Tudo sobre flautas japonesas

Fue é um instrumento musical de sopro japonês, geralmente de bambu. Em palavras simples, é a mesma flauta com várias características distintas. Os tipos de fue, suas características e também o som serão discutidos no artigo.


Peculiaridades
A flauta é um dos mais antigos instrumentos musicais de sopro labial... A história de seu surgimento está profundamente enraizada no passado, há 35 mil anos.
Existem muitos tipos de flautas, mas sua característica unificadora é a principal fonte de vibrações, que é tocada por uma corrente de ar. Promove o movimento da coluna no canal da flauta, o que resulta em um som de uma altura ou outra.

Porém, hoje falaremos de flautas que são familiares a quase todos os habitantes do Japão, ou seja, de fue. A palavra "fue" se refere a toda uma família de flautas japonesas. Uma característica distintiva deste instrumento musical japonês é sua sonoridade bastante alta. Além disso, eles são feitos, ao contrário de qualquer outra flauta, de bambu e, ao tocar o fue, não as pontas dos dedos, mas suas falanges, são usadas para fechar os orifícios.
Um parente próximo de um instrumento musical como o fue é o cachimbo paixiao, originário da China. Fue se espalhou no Japão apenas no século 5 durante a era Nara, que caiu em 710-794.
Vale a pena mencionar que, anteriormente, os músicos deste instrumento eram, em sua maioria, monges japoneses errantes. No entanto, no nosso tempo a situação mudou significativamente, as flautas fouet são agora utilizadas com bastante frequência em vários festivais, bem como em teatros ou orquestras.


Visualizações
A flauta fue japonesa tem muitas variedades, que são divididas em duas grandes classes - transversal e longitudinal... Eles diferem um do outro na localização da abertura labial. Se no primeiro caso ele está localizado na lateral, então no segundo - bem no final.
Vamos começar a considerar as variedades de fue.


Hichiriki
Este instrumento musical de sopro é feito de bambu. Geralmente é pequeno em tamanho e não excede 20 centímetros. As características distintivas são a bengala dupla e também o som. Este é um instrumento musical bastante melodioso, mas seu timbre pode parecer um tanto nasal ou áspero, especialmente no registro agudo.
A gama de tons do chitiriki é uma oitava.

Shinobue
Os japoneses também chamam esse instrumento musical de takebue. É a mesma flauta de bambu, classificada como transversal. Ele difere na altura de seu timbre. No Japão, é mais frequentemente usado na orquestra Hayashi, bem como ao executar o gênero da música de câmara japonesa, como a nagauta. Existem dois estilos de tocar um instrumento musical: uta e hayashi. O primeiro estilo é música, o segundo é festival.
Se falamos sobre uma variedade de shinobue como hayashi shinobue, então sua característica é a falta de customização. Ela, como shinobue, tem um timbre bastante agudo, mas é difícil chamá-la de melódica.

Shakuhachi
Esta variedade é uma das mais populares no Japão. Pertence à classe de longitudinais. A flauta shakuhachi tem a mesma afinação da escala pentatônica. É mais frequentemente usado para meditação. Seu traço distintivo é o timbre característico, que pode mudar de acordo com a vontade do intérprete.
Este instrumento musical, como todos os anteriores, é bambu... A flauta mudou-se da China para o Japão durante a era Nara. A variedade não se distingue pela habilidade de seu desenho, razão pela qual nos tempos antigos era especialmente comum entre os camponeses. Hoje em dia, o shakuhachi é utilizado tanto por amadores como por profissionais da área musical. Aprender a tocar fue nas aulas de música é a base de qualquer escola secundária japonesa.

Komabue
Este tipo de flauta, como a komabue, pertence à classe dos transversais... É feito, como todo mundo, de bambu e se distingue pela presença de 6 entalhes nos dedos, bem como pelo seu tamanho, que costuma atingir cerca de 36 centímetros de comprimento. O komabue mais comumente usado no Japão na corte na música, como gagaku e komagaku.

Ryuteki
Este tipo de flauta também é feito de bambu.... Seu timbre é significativamente inferior ao da flauta komabue mencionada. Pertence à classe dos transversais, tem 7 orifícios para os dedos, tem também um comprimento de cerca de 40 centímetros e um diâmetro de 1,5 centímetros.
Ao tocar qualquer melodia nesta flauta, ela é mantida na posição horizontal. Ele, como o já mencionado fue komabue, também é usado no gênero da música da corte japonesa, como o gagaku. Normalmente, os sons produzidos pela flauta ryuteki eram usados para representar uma criatura mitológica, como um dragão voando na luz celestial.
No século 20, a flauta ryuteki tornou-se, junto com tal instrumento musical de três cordas dedilhadas, o shamisen, muito frequentemente usado nas obras musicais japonesas modernas.

Nokan
Outro tipo de fue, que pertence à classe transversal. Também é frequentemente usado para acompanhar apresentações teatrais em teatros não e kabuki.
O comprimento deste instrumento musical é de quase 40 centímetros, e a largura média pode ser superior a um centímetro e meio. Como muitas das flautas acima, este tipo possui 7 ranhuras para os dedos do músico.
Uma característica do nocan é a presença da chamada garganta ou nodo - um orifício especial, cuja largura é de apenas 2-3 milímetros. É graças a este orifício que um instrumento musical como o nocan é capaz de produzir um som de falsete.
O alcance deste tipo de flauta é superior a duas oitavas, e sua afinação pode variar dependendo do nocan, já que geralmente não são feitas em uma máquina de produção de acordo com algum padrão, mas com as próprias mãos.

Como isso soa?
A música étnica japonesa é caracterizada por uma mudança de ritmo e andamento, bem como pela ausência de uma métrica específica. Na maioria das vezes, os artistas se esforçam para trazer o som de seu instrumento musical o mais próximo possível dos sons da natureza, dos animais, eles se esforçam para obter o máximo de simplicidade e pureza de som. As flautas japonesas são uma das opções mais adequadas para isso.


O som das flautas pertencentes à família foué é bastante alto na maioria dos casos. É por isso que este instrumento musical japonês é freqüentemente usado para acompanhamento em teatros como o bunraku ou o kabuki. Você também pode ouvir o som dessas flautas em alguns conjuntos. Às vezes, essas flautas japonesas também são usadas como instrumentos solo, desde que sejam afinadas para modos ocidentais.



