Fobias

Tudo sobre cromatofobia

Tudo sobre cromatofobia
Contente
  1. Descrição
  2. Causas
  3. Sintomas e Sinais
  4. Tratamento

A percepção de cores é uma habilidade importante para obter informações sobre o mundo que nos rodeia. Graças à nossa capacidade de distinguir cores, podemos identificar muitos objetos e suas características especiais, e também geralmente cada pessoa tem suas próprias cores e tons favoritos e não gostados. Mas há pessoas que percebem dolorosamente uma determinada cor ou várias cores. Eles causam pânico e medo irracional, que é chamado de cromatofobia.

Descrição

Cromatofobia - este é o medo irracional mais forte à beira da aversão à cor. Na maioria dos casos, uma atitude inadequada é observada em relação a uma determinada cor - a pessoa tem medo apenas do vermelho, preto ou amarelo. Com menos frequência, o medo é causado por uma combinação de cores ou uma ampla gama de paletas.

O medo incontrolável de cada cor específica é denominado à sua maneira, por exemplo, o medo do vermelho é fodofobia, e o medo do azul é cianofobia, o medo do amarelo é xantofobia e o medo do verde é prasinofobia. O medo patológico do branco é chamado leucofobia, laranja - crisofobia, preto - melanofobia.

Quase sempre, um cromatófobo tem medo de cores brilhantes.

Tons pastel de uma cor assustadora podem causar ansiedade, mas raramente pânico, mas uma cor desagradável brilhante e saturada pode causar um ataque de pânico, perda de consciência e confusão.

Todos os tipos separados de cromatofobia estão intimamente associados a eventos traumáticos, que foram “associados” a um determinado espectro de cores pelo subconsciente de uma pessoa. É digno de nota que algumas espécies de animais, bem como pessoas daltônicas, podem sofrer de cromatofobia.

Essa fobia, embora não seja tão comum, pode complicar significativamente a vida.Para evitar o risco de se deparar repentinamente com uma cor assustadora, uma pessoa pode limitar seu círculo social, sair, recusar-se a trabalhar, só porque uma cor desagradável no uniforme do escritório ou da empresa não permite que a pessoa se concentre e realize seu trabalho profissional. tarefas.

Pessoas com cromatofobia procuram evitar grandes cidades com abundância de placas e telas, com multidões heterogêneas e multicoloridas, e meios de transporte. Há evidências de que Benjamin Franklin não gostava de objetos amarelos, e Billy Bob Thornton sofre de cromatofobia em vários tons da paleta ao mesmo tempo.

Causas

Intolerância a um certo tom ou tonalidade geralmente desenvolve-se após psicotraumas infantis... Esses traumas para uma criança impressionável e desconfiada com uma psique vulnerável e grande imaginação podem ser a morte de um ente querido, a separação dos pais, abuso, violência, acidentes. Por exemplo, em um funeral por ocasião da morte de um ente querido, uma criança vê uma abundância de preto, e essa cor pode ser depositada no subconsciente, estando intimamente associada à morte, perda, perda.

Uma criança que foi abusada pode não se lembrar do rosto do agressor e do agressor, mas pode se lembrar perfeitamente da cor de suas roupas. E essa sombra pode ser assustadora, desagradável, causando um verdadeiro pânico pelo resto da vida.

Às vezes, a causa da cromatofobia está nas tradições culturais do povo. Em todas as culturas, sombras e tons têm um significado próprio. Na Índia, China e Japão, é a cor branca mais temida, porque ali simboliza o infortúnio, a morte. A cor vermelha costuma causar atitude hostil entre os europeus, pois está associada a impureza, pecado, sangue, agressão.

O azul, que para muitos povos simboliza o céu e o princípio divino, para o iraniano é a cor do luto e da tristeza. O preto, que para a maioria das pessoas é por si só ansioso, é venerado na Índia, lá é considerado a cor da saúde e da harmonia.

A rejeição de uma certa cor, até um pânico irracional de medo dela, pode se desenvolver em uma pessoa particular em conexão com suas associações pessoais.

Então, verde para um é associado com verdes jovens da primavera, e para outro - com mofo desagradável e perigoso, amarelo para alguns é a cor da riqueza, sorte, sol e calor, bom humor, e para alguns é a cor do pus, Amarelecimento prejudicial à saúde da pele de uma pessoa moribunda. É por isso tudo é muito individual... Quantos cromatófobos, há tantos motivos-motivos para seu medo.

Sintomas e Sinais

O cromatófobo está constantemente tenso - uma colisão com uma sombra desagradável pode ocorrer a qualquer momento. Nunca há tons em suas roupas que ainda remotamente se assemelhem a um tom assustador, em sua casa não há objetos pintados com essa cor. Os cromatófobos tendem a pensar cuidadosamente sobre suas ações, os lugares que devem visitar, as rotas que terão de chegar a esses lugares. Se houver objetos assustadores pelo caminho, o cromatófobo pode fazer um grande desvio, fazer um desvio com várias mudanças, para não encontrar algo que cause ansiedade e horror.

Se de repente acontecer que uma colisão não pôde ser evitada, uma pessoa que sofre dessa fobia tem uma descarga de adrenalina no sangue. Sob a ação desse hormônio, as pupilas se dilatam, há uma vontade de correr e se esconder do perigo, enquanto a pessoa entende o absurdo de sua condição, tem medo que os outros percebam, e esse segundo medo adicionado apenas intensifica as manifestações. Os batimentos cardíacos tornam-se mais frequentes, a respiração é superficial, superficial. A pele fica pálida, o suor é liberado em profusão, a temperatura corporal diminui ligeiramente.

A boca seca, podem surgir tremores nos membros. Em casos graves, uma pessoa perde o equilíbrio, perde a consciência.

Tratamento

Chamadas para se recompor e por um esforço de vontade para derrotar o medo no caso da cromatofobia podem ser não apenas sem sentido, mas também prejudiciais. Tentativas infrutíferas de fazer isso apenas causam uma diminuição na auto-estima. É impossível enfrentar um transtorno mental fóbico sozinho. Você pode levar o medo ainda mais fundo; então, ele se manifestará com força dupla e "crescerá" com transtornos mentais adicionais.

Portanto, o mais correto é entrar em contato com um especialista - um psicoterapeuta ou psiquiatra (os psicólogos não tratam de fobias).

Para se livrar do medo irracional, o médico pode usar um dos muitos métodos de psicoterapia ou vários métodos. cumulativamente - terapia cognitivo-comportamental, terapia racional, gestalt terapia, hipnoterapia, PNL. Às vezes, há necessidade de prescrição adicional de medicamentos. Os antidepressivos podem ser usados ​​para melhorar significativamente o humor.

Eles tentam prescrever tranquilizantes apenas em casos raros, quando os ataques de pânico são frequentes, fortes, associados a comportamentos inadequados... Será útil treino de relaxamento, incluindo músculos profundos, isso é ajudado a alcançar ioga, meditação, técnicas de dominação de exercícios respiratórios.

Durante todo o curso do tratamento (e geralmente dura vários meses), o paciente é obrigado a cumprir todas as recomendações do médico, trabalhar com ele em uma equipe: estresse forte, ansiedade, álcool e drogas devem ser excluídos. É importante obter o apoio de entes queridos e parentes, amigos, todas as pessoas em quem o paciente confia.

É desejável que com o início da terapia em passeios pela cidade e visitas a galerias de arte (como método de imersão nas diversas cores), sejam os entes queridos que acompanhem a pessoa, garantindo-a em caso de possível ataque de pânico. . No geral, as previsões são muito favoráveis. Em 9 de cada 10 pacientes, pelo método da psicoterapia, é possível alcançar uma remissão estável a longo prazo.

A probabilidade de recaída será mínima se o paciente de ontem levar uma vida agitada, aprender a se concentrar não apenas em si mesmo e em si mesmo, mas em um hobby, comunicação e outras pessoas interessantes.

Para fatos interessantes sobre cores e cromatofobia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa