Descrição das flautas de flautim e seu escopo

A flauta piccolo é uma das variedades da flauta comum a que todos estamos acostumados. Este instrumento musical difere dele em seu tamanho, características de design e até mesmo em seu som agudo. Para mais informações sobre o que é a flauta de flautim, qual a história de sua origem, qual a peculiaridade de seu som, você pode descobrir nas informações abaixo.


O que é isso?
A flauta flautim, ou, como também é chamada, flautim, destaca-se principalmente entre os demais instrumentos musicais de sopro em seu tom, é a mais aguda de todas.
É uma pequena flauta, com cerca de metade do tamanho de uma flauta normal, mas seus dedilhados são geralmente semelhantes. Seu comprimento não ultrapassa 30 centímetros. Devido ao seu tamanho, este instrumento musical não é nada difícil de confundir com um brinquedo de criança.
No entanto, a flauta piccolo difere de uma flauta comum não apenas no tamanho. Ela é capaz de captar sons tão agudos que são inacessíveis a uma simples flauta. Seu som é uma oitava acima.
No entanto, é simplesmente impossível extrair notas mais baixas deste instrumento musical.


Quanto à estrutura da flauta piccolo, pouco difere da estrutura de uma flauta comum. Suas principais partes constituintes são bastante semelhantes. As flautas convencionais têm apenas 3 deles.
- O primeiro é a cabeça. Ele está localizado no topo e inclui orifícios, bem como plugues com tampa.
- A segunda parte é o chamado corpo. É nele que se situam as válvulas, bem como os orifícios que podem abrir e fechar, gerando este ou aquele som.
- A terceira parte deste instrumento musical é o joelho. Ele contém teclas especiais para os dedos, mas esta parte está completamente ausente do flautim.


Além do mais, na estrutura do flautim, uma série de outras características podem ser notadas... Assim, por exemplo, as dimensões dos furos de ar são várias vezes menores, tem uma forma cônica reversa da seção do cano e, além disso, os espaços entre todos os seus furos e válvulas são bastante pequenos.
O flautim tradicional é feito de um material como a madeira. Porém, hoje em dia, você não encontra apenas espécimes de madeira nas prateleiras das lojas. Hoje em dia, este instrumento musical pode ser feito de plástico, metal ou prata. Obviamente, os modelos feitos de plástico comum ou metal são muito mais baratos do que os feitos de madeira ou prata. Porém, tocar flauta de flautim, que é feito de madeira, é um pouco mais difícil do que tocar flauta de metal.



História de origem
A flauta é o mais antigo instrumento musical de sopro. Um mito da mitologia grega está associado à aparência dela, que fala sobre o deus da floresta Pan e sua amada ninfa chamada Syringa, que, infelizmente, não correspondia a seus sentimentos por não ter uma aparência muito bonita. Para se esconder dele, a donzela orou por ajuda, depois do que ela se transformou em um junco. O frustrado deus da floresta pegou um par de juncos para si, criando com eles um maravilhoso instrumento musical - uma flauta, que agora é chamada de flauta, ou melhor, flauta de pã.
No entanto, vamos voltar à história específica de um tipo de flauta como o flautim. Este instrumento é relativamente novo, já que não apareceu há muito tempo.
Um parente próximo de flautim é um instrumento musical de assobio tão antigo quanto o harmônico. É ele quem é chamado de antecessor do flautim.
Foi inventado na França no final do século XVI.


Este instrumento musical era usado com mais frequência para ensinar certos pássaros a executar determinada melodia. Além disso, eles o usaram em composições militares.
Naturalmente, durante todo o período de sua existência, o harmônico sofreu uma variedade de mudanças. Assim, a princípio, adquiriu um formato cônico, o que contribuiu para a pureza do seu som. Sua cabeça adquiriu grande mobilidade, graças à qual foi capaz de influenciar a afinação do instrumento. Pouco depois, o corpo de um instrumento musical começou a ser dividido em três partes.
Assim, surgiu um instrumento completamente novo, vagamente reminiscente de um harmônico, que tinha a capacidade de produzir uma escala sonora variada, enquanto o som do harmônico não diferia muito.

Já no século XVIII, a flauta tornou-se especialmente apreciada em orquestras, bem como entre músicos e compositores europeus. Portanto, este instrumento recebeu seus nomes de povos de diferentes países. Os italianos têm flauto piccolo ou ottavino, os franceses têm petite flûte e os alemães têm kleine Flöte.
A flauta piccolo adquiriu sua forma atual graças a Theobald Boehm, que foi um mestre, flautista e compositor alemão. Foi ele quem se tornou o "pai" deste instrumento, incluindo a flauta piccolo, que ainda hoje é relevante. Realizou vários experimentos acústicos, que permitiram melhorar significativamente os modelos de flauta existentes na época. Quase imediatamente, esses novos instrumentos encantaram todos os músicos profissionais europeus.


No século 20, o flautim começou a ser usado ainda mais ativamente em várias orquestras, em instrumentos sinfônicos e de sopro. É este instrumento musical que contribui para a manutenção das vozes agudas na afinação geral da orquestra.
Músicos e compositores famosos como, por exemplo, Antonio Vivaldi, Nikolai Andreevich Rimsky-Korsakov e Dmitry Dmitrievich Shostakovich também recorreram ao uso da flauta piccolo.Eles amaram tanto o instrumento que até confiaram nele para solo em alguns episódios de suas composições musicais.
Além do mais, piccolo usado em suas composições sinfônicas e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Portanto, este instrumento musical pode ser ouvido em uma obra deste autor como a Sinfonia nº 1.
O som do flautim é aproveitado na parte final, na própria parte principal.


Recursos de som
Como mencionado acima, um instrumento de sopro como a flauta de flautim parece bastante peculiar. Será difícil confundir seu som com qualquer outro instrumento, já que é bastante agudo e remotamente se assemelha a um apito. Tem um alcance sônico especial e é completamente incapaz de produzir "Ré bemol" e "C" da primeira oitava.
A flauta piccolo é caracterizada por um som agudo, que é uma oitava mais alto do que o som de uma flauta comum. Seu som encanta e lembra algo fabuloso e mágico. É por causa dessas características que este instrumento musical começou a ser usado com mais frequência em orquestras, a fim de criar a atmosfera mais realista de uma tempestade, vento, batalha e muito mais.

Essa ferramenta, como flauta de flautim, dá sonoridade às obras musicais, torna-as mais brilhantes, suculentas e agudas. Além disso, é ela, pelas suas características sonoras, que contribui para o aumento do alcance sonoro dos demais instrumentos musicais de sopro que integram a orquestra.
Fabricantes populares
Actualmente, existe um grande número de fabricantes no mercado de instrumentos musicais que se dedicam à criação e comercialização de flautas de flautim. Entre eles, fabricantes como:
- Yamaha;
- Burkart;
- Pearl PFP;
- Armstrong.



Aplicação de ferramenta
Hoje em dia, o flautim é mais usado em orquestras. Muitas vezes é combinado com alguns instrumentos musicais de toque, como percussão, bateria ou oboé. No entanto, apesar de a flauta flautim ser um instrumento bastante comum e de grande importância nas orquestras, não existem tantas composições musicais concebidas especificamente para ela.
Apesar de não haver tantos episódios solo de flautim, eles ainda existem em certa quantidade. Esses incluem:
- concerto em C-dur Vivaldi;
- Concerto para piano nº 1 do compositor francês Ravel Maurice;
- Concerto para piano nº 4 do compositor soviético Rodion Konstantinovich Shchedrin.

Quanto a tocar este instrumento musical, o dedilhado do flautim não difere do dedilhado comum em geral.
Mas apesar disso, o processo de tocar nele tem algumas nuances em termos de uma almofada de ouvido... No entanto, as diferenças não são muito significativas e, portanto, para dominar o jogo neste instrumento musical, a capacidade de tocar uma flauta comum é obrigatória.
