Fobias

Medo do escuro: causas e métodos para se livrar

Medo do escuro: causas e métodos para se livrar
Contente
  1. Descrição da fobia
  2. Os benefícios e malefícios do medo do escuro
  3. Causas de ocorrência
  4. Como o medo se manifesta?
  5. Métodos de tratamento

Todos, pelo menos uma vez na vida, tiveram que experimentar uma sensação inexplicável de ansiedade em um quarto escuro. Alguns exageram irracionalmente o perigo da escuridão, e então o medo gradualmente se transforma em fobia. Para iniciar o tratamento, é necessário compreender as peculiaridades do aparecimento do medo à noite e à noite.

Descrição da fobia

O medo de pânico do escuro é chamado de nifobia. A palavra é traduzida do grego como "medo da noite" (do grego nyktos - "noite" e phobos - "medo"). Scotofobia (do grego skotos - "escuridão"), ahluofobia e eluofobia são termos sinônimos que significam um medo irresistível do escuro.

Na maioria das vezes, a doença se manifesta em crianças. O mundo da noite está associado a mistério, imagens imaginárias e um pesadelo. Posteriormente, para a maioria das crianças, o medo do anoitecer diminui e desaparece completamente. Mas também acontece que, com o passar dos anos, a nitofobia só se intensifica. Um medo patológico do escuro afeta 10% da população mundial.

A peculiaridade desta fobia é que o horror que tudo consome é causado não pela escuridão em si, mas pela ausência de iluminação. O medo surge da incapacidade de obter informações sobre o espaço circundante. A incerteza faz com que a rica imaginação de uma pessoa funcione muito. Fenômenos e objetos misteriosos e inexistentes aparecem nas fantasias.

Uma pessoa que sofre de escotofobia experimenta um medo incrível, mesmo quando está em seu próprio apartamento totalmente seguro. Mais frequentemente do que outras, pessoas com grande inteligência, pensamento fora do padrão e forte imaginação sofrem.

Essas pessoas são dotadas de hiperemocionalidade, sensibilidade aumentada.Eles são vulneráveis, vulneráveis ​​e propensos a experiências vívidas de qualquer emoção.

Freqüentemente, as pessoas na escuridão total sentem desconforto com a oportunidade de colidir com qualquer objeto e nada mais. A fobia difere do medo comum porque a ansiedade aumenta gradualmente e se transforma em terror de pânico. À medida que a escuridão se aproxima, a pessoa fóbica às vezes experimenta os seguintes sintomas:

  • taquicardia;
  • desconforto no trato gastrointestinal, cólicas estomacais;
  • necessidade frequente de urinar;
  • dificuldade para respirar;
  • Forte dor de cabeça;
  • um aumento ou diminuição acentuada da pressão arterial;
  • tontura;
  • aumento da sudorese;
  • calafrio em todo o corpo;
  • calafrios, tremores internos, tremores das mãos;
  • ansiedade;
  • desmaio;
  • histérica;
  • gagueira, confusão e atraso na fala;
  • boca seca, perda de voz;
  • diminuição ou aumento do tônus ​​muscular;
  • fraqueza nas pernas moles;
  • condição neurótica;
  • paranóia.

    Em um nível emocional, a fobia pode se manifestar em um sono superficial e pesadelos excruciantes. A pessoa acorda abruptamente suando frio. Neste momento, ele não consegue entender imediatamente o que aconteceu. O medo e o desespero dão origem à atividade física e a um desejo irresistível de fugir para algum lugar. Posteriormente, surgem suspeitas e nervosismo.

    Os benefícios e malefícios do medo do escuro

    A fobia pode ser benéfica: uma pessoa que tem medo do escuro não está inclinada a correr riscos. Atenção e cautela se manifestam não só no momento de estar em uma sala escura, mas em todos os lugares. Esportes radicais e uso de drogas não atraem ninfóbicos. Essas pessoas têm um instinto bem desenvolvido de autopreservação.

    No entanto, todas essas são vantagens. O estado patológico de medo costuma afetar negativamente a qualidade de vida. Os pesadelos interferem na vida diária. A falta de sono, a fadiga e a letargia impedem uma pessoa de se concentrar e levam à distração. Há uma chance de desenvolver o transtorno obsessivo-compulsivo que não tem nada a ver com o escuro.

    Uma pessoa tem medo de se mover na rua à noite. Uma sala sem iluminação leva o paciente a um estado estressante. Medos, preocupações e transtornos emocionais regulares são prejudiciais ao corpo. A exacerbação de doenças latentes é possível. O resultado da tensão nervosa constante pode ser o desenvolvimento de diabetes mellitus, artrose e oncologia.

    Existe uma grande probabilidade de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, perturbação dos sistemas cardiovascular e digestivo. Isso pode contribuir para a morte prematura.

    Causas de ocorrência

    O medo do escuro pode surgir por vários motivos.

    • O código genético é herdado. Os povos antigos experimentaram o horror antes do início da escuridão total por causa de um possível ataque a eles por uma tribo inimiga ou animais predadores. E em uma pessoa moderna, um senso de autopreservação envia um sinal ao cérebro sobre a aproximação da hora mais perigosa do dia - a noite.
    • A visão no escuro diminui drasticamente, a pessoa começa a sentir seu completo desamparo e indefeso... Devido à perda de acuidade visual, deterioração do olfato, existe o perigo de acidente noturno.
    • Quase todas as crianças têm medo do escuro. A ansiedade no escuro começa com a ausência da mãe. Os medos das crianças podem evoluir para neurose. Isso é facilitado por todos os tipos de histórias assustadoras sobre habitantes noturnos assustadores e ensinando a criança a adormecer sozinha com as luzes apagadas.
    • Existem pais que inspiram medo no bebê antes do início da noite. Manipulando a criança, eles a programam para temer o escuro. A intimidação de crianças com contos de fadas e personagens míticos causa forte excitação nelas, surge o medo de ficar sozinhas em um quarto escuro. O medo de espíritos malignos, fantasmas começa, às vezes o medo se intensifica devido ao aparecimento de sons de origem desconhecida.
    • Cuidado parental excessivo contribui para o surgimento da covardia e da dúvida sobre si mesmo, o que contribui para o surgimento de ansiedade severa.
    • Família monoparental faz o homenzinho se sentir inseguro.
    • Em adultos, a nifobia é o enraizamento dos medos da infância.portanto, é muito importante eliminar a doença em um estágio inicial. Na maioria das vezes, o medo da escuridão total progride com o passar dos anos. Existe a possibilidade de sua transformação em transtorno mental.
    • O medo de ficar sozinho no escuro pode levar a fantasias anormais. A imaginação é projetada para distorcer algumas coisas na sala. A imaginação tempestuosa contribui para a criação de imagens assustadoras.
    • Muitos se refletem em sua excessiva impressionabilidade ao assistir a uma crônica de crime, um detetive ou um filme de terror à noite.... Com pouca luz, e mesmo com um leve escurecimento, indivíduos excessivamente suscetíveis começam a ver monstros, imagens imaginárias.
    • Algumas pessoas associam escuridão com nada.... O medo da morte surge de sua ocorrência frequente no escuro. Nesse caso, os psicólogos estão trabalhando para erradicar o medo da morte.
    • O sentimento de solidão provoca a necessidade da presença de um ente querido por perto. A proximidade de uma alma viva instila calma e serenidade.
    • Estresse, nervosismo e conflitos também costumam provocar fobia. Problemas no trabalho, falta de rendimentos estáveis, doenças de entes queridos distorcem o mecanismo do instinto de autopreservação. Surge um sentimento de insegurança. Uma criança, um adolescente e até mesmo uma pessoa em uma idade respeitável são capazes de sentir medo da escuridão total devido ao início de desentendimentos com entes queridos.
    • Falta de micronutrientes no organismo causada pela restrição de alimentos durante a dieta, piora a saúde emocional de uma pessoa e afeta o aparecimento de pesadelos.
    • Trauma psicológico pode permanecer por muitos anos após um incidente desagradável que ocorreu em uma sala escura ou à noite na rua. De acordo com as estatísticas, apenas 20% das pessoas que foram roubadas no escuro ao longo do tempo se livraram da fobia.

    Mulheres que sofreram abuso sexual não conseguem superar o medo do escuro ao longo da vida.

    Como o medo se manifesta?

    Uma característica da fobia é evitar lugares escuros. O apartamento das pessoas que sofrem de fobia é iluminado por todos os lados: as luzes estão acesas em todos os lugares. Uma sala sem iluminação indica perigo. No escuro, objetos comuns são percebidos de maneira ligeiramente diferente. Imagens assustadoras são desenhadas. Qualquer farfalhar assusta e causa pânico severo.

    Às vezes, imagens fictícias começam a flutuar diante de seus olhos, como se fossem realidade. Os processos no subconsciente são tão perturbados que surgem pseudo-alucinações. A incapacidade de distinguir entre imagens estranhas imaginárias e realidade pode causar doenças mentais graves. Alguns têm comportamento destrutivo: fuga ou grito selvagem.

    Às vezes, os adultos deixam uma lanterna ao lado, para o caso de irem para a cama. Tem gente que prefere adormecer ao som da TV. Alguém tem medo de ver a sombra de parentes falecidos, alguém é oprimido pelo sentimento de incerteza. Todos os tipos de guinchos e sussurros não permitem que você durma em paz. Alguns ouvem atentamente o rangido e perscrutam a escuridão. Outros, ao contrário, procuram fechar os olhos com força e cobrir os ouvidos com um cobertor.

    Para os escotófobos, a maior tragédia é um apagão repentino ou falha de aparelhos elétricos. Nesse caso, eles estocam com antecedência velas, lanternas e um celular com tela brilhante. Na ausência de uma fonte de luz adicional, essas pessoas fogem. Se for impossível encontrar uma área iluminada, eles começam a entrar em pânico, gritar e pedir ajuda.

    A nifobia é muito mais fácil na infância do que na idade adulta. Você não pode permitir um aumento na fobia infantil e permitir que ela se transforme em uma doença grave. Desde cedo, é necessário sintonizar a criança com um humor positivo, de todas as formas possíveis para ajudar a manter o bom humor do bebê.

    Personagens de contos de fadas e míticos costumam se tornar o objeto dos medos das crianças. Os bebês têm muita dificuldade em adormecer devido à intimidação de monstros e histórias de terror. É preciso explicar ao homenzinho que na vida real esses monstros não existem. Eles são fruto da imaginação selvagem de alguém. Crianças impressionáveis ​​não devem assistir televisão à noite.

    Vivenciando um horror incrível, a criança chora, acorda os pais à noite. Em nenhum caso você deve repreendê-lo por isso e chamá-lo de covarde. É preciso abraçar o bebê, acalmar, apoiar. Se o homenzinho estiver com muito medo, você pode acender o abajur para ele ou deixar a porta do quarto aberta.

    Os pesadelos das crianças não podem ser ignorados.

    Métodos de tratamento

    A psicologia moderna oferece muitas técnicas interessantes para substituir fobias por emoções positivas.

    Para combater a doença, você precisa começar pelo aparecimento dos primeiros sintomas. Os medos das crianças são muito mais fáceis de superar. Quanto mais velha a pessoa, mais difícil é livrar-se da doença. É importante para uma criança sentir ternura, amor, carinho pelos pais. Um abraço e um beijo da mãe ou do pai podem ser a melhor cura para todos os medos.

    Acima de tudo, a criança tem medo na escuridão do desconhecido. Você pode colar estrelas brilhantes e uma lua crescente por toda a sala. É muito importante pedir ao seu filho que feche os olhos antes de ir para a cama. Depois disso, você precisa se livrar da iluminação com as palavras: "Eu apago a luz."

    Um brinquedo macio ou animal de estimação é uma boa terapia. Deixe a criança dormir com seu animal de estimação. Para evitar o desenvolvimento de infantilidade ou superstição excessiva no futuro, alguns psicólogos recomendam retirar o “defensor” assim que não houver necessidade urgente dele.

    É imperativo descobrir com a criança quem ou o que exatamente ela tem medo no escuro. Depois disso, você deve desenhar um objeto assustador, iluminado por um sol forte e uma lâmpada. A partir de um lençol com foto, é preciso fazer um barco, que a própria criança mandará para navegar ao longo do rio.

    Às vezes, a criança não precisa de ajuda externa. Por volta dos 8-10 anos, a fobia desaparece por si mesma. Como medida preventiva, o bebê pode ser oferecido para procurar algo em um quarto escuro pelo toque. Ao mesmo tempo, você precisa ter uma conversa animada com ele, brincar, rir. Quando o medo surge, a criança pode receber uma lanterna. Ele deve sentir sua segurança completa na ausência de luz.

    Você pode mover-se com seu filho de um cômodo iluminado para um escuro. A ação deve ser repetida várias vezes. Você pode organizar um jogo com a luz acesa e apagada, enquanto você precisa focar a atenção da criança não na luz e na escuridão, mas em canções, palmas, pulos, palavras engraçadas.

    A psique infantil é de plástico. É fácil de tratar. Não são necessários medicamentos. A fobia pode ser facilmente eliminada com técnicas criativas. Terapia de contos de fadas, aulas com areia, brincadeiras especiais fazem a criança superar seus medos, certifique-se de que não haja ameaça. Contar a seu filho sobre seus próprios horrores noturnos também pode ajudá-lo a lidar com a fobia.

    Em adultos, o medo adquirido é o mais fácil de tratar.

    Nesse caso, você precisa dar à pessoa a oportunidade de jogar fora suas emoções e se purificar de experiências. A arte-terapia, o drama simbólico e algumas outras técnicas visam corrigir a situação. O encaminhamento oportuno para um psicoterapeuta garante a eliminação completa dessa fobia.

    Se o medo do escuro não causar grandes transtornos, então existe a probabilidade de você se livrar dele sozinho. Você pode superar uma fobia da seguinte maneira.

    • Reduza gradualmente o brilho da iluminação, afastando-se da luz. Primeiro você precisa se adaptar ao crepúsculo.Então, com o crescimento da escuridão, é necessário encontrar o momento exato do surgimento do medo. É necessário olhar para esse medo de fora, para analisar objetos ou fenômenos que causam horror. Você precisa entender de onde veio a imagem em sua cabeça, para vivenciá-la. O medo se dissipa gradualmente.
    • Você precisa descobrir o que exatamente parece ameaçador à noite na imaginação e desafiá-lo.
    • Durante o dia, você deve relaxar periodicamente para o início do relaxamento completo à noite. Você precisa aprender a exercer controle sobre seu corpo. Os exercícios de respiração baseados na duração da expiração promovem o relaxamento. Primeiro você precisa congelar e prender completamente a respiração. Nos tempos antigos, eles faziam isso para que os predadores não percebessem. Uma expiração longa e calma é realizada com uma contagem mental de até 8-10.
    • Normalmente, o medo do escuro aparece quando uma pessoa está sozinha em um quarto escuro. Você pode convidar um ente querido por um tempo e ficar com ele até o início da escuridão completa e, então, permanecer sozinho.
    • É importante olhar para a escuridão de um ângulo completamente diferente: a noite permite que a pessoa desfrute de um sono profundo e relaxamento.

      Quando a situação fica fora de controle, você precisa procurar a ajuda de um especialista qualificado. Dormir com as luzes acesas não resolve o problema. Ele apenas adia sua decisão. Lembre-se: quanto mais escuro o quarto, mais profundo é o sono.

      É difícil corrigir o medo do escuro, que surgiu devido aos traços de personalidade do indivíduo. Um adulto não deve ter vergonha do medo do escuro, porque um sono saudável melhora as funções vitais.

      Um psicoterapeuta qualificado ajudará a identificar a causa da fobia, aconselhará e prescreverá um tratamento abrangente.

      O tratamento medicamentoso é possível durante uma exacerbação, para aliviar alguns dos sintomas. Os medicamentos não superam completamente a fobia. Sedativos e antidepressivos protegem contra o aparecimento de depressão severa, mas não resolvem o problema. Além disso, as drogas são viciantes.

      Um psicoterapeuta pode sugerir sessões hipnóticas. O sofredor de fobia é colocado em transe por um tempo. A inclusão do subconsciente torna possível substituir os pensamentos assustadores pelo reconhecimento do medo injustificado da hora sombria do dia. Este método será relevante apenas para aqueles indivíduos que toleram bem a hipnose.

      O hipnologista corrige a psique, "a coloca" na direção certa. No final do curso da hipnose, os medos se dissipam, a fobia é suplantada por pensamentos positivos:

      • não há nenhuma reação brusca à aproximação da noite;
      • uma pessoa entende que não há nada terrível no escuro;
      • o estado mental está se recuperando gradualmente;
      • o medo do aparecimento de sombras misteriosas e fenômenos desconhecidos em uma sala escura desaparece.

      O resultado da terapia é muito duradouro. Porém, cada cliente precisa "pegar sua própria chave", e a tarefa do psicoterapeuta é ajudar o paciente. Caso contrário, a neurastenia apenas se intensifica, há uma probabilidade de formação de fobias associadas que não estão associadas ao medo do escuro. Se isso acontecer, o terapeuta prescreve medicamentos diferentes.

        Existem treinamentos especiais que ensinam você a relaxar, trazer a respiração de volta ao normal e controlar suas emoções. Inicialmente, uma pessoa que sofre de fobia deve responder a si mesma uma série de perguntas:

        • quando fiquei com medo de minhas fantasias?
        • o que pode acontecer se eu adormecer com as luzes apagadas?
        • Por que estou ansioso e como posso lidar com isso?
        • Por que tenho medo dessa criatura em particular?
        • o que acontece comigo se eu adormecer?
        • posso superar o medo sozinho?

        Antes de ir para a cama, você precisa visualizar seu sonho, relembrar os momentos agradáveis ​​da vida. Todos os seus pensamentos devem ser direcionados em uma direção positiva. Seria bom recodificar associações negativas em positivas em uma posição confortável, com os olhos fechados e com o acompanhamento de música calma.É aconselhável nestes momentos imaginar a superfície lisa do mar azul, areia dourada esfarelada, céu azul, arbustos e árvores verdes, flores lindas.

        Antes de ir para a cama, você pode caminhar pelo quarto escuro, tatear todos os objetos para se convencer de sua total segurança.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa