Fondyushnitsa

Fondyushnitsa: o que é e como escolher?

Fondyushnitsa: o que é e como escolher?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das variedades
  3. Acessórios possíveis
  4. Nuances de escolha
  5. Como usar?

O fondue é uma conhecida obra-prima da culinária francesa, que você pode saborear na panela. Primeiramente, este prato era um queijo derretido no vinho. Os que estavam à mesa pegaram pedaços de pão velho e os mergulharam na massa de queijo quente. Desde então, o prato de fondue passou por várias fases de transformação, mas o recipiente para a sua preparação não sofreu alterações e chama-se simplesmente “fondue”.

O que é isso?

Fondyushnitsa não é apenas um utensílio de cozinha, mas um verdadeiro mistério da cozinha francesa. Por outro lado, o recipiente de fondue se assemelha a uma chaleira comum, embora na verdade seja uma unidade única que pode transformar reuniões comuns em uma noite romântica para os amantes ou um mini-banquete para amigos. A principal característica da fondyushnitsa é que todos podem se sentir um verdadeiro chef.

Na França, o fondue tem um nome diferente, ou seja, "cakelon". Exteriormente, o dispositivo realmente se assemelha a um pequeno chapéu-coco, levantado sobre três pernas. Você pode colocá-lo em qualquer lugar - o principal é que a superfície seja plana. Um queimador ou vela é instalado na parte inferior do tripé.

Graças às experiências dos chefs franceses, o fondue de queijo foi complementado com receitas de carne. Também prepara pratos de peixe. Conseqüentemente, as tigelas foram feitas de outros materiais. Os amantes de doces vão apreciar as caixas de fondue de chocolate, cujos desenhos se assemelham a uma pequena fonte.

Descrição das variedades

Hoje, as lojas oferecem uma grande variedade de pratos de fondue, mas antes de tudo, eles diferem no material da tigela. É importante notar que muito depende do material do elemento principal da unidade apresentada:

  • a duração do serviço do dispositivo;
  • facilidade de atendimento;
  • taxa de aquecimento e duração da manutenção da temperatura definida;
  • que tipo de fondue vai poder cozinhar.

Ferro fundido

Os tanques de ferro fundido têm uma longa vida útil. Eles aquecem rapidamente e se mantêm aquecidos por dentro por um longo tempo. Você pode cozinhar pratos de peixe e carne com segurança neles. As panelas de ferro fundido são adequadas para cozinhar vegetais e também para derreter queijos duros. A única desvantagem deste material é a rápida absorção de odores.

Aço inoxidável

Ao contrário das panelas de fondue de ferro fundido, as panelas de aço inoxidável são mais leves, não absorvem o cheiro dos pratos de cozinha e têm uma vida útil semelhante. As únicas desvantagens são a incapacidade de reter o calor dentro do recipiente e o aparecimento de depósitos de carbono na superfície da tigela durante o aquecimento.

Cerâmica

Este material não resiste à exposição a altas temperaturas. Consequentemente, os pratos de peixe ou carne não podem ser cozinhados em recipientes de cerâmica. Mas é perfeitamente possível derreter queijo ou chocolate em um fondue de cerâmica.

Porcelana

A porcelana é muito mais cara do que o fondue de cerâmica. No entanto, um preço tão alto corresponde a uma aparência espetacular e apresentável. Essas construções são geralmente usadas para fazer fondue de chocolate.

Vidro resistente ao calor

Taças de vidro são muito menos comuns em vitrines do que estruturas de porcelana ou cerâmica. Sua aparência atende às altas demandas de estética. Outra vantagem importante é a capacidade de resistir a altas temperaturas.

Metal

As bandejas de fondue de metal são as menos populares. Eles não têm uma vida útil longa, não retêm calor por dentro e queimam por fora. Alguns argumentam que os pratos de fondue de metal foram inventados para ensinar habilidades culinárias, nada mais.

Além do material, as bandejas de fondue variam em tamanho. Os recipientes pequenos são projetados para 0,5 litros, e o volume dos grandes não ultrapassa 2,5 litros. Além do tamanho, as construções do fondue são divididas de acordo com o tipo de aquecimento. Cada variante individual é caracterizada por um princípio de operação individual. Alguns funcionam com uma chama aberta, outros com eletricidade.

Clássico

Essa variação de fondue nas pessoas comuns é chamada de "queimador". Em tais projetos, uma chama aberta de uma vela ou um queimador alimentado com gel ou pelotas de combustível especialmente projetadas que não emitem um odor desagradável, fumaça e fuligem são usadas como elemento de aquecimento.

É esta variação da fondyushnitsa que permite criar um ambiente romântico, capaz de preencher o ambiente com aconchego e conforto, principalmente quando está frio e com nevasca lá fora.

As vantagens de um queimador de fondue são a mobilidade, a capacidade de regular a potência da chama. As desvantagens incluem a necessidade de aquisição adicional de células de combustível.

Elétrico

Estandes de fondue elétricos estão mais em linha com o mundo moderno. Em tais designs, é possível regular a potência de aquecimento do recipiente, podendo cozinhar diferentes pratos nele. Para ativar o dispositivo, basta conectá-lo a uma tomada. Embora às vezes o comprimento do fio seja tão curto que não será possível ficar sem um cabo de extensão.

Graças ao revestimento antiaderente, muitos modelos de unidades elétricas de fondue podem ser lavados com diferentes detergentes.

As principais vantagens dos recipientes elétricos para fazer fondue são a segurança durante a operação, a dispensa de compra de combustível e a facilidade de controle de temperatura. As desvantagens são a estacionariedade e a falta de romantismo do aparelho de trabalho.

Fabricantes populares

O mercado de eletrodomésticos moderno está repleto de uma variedade de fondyushnits, cujos fabricantes são empresas pouco conhecidas. E aqui todo mundo tem muitas dúvidas, porque comprar um produto bastante caro de uma marca desconhecida é perigoso. Para dirimir todas as dúvidas, sugere-se que você se familiarize com a avaliação dos fabricantes de embalagens de fondue, compilada exclusivamente em avaliações de consumidores.

AEG

Inicialmente, esta marca alemã dedicava-se à engenharia mecânica e à produção de peças sobressalentes para equipamentos de potência. Seu negócio foi para cima e, depois de um tempo, a AEG entrou em um grande portfólio de uma marca como a Electrolux. Os aparelhos embutidos da AEG são hoje representados pelo Grupo Electrolux e os pequenos pela ETV.

Dentre a grande variedade de dispositivos produzidos pela AEG, as bandejas de fondue são muito procuradas pelos consumidores. Eles se distinguem por sua alta vida útil, qualidade e segurança. Na maioria das vezes, as famílias com filhos pequenos optam por este fabricante.

Koenig

A marca apresentada nasceu na década de 50 do século passado. Inicialmente, as churrasqueiras elétricas foram produzidas com este nome, e depois de um tempo a gama deste fabricante foi reabastecida com vários tipos de eletrodomésticos, incluindo pratos de fondue.

Infelizmente, é quase impossível encontrá-los nas lojas russas, já que todos os produtos da marca são vendidos na Suíça. Mas se você tiver a sorte de conseguir um recipiente para fazer fondue Koenig, não vai querer nem sonhar com outra marca.

Petra

Esta marca é uma das progenitoras de eletrodomésticos de alta qualidade. Seu sortimento inclui chaleiras, torradeiras, churrasqueiras elétricas, eletrodomésticos e muito mais. Mas, apesar da ampla gama de produtos, os consumidores ficaram imensamente impressionados com os dispositivos para fazer fondue.

Ergonômico, confortável, bonito e o mais importante - pratos de fondue de alta qualidade, infelizmente, podem ser encontrados principalmente no mercado alemão. Nos países da CEI, este produto é geralmente entregue em um pedido individual.

Sorriso

Uma marca bastante comum que produz pequenos eletrodomésticos, louças, acessórios para a casa. Foi esta empresa que conseguiu enfatizar a ergonomia moderna e o romantismo clássico nos pratos de fondue criados. As embalagens de fondue Smile são garantia de qualidade e durabilidade.

Gastroback

Uma conhecida marca alemã que produz eletrodomésticos premium. A empresa entrou na Federação Russa em 2000 e imediatamente conquistou o coração dos consumidores. Os clientes começaram a retirar esses equipamentos avançados de alta qualidade das prateleiras das lojas, especialmente prateleiras de fondue.

Cada modelo individual de recipiente de fondue difere não apenas em características técnicas, mas também em uma aparência chique que se encaixa perfeitamente em qualquer design de interiores de cozinha.

Nova

Um diferencial da marca apresentada é a alta qualidade dos eletrodomésticos manufaturados. Há mais de 60 anos, a marca agrada os consumidores com excelentes produtos, como waffles, fritadeiras, grelhados e, claro, pratos de fondue. Estas últimas, aliás, agradaram os compradores dos países europeus. E tudo graças à multifuncionalidade do fondue, ergonomia e design.

Severin

A marca alemã original era uma pequena empresa familiar com apenas uma mini-oficina na forja. Mas depois de um longo período de tempo, Severin se tornou a marca registrada número um. Hoje é um grande fabricante de eletrodomésticos, que conquistou o reconhecimento dos consumidores pela qualidade dos produtos e sua longa vida útil.

E não se trata apenas de uma chaleira com cafeteiras. Fondyushnits estão em grande demanda entre os compradores.A marca Severin oferece aos seus clientes vasilhames para a preparação de fondue de diferentes características técnicas, cada uma das quais com muitas características.

Tristar

Um fabricante holandês que ganhou o reconhecimento do consumidor por produzir produtos de alta qualidade para melhorar o ambiente de vida. O princípio básico da empresa é a alta qualidade a um preço acessível. Os fãs desta marca são conhecedores do prato de fondue francês, até porque as bancas de fondue Tristar se caracterizam por serem os melhores eletrodomésticos que vão ao encontro das necessidades do consumidor.

Acessórios possíveis

Há um grande número de fondyushnits em lojas de eletrodomésticos. Alguns modelos são equipados com um conjunto padrão de acessórios, outros incluem diversos itens auxiliares e outros ainda não possuem complementos. Estes últimos, aliás, praticamente não atendem à demanda dos consumidores. Quanto ao conjunto padrão de acessórios, inclui os itens a seguir.

  • Chapeu coco - um recipiente para cozinhar, que pode ser feito de cerâmica, ferro fundido, aço, vidro ou ferro. Os potes diferem em design e volume. Muitos modelos de caldeiras são equipados com tampas com orifícios para espetos.
  • Espetos - garfos de fondue, nos quais são enfiados pão, peixe, carne, frutas e outros produtos.
  • Elemento de aquecimento - neste caso estamos a falar do queimador ou do sistema eléctrico. O queimador está funcionando no fogo aberto, a geladeira é aquecida por um minifogão.
  • Ficar de pé - um produto de metal ou ferro fundido, no centro do qual existe um local para um queimador.

A lista de acessórios de fondue inclui:

  • tigelas - recipientes para alimentos;
  • anel removível - porta-garfo;
  • base de metal - o objetivo de proteger a mesa do aquecimento;
  • livro com receitas.

A política de preços para conjuntos de fondue difere dependendo dos itens empilhados dentro. Além disso, o preço do dispositivo é baseado na necessidade de compra subsequente de elementos adicionais.

Nesse caso, estamos falando de combustível. Os padrões clássicos envolvem o uso de castiçais.

No entanto, o combustível mais seguro é o gel. As principais vantagens deste líquido são a ausência de fuligem, odor desagradável e facilidade de uso. Uma lata de gel é suficiente para 10-12 aplicações. Mas apenas o fondue de chocolate e queijo pode ser aquecido nele. Infelizmente, o combustível em gel produz muito menos calor do que o álcool.

Nuances de escolha

O fondue não é um prato comum. Ele é preparado apenas em ocasiões especiais, o que significa que o processo de criação de uma obra-prima da culinária deve ocorrer exclusivamente com uma nota positiva. No entanto, uma atitude positiva é apenas parte de uma culinária bem-sucedida. Basicamente, a qualidade do fondue e seus parâmetros são importantes. Por isso, ao comprar um recipiente para fazer fondue, várias nuances devem ser levadas em consideração.

  • O número de pessoas na festa. A quantidade de espetos que estarão presentes no conjunto depende deste parâmetro.
  • Volume da tigela. Para um fondue de chocolate, um caquelon de 0,5 litro é suficiente. Bem, para um prato de queijo ou carne, modelos com um volume de 2-2,5 litros devem ser considerados.
  • Diferentes variações de fondue. Se diferentes tipos deste prato francês forem preparados em um recipiente, você deve escolher tigelas de ferro fundido ou aço.
  • Regulação de aquecimento. Neste caso, é preferível escolher produtos onde haja regulagem do queimador para aumentar ou diminuir a intensidade do fogo durante o cozimento.
  • Cuidando do produto. É importante esclarecer com antecedência quais métodos de limpeza podem ser usados ​​para a tigela, pois alguns recipientes só podem ser lavados à mão.
  • Projeto Caquelon. Na hora de escolher um prato de fondue, é preciso estar atento ao aspecto do produto para que ele se encaixe perfeitamente no interior da cozinha.

Como usar?

Cada conjunto de fondyushnitsa possui instruções de uso, que descrevem o processo de operação correto.No entanto, as anfitriãs argumentam que, para entender como usar um dispositivo tão incomum, é necessário preparar nele uma obra-prima culinária. Por exemplo, um fondue de queijo clássico:

  • cubos de bom queijo são enviados para a tigela;
  • vinho branco e creme são servidos ali;
  • seguido de sal, pimenta, amido;
  • a mistura deve ser derretida em fogo baixo, cuidando para que o prato não ferva;
  • depois que os produtos derretem, o queimador é retirado e o fondue é enviado para a mesa de jantar.

Na verdade, nada complicado, o principal é não se distrair do processo de cozimento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa