Fobias

Tudo sobre aicmofobia

Tudo sobre aicmofobia
Contente
  1. O que?
  2. Diagnóstico
  3. Sintomas
  4. Tratamento

Objetos pontiagudos causam alguma preocupação nas pessoas. Qualquer pessoa sã entende que armas de metal perigosas podem ser prejudiciais à saúde. Eles podem causar lesões e infecções. No entanto, uma pessoa normal não fará disso uma tragédia inteira. Ele entende perfeitamente bem que sem agulhas e facas, a vida cotidiana se tornará insuportável, portanto, sem medos desnecessários, ele pega os objetos necessários em suas mãos e os usa para o fim a que se destinam, ao contrário de um aichmophobe.

O que?

Aichmofobia é decifrada da seguinte forma: do grego aichme é traduzido como "borda", e a palavra fobos significa "medo". Este é o nome de um distúrbio comum o que interfere no uso de objetos pontiagudos necessários, como facas, alfinetes e até mesmo lápis. Este é um tipo bastante específico de fobias e, como regra, não é uma doença separada.

Como todos os medos, a aichmofobia ocorre na maioria dos casos na infância, quando uma personalidade está sendo formada.

É o que envolve a criança e o que acontece com ela (doença, lesão, medo, dor). A lesão mais comum ocorre. As crianças quebram os joelhos, espetam membros em objetos pontiagudos. É nesse momento que os adultos começam a se agitar e a expressar temores de que uma infecção possa entrar na ferida. As injeções contra o tétano geralmente são aplicadas no hospital, e são muito dolorosas.

Sempre há confusão e pânico em torno dessa situação. É natural que a criança neste momento está em algum estado de choque. Então, as feridas físicas cicatrizam rapidamente, mas o medo experimentado pode permanecer por toda a vida.Muitas vezes acontece que a lesão ocorre com muita frequência, e toda vez que tudo se repete: lamentações da mãe, uma visita ao médico e uma injeção de tétano. E esses momentos podem causar aichmofobia no futuro.

No entanto, nem sempre é esse o caso e nem com todas as crianças. Alguns crescem em "condições de estufa", enquanto outros "gostam de ervas daninhas no campo". Esses são os caras, cujos pais não prestaram atenção a hematomas e escoriações, podem nem saber que existe uma doença tão terrível como o tétano. Isso significa que eles pensam pouco no fato de que podem se cortar ou se picar na ponta de uma faca ou agulha.

Claro, há algum medo em suas mentes, mas é mais causado por um senso de autopreservação e bom senso. Ninguém negará que facas e garfos devem ser manuseados com muito cuidado para não prejudicar a si mesmo e às pessoas ao seu redor. Ao contrário das pessoas sãs, um aichmophobe expressará abertamente seu medo ao ver objetos pontiagudos. Além disso, ele nem mesmo será capaz de explicar o motivo de seu estado de pânico, porque seu medo é irracional. E o estado de aichmofobia causa estado de alerta e requer tratamento.

Diagnóstico

É conduzido por um especialista, um verdadeiro profissional da sua área. Para fazer isso, ele precisa realizar um exame detalhado e discutir os sintomas mentais e mentais. Se a criança precisar de ajuda, os pais são convidados para uma conversa para identificar o problema com precisão. E tudo acontece porque as próprias crianças não são capazes de descrever exatamente seu estado emocional.

Algumas fobias se desenvolvem no contexto de depressão de várias orientações. Portanto, um psicólogo ou psicoterapeuta determina a causa do medo.

É preciso lembrar que existem fobias (por exemplo, o medo de palhaços) que não interferem na vida de uma pessoa comum. É outra questão quando uma fobia interfere em uma vida plena.

Aicmofobia é justamente o caso que precisa ser eliminado o mais rápido possível. Um paciente com esse tipo de medo não pode levar uma vida plena devido aos problemas diários. Ele nem consegue cortar pão para o jantar. E nem vale a pena falar em cozinhar um churrasco - para isso, é preciso cortar a carne com uma faca afiada e amarrar em espetos afiados. Se você notar em si mesmo ou em seus entes queridos tais medos que o levam ao pânico, preste atenção a isso. Fobias irracionais podem e devem ser tratadas em tempo hábil.

Sintomas

O medo de agulhas e objetos cortantes é definitivamente uma fobia. Quaisquer medos irracionais estão associados ao desenvolvimento de fobias. Esses medos desafiam qualquer explicação. A pessoa simplesmente começa a experimentar tal estado que não consegue controlar. Então podemos falar sobre uma doença persistente. E se um indivíduo começa a entrar em pânico ao ver objetos de ferro pontiagudos, então ele pode sentir os seguintes sintomas:

  • um forte desejo de fugir ou remover com urgência a fonte que causa medo;
  • agitação e ações que desafiam a lógica, preocupação constante;
  • a pressão arterial começa a subir, a freqüência cardíaca aumenta, podem ocorrer interrupções da freqüência cardíaca;
  • a respiração fica confusa;
  • um sentimento de horror começa;
  • tontura, dor de cabeça, náusea e vômito;
  • membros trêmulos;
  • mudanças na pele.

Observando todas essas manifestações, podemos dizer que uma pessoa está exposta a episódios de aichmofobia.

Tratamento

Claro, uma pessoa obstinada pode lidar com um estado obsessivo sem recorrer à ajuda de especialistas. Para fazer isso, você precisará do seguinte.

  • Evite momentos traumáticos em sua vida. Descanse seu sistema nervoso. Tire férias e viaje.
  • Se pensamentos obsessivos vierem à mente, tente não afastá-los de você. Apenas aceite que eles são. Quanto mais você luta contra os medos removendo-os à força de sua cabeça, mais eles o oprimem.
  • Os pensamentos obsessivos devem ser encarados com total calma. Sim, são, mas você não deve interpretar esses pensamentos como um sinal de cima. Os pensamentos obsessivos nada têm a ver com antecipação e intuição.
  • Tente substituir os medos irracionais por pensamentos racionais. Elabore um plano "por precaução" se algo der errado. No caso de aichmofobia, você pode pensar em ações para ajudá-lo a evitar as consequências de um ferimento por agulha ou faca. Por exemplo, sempre mantenha verde brilhante ou iodo por perto, com o qual você pode tratar a ferida.
  • Escreva os pensamentos quando estiver com medo. Em seguida, coloque suas anotações de lado. Depois de um tempo, quando você se acalmar, leia o que escreveu. Talvez seus medos pareçam ridículos e estúpidos para você.
  • Enfrente seu medo com mais frequência. Coloque facas, garfos e lápis na mesa. Sinta-os com as mãos. Em seguida, segure os itens e examine-os cuidadosamente. Muito provavelmente, você não será mais capaz de sentir medo intenso, pois estará pronto para sua manifestação.
  • A ioga ajudará a restaurar o equilíbrio mental.
  • O autotreinamento também é um ótimo estimulante para restaurar o estado mental.
  • Uma ducha ou banho quente pode ajudar a relaxar o sistema nervoso.

Se você acha que não pode se livrar de sua fobia com esses métodos, então consulte um especialista. A terapia cognitivo-comportamental que lhe é oferecida pode ajudar a mudar seus pensamentos e atitudes. Mais especificamente, ao medo de cortar e apunhalar objetos. Como resultado, sua pontuação de ansiedade diminuirá. Também vai ajudar bem prática de respiração profunda, relaxamento muscular completo... Haverá uma reorientação completa de sua consciência.

A terapia cognitivo-comportamental envolve a dessensibilização em sua abordagem. O paciente se acostuma completamente com o objeto assustador e aos poucos começa a usar agulhas e facas no dia a dia. Você também pode recorrer a um método mais radical, quando há contato imediato com o objeto de medo. O indivíduo fica com ele até que a ansiedade desapareça.

Em casos mais graves, medicamentos. Eles eliminam ataques de pânico. Estes incluem benzopropilenos, bloqueadores beta. Essas drogas reduzem a estimulação excessiva das emoções e ajudam a controlar a ansiedade. No entanto, deve ser lembrado que esse tipo de medicamento deve ser prescrito por um médico.

O tratamento com drogas não controlado e independente leva a consequências negativas imprevisíveis. E pode até ser fatal.

Um especialista experiente pode se oferecer para se livrar da aichmofobia através da hipnose. Quando o paciente entra em transe, ele é forçado a se comportar de uma maneira que afetará favoravelmente seu bem-estar subsequente. Não há necessidade de abandonar um método como a fisioterapia (trata-se do tratamento com a ajuda de corrente, radiação de ondas). Eles ajudam a relaxar o estado mental e a restaurar o equilíbrio energético.

Vários massagens também ajudará a estabelecer a harmonia interior. Você não deveria desistir procedimentos de água. Nadar na piscina tem um efeito benéfico no tônus ​​muscular e no estado do sistema nervoso. No entanto, o mesmo ocorre com os exercícios físicos na academia, assim como a corrida de longa distância.

sem comentários

Moda

a beleza

casa