Fobias

Pediofobia: causas, sintomas e tratamento

Pediofobia: causas, sintomas e tratamento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Os principais sintomas
  3. Como se livrar?

Brincar de boneca é conhecido de todos desde a infância. Meninos e meninas brincam com eles. E mesmo alguns adultos, tendo se tornado indivíduos completamente independentes, continuam a se deixar levar por esses brinquedos. Tem gente que coleciona as peças mais belas e antigas.

Porém, em nossa sociedade existem indivíduos que não só não gostam de bonecas, mas também têm muito medo delas. Os especialistas dizem que sofrem de pediofobia de uma forma ou de outra.

O que é isso?

Esta doença é caracterizada por medo de uma variedade de bonecos (manequins, robôs), de belezas de porcelana muito caras a bonecas comuns... A fobia se manifesta com um olhar fugaz para qualquer coisa que imite uma pessoa ou outra criatura viva.

O medo de bonecas é um transtorno mental. Ao lado dele está uma doença chamada glenofobia. Isso se expressa no medo do olhar da boneca. Para pessoas com diversos transtornos mentais, parece que a boneca segue os movimentos de uma pessoa com os olhos.

Esse estado de ansiedade em diferentes indivíduos se manifesta de maneiras diferentes. Alguém nem se concentra neste problema, alguém tem medo de todas as bonecas e alguém entra em pânico ao ver uma espécie de brinquedo com um olho. Até agora, os especialistas não podem responder com precisão à questão de por que essa doença ocorre.

No entanto, o famoso psicólogo Sigmund Freud tentou propor uma teoria: as crianças percebem o mundo das bonecas como realidade e, talvez, o mais impressionável, devido a algum forte choque, começam a sentir medo desses objetos.

Tudo isso porque é comum uma criança flertar. Por isso ele confunde o mundo real com o mundo dos brinquedos.Parece-lhe que as bonecas podem ganhar vida quando todos estão dormindo.

A noite é a hora de eles acordarem. E à noite, como sempre, todos os medos mais íntimos se realizam. Portanto, um simples medo se transforma em uma fobia persistente.

Os psicólogos dizem que não se deve escolher bonecas para crianças, cujos olhos são muito parecidos com os humanos.

O objeto do jogo não deve ter uma aparência animada. E se você comprou diversão para seu filho, observe o comportamento dele. Se o homenzinho evita a boneca, tem medo dela. Ele não será capaz de explicar sua condição. Portanto, os adultos devem ver por si mesmos parte da ansiedade.

Se o medo da criança for perceptível, você precisará eliminá-lo da seguinte maneira:

  • tire o brinquedo da vista;
  • em nenhuma circunstância visite exposições de cera;
  • tente manter seu filho longe dos manequins da loja.

Lembrar as crianças são impressionáveis. Qualquer criança pode olhar para um manequim ou um boneco incomum em tamanho natural, sua percepção visual provocará dissonância na consciência, e este momento pode ser o início do desenvolvimento de uma doença grave.

Em nenhum caso, tais situações devem ser permitidas quando a criança de repente teme que uma grande boneca tenha aparecido diante de seus olhos. Principalmente crianças e adultos se assustam com palhaços em trajes brilhantes e com uma boca grande, parecem bonecos.

As experiências negativas farão com que a criança desenvolva uma fobia.

Além disso, seu bebê inevitavelmente crescerá e poderá se acalmar um pouco. Tudo isso acontecerá pelo fato de que ele certamente terá outros interesses. E se sua vida transcorrer com calma e sem choques, a fobia não se manifestará no futuro. No entanto, a vida adulta está sempre repleta de acontecimentos brilhantes, entre eles os negativos.

Por exemplo, uma pessoa sofre de uma dor terrível ou experimentou um grave sofrimento mental. Então, o indivíduo pode desenvolver uma neurose. E esse estado quase sempre desperta medos latentes na mente de uma pessoa.

Eles aparecem de repente e explodem. Em seguida, o indivíduo, para proteger seu estado de deterioração, tenta evitar o contato com bonecos. Assim em adultos, uma barreira protetora é acionada.

É por isso que homens e mulheres na idade adulta dificilmente assistem a filmes, onde a trama sugere um renascimento repentino das bonecas e sua sede de sangue em relação a uma pessoa. Deve-se notar que pessoas com uma psique completamente saudável não precisam se deixar levar por essas imagens e, mais ainda, atrair crianças com uma psique frágil para assistir.

Alguns momentos podem permanecer no subconsciente, o que pode levar a fobias menores. E o menor estresse pode torná-los muito grandes.

Os principais sintomas

As fobias sempre surgem por motivos diferentes. E absolutamente todos os indivíduos manifestam tais estados de maneiras diferentes. Alguns pediófobos estão convencidos de que criar uma semelhança humana a partir do plástico desafia a explicação normal, e isso os assusta. Essa reação de rejeição é mais parecida com uma reação natural e, portanto, não requer correção especial.

Mas se uma pessoa fica muito assustada ou mesmo em pânico ao ver bonecos ou manequins, e o medo não pode ser eliminado rapidamente, então isso deve ser considerado uma manifestação de um transtorno mental. Uma pessoa com fobia exacerba suas emoções com outros medos.... Ele começa a temer que, devido à forte superexcitação, seu coração possa explodir e ele morrerá. Portanto, apenas um pensamento em bonecos e a triste vivência das consequências do medo provoca um ataque de pânico em um pediófobo.

Naturalmente, quando uma pessoa está com medo, seu corpo reage, e então os seguintes sintomas começam a aparecer:

  • o paciente pode ter problemas com movimentos intestinais e micção;
  • ele pode ter tremores em todos os membros;
  • o aparecimento de desorientação e alucinações é outro sinal importante;
  • pode haver uma distorção da percepção da realidade;
  • possíveis distúrbios visuais e até tonturas;
  • com muito medo, a audição pode desaparecer;
  • falta de ar, batimento cardíaco irregular, pulso rápido - tudo isso é outra manifestação de uma fobia.

Assim que você perceber esses sintomas em você ou na pessoa amada, é necessário tomar medidas para eliminar a fobia para não perder tempo.

Como se livrar?

Pessoas com caráter forte praticamente não sofrem de fobias. No entanto, eles também podem sofrer essa condição devido a forte estresse ou sobrecarga psicoemocional. Naturalmente, uma pessoa de mente forte será capaz de superar todos os seus medos. No entanto, deve ser lembrado que é quase impossível livrar-se dos estados obsessivos e, mais ainda, da pediofobia. Só pode ser suprimido por vontade.

E se você fizer isso constantemente, é provável que esse medo se acumule no subconsciente e retornará com vigor renovado assim que a imagem de uma boneca aparecer diante de seus olhos. E o objeto chato não precisa ser muito grande, como uma marionete em tamanho real, por exemplo. Para quem reprime as emoções, bastará olhar para uma pequena boneca, o que desencadeará sérios problemas.

Portanto, é necessário buscar a ajuda de especialistas que se provaram do lado bom. O especialista começará a trabalhar com você.

  • Em primeiro lugar, você precisa admitir para si mesmoque existe esse problema - pediofobia. Além disso, deve haver uma consciência da necessidade de combater a doença.
  • Obsessão séria - isso é uma doença mental, e um psicólogo aqui pode não ser capaz de lidar. Portanto, nos casos graves, é necessário procurar orientação e tratamento de um psiquiatra.
  • Caso difícil implica ignorância de longo prazo do problema. Como resultado de tais ações, a condição é agravada e, então, o tratamento medicamentoso é necessário como um curso adicional ao curso principal de psicoterapia. O tratamento é feito com antipsicóticos, tranqüilizantes e antidepressivos.
  • Só um médico pode prescrever o tratamento comprimidos, portanto, a auto-administração é inaceitável.
  • Curso de terapia medicamentosa pode durar até 12 meses. Durante esse tempo, o paciente se acostumará ao seu estado de calma.

Em um caso mais fácil, você precisará da ajuda de um psicólogo. Você só precisa entrar em contato com esse especialista, que trabalha com pessoas com fobias.

  • O psicólogo conduz o teste na forma de uma conversa... É assim que o problema é identificado. A franqueza da pessoa ajudará a revelar todos os aspectos velados do início da fobia. Portanto, não tenha medo de nada, não se esconda, não hesite.
  • Como medida preventiva um especialista pode recomendar remédios homeopáticos leves. Eles ajudarão a melhorar a condição.

Se você decidir se livrar de seus medos por conta própria, então recorra a práticas como relaxamento e meditação... Aulas de ioga, uma visita à sauna com massagem relaxante e aromaterapia irão ajudá-lo a lidar com o estado obsessivo.

No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com os sintomas e o diagnóstico da pediofobia.

1 comentário

Uau! E eu pensei que era um pequeno mal-entendido! E é assim mesmo! O caminho popular para psicoterapeutas não vai crescer demais ...

Moda

a beleza

casa