A flauta

Características da flauta di (dizi)

Características da flauta di (dizi)
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Som
  3. Como jogar?

A cultura chinesa é interessante para muitos curiosos de todo o mundo, principalmente por sua originalidade e conexão com muitas tradições antigas. Ao mesmo tempo, as pessoas comuns sabem menos de tudo sobre a cultura musical do Império Celestial, os instrumentos musicais difundidos ali, cuja origem é contada não apenas por séculos, mas também por dezenas de séculos. Um desses instrumentos - a flauta di - é discutido neste artigo.

Este instrumento musical tem pelo menos 8 mil anos, o que é confirmado por recentes escavações arqueológicas na região da província de Zhejiang. Essas escavações rejeitaram a hipótese da origem da Ásia Central da di flauta, que teria sido trazida para a China pouco antes do início da cronologia moderna (cerca de 100 aC).

Peculiaridades

Di (dizi) do chinês antigo refere-se a flautas transversais, já que o orifício de trabalho ("apito") para soprar o ar da boca do músico está localizado na lateral do tubo. Os buracos de jogo também são colocados em uma linha após o apito ao longo do comprimento do instrumento (mais perto da borda). Além desses furos melódicos, existe outro chamado "dimo". Durante a execução, é coberto pelo filme mais fino e atua como uma membrana que afeta o som da flauta. Dimo está localizado separadamente - entre o apito e os buracos de jogo.

O dizi é feito de uma única peça de bambu ou cana, existem modelos em osso, metal e até pedra. As flautas de junco e bambu são geralmente amarradas com linhas de linha forte em vários lugares para proteger os troncos (corpos) de ressequem e, em seguida, envernizados.

Existem outros nomes para a flauta transversal chinesa (dizi, hengdi). Além disso, o instrumento possui 2 variedades - qudi e bandi. A segunda dessas variedades é ajustada para um som mais alto.

Som

Em termos de estrutura e princípio de ação, o dizi não é muito diferente da flauta europeia, mas seu som, é claro, lembra os motivos nacionais chineses. O bambu é conhecido por suas boas propriedades de ressonância, de modo que a flauta feita com esse material soa mais alto do que com metal, osso ou pedra. Mas isso é apenas se uma membrana for instalada. Depois de selar o orifício da membrana com fita isolante, você pode obter apenas o som normal de uma flauta, sem a coloração "chinesa" que coça.

Dee se sintoniza com os sons da diatônica maior... O instrumento tem um som bastante suculento, que é fornecido por uma palheta embutida e é apoiado pela tradicional coceira de membrana chinesa. Em geral, o som é incomum e o alcance da flauta é bastante amplo - mais de duas oitavas. Isso permite que o dizi seja usado em uma ampla variedade de composições orquestrais.

Como jogar?

Tocar flauta envolve apertar certas combinações de orifícios (válvulas) com os dedos de ambas as mãos, devido ao qual o som do instrumento muda. Naturalmente, cada som emitido pela flauta tem seu próprio dedilhado (dedilhado).

Para flautistas iniciantes, o primeiro passo é aprender a ponta dos dedos.

Para ajudar neste processo, vários esquemas de dedilhados foram desenvolvidos, bem como opções para tocar até a mesma nota. Existem também várias nuances técnicas com a respiração, exalação direta e angular do fluxo de ar através da válvula de trabalho (apito), técnicas de slide e dedo trinado e técnicas de linguagem. Mas este último ainda não está disponível para um iniciante.

Um músico iniciante precisa aprender a tocar notas: primeiro, cada um separadamente, estudando o dedilhado e, em seguida, toque-os um após o outro, movendo-se ao longo da escala principal da nota mais baixa para a mais alta dentro da faixa.

Na prática performática moderna, existem flautas dizi de diferentes afinações.

Essas afinações são geralmente designadas usando os nomes das letras latinas das notas correspondentes.

As afinações mais comuns são:

  • "Antes" (C);
  • "Vermelho);
  • "Sal" (G);
  • Mi (E);
  • Fa (F).

Na flauta da afinação "C" (C), você precisa fechar 3 dos 6 orifícios com os dedos da mão esquerda para obter um som correspondente à nota "C" da primeira oitava da afinação. Fechando sequencialmente os 3 orifícios restantes com os dedos da mão direita, desceremos do "C" da primeira oitava ao "G" da oitava menor, e esta será a nota mais baixa deste instrumento.

Todas as outras notas nesta e em qualquer outra afinação do instrumento podem ser estudadas na imagem de amostra gráfica abaixo., no qual você precisa entender que os números das etapas (sons específicos são retirados da nota da afinação do instrumento).

Na afinação "Do", o primeiro grau é a nota "Do", o segundo é "Re", o terceiro é "Mi", o quarto é "Fa" e assim por diante.

4 comentários

Como jogar 2 oitavas?

Anna ↩ Wath 16.03.2021 14:30

Na flauta, a afinação "C" deve ser fechada com os dedos da mão esquerda 3 dos 6 orifícios para se obter um som em altura que corresponda à nota "C" da primeira oitava. Fechando sequencialmente os 3 orifícios restantes com os dedos de nossa mão direita, desceremos do “a” da primeira oitava ao “G” da oitava menor, e esta será a nota mais baixa deste instrumento.

Yuliya ↩ Anna 22.03.2021 03:24

E a flauta E?

Anna ↩ Julia 22.03.2021 10:30

Julia, pegue a flauta e toque a nota E da primeira oitava, solte o dedo mínimo direito e pressione simultaneamente a válvula D com o anular direito (9). O movimento não é difícil, mas requer alguma coordenação: movimento multidirecional simultâneo - o dedo mínimo se solta, o anônimo pressiona. ...

Moda

a beleza

casa