A flauta

Tudo sobre a flauta de Pã

Tudo sobre a flauta de Pã
Contente
  1. O que é isso?
  2. Projeto
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Como jogar?

Woodwind é um dos instrumentos musicais mais antigos. Flautas antigas (ou seus protótipos) são encontradas por arqueólogos em diferentes partes do mundo. Eles diferem uns dos outros, têm características de design, mas ainda não tão significativas a ponto de ser impossível rastrear a tendência geral. Quase sempre é um tubo vazio em forma de cilindro, plano ou alargado para baixo, com um orifício inferior aberto, lateral e superior. Um representante interessante desta série é a flauta de Pã.

O que é isso?

A flauta recebeu esse nome em homenagem a Pã, um dos deuses da Grécia Antiga. As imagens do herói costumavam ser acompanhadas por uma siringe - um instrumento muito semelhante a essa flauta. A flauta surgiu no Neolítico, uma bela lenda conta sobre isso.

Syrinx - esse era o nome da garota mais bonita da cidade, que uma vez foi conhecida pelo próprio Pan, o deus do bosque e da floresta. Ela se apaixonou tanto por ele que ele perdeu a paz e começou a persegui-la literalmente. Mas a garota de tal persistência do namorado não era feliz: ele não gostava dele. Uma vez ele perseguiu Syrinx, mas ela conseguiu se esconder dele na floresta, que escondeu a garota com seus galhos grossos. E teve a impressão de que até conseguiu agarrar a mão dela, mas quando olhou em volta, percebeu que em sua mão não estava o roçar de sua amada, mas um caniço grosso.

Ele agarrou uma braçada de bengala, zangado com ela, e a cortou com uma faca. Mas esta terra escondeu dele a bela Syrinx, transformando o fugitivo em um junco. Então Pan entendeu o que ele tinha feito com sua amada. Ele recolheu cuidadosamente os juncos, começou a sentir pena deles, a beijá-los. O hálito do infeliz Pã penetrou nas seções de junco e a música surgiu nelas. E então este instrumento apareceu, soando como um sopro leve da brisa, como o sopro de um jovem com o coração partido.

No Neolítico, as pessoas imaginavam que quanto mais longo o barril, mais baixo o som (e relação inversa), eles começaram a conectar tubos de diferentes comprimentos, e foi assim que surgiu o instrumento. A menos, é claro, que a versão romântica da lenda seja descartada.

A menção da flauta de pã, aliás, encontra-se nos escritos de Virgílio: ali ele descreve um instrumento de sopro, incluindo 7 flautas, feito de cana, e isso se encaixa perfeitamente na descrição da flauta de Pã.

Projeto

Tal flauta consiste em vários tubos ocos, cujo número mínimo é 3. As extremidades inferiores desses componentes devem ser fechadas, de tamanhos diferentes. O comprimento pode ser de 10 cm ou 120 - não há restrições estritas. Os tubos estão dispostos em degraus, o que permite reproduzir o instrumento com sons de diferentes alturas.

Do que a flauta é feita: classicamente - de junco, bem como de bambu, metal ou osso. Às vezes dá até para encontrar uma flauta de Pã de plástico, mas essa opção, claro, está longe do nobre original. A qualidade do som definitivamente depende do material de fabricação.

Hoje, a panfluta é ajustada com um dispositivo de pistão especial. E assim que fizeram isso: um pedaço de cera era mandado para o barril, era espremido até encontrar o tom desejado. Obviamente, a configuração dependia da temperatura do ar e, portanto, o método não era o ideal.

Devo dizer que o processo de fazer uma panfluta pode ser chamado de difícil: é preciso habilidade e conhecimento do assunto. Os tubos devem corresponder a um determinado diâmetro, seu comprimento deve ser medido com precisão. Esmerilhamento, colagem e adesão dos tubos no suporte e envernizamento são importantes. Mas esse processo é nobre e será coroado de sucesso para quem leva a sério a fabricação do instrumento, que primeiro soou na obra de Mozart.

Sim, o eminente compositor pode ser considerado um popularizador da panfluta, que se tornou uma descoberta na ópera A Flauta Mágica.

Como fazer isso sozinho?

Para quem não tem medo de possíveis dificuldades, o processo de fabricação não parecerá particularmente assustador. Mas em outubro (mês mais adequado) você terá que caminhar atrás dos juncos, ou seja, caminhar pelas margens dos reservatórios. Nesse período, a palheta já está madura e apta para a confecção de um instrumento. Será necessária uma coleção de hastes de junco uniformes, o mais igual possível em diâmetro.

Plantas

Se você fizer uma ferramenta de acordo com a master class apresentada a seguir, você pode fazer sem desenhos. O principal é escolher o código-fonte correto. E, é claro, você precisa saber exatamente a aparência do instrumento original, determinar o comprimento e o diâmetro.

Você não pode fazer um desenho, mas um esboço, mas melhor - um desenho que indica as dimensões dos tubos.

Manufatura

Digamos que o junco seja colhido e enviado para secar. A planta deve secar bem, e pelo menos alguns dias (ou mesmo uma semana) deve ser dada à secagem. Uma bateria, secador de cabelo, forno - não é uma opção, a palheta deve secar naturalmente.

O material seco deve ser examinado: é óbvio que a planta é constituída por tubos, que se ligam por "joelhos". Deve haver 5 desses tubos (para este MK). Eles devem corresponder em diâmetro e comprimento, e o comprimento também é importante desde o início. O próprio mestre irá corrigi-lo.

Vamos dar um passo a passo como fazer uma flauta de panela.

  • Separe os juncos. Uma faca ou um quebra-cabeças são adequados para o caso. A palheta deve ser cortada com cuidado exatamente no meio do cotovelo. Será visto que os tubos resultantes possuem proteção de membrana em ambos os lados. Portanto, eles devem ser furados - com um prego ou uma faca.
  • O núcleo do tubo deve ser liberado da "polpa". Isso é feito simplesmente pegando uma vara reta, ligeiramente menor em diâmetro que a palheta. Claro, você pode usar uma lima, mas esse tipo de trabalho exige mais delicadeza.
  • As paredes internas do tubo oco devem ser lisas, isso é extremamente importante para o som... O tubo (cada) deve ser soprado.
  • O primeiro tubo se tornará o mais longo, ao longo do qual o comprimento dos próximos quatro será medido. O comprimento dos tubos diminui em decréscimo, a medida será a largura do polegar do mestre.
  • Vale lembrar que a panfluta é um instrumento folk, portanto, cálculos de engenharia rigorosos e precisão de joalheiro são desnecessários. As pontas dos tubos obtidos devem ser limpas de irregularidades com lixa.
  • Agora você pode verificar o som. Você precisa apertar uma extremidade do tubo com o dedo e soprar na outra. Só você deve soprar não como uma melodia comum, não como uma bola, mas como se estivesse passando. Esta técnica ajuda aqui: lembre-se de como é o meio-sorriso da Mona Lisa, experimente você mesmo, encoste a borda livre do instrumento contra o lábio inferior na posição vertical e sopre.
  • Se tudo estiver marcado, o som é o que você precisa, é hora de conectar os tubos em uma fileira. Se você fizer tudo da maneira clássica, será difícil e demorará muito. Mas não há saída: todos os tubos terão que ser amarrados primeiro aos pares e depois juntos com a ajuda de um fio. E a fixação final será todas as mesmas palhetas, apenas partidas ao meio. Existe outra opção de montagem - soldagem a frio, você também pode tentar isso.
  • Na ferramenta acabada, os orifícios inferiores devem ser fechados. Você pode fazer isso usando plasticina comum, você pode fazer a mesma soldagem a frio. Depois que os plugues são feitos, o instrumento pode ser considerado completamente acabado. Mas se quiser conformidade total com a estética, os tubos podem ser envernizados.

Sim, o processo não é o mais fácil, mas ainda é real de fazer. É muito importante limpar realmente os tubos por dentro com alta qualidade, tornando as paredes lisas. Essa é a única maneira de ouvir o som do instrumento e torná-lo adequado para música.

Como jogar?

A flauta de Pã tem um timbre próprio, fácil de identificar para um músico, mesmo um iniciante. Possui características próprias que devem ser estudadas logo na primeira aula de treinamento.

Qual é a diferença entre panflute:

  • um instrumento padrão é de 3 oitavas, que podem ser aprendidas a funcionar em cerca de um ano;
  • o timbre tem uma mudança uniforme em toda a extensão;
  • dinâmica em um som, uma vez que não há apitos no instrumento (também há samples com eles, mas extremamente raramente);
  • vários ressonadores são usados ​​em um panflute, portanto, nuances dinâmicas estão amplamente disponíveis;
  • você pode tocar com timbres, mas apenas na faixa de soprano;
  • é um instrumento alto, quase nunca precisa ser silenciado;
  • é fácil aprender a notação musical nele - ou seja, dominar o jogo com a ajuda de um manual de autoinstrução é realmente real e não tão difícil.

E agora sobre como dominar praticamente este instrumento musical.

Aqui estão as regras básicas.

  1. Você precisa se levantar ou sentar, suas costas estão retas, mas relaxadas.
  2. Segure a ferramenta com as duas mãos. O lado comprido deve estar na sua mão direita - como um aperto. A ferramenta deve ser vertical, paralela ao corpo. Segure o lado mais curto com a mão esquerda.
  3. As mãos devem estar relaxadas, esta é a única maneira de mover facilmente a flauta para frente e para trás e soprar nos canos.
  4. Segue-se a formação da almofada auricular correta, ou seja, o posicionamento dos lábios e da boca, que ajudará no controle do fluxo de ar. Primeiro você precisa fazer um sorriso e depois comprimir um pouco os lábios, deve haver um pequeno orifício entre eles.
  5. A flauta é posicionada contra o lábio inferior, o ar é direcionado para o tubo de acordo com o princípio "sopre na garrafa". Para a diferença no som, você precisa pronunciar letras diferentes, a posição básica de reprodução é "T", mas "P", "B", "D" também são usados.
  6. A flauta de pan deve ser tocada com notas alteradas. Você pode fazer assim: puxar a mandíbula para trás, puxar o queixo para trás, direcionando o ar para um dos tubos.
  7. Você pode tocar o tremolo, tocar notas em staccato, tocar vibrato ou até mesmo bater um papo com a língua enquanto toca para criar um som de trinado.

Para desenvolver habilidades, você deve tocar escalas - regular e sistematicamente, aprender algumas canções simples e tocar na frente de um espelho.

Depois de tocar, o interior dos tubos é limpo com um pano macio e úmido para limpeza. O instrumento seco pode ser enviado em uma caixa. A flauta deve ser guardada em uma caixa com fecho. Se aparecer uma rachadura no tubo, ela deve ser reparada rapidamente, pois afeta a qualidade do som.

Divirta-se tocando música!

O som da flauta de Pã está no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa