Peladofobia: sintomas e tratamento
De acordo com a maioria das mulheres, os homens carecas são muito sexy e atraentes, alguns homens acham as mulheres carecas muito atraentes e interessantes. Mas isso não soa reconfortante para aqueles que estão em pânico com medo de ficar careca repentinamente. Essas pessoas são chamadas de peladófobos.
Descrição
Peladofobia - um medo irracional de calvície, medo de pessoas carecas. Inicialmente, uma pessoa com esse tipo de transtorno mental fica intimidada com a perspectiva da calvície. Ele é lembrado dessa probabilidade pelas pessoas carecas que conheceu e, portanto, o medo se espalha na maioria dos casos entre elas.
Quase igualmente, homens e mulheres sofrem de peladofobia. Este transtorno fóbico pode se desenvolver em jovens e idosos, em adolescentes. Não há sinais de medo da idade.
Não há dados exatos sobre o número de pessoas que sofrem dessa fobia, porque muitas pessoas não procuram um psicoterapeuta com esse problema.
Mas os tricologistas (especialistas em saúde do cabelo) apontam que são frequentemente abordados por pessoas com queixas de extrema preocupação com a possibilidade de ficarem calvos, embora não tenham pré-requisitos óbvios para a queda de cabelo. É possível que muitos deles sofram de peladofobia.
sinais e sintomas
É necessário distinguir as pessoas que têm escrúpulos ou que criticam os carecas. É uma questão de cultura, educação, preferência pessoal e gosto, mas não um distúrbio fóbico da psique. Um verdadeiro peladófobo não critica os calvos, simplesmente tem medo deles, porque ele próprio tem medo de ficar calvo.
Os peladófobos prestam muita atenção ao cabelo e à saúde. Eles estão prontos para gastar grandes somas em procedimentos de cura, em produtos modernos e inovadores para o cuidado dos cabelos.Freqüentemente, examinam ansiosamente a linha do cabelo no espelho.
Conhecer pessoas carecas os leva a um estado de ansiedade. Eles não conseguem se concentrar em seus estudos, tarefas de trabalho, se houver uma pessoa com cabeça calva por perto.
Ao mesmo tempo, as formas leves de peladofobia podem permanecer quase despercebidas por outras pessoas - a pessoa simplesmente tenta não se aproximar de um colega careca, não faz amizade com ele, não toma chá com ele na hora do almoço.
Os estágios mais pronunciados do transtorno fóbico são acompanhados por sintomas vegetativos óbvios, cujas manifestações o peladófobo não consegue controlar, por mais que tente. Ele evita lugares onde os carecas possam se encontrar e, como eles podem se encontrar em qualquer lugar, a pessoa está em constante tensão. Ao se encontrar repentinamente com um careca, caso não seja possível evitá-lo, o fob começa a sentir os sintomas dos efeitos da adrenalina em seu corpo:
- a pressão arterial aumenta, a freqüência cardíaca, o pulso acelera;
- o suor frio aparece nas palmas das mãos, rosto, costas;
- há uma sensação de perda da realidade, a pessoa não controla a situação ao seu redor;
- as pupilas dilatam, a pele fica pálida;
- há uma sensação de falta de ar para a respiração normal;
- a boca seca;
- tremores (tremores de mãos, lábios) podem ocorrer;
- em casos graves, ocorre tontura e perda de consciência.
Uma pessoa pode permanecer no lugar, como se estivesse constrangida, ou pode experimentar um desejo irresistível de escapar, que pode muito bem incorporar na realidade, sendo considerada estranha e "maravilhosa".
Um ataque de pânico passa depois que o fator medo desaparece. Depois de um ataque de pânico, a pessoa se sente cansada, oprimida, com vergonha de seu próprio comportamento, possivelmente público, impróprio.
Todos os peladófobos tendem a prestar muita atenção na busca de novos métodos e medicamentos para os cabelos, praticam diversos métodos folclóricos e médicos.
Eles estão tão obcecados com esse processo que todas as conversas podem girar em torno de um novo método de engrossar o cabelo.
Sabe-se que O ator de Hollywood Tom Cruise sofre de peladofobia. Ele não esconde que tem muito medo de ficar careca e, por isso, não poupa dinheiro para cuidar do couro cabeludo. O ator recusa categoricamente os papéis de personagens carecas, mesmo que geralmente goste do roteiro. Após comunicação forçada com calvos, Cruz visita seu psicanalista, pois, segundo ele, precisa restaurar as forças mentais.
Causas
Peladofobia se refere a transtornos mentais do tipo fóbico. Representa uma reação exagerada a uma situação que o cérebro humano considera perigosa. É bastante claro que a calvície não representa perigo para a vida humana, muitos sem um único fio de cabelo na cabeça vivem uma vida longa e bastante feliz e, portanto, o medo da calvície não é razoável, irracional, que nada tem a ver com as manifestações do instinto natural de autopreservação de uma pessoa.
Os psiquiatras que estudam este fenômeno chegaram à conclusão de que frequentemente, a causa do medo está na hereditariedade. Ao mesmo tempo, não é o medo em si que é herdado, mas o modelo de comportamento do ancestral - se um dos pais tinha muito medo de perder cabelo e a criança observou isso durante a infância, ele percebe esse modelo adulto como genuíno , e age da mesma forma sem pensar muito, e por que, de fato, ele tem tanto medo da careca.
O conceito de hereditariedade pode ser aplicado de forma diferente: na família de um homem, todos os representantes do sexo forte, chegando a uma certa idade, são calvos.
A perspectiva, que é muito real, causa ansiedade, que está constantemente presente e se acumula, derramando-se em um verdadeiro transtorno fóbico.
A peladofobia pode ser causada por alguns eventos desagradáveis e traumáticos que aconteceram na infância. Por exemplo, uma criança foi vítima de violência, tratamento cruel por parte de uma pessoa careca. O motivo pode estar em outro tipo de experiência: por algum motivo, a criança estava sem barba, o que causou uma onda de ridicularização, bullying dos colegas, que amarraram firmemente dois fenômenos no subconsciente - um sentimento de infelicidade e uma careca.
A fobia pode ser imposta de fora.
Por exemplo, uma criança ou adolescente impressionável e muito ansioso pode obter uma impressão tremenda das histórias de outras pessoas ao assistir a um filme em que uma pessoa careca é um claro anti-herói.
Como se livrar do medo?
É impossível combater a peladofobia sozinho. É importante trabalhar com as atitudes erradas e, portanto, você precisa confiar isso a um psiquiatra ou psicoterapeuta. O médico poderá detectar as causas e eliminar suas consequências. A psicoterapia racional é um método muito eficaz - após um curso de tratamento, a pessoa começará a tolerar o processo de calvície como uma mudança inevitável relacionada à idade que não ameaça a vida de forma alguma.
A medicação não é considerada eficaz para peladofóia, mas se o medo de pessoas carecas estiver associado a um alto nível de ansiedade, depressão, então a critério do médico pode ser usado antidepressivos e sedativos.
Para as fobias mais estranhas, veja abaixo.