A flauta

Gravador para iniciantes

Gravador para iniciantes
Contente
  1. Nuances básicas
  2. Como você aprende a jogar?
  3. Possíveis dificuldades

A flauta doce é um instrumento de sopro bastante popular entre a população que deseja ingressar na cultura musical. Isso se deve à simplicidade do próprio instrumento e à relativa simplicidade de dominar a execução dele, mesmo por meio de prática independente. Vamos considerar as principais tarefas que os músicos novatos precisam resolver desde as primeiras lições para, posteriormente, aprender a tocar a flauta doce com decência.

Nuances básicas

Para iniciantes que decidiram "conquistar" o gravador, é importante primeiro dominar as configurações básicas do instrumento:

  • como ficar de pé ou sentar-se corretamente;
  • como segurar o instrumento;
  • onde os dedos de ambas as mãos estão localizados;
  • regras para colocar o bocal na boca do músico;
  • como soprar para obter sons.

Mas antes disso, você precisa estudar o dispositivo da flauta para imaginar o que está sendo dito a seguir sobre o assunto.

A ferramenta consiste em três partes desmontáveis ​​que podem ser removidas, limpas (recomendado após cada uso). A primeira parte é o porta-voz, frequentemente denominado "apito". A segunda parte - a principal - é de brincadeira, já que quase todos os orifícios (ou válvulas) de um instrumento musical estão localizados aqui. Existem 7 dessas válvulas: seis na parte superior do tubo e uma na parte inferior (chamada de válvula de "oitava"). A terceira parte do gravador é chamada de "sino". Entre o sino e o tubo principal existe o último - o oitavo - orifício (ou mesmo dois próximos a ele), que pode ser deslocado em torno da circunferência para ajustá-lo convenientemente ao dedo mínimo da mão direita.

Tocar um instrumento de sopro sai mais completamente na posição em pé.Só assim é possível respirar com mais liberdade, agir com as mãos e o corpo, e o sangue não se forma em nenhuma zona de estagnação, que muitas vezes se forma em músicos sentados.

É verdade que, em alguns casos, você pode tocar sentado, especialmente com longas aulas de música ou o cansaço das preocupações diurnas.

O corpo do músico ao tocar o gravador em pé deve estar reto, a cabeça também deve estar reta. Você não deve se esforçar, os músculos das costas, pescoço e ombros estão relaxados. Qualquer tensão restringe os movimentos das mãos e dos dedos, pode até causar dor. Nesse caso, você deve parar um pouco, fazer uma pausa. É melhor abrir um pouco as pernas e apoiar-se nelas por igual.

Na posição sentada, as pernas são colocadas com os dois pés à sua frente no chão. Não deve haver deslocamento das pernas uma em cima da outra.

Posição dos braços:

  • os cotovelos não tocam o corpo: movem-se ligeiramente para a frente e espalham-se para os lados;
  • os antebraços de ambas as mãos devem formar um ângulo reto entre si, a parte superior do qual é o registrador;
  • os dedos da mão direita são colocados na metade inferior da flauta, da mão esquerda - na metade superior (mais perto do rosto).

A colocação dos dedos é a seguinte:

  • polegares localizado na parte inferior do corpo (tubo) do instrumento: o esquerdo cobre o orifício da oitava (localizado na parte posterior, tem a mesma aparência dos orifícios de execução na parte superior da flauta), e o direito é responsável por apoiar o instrumento;
  • dedos restantes da mão direita cobrir 4 orifícios de jogo localizados na parte inferior do corpo do registrador;
  • dedo indicador, dedo médio e anelar da mão esquerda sobreposto aos 3 orifícios restantes na parte frontal do instrumento: cada dedo - em seu próprio orifício (enquanto o dedo mínimo permanece ocioso).

O instrumento em si está localizado dos lábios do músico com a campainha para baixo, formando um ângulo de 45 graus em relação ao solo. A boquilha é inserida na boca, e como a sua configuração assemelha-se muito à forma de um apito, não existem, portanto, dificuldades especiais com a sua posição na boca, que surgem ao tocar saxofone ou clarinete. O bocal é pressionado contra o lábio superior, mas deve-se tomar cuidado para que fique totalmente coberto pelos lábios para evitar que o ar escape para além do canal de apito.

A respiração de um músico de sopro é um lado bastante difícil do aprendizado, então nos limitaremos apenas aos pontos principais:

  • você precisa soprar no bocal, usando a respiração por diafragma para isso (respire no estômago);
  • deve-se inspirar o ar rapidamente, fazendo isso pela boca, relaxando o aperto do bocal com os lábios e nariz;
  • expire suavemente, evitando a interrupção prematura dos sons ou seu tremor.

Como você aprende a jogar?

As aulas de natureza performática direta começam imediatamente após a familiarização com o dispositivo do instrumento, a finalidade dos orifícios, incluindo a função da chamada válvula de oitava, bem como a prática de colocar as mãos e colocar os dedos nos locais de ação destinada a eles.

Deve-se notar desde já que aprender do zero sem um mentor, sem um livro-texto ou sem materiais de vídeo da Internet não faz sentido em nenhum instrumento musical.

Isso não se aplica àqueles com pitch perfeito. Pessoas com afinação perfeita memorizam sons de uma vez, para que possam navegar rapidamente por quase toda a gama até mesmo do instrumento mais complexo, sem mencionar o gravador. Eles só precisam praticar a técnica dos dedos, respiração e língua (no caso de treinamento com instrumentos de sopro).

O resto, que não tem um ouvido musical inato, terá que trabalhar na técnica, e na audição, e em muitas outras coisas no caminho para uma arte musical decente ou magistral.

Então, você precisa pegar o gravador e se preparar para tocar os primeiros sons nele:

  1. fique em pé, pés na largura dos ombros;
  2. leve o bocal à boca e prenda-o nos lábios;
  3. os polegares de ambas as mãos estão no lugar (o direito apóia o instrumento, o esquerdo segura a válvula de oitava);
  4. o resto dos dedos da mão direita estão localizados acima dos orifícios de jogo do lado do sino;
  5. o dedo indicador da mão esquerda agarra o primeiro orifício superior.

Esta é a posição inicial mostrada na imagem abaixo.

Em seguida, você deve puxar o ar para os pulmões e tentar reproduzir o primeiro som do gravador.

Essa tentativa, repetida várias vezes depois, será o primeiro exercício para aprender a tocar o instrumento.

Para tornar o som musical, você precisa fazer o seguinte (em ordem):

  1. agarrando o bocal com força após inalar com os lábios, puxe-os um pouco para dentro;
  2. toque a ponta da língua nos dentes superiores de dentro;
  3. pronuncie a sílaba "tu" enquanto afasta a língua dos dentes.

Como resultado dessas ações, o ar será direcionado para o canal de som do bocal e depois para a cavidade do tubo com orifícios. Algum som deve aparecer, mas desde a primeira vez é improvável que agrade a um músico em potencial com seu timbre e pureza.

Mas não desanime - tudo dará certo, talvez, na décima ou centésima décima tentativa.... Todo mundo tem isso de forma diferente. Aqueles que aprenderam a assobiar com os dedos devem compreender as dificuldades de definir a posição da língua, lábios e dedos em um único mecanismo capaz de emitir um assobio alto e estridente na saída do ar por ele.

Além da sílaba "tu", existem outras opções para controlar o fluxo de ar, por exemplo, pronunciar "ti" ou "tu". Você precisa tentar todos os meios e, em seguida, escolher o melhor. Sob nenhuma circunstância você deve pronunciar a sílaba "fu" - essa é uma maneira ruim de tentar obter o som correto.

Ao obter uma nota limpa, é preciso lembrar a posição da língua na boca, lábios, bocal e o ângulo aproximado de inclinação do instrumento: tudo importa para as próximas aulas.

Se você cobrir todos os 8 orifícios do gravador, obterá o som mais baixo da faixa do instrumento, dependendo da afinação. E quando os orifícios de som estão totalmente abertos, ao contrário, a flauta emite o som mais alto de que é capaz. O instrumento na afinação “C” com as válvulas fechadas emite a nota “C” da primeira oitava, e quando fechado - a nota “C” da terceira oitava.

Assim, você pode começar suas próximas lições no gravador da escala C aprendendo a escala Dó maior. Para aqueles que conhecem pelo menos o básico da notação musical, você deve estudar o dedilhado (dedo) das notas resultantes no gravador e, em seguida, prosseguir para a produção sonora sequencial desta escala simples na primeira oitava: do, re, mi, fa, sol, la, si, do ... O último som “C” já se refere à segunda oitava, mas ao tocar uma escala, é imprescindível terminar com um som tônico, ainda que outra oitava (no nosso caso, a nota “C” da segunda oitava):

Tanto para o aluno adulto quanto para a criança que ainda não conhece a notação musical, será uma grande vantagem estudá-la paralelamente à familiarização com os esquemas de dedilhados e ao treinamento para extrair bons sons no instrumento.

Trabalhar com um professor é muito mais fácil, interessante e rápido. O docente elaborará um programa de aulas (práticas e teóricas), selecionará exercícios, estudos, repertório pedagógico e de concerto, tocará em dueto em flauta doce ou outro instrumento, protegendo-se de erros e deficiências técnicas.

E se você tem muita vontade de aprender por conta própria, terá que ter paciência, dominar escrupulosamente a notação musical, mover-se passo a passo de acordo com o manual de autoinstrução, sem correr prematuramente. E em tudo isso - atenção, repetição e controle. Caso contrário, surgirão problemas que às vezes são muito difíceis de resolver.

Possíveis dificuldades

Vamos listar as principais dificuldades no processo de aprender a tocar flauta doce.

  1. Respirar é muito difícil de colocar mesmo sob a supervisão de um professor, sem falar nos estudos independentes. É melhor encontrar um mentor primeiro.
  2. As ações da língua, dedos e respiração para produzir som devem ser coordenadas. Existem várias formas de se obter sons, dependendo da natureza da peça musical, mas as principais são legato e staccato, que devem ser trabalhadas com exercícios especiais.
  3. A independência dos dedos de ambas as mãos também é alcançada com as atividades cotidianas: tocando escalas em tempos e tempos diferentes (4/4, 3/4, 6/8, 2/4).
  4. Para quem estuda por conta própria, é muito difícil organizar adequadamente o seu treinamento. Você pode obter um currículo adotado em escolas de música, ou adquirir uma "Escola para Gravador" de qualidade. Com essas fontes e aprenda sem perder nada.
sem comentários

Moda

a beleza

casa