Características da flauta chinesa

Conhecer as características da flauta chinesa é necessário para quem escolhe um instrumento mais exótico para si. Você definitivamente deve descobrir como jogar xiao. A música do antigo instrumento musical de bambu (flauta transversal) é muito bem recebida ainda no século XXI.

O que é este instrumento musical?
A antiga flauta chinesa xiao é uma conquista cultural notável da antiga civilização. Este instrumento de sopro tem uma extremidade inferior bem ajustada. É comum usá-lo como instrumento musical solo e como parte de um conjunto. Os lingüistas concordam que o próprio termo "xiao" apareceu em uma imitação do som produzido. A divisão das flautas chinesas usada agora apareceu na virada dos séculos XII-XIII.

Anteriormente, o termo "xiao" era aplicado apenas à flauta de vários barris, que agora é chamada de "paixiao". Ferramentas com um único barril no passado distante eram chamadas de "di". Hoje, di é exclusivamente estruturas transversais. Todos os xiao modernos funcionam em um padrão longitudinal. A hora exata do aparecimento de tais flautas não é conhecida com certeza.

Uma das versões acredita que eles foram criados entre o século III aC e o século III dC. Outra hipótese diz que o Xiao começou a ser feito ainda no século XIV aC. NS. Essa suposição é baseada em referências a algumas flautas em dados da época. Verdade, como exatamente esse instrumento parecia e quão adequada era a definição de seu nome, ainda não foi estabelecido.

Existe uma versão de que o xiao de ossos de animais começou a ser feito há cerca de 7.000 anos. Se estiver correto, verifica-se que este é um dos instrumentos mais antigos do planeta. As flautas longitudinais que sobreviveram de forma confiável até nossos dias, no entanto, datam não antes do século XVI.Um número relativamente grande de tais produtos começou a ser feito apenas a partir do século XIX.

No passado, as ferramentas de bambu e porcelana eram igualmente comuns, mas agora apenas o bambu mais prático é usado.
A face superior do xiao é equipada com um orifício que se inclina para dentro. Ao jogar, o ar entra por ele. As versões mais antigas tinham 4 orifícios para os dedos. As flautas chinesas modernas são feitas com 5 passagens na superfície frontal e você também pode enrolar o polegar por trás. As dimensões podem variar bastante em certas áreas do PRC, a faixa de som típica é quase igual a algumas oitavas.

Visualizações
A histórica região chinesa de Jiangnan - quase coincidindo com o moderno Delta do Yangtze - é caracterizada por uma variante de Zizhu Xiao. Eles são feitos de bambu preto. Visto que tais instrumentos são feitos de barris com internódios alongados, tal flauta atinge um grande comprimento. Taiwanesa e comum nas partes do sul de Fujian, a flauta dongxiao clássica é obtida de bambu com hastes grossas. Existem vários tipos de árvores de bambu com essas características.

Os especialistas acreditam que a flauta transversal tradicional foi criada pela primeira vez pelo povo Qiang, que são os ancestrais da população tibetana moderna. Então ela morou no centro e no sul de Gansu, bem como no noroeste de Sichuan. É geralmente aceito que o período Xiao da alta Idade Média coincide quase completamente em aparência com as amostras modernas.
No século XX, eles começaram a fazer modificações no xiao com 8 canais, o que torna mais fácil tirar uma série de dedilhados.
Isso se tornou possível sob a influência de abordagens europeias.

A facilidade de fabricação da ferramenta determina sua popularidade. O xiao verdadeiramente tradicional, como mencionamos, é feito de bambu. No entanto, também existem construções alternativas:
- à base de porcelana;
- pedra dura (principalmente jadeíte e jade);
- marfim;
- de madeira (agora estão se tornando mais populares).

Os dois tipos principais são o xiao do norte e o nansiao, comuns nas províncias do sul da RPC. Na frase "xiao do norte", o epíteto "do norte" costuma ser omitido. A razão é clara - essa ferramenta não é encontrada apenas nas partes do norte do país. O design clássico é bastante longo. Pode variar de 700 a 1250 mm.

Nanxiao é mais curto e mais grosso. Sua borda superior está aberta. As flautas do sul são preparadas usando um remendo de raiz de bambu amarelo. Para sua informação: essa ferramenta costuma ser chamada de chiba. Sabe-se que ele acabou no passado na Península Coreana e depois nas ilhas japonesas.
A execução do lábio permite dividir nanxiao em 3 categorias principais:
- UU (mais fácil para iniciantes);
- UV;
- V.

Nanxiao está historicamente entrelaçado com a música syzhu. Foi executado por orquestras amadoras que se espalharam durante as dinastias Ming e Qing. Essa tradição musical ainda é muito difundida hoje. Velocidade, ritmos claros são típicos dela. Mas às vezes é combinado com xiao simples.

No entanto, este último não pertence mais ao folk, mas sim ao ramo clássico da cultura chinesa. Se tal instrumento for apresentado à orquestra, ele sempre interage com guqin citra. Como sua combinação foi aperfeiçoada por milhares de anos, hoje o repertório da flauta chinesa de tipo nortista é representado principalmente por composições lentas e suaves.
No passado, o xiao era considerado um atributo dos eremitas e principalmente dos sábios e, além dos concertos, era amplamente utilizado na meditação.
Em parte, essas práticas persistem hoje - mas já fazem parte do próprio jogo.

Som
A música clássica tocada na flauta chinesa é muito diversa. As críticas dizem que produz um som profundo e semelhante ao da água. Ele sibila levemente, mas é por isso que não perde a expressividade. Os tons baixos criam uma sensação de paz e tranquilidade. Na literatura da China antiga, essas flautas eram consideradas a personificação da tristeza suave.

Como jogar?
A nota chave, ao contrário dos instrumentos europeus, aparece quando a válvula de oitava está fechada. Dependendo do número de canais, 2 ou 3 furos são fechados por cima. É muito importante desenvolver a habilidade de respiração diafragmática.

Recomendações:
- coordenar a ação dos músculos orais e abdominais;
- emitir um fluxo de ar estável através de uma pequena distância interlabial;
- evite respiração muito forte;
- hidratar os lábios;
- não tenha medo de experimentar (todo flautista chinês segue seu caminho de qualquer maneira).

Informações ainda mais interessantes sobre a flauta chinesa xiao podem ser encontradas no vídeo a seguir.