Como fazer uma flauta?

Muitas pessoas querem aprender a tocar algum instrumento musical. Para tornar o processo mais divertido, você mesmo pode fazer algumas das ferramentas. Um deles será a flauta.

Como fazer papel?
Um grande número de coisas pode ser feito de papel: isto é origami e artesanatos úteis para a casa, pinturas e até instrumentos musicais. As crianças podem estar envolvidas na fabricação de uma flauta, porque tal atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras finas. Então, para fazer uma ferramenta de papel, você precisa:
- papelão, de preferência mais denso (não se deve usar papel fino, pois a flauta ficará muito mole);
- régua;
- furador;
- Cola PVA;
- guache ou quaisquer outras tintas.



Você pode criar uma flauta com suas próprias mãos da seguinte maneira.
- Usando uma régua sobre uma folha de papelão, é marcada a localização dos orifícios do futuro cano. A distância entre os furos varia de 2,5 a 7,5 cm, dependendo disso o som produzido pelo músico. Para uma flauta de papel, a distância mínima funcionará, excluindo o orifício para o polegar. Entre ele é melhor deixar 4,5 cm. A conta é mantida do fundo.
- Em seguida, o papelão é enrolado em um tubo de modo que os orifícios marcados permaneçam na parte frontal. O produto é colado com PVA.
- Em seguida, os furos são feitos com um furador, o topo do qual deve ser ligeiramente maior em diâmetro do que o resto.
- As tintas são usadas para dar ao instrumento uma bela aparência.
Claro, uma flauta de papel não soará como uma de verdade, mas esta é uma ótima maneira de passar o tempo com crianças de uma maneira interessante e útil.

Flauta de tubo de PVC
Você também pode fazer um tubo de tubos de PVC. Isso levará mais tempo e trabalho, mas o som da flauta finalizada ficará muito próximo do original.

Ferramentas e materiais
Você precisará dos seguintes itens:
- Tubo de PVC (é melhor que o diâmetro interno não seja superior a 2 cm e o comprimento seja 35-40 cm);
- Tampa em PVC (adequada ao diâmetro da ferramenta);
- lápis;
- fio;
- Arquivo;
- Serra;
- máquina;
- vice;
- lixa de diferentes tamanhos;
- primer para plástico;
- tintas acrílicas de poliuretano ou fita isolante.

Tecnologia de manufatura
Agora vamos dar uma olhada nas instruções detalhadas para fazer uma ferramenta.
- Normalmente, os canos de água têm 100 cm de comprimento, portanto, você deve primeiro serrar o excesso para obter o tamanho ideal.
- Para evitar que os orifícios da futura flauta se transformem em curvas, uma linha é puxada de ponta a ponta do tubo, que pode ser fixada com fita isolante.
- Pessoas versadas em tocar flauta podem usar seus próprios esquemas para marcar buracos. No entanto, para iniciantes é melhor usar os desenhos oferecidos na Internet. O esquema mais comum é o seguinte: o diâmetro do primeiro furo a partir do topo é de 4 mm, o diâmetro dos próximos é de 8-10 mm. Apenas oito buracos. O primeiro de baixo é ligeiramente desviado do centro para a mão esquerda ou direita. Tudo depende de qual mão está liderando. O músico sopra no primeiro buraco de cima.
- Em seguida, os furos são feitos usando a máquina. Para não danificar a peça pelo lado de dentro, pode colocar um pedaço de pau ou um bloco de madeira no seu interior.
- Depois disso, você precisa colocar uma tampa na flauta do lado do orifício para a extração do som. Isso é para criar pressão.
- Agora é necessário lixar as saliências e asperezas para tocar o instrumento. Isso exigirá a lixa nº 4 e nº 1. Primeiro você precisa passar por uma retificação bruta e, em seguida, remover os pequenos erros.
- A pintura é o toque final. Para criar uma superfície lisa, o produto é preparado com um revestimento especial de PVC. Após a secagem, são aplicadas tintas acrílicas de poliuretano. Você pode tornar ainda mais fácil colando a ferramenta resultante com fita isolante multicolorida.






O processo de fazer uma flauta de tubo de PVC é bastante demorado. Mas você pode realmente aprender a brincar com ele e, graças aos materiais duráveis, esse produto vai durar mais de um ano.
Outras opções
Existem várias outras opções para fazer uma flauta em casa.
Bambu
Fazer um cachimbo de bambu é um negócio complicado. Além das ferramentas, é necessário cuidado e paciência. Um erro pode levar ao fracasso.
Os seguintes itens serão necessários:
- haste de bambu (você pode comprar bambu seco ou secar em casa);
- haste de metal com um diâmetro de 12-15 mm;
- queimador de gás (você também pode fazer fogo, se possível);
- pega ou lona durável;
- serra para metal;
- caneta de ponta de feltro;
- lixa nº 2 ou nº 1;
- broca antiga com diâmetro de 4-6 mm;
- alicate;
- fita métrica;
- óleo de linhaça e um pano.

A tecnologia de fabricação é a seguinte.
- Corte um pedaço de bambu de 40-50 cm de comprimento de forma que em uma das pontas fique coberto com uma divisória.
- Faça uma marca a uma distância de 20-25 mm do final. Recue 1,5 cm. Faça mais marcas, recuando entre elas 20-25 mm.
- Aqueça a haste de metal em brasa para limpar as fibras indesejadas. É imperativo usar uma pega, caso contrário, queimaduras não podem ser evitadas. Depois que a haste estiver quente, ela é inserida pelo lado aberto do bambu e pressionada para remover as partições extras. A seção no final deve ser deixada.
- A broca esquenta. Os orifícios marcados são desparafusados à mão com uma broca presa em um alicate. Se você perfurar, o bambu irá rachar.
- Com o auxílio de uma lixa, os resíduos são removidos após a queima dos furos.
- A flauta finalizada é coberta com uma camada de óleo de linhaça.




Feito de madeira
A madeira é um excelente material para fazer ferramentas. Sua característica é profunda. Você pode fazer um tubo longitudinal de madeira. Ao contrário do transversal, possui sete orifícios na frente e um atrás. Além disso, os dois orifícios inferiores costumam ser bifurcados. Para a confecção, você precisará de dois blocos de madeira.Os parâmetros são os seguintes: comprimento - 30 cm, largura - 2 cm, altura - 1 cm.
Palitos de bordo, pêra e ébano são adequados para o cachimbo.

Acessórios adicionais:
- um pequeno pedaço de madeira redondo (o comprimento da parte não deve ser superior a 4 cm, e o diâmetro - 1,5 cm);
- régua;
- lápis;
- incisivo semicircular;
- braçadeiras;
- vice;
- furar e furar de 0,6 a 4,5 mm;
- faca;
- lixa;
- Cola PVA;
- Arquivo;
- sintonizador;
- tinta para madeira ou verniz para madeira.

O andamento do trabalho é o seguinte.
- Ao contrário do bambu, as barras de madeira não são redondas, portanto, a ranhura interna do tubo deve ser observada. De uma borda, a largura é de 1,5-2 cm, da outra - 1-1,5 cm.
- Prendendo um pedaço de madeira em um torno, eles começam a trabalhar com um cinzel.
- Após a retirada do excesso de madeira, ambas as partes são lixadas por dentro com lixa.
- A uma distância de 4 cm da borda larga da peça de trabalho, um retângulo de 5x7 cm é marcado. 3 furos idênticos são feitos com uma broca de 4,2 mm, que se fundem em um oval. Com a ajuda de uma lima, o oval é transformado em um retângulo. Em seguida, de um lado, a madeira é polida em um ângulo de 30-45 graus. O apito da flauta está pronto.
- Em seguida, as peças são unidas com cola PVA e deixadas nas pinças por várias horas.
- A peça seca é selada com um pedaço redondo de madeira.
- Com uma faca, a peça é cortada e lixada. Por conveniência, é feito um corte na parte de trás do tubo.
- Os furos são marcados da seguinte forma: o primeiro vai 6 cm da borda inferior, o resto - com um intervalo de 2 cm.
- Quanto maior o orifício, mais alto é o som do tubo, de modo que a configuração da ferramenta e a perfuração do orifício são realizadas em paralelo. Afine a flauta para abrir as notas.
- No final da obra, o cachimbo é envernizado sobre madeira. Você pode usar vernizes foscos e brilhantes. A decoração depende da preferência pessoal.






Tubo de coquetel
Este método é simples e não requer custos insuportáveis. A chamada flauta de Pan pode ser feita de tubos de coquetel.
O que você precisa:
- tubos de coquetel;
- Scotch;
- tesoura;
- régua.

A instrução é extremamente simples.
- Demora 10 tubos longos. Melhor usar brilhantes. Os tubos são encurtados na parte superior. O esquema é simples: corta-se 2,5 cm do primeiro tubo, 2,5 + 2,5, ou seja, 5 cm, do segundo, 5 + 2,5 (7,5 cm) do terceiro. Todos os tubos são encurtados da mesma maneira.
- Os tubos são dobrados em altura e colados com fita adesiva. A ferramenta caseira está pronta.

Para adquirir uma flauta não é necessário ir a loja especializada. Basta mostrar engenhosidade, paciência e perseverança, e então acabará por fazer uma ferramenta que realmente trará prazer.
Para informações sobre como fazer uma flauta de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.