Fobias

Medo do futuro: como se chama e como tratá-lo corretamente?

Medo do futuro: como se chama e como tratá-lo corretamente?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas da futurofobia
  3. Como superar o medo?

Muitas pessoas querem saber o que acontecerá com elas no futuro. Para isso, eles procuram adivinhos e médiuns. No entanto, também existem pessoas que têm medo de olhar para o futuro. Tudo ali os assusta. Parece-lhes que no futuro todas as pessoas enfrentarão problemas e infortúnios. Esses comportamentos são chamados de futurofobia.

O que é isso?

Um problema bastante específico apareceu na sociedade moderna - é a futurofobia (de uma forma simples, o medo do futuro). E devo dizer que por uma razão, as pessoas sentem certo nervosismo ao pensar que a hora se aproxima.

As pessoas, ou como também são chamadas de "habitantes", com pensamentos e consciência primitivos sempre tiveram medo e terão medo de várias mudanças. Eles precisam de estabilidade constante, e isso lhes convém.

Esse comportamento está associado a uma relutância em assumir a responsabilidade pelas consequências das ações tomadas para mudar o futuro.

Hoje em dia, a situação se agravou muito. Talvez seja assim que o presentismo afeta as pessoas, que não foi completamente erradicado desde os dias em que as pessoas viviam na Idade da Pedra. Para ser preciso, o presentismo denota uma característica da psique humana, onde o passado e o futuro parecem ser idênticos ao presente.

Mas o medo do futuro, a saber: futurofobia, inclui rejeição completa de idéias sobre o que acontecerá a seguir. Quando a humanidade estava apenas se desenvolvendo, os problemas do futuro simplesmente não surgiam. Havia apenas um presente. Claro, então não havia outro problema - futurofobia.

Além do mais, a fobia do futuro próximo é causada pela decadência das tradições de vida que estão desaparecendo no passado devido ao início do progresso... Muitas pessoas entendem que a humanidade de hoje chegou ao ponto em que a incerteza a aguarda. Talvez uma vida completamente diferente chegue, onde você precisará reconstruir completamente sua consciência. E poucos são capazes disso, e eles têm uma consciência muito flexível.

A manifestação individual da futurofobia se expressa na rejeição dos problemas associados à mudança, seguida de dificuldades. Aqui, há uma evitação consciente de possíveis problemas ou inconsciente.

Se tomarmos uma escala maior, a saber: abordagem do ponto de vista de uma determinada sociedade, então neste caso, a futurofobia pode atuar. na forma de infantilismo coletivo. Essa manifestação se tornou comum entre muitas pessoas que sofrem de diminuição do tom da psicossomática, depressão de consciência e falta de confiança em suas habilidades.

Futurófobos apresentam transtornos depressivos.

A manifestação em massa retarda a implementação de projetos globais e ideias modernas. É aqui que a advertência é acionada: não importa o quão pior... As pessoas têm medo de pensar no progresso por medo de desastres provocados pelo homem. Alguns são atormentados pelas questões da autodestruição de toda a humanidade. A instabilidade no mundo causa pensamentos que levam ao desenvolvimento de uma fobia. Todo tipo de crise financeira traz a consciência do indivíduo a tal ponto que muitos começam a pensar seriamente sobre uma existência miserável em um futuro próximo.

Causas da futurofobia

Fatores psicológicos afetam a ocorrência de doenças físicas em uma pessoa. Essas manifestações são estudadas pela ciência da psicossomática, assim chamada porque é traduzido da seguinte forma do grego: ψυχή é a alma e σῶμα é o corpo.

A futurofobia costuma causar ataques de pânico nas pessoas e estes, por sua vez, afetam o bem-estar geral.

O medo do futuro é considerado um sintoma do transtorno de personalidade neurótica obsessivo-fóbica. O medo ajuda a pessoa a sobreviver, mas apenas quando está consciente. O medo inconsciente interfere em viver e se sentir completamente saudável.

As causas da futurofobia podem ser diferentes. Vamos listar alguns dos mais famosos.

  • Ideologias imponentes que promovem o desenvolvimento de um conflito militar. Muitos temem que a situação saia do controle, que líderes inadequados provoquem conflitos e que uma guerra total comece a destruir a vida na Terra. Essa fobia está associada à compulsão obsessiva. Por que pensar em tal futuro quando existe um presente. Sempre houve guerras entre as pessoas - às vezes por um longo tempo, e nenhuma delas terminou em tragédia completa. A humanidade sempre parou no tempo por prudência de um dos lados opostos.
  • Os meios de comunicação de massa têm grande influência no desenvolvimento da psicose. Eles agem com base no princípio: quanto mais negativo, mais atenção do espectador. Portanto, não se deve cair nos truques dos magnatas da mídia e, mais ainda, ter medo do início de uma vida futura.
  • Hoje se tornou muito popular buscar conselhos e ajuda dos métodos do ocultismo.... Acreditar no paranormal não é proibido, mas você precisa fazer isso sem fanatismo. Ninguém pode prever o que o futuro reserva para nós, exceto o próprio Deus.
  • A sociedade moderna se distingue pelo pensamento avançado no campo em que os gadgets estão presentes. No entanto, muitos deixaram de se interessar pelas informações necessárias. Argumentos científicos foram trocados por jogos de computador. E isso leva a mente humana a um beco sem saída. A consciência se revolta e está ativa na forma de várias fobias, incluindo futurofobia.
  • Muitas pessoas se cansam no trabalho, ocorre a privação de sono. O cérebro percebe as informações nessa situação de uma maneira completamente diferente. Portanto, ao ouvir o negativo na TV ou no ônibus, muitos começam a pensar na situação, e o resultado é um estado de obsessão.
  • As pessoas esperam algo bom da vida. Mas nem sempre funciona da maneira pretendida.Eventos negativos estão ocorrendo. Eles acontecem e você precisa chegar a um acordo com eles. Não pense que esses eventos negativos irão persegui-lo em sua vida futura, sempre e em todos os lugares. Saiba como reconstruir sua consciência para um estado positivo, e então você não terá medo da futurofobia.

Futurofobia também é perigosa porque pode levar ao desenvolvimento de esquizofrenia.

Como foi descoberto por cientistas, esta doença perigosa é considerada uma desordem de todo o organismo como um todo... Em termos sociais, a futurofobia pode causar danos irreparáveis ​​porque as pessoas com medo não acreditam na possibilidade de mudar tudo para melhor e resolver os problemas globais.

    Como superar o medo?

    Qualquer medo, incluindo o medo do futuro, deve ser reconhecido e, então, uma análise individual desse estado deve ser realizada. Portanto, haverá mais chances de superar o estado obsessivo. Para fazer isso, responda algumas perguntas a si mesmo.

    • Por que estou com medo? Que pergunta desperta meu medo do futuro?
    • Quando uma fobia assume a forma de pânico e quando "coça" na mente como uma mosca irritante e ao mesmo tempo não se intensifica nem diminui?
    • Quando o futuro chegar, o que posso perder? Ou talvez consiga muito mais?

    Dessa forma, você pode ver seus medos, ou seja, olhá-los nos olhos. Faça a si mesmo essas perguntas todos os dias. Você gradualmente se acostumará com sua fobia. Os hábitos podem destruir até os sentimentos mais fervorosos. O mesmo acontecerá com o seu medo.

    Para ser eficaz, escreva todas as suas respostas no papel. Faça isso todos os dias. Releia o que você escreveu. Quando você se acostumar com o medo e parar de sentir ansiedade, execute o seguinte ritual de destruição final: pegue todas as folhas cobertas de escrita e queime-as com prazer.

    Quando você começa a lutar contra a fobia, paralelamente pode e até precisa fazer algumas coisas úteis adicionais.

    • Pela mídia... Faça as pazes com você mesmo.
    • Esportes. O exercício ao ar livre melhora o humor e desperdiça muita energia. É essa energia que você não terá o suficiente para desenvolver seus medos. A fadiga muscular tem mais probabilidade de causar um sono saudável do que o medo de um futuro que ainda não chegou.
    • Meditação. Essa técnica ajudará a relaxar sua mente e afastar os pensamentos ruins.
    • Ouvindo música. Ela deve estar calma e em paz. Essa atividade reduz a sensação de ansiedade.
    • Coisa favorita... Inscreva-se para uma aula de artesanato. Lá você irá adquirir pessoas que pensam como você, e a comunicação com novos amigos só irá beneficiá-lo.

      Lembre-se de que a vida nunca é sem problemas. Eles estavam no passado, eles estarão no futuro. Aceite este pensamento, assegure-se apenas no caso, faça um airbag. Pode ser multifacetado.

      Os sábios dizem que as mudanças na vida são sempre benéficas.

      Eles ajudam a se livrar do fardo dos problemas e ressentimentos do passado. Portanto, você não deve ter medo da mudança.

      No vídeo a seguir, você aprenderá o conselho de um psicólogo praticante sobre como superar o medo do futuro.

      1 comentário

      Obrigado pela informação.

      Moda

      a beleza

      casa