Fobias

Aerofobia: descrição, causas e tratamento

Aerofobia: descrição, causas e tratamento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Por que ocorre uma fobia?
  3. Sintomas e diagnóstico
  4. Como parar um ataque de pânico?
  5. Como se livrar da aerofobia?

As pessoas resolvem rápida e facilmente seus problemas de movimento no espaço usando meios modernos. No mundo de hoje, viajar de avião de um lugar para outro não é nada especial. É considerado conveniente e quase sem complicações. Poucas pessoas pensam no fato de que a aeronave pode cair. No entanto, existem indivíduos que se recusam categoricamente a voar, e a ideia de tal movimento no espaço lhes causa pânico.

O que é isso?

Essa manifestação do psiquismo humano não é uma doença, mas apenas um sintoma dela, pois a aerofobia pode indicar a presença de outras fobias. Por exemplo, medo de altura (acrofobia), medo de espaços fechados (claustrofobia).

Por que o foco no medo do ar das pessoas está recebendo mais atenção do que outros medos? Porque as viagens aéreas são necessárias para quem quer chegar a tempo em qualquer lugar. É por isso cerca de 15% da população sofre de algum grau de aerofobia e 30% das pessoas ao redor do mundo têm medo de voar de avião. Além disso, o medo incontrolável surge muito antes de embarcar no avião.

Se você descreve um certo medo, então é natural quando se trata de uma leve sensação de ansiedade. Esse estado interno contribui para a mobilização de recursos internos para garantir a autopreservação. Além disso, esses sentimentos são totalmente justificados se surgirem como resultado de um perigo iminente.

A fobia é uma reação de medo altamente pronunciada. Ele se torna agravado sob certas condições e não funcionará para explicá-lo de uma forma racional.Quando o medo se forma, ele gradualmente assume o controle do indivíduo e se transforma em pânico. Por causa do que sofre a atividade profissional, a vida adquire aspectos em que é difícil enfocar o bem-estar. Como resultado, ocorre a destruição imaginária do mundo circundante.

Os chamados aerófobos não podem se dar ao luxo de viajar com medo de colidir e, em geral, não podem viver plenamente. Portanto, esse transtorno é dividido em dois tipos.

  • Um senso comum de autopreservação. Para algumas pessoas, esse sentimento é muito intensificado e, portanto, há o medo de voar. Assim que uma pessoa começa a se acostumar com voos frequentes, sua fobia se torna menos grave.
  • Numa patologia bastante pronunciada, fora de escala e que ultrapassa todas as normas. Então, podemos falar sobre um crescente transtorno fóbico. As pessoas têm medo de voar e medo do próprio vôo.

O desenvolvimento de tais condições é facilitado por histórias na mídia sobre vários eventos trágicos associados a voos no céu. Todas as pessoas assistem ao noticiário, mas nem todo mundo tem vários transtornos mentais que foram traçados em um passado distante. Apenas alguns indivíduos apresentam distúrbios. Eles também levam ao medo que surge do nada.

As razões para o aparecimento de aerofobia devem ser consideradas separadamente em cada caso. Alguém teme que o fator humano leve a uma catástrofe inevitável, alguém teme a quebra dos mecanismos da aeronave. Mas aqui o principal problema é a incapacidade da consciência de superar os medos que surgem das profundezas do passado.

Por que ocorre uma fobia?

As viagens de avião são muito comuns, razão pela qual um grande número de pessoas sofre de doenças como a avifobia. As causas são variadas e dependem de diferentes situações. Vamos listá-los em ordem.

  • Um evento traumático para a psique humana que levou à fobia. Fadiga prolongada, estresse ou experiências de longo prazo levaram a pessoa a um estado em que a fobia começou a se desenvolver.
  • Natureza fortemente impressionável pode levar seu estado a tal intensidade que ele começa a sentir uma fobia. Por exemplo, se um indivíduo monitora constantemente eventos relacionados a tragédias no céu. Gradualmente, sua mente desenha imagens - uma mais terrível do que a outra. O resultado será uma obsessão e medo de viajar de avião.
  • Visualização frequente de filmes realistas, que descreve as cenas terríveis da queda do avião. O espectador vê pessoas moribundas e suas emoções, ele involuntariamente começa a receber essa negativa para si mesmo. Depois de assistir, uma personalidade forte esquecerá o que viu, e uma personalidade fraca começará a rolar indefinidamente os minutos trágicos em sua cabeça. Como resultado, uma pessoa que não consegue manter suas emoções sob controle, mais cedo ou mais tarde desenvolverá uma fobia.

Além desses motivos, a aerofobia pode ocorrer se:

  • uma pessoa tem medo de altura;
  • salas fechadas causam medo inexplicável em uma pessoa;
  • o indivíduo está acostumado a controlar o espaço ao seu redor, e no avião nada depende dele durante o vôo, a vida pode acabar a qualquer minuto por erro do piloto ou quebra da aeronave;
  • medo de turbulência;
  • medo ao voar à noite;
  • medo de que reações incontroláveis ​​do corpo comecem durante a fuga: tonturas, interrupções no trabalho do coração, náuseas, etc .;
  • as pessoas costumam ter medo de que o avião seja sequestrado ou explodido por terroristas;
  • medo de se machucar ou entrar em pânico no avião;
  • nas crianças, as causas do medo podem ser diferentes, a mais comum é quando os pais começam a entrar em pânico e a “infectar” o filho com esta condição.

Sintomas e diagnóstico

Os sinais típicos podem indicar medo irracional. Eles começam mesmo quando uma pessoa está preocupada com sua segurança antes mesmo do início do vôo.O indivíduo imagina mentalmente a situação: o que vai acontecer quando ocorrer a queda do avião. A incapacidade de influenciar a situação em tais casos é a principal causa do medo.

Pessoas com uma psique enfraquecida entram em pânico com medo dos voos e da morte durante as quedas de pressão. Muitos deles nunca voaram em um avião ou experimentaram as sensações que um passageiro frequente experimenta. No entanto, eles ainda estão com medo, e esse medo pode ser chamado de infundado. Indivíduos com ansiedade podem desenvolver sintomas que são divididos em grupos.

  • Mental: irritabilidade, diminuição da atenção, pesadelos, sono insatisfatório, inquietação.
  • Vegetativo: dor de cabeça na parte temporal da cabeça, dor no peito, taquicardia, sudorese ativa, tremores dos membros inferiores e superiores, respiração rápida ou difícil, descoloração da pele (tornando-se marrom ou pálido), micção frequente, tremores reflexos, náuseas ou vômitos .

Deve ser lembrado que os sintomas aerofóbicos tornam-se mais pronunciados à medida que a data do voo se aproxima. Pensar em embarcar em um avião e imaginar o próprio vôo causa ansiedade que se transforma em medo persistente. Aqueles que, por causa de tais temores, abandonam completamente os movimentos no espaço com o auxílio de uma aeronave, são chamados de aeróbios, por ser este o exemplo mais marcante de sintomatologia.

Um profissional experiente pode determinar a presença de uma fobia usando um teste especial. Uma pessoa precisa responder a várias perguntas relacionadas a voos de avião. Resumindo, o psicólogo será capaz de determinar a presença de fobia em uma pessoa.

Como parar um ataque de pânico?

Você pode superar um ataque de pânico se realmente quiser. Todo aerófobo sente a aproximação de um ataque. É por isso você precisa começar a se acalmar imediatamente. Primeiro, forneça ar fresco, abra a janela... Ao fazer essas ações, você começará a se distrair do problema principal.

Outras dicas também ajudarão: você pode pegar um copo de água e bebê-lo de um só gole. Se você tem medo constante, mantenha chás calmantes à mão. E beba-os em vez de água. Você deve sempre ter água ou uma decocção, mesmo quando sair de casa a negócios. Para isso, basta levar um frasco com líquido na bolsa. Assim que a ansiedade começar a incomodá-lo e sua boca ficar seca, você pode facilmente beber alguns goles da umidade vital.

Beba água devagar. Tome pequenos goles. Isso o ajudará a se concentrar em beber e a se distrair do medo. Essas etapas certamente o ajudarão a lidar com o problema. Onde quer que você esteja - em casa ou no trabalho, tente sentar-se e relaxar. Na rua você pode ir ao parque e relaxar no banco. Assim que estiver sentado, feche os olhos e comece a pensar que há pessoas andando por aí, o sol está brilhando e nada o ameaça no momento.

Ler um livro pode ajudá-lo a superar o medo persistente. Tente usar um que tenha um enredo divertido para esta atividade. Você precisa lê-lo cuidadosamente e ponderar cada palavra.

As mulheres podem ser aconselhadas a limpar o apartamento. A limpeza completa de pisos e janelas é uma ótima distração para as fobias. Além disso, você fará muitas coisas boas enquanto luta contra seu estado obsessivo.

Não ignore os conselhos de especialistas. Eles têm uma vasta experiência em lidar com várias obsessões. Exercícios simples e comprovados são muito úteis para pessoas que estão esperando por ajuda a cada minuto.

Como se livrar da aerofobia?

Qualquer pessoa que já experimentou sinais de aerofobia sabe que sempre existe um problema respiratório. Respirações superficiais provocam falta de ar e até sufocação. Qual é a primeira coisa a fazer? Junte a vontade em um punho e comece a restaurar a respiração normal.

Tente diminua sua respiração. Para fazer isso, reduza o número de inspirações e expirações. Respiramos um pouco, prendemos o ar (conte até cinco) e expiramos lentamente. Essas ações não devem exceder dez minutos. Para estabelecer a respiração diafragmática adequada, mantenha a mão na área do plexo solar. Esta parte deve subir e descer. Este é um sinal de que você está fazendo tudo certo. E os exercícios podem ser feitos quando você quiser. Eles são quase invisíveis para os outros.

Um aumento temporário de dióxido de carbono no sangue de uma pessoa produz um efeito intoxicante. Isso ajuda a se livrar do medo. Para obter este resultado, use um saco de papel. Pressione-o com força contra os lábios e comece a respirar nele. Assim, o oxigênio quase para de fluir para os pulmões e o dióxido de carbono faz seu trabalho. Apenas não se empolgue dessa forma. Se não for adequado para você por qualquer motivo, então é melhor recusar esses exercícios. E você não deve colocar suas ações em exibição pública se for uma pessoa tímida.

E lembre-se de que você não precisa parar sua atenção no medo, mas precisa lutar contra ele. A concentração prolongada no seu problema agravará ainda mais a sua condição. Portanto, tente reunir sua vontade em um punho e tirar o seu "eu" dos pensamentos obsessivos.

A aerofobia pode ser superada com a ajuda de vários movimentos. Assim que a sensação de ansiedade começar, tente mover-se um pouco. Aumente o seu ritmo ou comece a correr. Se você estiver dentro de casa, comece a se agachar. Você também pode mover-se com a música.

Motivos musicais de várias orientações se tornarão um salva-vidas em uma situação de desenvolvimento de ataque de pânico. Provou-se que a música leve e descontraída ajuda a acalmar o estado de espírito. Ouça em casa ou com fones de ouvido e um telefone externo.

Você pode enviar histórias engraçadas ou anedotas para o seu gadget e também ouvi-las durante estados de ansiedade iminentes. No momento em que sentir o medo se aproximando, mude seu cérebro para outra onda. Ligue para um amigo ou amigo, converse sobre assuntos abstratos. Essa opção também ajuda quando você só precisa aliviar o cansaço e se livrar da sensação de solidão.

Existem muitas maneiras e cada uma delas é eficaz à sua própria maneira. Talvez uma das opções a seguir seja mais adequada para você. Deve ser usado quando é necessário interromper um estado de excitação rapidamente e sem esforço.

Ajuda psicológica

Antes de entrar em contato com um psicólogo, você precisa saber o que ele vai te aconselhar em primeiro lugar: comece o tratamento para aerofobia, ao mesmo tempo pare de ouvir notícias negativas, continue voando apesar do medo, aprenda a relaxar e olhe a vida com otimismo .

Se você consultar um psicólogo, ele fará pesquisas e prescreverá uma terapia que inclui certas etapas.

  • Sua condição está no limite e você tem todos os sinais de uma aerofobia muito pronunciada? Então, você receberá uma prescrição de medicamento. Entre eles, podem haver medicamentos de vários tipos: antidepressivos, nootrópicos, antidepressivos (grupo ISRS), tranquilizantes. Porém, é preciso lembrar: a autoadministração de medicamentos é inaceitável. Sem a supervisão de um médico, uma terapia tão séria pode levar a consequências terríveis.
  • Terapia corretiva (quando, em uma conversa com o paciente, o médico identifica as causas da aerofobia e as elimina).
  • A terapia cognitivo-comportamental (psicoterapia) é usada.
  • A abordagem certa por um especialista altamente qualificado pode combinar terapia medicamentosa e psicoterapia individual.
  • O especialista pode recomendar repouso, repouso completo ou esportes.
  • Sessões de hipnose profissional o ajudarão a se livrar da aerofobia e dos problemas que levaram ao surgimento de medos.
  • O método de reabilitação neurofisiológica, quando se oferece a uma pessoa o uso de dispositivos de biofeedback, também alivia o estado obsessivo.

A psicologia humana é tal que ele pode experimentar estados obsessivos e não pensar que precisa de ajuda externa. Porém, ao recorrer a um especialista em busca de ajuda e ao concluir os cursos de psicoterapia, o indivíduo começa a compreender que a vida sem fobia é muito mais interessante do que antes.

Remédios

Você pode resistir a ataques de fobia com a ajuda de comprimidos. No entanto, a ausência desse salva-vidas disponível no momento certo pode provocar uma fobia ainda maior e até mesmo um ataque de pânico.

Claro, se os medicamentos forem usados ​​constantemente, eles darão resultados duradouros e ajudarão a curar a ansiedade. E se eles são engolidos apenas quando o medo está apenas começando a penetrar no subconsciente, então isso é considerado uma ocupação duvidosa. Enquanto o comprimido é absorvido pelo estômago, a ansiedade pode cessar repentinamente por si mesma.

Os sedativos à base de ervas podem ser usados ​​sem nenhum dano particular à saúde. O efeito deles não é tão forte, mas o uso constante contribuirá para um resultado duradouro. Tinturas de valeriana, motherwort irão aliviar a irritabilidade excessiva. As soluções de álcool agem muito mais rápido, mas existe o risco de dependência do álcool.

O uso de benzodiazepínicos pode ter um bom efeito sedativo. É verdade que isso levará cerca de meia hora. E claro, tais medicamentos não devem ser usados ​​sem consultar um médico.

Não é recomendado o uso dos seguintes medicamentos sem receita médica: antidepressivos tricíclicos (o efeito ocorre em cerca de 2-3 semanas), inibidores seletivos da recaptação da serotonina (garantem um mínimo de efeitos colaterais e são tomados uma vez ao dia).

Lembre-se de que apenas um especialista altamente qualificado pode tratar medicamentos. Em outros casos, deve-se ter cuidado com o uso descontrolado de drogas desta série. Isso é agravado pela deterioração da condição até a perda completa de consciência.

Autotratamento

Claro, é possível e até necessário superar a aerofobia por conta própria. Indivíduos obstinados praticamente não sofrem dessa doença, mas podem estar sujeitos a fobias se pressão externa for exercida sobre a psique. Por exemplo, uma pessoa passou por um estresse muito forte ou a sobrecarga mental constante não permite que seu cérebro relaxe.

Em nenhum caso, você pode curar a aerofobia com álcool. Assim, você não só não se livrará do estado obsessivo, mas também adquirirá a dependência do álcool. Portanto, é melhor atuar de forma mais eficaz e menos traumática.

Se você está constantemente ansioso, então você precisa praticar esportes. O exercício é uma boa distração dos pensamentos negativos e melhora o bem-estar geral. O mais eficaz aqui é correr longas distâncias.

Existem outras maneiras de tratar os ataques de ansiedade. Por exemplo, você está andando na rua e de repente lembra que em três dias terá um vôo em um avião. Esses pensamentos causaram uma sensação desagradável que aos poucos começou a se transformar em medo. Tente se distrair deles por um tempo. Comece a contar os carros que passam. Divida-os pela qualidade da cor e conte-os novamente, agora separadamente. Essa matemática simples pode ajudá-lo a esquecer o problema que você criou para si mesmo.

Você não precisa pensar no vôo em si, lembre-se do que acontecerá quando você pousar no solo. Você pode ser encontrado por amigos ou parentes próximos. Ou talvez você se encontre de férias em um belo país. Pense nos momentos agradáveis ​​que podem esperar por você no futuro, e o medo certamente irá diminuir.

Crie um objeto que o atraia. Por exemplo, um carro. Descreva detalhadamente o seu sonho: cor, forma, marca.Pense em cada detalhe que deve estar presente neste assunto. Pequenos detalhes e uma descrição cuidadosa o ajudarão a se concentrar nas coisas agradáveis, e a ansiedade inevitavelmente diminuirá.

Durante o início de uma fobia, você precisa se lembrar de que isso está acontecendo aqui e agora. Talvez amanhã você nem se lembre dela. Talvez você esteja de visita nessa hora, ou talvez já esteja naquele lindo lugar onde decidiu descansar.

Tente mudar seu ataque de pânico para outra pessoa fictícia. Como se você não estivesse com medo, mas seu personagem fictício estivesse com medo. Aproxime-se e diga-lhe palavras que o ajudarão a se acalmar. Os argumentos acima permitirão que você compreenda a sua consciência de que os medos são completamente infundados.

Enquanto estiver em casa durante um ataque, tente expressar seus pensamentos e emoções no papel. Assim que seus medos desaparecerem, coloque o pedaço de papel escrito de lado. Depois de um tempo, leia o que você retratou no papel em um acesso de ansiedade. Você pode achar engraçado ter criado um problema do nada.

Uma fobia pode ser tratada com dor. A fobia é a imersão em suas fantasias, que são de natureza negativa. Um simples elástico o ajudará a sair desse estado. Coloque-o no pulso e, assim que sentir uma onda de pânico, puxe o elástico e deixe-o bater levemente em sua pele. Uma sensação desagradável de fora mudará sua mente para um problema específico associado a alguma dor e o distrairá de pensamentos obsessivos.

Os exercícios respiratórios são bons para ajudar a desviar a atenção da negatividade. Para fazer isso, respire fundo, prenda a respiração um pouco e expire lentamente. Faça essas manipulações até que o pânico passe completamente. Isso pode oxigenar seus pulmões e até mesmo ajudar seu coração a se ajustar a um ritmo mais calmo e dar a sua mente tempo para recuperar totalmente a calma. Supere-se e você vencerá seu medo.

A luta contra a sua fobia não deve parar, mesmo quando você quer descansar. Aproveite ao máximo esse tempo. O relaxamento e o autotreinamento só ajudam a melhorar o seu estado de espírito. Durante esse tempo, você pode reavaliar seu humor e talvez colocar seus medos de lado.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa