borracha com e sem isolamento. Sola em poliuretano, forro em lã natural. Eles são altamente duráveis ​​e adequados para uso em climas frios e úmidos.

      As galochas modernas podem ser muito diferentes tanto na aparência quanto no material de que são feitas. Para a máxima comodidade, esses produtos são feitos extremamente leves e elásticos para que as pernas não fiquem cansadas ou esfoladas durante o uso.

      Devido à grande quantidade de produtos feitos de PVC e EVA, todos podem escolher para si próprios sapatos ou protetores de calçados, com foco na preferência pessoal.

      Recomendações de seleção

      Para escolher as galochas certas para você, você precisa prestar atenção a critérios como:

      • o tamanho;
      • a presença ou ausência de salto e sua forma;
      • recursos de cor;
      • tipo de galocha (aberta ou fechada);
      • finalidade dos produtos de borracha.

      Ao escolher o tamanho, você precisa saber o comprimento do pé em centímetros e o comprimento da palmilha caso as galochas sejam usadas por cima. O stock recomendado para calçar o pé é de 1 cm, para calçado - 0,5 cm. Dependendo do calçado que se pretende proteger, deverá seleccionar galochas com ou sem salto e também prestar atenção ao seu formato. Escolhendo as galochas pela cor, é preciso olhar a tonalidade do sapato e levar em consideração o seu gosto. Recomenda-se usar preto ou marrom para calçados clássicos, para um estilo jovem é preferível optar por cores vivas.

      Se você prestar atenção no tipo de galocha, então o melhor é comprar calçado que possa ser aberto, protegendo a sola do sapato sem cobri-lo, ou fechado em forma de bota, que protege ao máximo o calçado.

      Ao escolher as galochas, é necessário observar o tipo, que deve corresponder ao tipo de calçado - isso as tornará fáceis de calçar e terão uma aparência orgânica.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa