Fobias

Tudo sobre espectrofobia

Tudo sobre espectrofobia
Contente
  1. O que é isso?
  2. Os principais sintomas e seu diagnóstico
  3. Causas da doença
  4. Métodos de tratamento

Quase todas as pessoas tiveram que sentir medo pelo menos uma vez na vida ao ver um reflexo no espelho de sua própria figura ou outro objeto no crepúsculo. Às vezes, um horror que tudo consome e uma ansiedade exagerada diante do reflexo em um espelho, vidro, água se transformam em fobia. É necessário compreender as peculiaridades do surgimento de tal medo. É possível curar completamente a doença?

O que é isso?

O medo do espelho e de suas propriedades reflexivas é uma fobia rara. É chamado de espectrofobia (do espectro latino "imagem", "visão" + fobos gregos "medo"). Sua variedade é a eisoptrofobia (do grego "espelho" + "medo"), em que o indivíduo tem medo de se olhar em um espelho, superfície de vidro ou água. Olhar para sua própria pessoa em uma imagem no espelho desencadeia um ataque de pânico.

A espectrofobia é um transtorno mental muito sério. Normalmente, as fobias surgem do medo de prejudicar a saúde ou a vida.

Ao contrário de outros medos, o medo diante de espelhos é difícil de justificar, uma vez que as imagens neles não podem fazer mal. O motivo do medo é puramente psicológico.

É difícil para essas pessoas ficarem em salas com espelhos. Tentando evitá-los, a pessoa começa a sair da vida pública. O sofredor de fobia se afasta de vitrines, vitrines, vitrais. Ele tenta não olhar para eles. As casas são cobertas com espelhos e outras superfícies reflexivas com tecido denso. O paciente tem medo de ver algo assustador, assustador, mas na realidade inexistente, não real. E nesses momentos ele sente a ameaça pairando sobre ele.

Os espectrófobos são tímidos, agitados e nervosos. Eles olham constantemente ao redor para se certificar de que não há espelhos ou superfícies de vidro. Entrando em uma sala com vários espelhos, essas pessoas covardemente deixam a sala.

À noite, o medo se intensifica, pois há uma ansiedade inexplicável de ver no espelho algo mais do que o seu reflexo.

Os principais sintomas e seu diagnóstico

Os sinais de eisoptrofobia são medos causados ​​pela visão do próprio reflexo em um espelho, vidro e superfície da água, não só à noite, mas também durante o dia. A relutância em ser fotografado geralmente é causada pelo medo de suas fotos.

O medo da própria reflexão contribui para o aparecimento de sintomas a nível mental e fisiológico.

A doença é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • horror intenso ao ver seu reflexo no espelho;
  • medo da própria aparência na fotografia;
  • isolamento, evitação de comunicação com as pessoas;
  • um desejo irresistível de sair da sala com um espelho;
  • excitação inexplicável, aumento do nervosismo, estado de alerta;
  • pensamentos obsessivos;
  • o surgimento do medo da morte;
  • confusão de consciência;
  • ataques de asma;
  • boca seca;
  • desconforto na região do peito;
  • cardiopalmo;
  • sensação de tremor por todo o corpo;
  • o aparecimento de suores frios;
  • ondas de calor;
  • desmaio;
  • branqueamento da pele;
  • náusea;
  • respiração aumentada.

Um medo irresistível e uma forte ansiedade diante de superfícies reflexivas podem aparecer em uma pessoa por um curto período de tempo e desaparecer à medida que a psique se estabiliza.

Se o medo de espelhos persistir por várias semanas ou meses, você deve consultar um psicoterapeuta e fazer o diagnóstico.

Um especialista qualificado, com a ajuda de conversação e testes especiais, estabelecerá um diagnóstico preciso.

Causas da doença

A falta de avaliação adequada dos eventos em andamento, numerosos complexos próprios podem levar à espectrofobia. Certos motivos contribuem para sua ocorrência.

  • A fobia pode ter raízes na primeira infância. A criança, vendo no espelho um terrível reflexo de algum objeto ou fenômeno, ficou muito assustada. A presença de uma situação traumática fica depositada na memória do bebê e acaba levando ao adoecimento.
  • A educação parental incorreta afeta o desenvolvimento da auto-estima da criança, pode provocar rejeição de si mesma, rejeição de seu próprio reflexo. O espelho irrita: a pessoa está mais uma vez convencida de sua inferioridade.
  • A experiência negativa do passado o faz pensar em pesadelos que atormentam a vítima. Acontece que uma pessoa é incapaz de lidar com uma situação estressante, se recuperar, e uma psique enfraquecida é incapaz de suportar uma nova carga.
  • A relutância em aceitar um defeito de nascença existente traz sofrimento quando se olha de fora.
  • Uma situação traumática que resulta em uma deficiência física recente severamente perturbadora (careca inesperada, ganho de peso, nariz quebrado em uma briga, lábio partido, cicatriz ou queimadura no rosto). A pessoa nem sempre está pronta para aceitar sua nova imagem. No início, ele tenta ignorar os espelhos e, em seguida, há o medo de objetos reflexivos.
  • O medo místico afeta pessoas suspeitas. Desde os tempos antigos, o espelho foi associado a um portal para outro mundo. Acreditava-se que através dele as almas dos mortos, fantasmas, monstros, lobisomens e outros espíritos malignos poderiam penetrar na casa.
  • Medo de quebrar o espelho acidentalmente devido a várias superstições. Existem muitos signos folclóricos associados a este assunto.
  • Ocasionalmente, uma fobia ocorre devido à disfunção sexual de uma pessoa.

Métodos de tratamento

Aos primeiros sinais pronunciados de espectrofobia ou eisoptrofobia, é necessário buscar ajuda de um especialista qualificado que irá prescrever um tratamento abrangente.

Os medicamentos têm como objetivo normalizar o sono e eliminar os ataques de pânico. O psicoterapeuta, dependendo das indicações e características individuais do corpo, prescreve adequado sedativos, hipnóticos inofensivos de nova geração, tranquilizantes e antidepressivos.

A automedicação com drogas pode causar danos irreparáveis ​​ao organismo.

A ingestão de medicamentos é realizada somente de acordo com as instruções e sob a supervisão de um especialista qualificado.

Existem técnicas eficazes destinadas a eliminar a espectrofobia.

  • Psicoterapia psicanalítica é usado para traumas psíquicos na infância, para a aquisição de uma doença em tenra idade. As visitas frequentes ao psicoterapeuta e o tratamento de longa duração trazem excelentes resultados. Este é o método de terapia mais eficaz, mas requer muito esforço por parte do paciente.
  • Abordagem cognitivo-comportamental visa revisar o próprio "eu" de um defeito adquirido. No caminho para superar o medo, o paciente é ajudado a recodificar suas atitudes negativas em uma atitude positiva.
  • Com o nojo do paciente pelo próprio corpo no contexto das disfunções sexuais do corpo, o trabalho conjunto de um psicólogo e um terapeuta sexual é necessário.
  • Aulas em grupo ajudam a resolver problemas, para aliviar o estado do paciente e consolidar os resultados positivos da luta contra o medo das superfícies reflexivas. Juntos, é mais fácil formar uma mentalidade psicológica e comportamental para eliminar a fobia.

O especialista pode sugerir fazer sessões de hipnose. O sofredor de fobia é colocado em um estado de transe por um tempo. Um desligamento completo da consciência e ativação do subconsciente torna possível substituir os pensamentos de medo sobre o espelhamento, especialmente à noite, por sentimentos e emoções positivas.

O hipnologista corrige a psique, direcionando na direção necessária. No final do curso da hipnose, os medos se dissipam, a fobia é suplantada por pensamentos positivos:

  • há uma reação adequada à visão de espelhos ao anoitecer;
  • há uma avaliação adequada do grau real de ameaça;
  • objetos reflexivos em espelhos são percebidos como normais;
  • o estado mental está se recuperando gradualmente;
  • o medo do aparecimento do reflexo de entidades terríveis e fenômenos misteriosos no espelho desaparece.

A hipnoterapia é eficaz no tratamento da espectrofobia. Cada paciente requer uma abordagem pessoal.

O trabalho do hipnologista é ajudar o paciente. Caso contrário, sua condição pode evoluir para depressão clínica. A formação de novas fobias não deve ser permitida. Em seguida, será necessário tratamento adicional.

Com um medo opressor, os psicólogos recomendam substituir os espelhos grandes por pequenos espelhos bem organizados. Para evitar complicações da doença e a formação de outras fobias secundárias, quando surge a ansiedade, é melhor evitar olhar freqüentemente para superfícies reflexivas. Você deve sempre se lembrar da total inocuidade e segurança do reflexo no espelho. Não faz mal ao corpo.

Você deve se acostumar gradualmente com o seu reflexo. Ao mesmo tempo, é aconselhável notar o lado positivo de sua aparência e elogiar em voz alta. Não se concentre em procurar falhas. Você deve erradicar os pensamentos negativos, estabelecer-se de maneira positiva.

No momento em que se olha no espelho, você precisa se forçar a sorrir amplamente. Não permita carranca e caretas desagradáveis.

Trabalhar duro consigo mesmo é um grande benefício. O autotreinamento inclui a repetição de frases de motivação positiva que permitem que você mude sua própria visão de si mesmo. O relaxamento é útil no tratamento.A ansiedade pode ser aliviada com um chá de ervas, música relaxante e um banho de sal marinho. Para acalmar a música, pensamentos inquietos e associações desagradáveis ​​precisam ser transformados em memórias agradáveis. É desejável imaginar o céu azul, ondas do mar esmeralda, areia dourada, belas plantas.

Você pode superar o medo ao ver seu reflexo à noite por conta própria. Exercícios de respiração e controle sobre suas próprias emoções são necessários.

Inicialmente, um sofredor de fobia deve responder a uma série de perguntas para si mesmo:

  • Quando comecei a ter medo do espelho e do reflexo nele?
  • O que pode acontecer se eu sempre focalizar a imagem no espelho?
  • Por que estou ansioso e como posso lidar com isso?
  • Por que tenho medo da minha própria imaginação?
  • O que acontece comigo se eu me atrever a olhar meu reflexo no espelho à noite?
  • Posso superar o medo sozinho?

    Antes de ir para a cama, você precisa visualizar seu sonho, relembrar os momentos agradáveis ​​da vida. Para eliminar o medo da própria fotografia, você precisa solicitar uma sessão fotográfica de um especialista altamente qualificado que possa agradar o cliente com belas fotos de alta qualidade. Durante o tratamento, os psicólogos aconselham evitar a leitura de literatura fantástica, assistir a filmes de terror e aprender a distinguir claramente entre o mundo real e o fictício.

    Veja por que as pessoas têm medo de espelhos abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa