A flauta

Tudo sobre a flauta peruana

Tudo sobre a flauta peruana
Contente
  1. Peculiaridades
  2. História de origem
  3. Som
  4. Como jogar?

Flauta peruana - é um dos mais antigos instrumentos musicais inventados pelo homem. Graças ao seu som melódico especial e bela aparência, muitas vezes atrai a atenção de músicos e colecionadores até hoje.

Peculiaridades

A flauta étnica peruana é chamada de quena. Geralmente é feito de materiais leves, como cana ou bambu. Ferramentas de madeira também são encontradas. As flautas abertas longitudinais são feitas à mão. Isso torna cada instrumento único.

O comprimento da flauta varia de 25 a 70 centímetros. Os modelos padrão variam em comprimento de 30 a 35 cm. Estas são as flautas mais adequadas para iniciantes. Normalmente, o corpo do instrumento tem 5 ou 6 orifícios de um lado e um orifício adicional do outro. Tem como alvo o polegar. O kena, como a flauta shakuhachi japonesa, não tem apito.

História de origem

Existe uma lenda que a primeira flauta ken foi feita de osso humano. Foi feito por um cara apaixonado, cuja namorada morreu muito jovem. Ele não queria tanto se despedir dela que decidiu fazer um instrumento musical de sua tíbia. Ao ouvir o som desta flauta, ele lembrou a voz suave de sua amada e seu grito suave, que o ajudou a não se esquecer dela. É por causa dessa lenda que kenu também é freqüentemente chamada de flauta da tristeza.

Mas não há evidências de que as primeiras flautas dos índios do Peru foram realmente feitas de ossos humanos. Os instrumentos musicais que sobreviveram até hoje são feitos de barro, ossos de animais ou pedra. Os espécimes mais antigos encontrados durante escavações na Bolívia têm mais de 10 mil anos. Agora as flautas peruanas são conhecidas em todo o mundo.Eles tocam não apenas melodias folclóricas, mas também música moderna.

Deve-se notar que não são apenas os músicos que compram kenas. Na maioria das vezes, eles são comprados como lembrança ou presente para um ente querido.

Som

Flauta peruana é diferente som muito agradável e limpo. Quem já ouviu essa música diz que é muito leve e relaxante. Os sons de Kena são ótimos para meditação. Nela brincavam os próprios índios do Peru, realizando rituais tradicionais, celebrando várias celebrações, ou simplesmente, conhecendo um novo dia.

Também existe um tipo de kena chamado kenacho... Tem um som mais baixo e suave e um tamanho um pouco maior. Ambos os instrumentos são bastante versáteis e você pode tocar música escrita em tons diferentes neles.

Como jogar?

Ken é tocado solo e como parte de um conjunto. O som da flauta é perfeitamente complementado por vários tambores e instrumentos de sopro. Vários ken também soam bem juntos. Para aprender a tocar até as melodias mais simples, você precisa entender como extrair o som dessa flauta. O primeiro passo é encontrar a posição correta para o kena. Sua extremidade deve encostar no queixo. O lábio inferior está na borda do kena e o lábio superior forma o fluxo de ar. Depois de fixar o instrumento musical na posição correta, você pode começar a tocá-lo.

Isso não é muito difícil de aprender. Para ver os resultados desejados, você terá que praticar regularmente. Demora algumas semanas para aprender a tocar melodias simples na flauta peruana. Isso nem requer a ajuda de um professor ou a habilidade de tocar outros instrumentos musicais. Basta assistir a algumas boas master classes e começar a praticar.

Tendo dominado este antigo instrumento musical, você pode tocar qualquer melodia nele, dando-lhes um som completamente novo.

Para saber o que é flauta ken e como tocá-la, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa