Fobias

Medo de ratos: uma descrição da doença e como se livrar de

Medo de ratos: uma descrição da doença e como se livrar de
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sinais de surfobia
  3. Como se livrar?

À primeira vista, pequenos ratos não são perigosos. Com seus focinhos, esses animais parecem ouriços ou guaxinins. Então, por que são os ratos que causam medo e até ataques de pânico em humanos? Provavelmente porque são capazes de picar uma pessoa e trazer uma doença perigosa para a ferida.

E antes, quando não havia agentes venenosos capazes de destruir maciçamente esses roedores, os ratos podiam deixar assentamentos inteiros sem uma colheita futura. As causas da fobia em ratos não são tão simples quanto parecem à primeira vista.

O que é isso?

O estado de medo de ratos é denominado surifobia ou musofobia. O nome vem da palavra latina mus, que se traduz como "rato", e "fobia" significa medo irracional. É o medo de roedores que está disseminado em todo o mundo.

Essa fobia combina antipatia, nojo e nojo.

Tudo acontece porque esses animais podem infectar uma pessoa com as doenças mais terríveis e deixá-la com fome. Naquela época, quando a civilização ainda não estava em um nível tão elevado, os ratos espalharam patógenos perigosos, a praga - a chamada morte negra, que destruiu um grande número de pessoas.

Pequenas criaturas vivem onde podem se espalhar patógenos perigosos da raiva, doença do berílio, febre do feno etc. Os portadores de pulgas e parasitas podem, em questão de dias, infectar um grande número de habitantes da casa, pois correm pela comida e espalham germes. A menos que medidas especiais sejam tomadas, roedores causarão danos significativos à agriculturaque infectará animais saudáveis, como porcos, com a peste africana.

Naturalmente, camundongos e ratos se escondem das pessoas em buracos ou fendas formados nas paredes da casa.Quando uma criatura viva aparece de repente sob os pés, qualquer pessoa tem uma reação involuntária a um intruso. A primeira emoção é o medo, depois vem a repulsa e a constatação de que o roedor visitou os lugares onde os alimentos são armazenados. Após uma análise completa da situação, qualquer pessoa normal entende que os produtos contaminados terão que ser jogados fora. E este é outro golpe - agora no orçamento.

Os filhos copiam o comportamento dos pais. Assim que começam a mostrar preocupação com a aparência dos ratos, os membros mais jovens da família "se ligam" involuntariamente a esse processo. Desde a infância, o medo de ratos é colocado neles.

Freqüentemente, pequenos aldeões mordido por ratos ou camundongos... Dor e medo se instalam no subconsciente de quem assistiu às consequências da mordida de tal criatura. Mais tarde, já na idade adulta, o medo de ratos pode "emergir" na memória em decorrência do estresse.

O acima sugere que mesmo na infância, algumas pessoas têm algum tipo de ansiedade sobre o perigo potencial de roedores... Então, essa ansiedade pode se transformar em um grande medo e, em seguida, em um estado obsessivo.

Além disso, não só as mulheres, mas também os homens têm medo de ratos. Esses medos também surgem quando as pessoas vêem morcegos. Essas criaturas podem aterrorizar algumas pessoas que têm uma psique fraca e grande imaginação.

Os morcegos aparecem à noite. Eles voam pelas ruas escuras e fazem sons estranhos, quase inaudíveis. É por isso que a humanidade desenvolveu certos estereótipos que falam das qualidades sombrias de tais animais. Muitos se lembram desde a infância que todos os vampiros são retratados na forma de um morcego.

Na verdade, o morcego é uma criatura bastante inofensiva. Sim, ele se parece com um rato cinza comum, mas vive de acordo com regras completamente diferentes. A criatura se alimenta de insetos e acredita-se que assim livra os jardins de ursos e outras pragas de plantas.

Sinais de surfobia

A musofobia (ou surfobia) é sempre uma experiência e um grande medo. Esta condição tem seus próprios sintomas, que são expressos em ansiedade... O comportamento humano se torna imprevisível. Ele vê o cheiro de rato em todos os lugares (é bastante peculiar). Pequenas sombras piscam em cada canto.

O fobia começa a procurar em todos os lugares vestígios de roedores, faz uma limpeza completa do quarto, joga fora a comida que, ao que lhe parece, ratos estavam correndo.

Pode se manifestar e sintomas mais graves.

  • O paciente tenta escapar.
  • Pode começar a chorar e ficar histérico. O homem assustado sobe na mesa e nas cadeiras. Parece-lhe que assim os roedores não conseguirão tocar nos seus pés.
  • Surifhobes experimentam ataques de pânico.
  • Ao pensar em roedores o pulso de uma pessoa doente acelera, a pressão arterial sobe.
  • Há uma sensação de náusea ou vômito.
  • Dificuldade para respirar, aparece falta de ar.
  • A pele fica branca, ou se tornar vermelho.

Quando essa condição ocorre, você precisa procurar a ajuda de um especialista. Ele fará um exame completo e prescreverá o tratamento.

Como se livrar?

Qualquer pessoa sã deve entender que é necessário livrar-se das fobias de várias orientações o mais rápido possível. Você pode fazer isso sozinho.

Um profissional experiente dirá que os sintomas psicoemocionais intensificam os somáticos. Quanto mais você tem medo, mais seu corpo reage a esse medo. E então começam os sintomas mais graves de medo, que foram listados acima. Sua fobia pode durar para sempre e, então, você precisará da ajuda de um médico.

Mas se você se considera uma pessoa forte e obstinada, tente eliminar sozinho o seu humor obsessivo. Sim, nem todos podem controlar o estado emocional. E mesmo uma pessoa com uma psique estável, tendo recebido um tremendo estresse, pode desmoronar e parar de analisar suas ações.

No entanto, a mesma pessoa, que sofreu um trauma psicológico, pode tentar recuperar suas forças, independentemente das circunstâncias, e ensinar seu corpo a responder às neuroses e aos medos com mais calma. Exercícios respiratórios simples são adequados para isso.

Comece com os seguintes exercícios:

  • conte até quatro e respire fundo neste momento;
  • expire às cinco;
  • fazemos tudo em círculo até que a condição comece a melhorar.

Você pode escolher outra técnica de respiração que seja mais confortável para você. É importante lembrar que, ao primeiro sinal de pânico, você precisa iniciar os exercícios respiratórios imediatamente. Essa prática certamente ajudará, não é à toa que entrou firmemente em todo o sistema de tratamento de fobia.

Práticas como meditação, também ajuda a se livrar da musofobia. Uma boa música e um clima de equilíbrio interior eliminarão suas emoções negativas e direcionarão sua mente subconsciente na direção certa.

Claro, nem todos podem lidar com esse problema. E se o seu caso também for negligenciado, você precisará tomar medidas mais sérias. Considere as situações em que você precisa consultar um médico.

  • Seus medos provocam sintomas como este que ameaçam a saúde e até a vida. Os estados obsessivos de longo prazo podem causar reações mentais irreversíveis e levar a doenças físicas graves, como ataque cardíaco ou derrame.
  • A musofobia impede que você se concentre em suas atividades profissionais. Se uma pessoa trabalha com comida, fica difícil não pensar em roedores. Ele está constantemente com medo de que eles prejudiquem as pessoas e estraguem a comida.
  • No contexto de tudo isso, a depressão se desenvolve., apatia, pensamentos de suicídio, um colapso aparece.

    Em qualquer caso, é necessária a ajuda de um psicoterapeuta aqui. O tratamento de uma fobia tem várias funções.

    • A terapia cognitivo-comportamental (psicoterapia) é usada.
    • O curso da doença pode ser grave e geralmente resulta em sintomas extensos. Portanto, são prescritos medicamentos de vários tipos: depressivos, nootrópicos, antidepressivos (grupo SSRI), tranquilizantes. Mas há uma ressalva: o autotratamento é inaceitável. Tomar tais medicamentos sérios sem supervisão médica pode levar a consequências terríveis.
    • Você precisa comer direito e descansar bastante, exercício (para que seu cérebro direcione sua atividade em uma direção diferente).
    • Você pode realizar sessões de hipnose.

    De qualquer forma, se você tem medo de roedores, é preciso reduzir o espaço ao seu redor, o que facilitará sua disseminação.

    Mantenha todos os quartos limpos. Morar na casa, fazer uma grande reforma, elimine os espaços entre as paredes onde as pequenas pragas podem se esconder... Então você pode ter certeza de que os ratos não farão nenhum mal.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa