Gráfico de dedilhado do registrador

Dedilhar os dedos na sequência correta sobre as teclas, botões e válvulas de um instrumento musical é denominado dedilhado. No caso do gravador, estamos falando sobre os buracos das notas.

Com o que se parece
Os dedilhados para sopros, teclados e cordas parecem diferentes. É tudo uma questão de como você consegue o som. Por exemplo, em um piano ou piano, uma tecla é responsável por uma nota, apenas um dedo é necessário para recebê-la. Conseqüentemente, o dedilhado do teclado é um esquema de aquisição de melodia.

Em instrumentos de sopro - tubos, flautas e outros - vários dedos devem trabalhar simultaneamente para produzir uma nota. Com base nisso, o dedilhado para a flauta doce é uma representação esquemática dos dedos fechando os orifícios para obter uma melodia.
Durante o ensaio, o aluno deve memorizar a posição dos dedos para cada nota individual. Somente após esse treinamento, quando todos os dedos "sabem" com firmeza seu lugar durante o jogo, o músico é capaz de tocar uma melodia.
É assim que se parece o dedilhado do gravador.

Em uma nota! Os instrumentos de sopro populares não têm dedilhados estabelecidos - diferentes fabricantes criam suas próprias modificações de instrumentos. Quanto aos flautas de leite, tudo é muito mais simples aqui: o dedilhado é padrão em qualquer execução.
Usualmente, o fabricante coloca desenhos de dedilhados em cada pacote com o instrumento. Se por algum motivo eles não estiverem lá, existem muitas opções diferentes na Internet.

Como ler
Existem 2 tipos de dedilhados: barroco e alemão. Antes de aprender a tocar uma melodia, você precisa entender a notação dos esquemas:
- um círculo limpo significa um buraco aberto;
- o círculo colorido é um orifício coberto;
- um círculo com uma metade enegrecida - um orifício de nota ligeiramente aberto;
- coloração cinza - extração alternativa de notas usando várias combinações de orifícios fechados e abertos;
- designação G acima da coluna - a nota é tocada em um gravador alemão;
- letra B - a nota é tocada em instrumento musical do sistema barroco, ou seja, inglês;
- oval com dois orifícios, onde um é maior e o outro é menor - orifícios duplos das notas C e R;
- uma oval com um grande círculo aberto e um pequeno círculo enegrecido - um único orifício é coberto apenas pela metade com um dedo;
- um par de orifícios sem pintura - um único está completamente aberto, círculos pretos - um único orifício é completamente fechado com um dedo.

O aprendizado começa com o domínio da nota B da primeira oitava e a transição gradual para a próxima. O estudo da escala da última à primeira nota ocorre com o objetivo de um domínio mais fácil e rápido de um instrumento musical. A explicação da técnica é bastante simples - em uma sequência semelhante, os orifícios das notas são fechados:
- 1 furo superior;
- então 2 furos são fechados;
- depois vem a virada de 3 furos e assim por diante.
Existem vários tipos de flautas e todas dependem do tamanho. Quanto maior o instrumento, mais baixo é o som que ele é capaz de produzir, enquanto, ao contrário, o menor gravador produz um som mais alto. Cada um desses instrumentos é responsável por certas notas de oitavas diferentes, por exemplo, Sol ou Ré da segunda oitava:
- soprano (Descantado);
- viola ("agudos");
- sopranino;
- tenor;
- baixo.
Gravadores menos usados entre flautistas:
- grossbass;
- contrabaixo;
- subgrossbass;
- sub-baixo;
- garklein (sopraníssimo).

Outra característica para dominar o gravador é prestar atenção especial às notas baixas - Ré e até a primeira oitava. Para obter um som nítido, é necessário fornecer ar suavemente em baixa tensão, sem muito esforço. É por isso que é difícil para um iniciante aprender as notas D e C - o treinamento será necessário.
A maneira mais fácil é dar a cada buraco um número no início do treinamento - de 1 a 7. O buraco inferior é figurativamente chamado de válvula de oitava.

Às vezes, a notação musical parece bastante complicada mesmo para uma melodia simples, quando várias linhas de notas são mostradas. O objetivo desta gravação é a notação musical simultânea para vários instrumentos. Neste caso particular, estamos falando de um dueto de duas flautas de bisel e acompanhamento de guitarra. A presença de símbolos de letras na notação musical significa acordes para o violonista.

Sinais agudos e bemol na notação musical são sinais de alteração e significam uma diminuição ou aumento do som em meio tom, eles são reduzidos de duas maneiras:
- o sinal de alteração é colocado próximo a uma nota específica e é exigido dentro do compasso em que é colocado;
- o sinal fica na frente da pauta e é necessário para todas as notas da melodia de qualquer oitava.
As notas de si bemol e mi bemol são um pouco mais difíceis de tocar; elas começam a aprender depois de dominar as notas iniciais. Para obter a nota B bemol com o polegar de sua mão esquerda, você deve pressionar a alavanca B bemol, que fecha a válvula B e a válvula B bemol localizada ao lado de A.

Posição do dedo para tocar em Mi bemol.

Dado que Mi bemol e Ré sustenido são dois nomes diferentes para o mesmo som, é mais fácil tocar uma nota com D.
O arranjo dos dedos das mãos direita e esquerda no gravador para obter a nota Fá sustenido.

Tablatura (tabs) - um dos tipos de gravação de notação musical, uma indicação esquemática da localização dos dedos para fixar o tom. Usado para teclados, cordas e, às vezes, instrumentos de sopro. Hoje essa técnica quase saiu de prática, preservada na notação para violonistas.

Adendo
Qualquer músico novato deve primeiro dominar a notação musical e aprender a ler os dedilhados. Além disso, é imperativo "numerar" os dedos e lembrar o número de cada um dos dez dedos.
Os orifícios são fechados com almofadas de dedos ligeiramente dobrados, que estão em um estado livre e esticado. A respiração deve ser suave.

E mais um conselho para o flautista novato é a obrigatoriedade de tocar escalas diariamente. Isso é o que músicos profissionais fazem, é o que um iniciante deve fazer - escalas diatônicas e cromáticas sempre, todos os dias.
Uma grande ajuda para iniciantes no domínio de habilidades práticas ajudará "Svirelka" - um programa de treinamento, não apenas tocando melodias, mas mostrando o dedilhado para obter cada nota. Ele demonstra detalhadamente todas as habilidades que um músico deve dominar para tocar o instrumento escolhido.

Você aprenderá a entender o dedilhado de um gravador no próximo vídeo.