Dorofobia: causas, sintomas e tratamento
Fobias raras são impressionantes em sua variedade. Um desses medos menos comuns é a dorofobia - o medo de dar e receber presentes. Para a maioria das pessoas, esse tipo de distúrbio parece ridículo, mas não há realmente nada de engraçado nisso, porque qualquer transtorno fóbico complica significativamente a vida de uma pessoa.
Descrição
Fobia se refere para específico e isolado. Dorofobia recebeu esse nome da palavra grega doron, que significa "presente". O medo de receber um presente ou um medo opressor da perspectiva de dá-lo a alguém está intimamente relacionado apenas a essas ações. Em outras situações cotidianas, os dorófobos se comportam normalmente.
Geralmente ocorrem exacerbações de dorofobia durante os feriados. À medida que um evento significativo ou celebração se aproxima, a pessoa começa a sentir uma forte ansiedade, que é muito difícil para ela administrar por conta própria, quase impossível de administrar. O medo é obsessivo, geralmente acompanhado de ataques de pânico.
Como isso se expressa?
Não há descrição clínica detalhada de dorofobia, uma vez que a doença é extremamente rara. Pessoas com tendência a ter medo de presentes tentam comemorar sozinhas as festas de fim de ano. Assim que um evento se aproxima, eles podem desligar o telefone, se trancar em casa e tirar licença médica, para não "esbarrar" acidentalmente em parabéns e presentes de colegas de trabalho.
Eles evitam as liquidações de fim de ano e, se acidentalmente encontrarem um anúncio de presentes na véspera do feriado, imediatamente correm para mudar a estação de TV ou rádio para outro canal.
Mesmo assim, se o presente alcança um dorofóbico, ele pode sentir um verdadeiro horror.A visão de uma caixa de férias com uma fita colorida embrulhada em papel de embrulho pode ser muito preocupante. As mãos começam a tremer, o suor aparece, o batimento cardíaco aumenta, a pressão arterial aumenta, as pupilas dilatam-se. A pessoa perde temporariamente o controle de suas emoções. Alguns dorofóbicos não conseguem abrir a caixa de presente por conta própria. O que está dentro cria um forte medo subconsciente.
Com o transtorno fóbico associado ao medo de dar presentes, os dorofóbicos ficam muito ansiosos se houver necessidade de dar presentes. Eles não conseguem dormir, são atormentados por uma ansiedade constante.
Acredita-se que esse medo se baseia no medo de ser mal compreendido, rejeitado, desvalorizado, ridicularizado por um presente malsucedido. E o fato de que um presente não pode ser bem sucedido por definição, um verdadeiro Dorophobe não tem dúvidas.
A origem do medo
As causas desse raro transtorno fóbico sempre vêm desde a infância. Acredita-se que as piadas malsucedidas, que os colegas às vezes fazem entre si, podem influenciar. Por exemplo, em uma linda embalagem, os colegas esconderam um rato ou uma aranha, um foguete ou um foguete para o aniversariante, que explodiu bem no momento em que a pessoa abriu a caixa por antecipação.
O comportamento dos pais também pode afetar a probabilidade de uma fobia. Se os adultos costumam censurar a criança com presentes, tirar presentes feitos anteriormente por transgressão, então a pessoa começa a associar o ato de dar a algo como um favor - ela entende que eles não dão presentes simplesmente assim. E, nesse caso, eles serão necessários para eles na íntegra.
O medo de dar presentes a outras pessoas pode resultar de um infeliz incidente em que um presente feito a uma pessoa amada com amor e coração foi ridicularizado. Isso geralmente acontece com as crianças quando se apaixonam pela primeira vez.
Um presente dado a um menino ou menina dos sonhos significa muito para o doador. E se neste momento o destinatário ri dele, o faz em público, começa a zombar, então é muito provável que no futuro qualquer perspectiva de fazer um presente esteja intimamente associada a uma sensação de perigo. Dorófobos, como outros fóbicos, aderir ao comportamento evasivo. Eles tentam excluir completamente situações da vida em que precisam aceitar algo como um presente ou dar a outras pessoas.
Isso limita a vida de uma pessoa - ela se recusa a ir aos aniversários de amigos e parentes, não convida pessoas para sua casa, não vai aos casamentos de camaradas e colegas de classe, não vai visitar.
Como se livrar?
Um médico psicoterapeuta pode ajudar a superar essa fobia. Ele descobrirá as causas básicas que causaram a violação, se o próprio paciente não se lembrar de tal evento, métodos de hipnose vêm em seu socorro. Em estado de transe, muitos nomeiam inequivocamente as circunstâncias em que tiveram pela primeira vez uma experiência negativa associada a presentes.
Ajuda a se livrar da dorofobia terapia cognitiva comportamental, visa destruir as conexões sinóticas erradas do sistema nervoso e criar novas e mais positivas. Assim, a princípio, a pessoa começa a simplesmente tolerar presentes e, a seguir, dá e aceita presentes com prazer.
Receber um presente está sempre associado à produção de dopamina - uma substância que ajuda nosso cérebro a sentir prazer, curtir o momento. É por isso geralmente não há problemas com psicocorreção de dorofobiaafinal, o médico só estabelece reações completamente naturais do psiquismo, sem inventar ou criar nada artificial.
Ao mesmo tempo, pode ser recomendado antidepressivos, bem como técnicas de relaxamento - natação, ioga, exercícios respiratórios.