Quadrado de Lo Shu: história, cálculo e significado
A praça Lo Shu tem uma história rica e desempenha um papel importante na metafísica oriental. Para obter previsões precisas, é usado ativamente não só no exterior, mas também em nosso país. Além disso, o quadrado Lo Shu é considerado uma ferramenta mágica do feng shui, com a qual você pode descobrir o destino de uma pessoa e algumas previsões relacionadas. Usando essa figura, você pode traçar um mapa da energia de qualquer cômodo, por exemplo, um apartamento, e manter uma harmonia especial nele, eliminando algumas das deficiências.
Em nosso artigo, daremos uma olhada mais de perto na história do quadrado e como calculá-lo corretamente.
Um pouco de historia
A Praça Lo Shu é considerada um presente dos deuses, e há várias lendas sobre sua origem. Seu uso começou por volta de cerca de 600 AC.
De acordo com uma das lendas da China, certa vez uma tartaruga rastejou até as margens do rio Luo, em cujas costas era visível um padrão incomum, que um dos então imperadores pôde ver. De acordo com sua descrição, na carapaça de uma tartaruga, ele viu um inscrito em forma de quadrado com símbolos incomuns em seu interior. Desde então o povo chinês e começou a usar as cartas Luo Shu para prever os destinos humanos.
A principal diferença entre o quadrado era que quaisquer números da mesma linha, mesmo na diagonal, sempre somam quinze. Para os chineses, esse número ainda é considerado especial até hoje, pois simboliza o ciclo lunar. Os sábios chineses tinham certeza de que com a ajuda deste quadrado você pode aprender muitas coisas inacessíveis ao olho humano simples, o que o Universo ainda esconde da essência humana. É por isso O quadrado Luo Shu é usado não apenas para fazer previsões pessoais, mas também para determinar o potencial de uma sala específica no Feng Shui.
Desde os tempos antigos, os sábios chineses decidiram que cada número de um quadrado tem suas propriedades únicas. Esses números são responsáveis tanto pelos elementos naturais quanto pelos pontos cardeais.
Estrutura quadrada
Os números no quadrado Lo Shu são organizados de acordo com uma certa regra. O quadrado em si é freqüentemente chamado de mapa ou diagrama. No total, a praça está dividida em nove setores. Portanto, às vezes os especialistas fazem uma descrição da chamada grade de um quadrado. Deste modo, a primeira linha horizontalmente inclui os números 4,9,2, o segundo - 3,5,7, e o terceiro - 8,1,6.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que cada um dos setores do quadrado é responsável e a qual elemento ele pertence:
- 4 - Setor monetário ou patrimonial (elemento da árvore);
- 9 - Glória e influência (elemento fogo);
- 2 - Casamento e amante (elemento da terra);
- 3 - Famílias (árvore de elementos);
- 5 - Prosperidade e boa sorte (elemento da terra);
- 7 - Crianças (elemento de metal);
- 8 - Treinamento e conhecimento (elemento da terra);
- 1 - Carreiras (elemento água);
- 6 - O proprietário e os professores (o elemento metal).
Ao comparar um quadrado com uma sala, é muito importante colocá-lo levando em consideração os pontos cardeais.
Os lados e os números do cartão (quadrado) têm uma direção especial. Os principais são norte, oeste, sul e leste, e os adicionais são nordeste, sudeste, sudoeste, noroeste e centro. Acredita-se que foi a partir dessa quadratura que surgiu a prática do feng shui, bem como uma filosofia chamada taoísmo.
Sobre harmonia na sala
Segundo alguns ensinamentos, cada um dos setores da praça é responsável por determinados aspectos da vida humana, seja pelo crescimento na carreira ou nas relações pessoais. Cada uma das zonas do quadrado está ligada ao seu elemento, lado do mundo e cor.
Para determinar as zonas de um quadrado em uma sala particular deve ser sobreposto na planta baixa da própria sala. E com base nos dados obtidos, faça uma seleção de cores e móveis. No entanto, esse problema tem suas próprias nuances, porque alguns especialistas acreditam que é imperativo seguir os pontos cardeaise alguns dizem que deve-se proceder apenas a partir do layout das instalações.
Alguns especialistas em feng shui têm certeza de que o quadrado deve ser posicionado de forma que seu lado norte (o setor com o primeiro dígito) corresponda à entrada da casa.
Ao calcular e estabelecer uma figura 1 (lado norte) em uma determinada sala, é melhor usar tons claros, bem como branco, azul, céu e preto. Em tal sala do norte, da qual o elemento água é responsável, espelhos, fontes decorativas transparentes e aquários com águas cristalinas são especialmente bons para a energia.
Móveis ondulados são preferidos.
Mas o desenho correto da direção nordeste pode contribuir para o sucesso acadêmico, ganhando novos conhecimentos e sabedoria. O principal é encontrar esta sala corretamente, correlacionando o mapa com a planta.
É muito importante organizar a sala a que pertence o número 8. O elemento fogo é o responsável por isso no mapa, portanto, quaisquer tons de azul e azul, bem como um aquário, são totalmente contra-indicados aqui. Não deve haver nada da água que suprima a energia do fogo.
Nesse caso, é preferível dar preferência a tonalidades de cores quentes, por exemplo, laranja, amarelo, vermelho e leitoso. Mas é melhor recusar tons de azul e preto.
Um globo e vários cristais de poder em tal sala serão muito úteis.
O compartimento noroeste é responsável pela zona do chefe da família, bem como pelas viagens. Na hora de decorar uma sala com o número 6, é preferível dar preferência aos tons metálicos, já que o elemento metal é o responsável por esse número.
A cor vermelha e todos os seus tons são fortemente não recomendados.
Por falar no setor leste da praça, não se pode deixar de citar o número 3. Nesse ambiente, é melhor usar todos os tons naturais, já que essa área da praça está sujeita aos elementos da madeira, e seu principal elemento é a água.
Tons vermelhos em tal sala são indesejáveis ou sua presença deve ser minimizada. Para o desenvolvimento de energia positiva, flores e frutos silvestres podem ser cultivados nesta sala, e móveis de madeira podem ser escolhidos. Cactos em uma sala assim são indesejáveis.
O lado oeste da praça é o número 7. Recomendado para a possível localização do quarto. Como o número 7 é influenciado pelo elemento metal, é melhor usar cores e tons com brilho metálico nesta sala. Tons claros, limão e cinza também são permitidos.
Em geral, o lado ocidental simboliza a infância e a criatividade e, portanto, fotografias infantis e objetos decorativos de formato oval ou quadrado serão úteis em uma sala como essa.
Falando sobre o lado sul sob o número 9, que é um símbolo de fama e glória, vale ressaltar que é alimentado pelo elemento terra. É por isso que os especialistas em design de interiores recomendam o uso de verde e vermelho, além de seus tons. Além disso, em tal sala, a localização da área da cozinha, fogão ou lareira é permitida.
É muito importante prestar a devida atenção a uma boa iluminação.
Para o lado sudeste (número 4) roxo, verde e vermelho são considerados cores e tons favoráveis. Mas você deve ter cuidado com o último, não deve haver muito dele.
A direção sudoeste (número 2) é responsável pelos relacionamentos e amor. Aqui, o vermelho, todos os tons de rosa e marrom são considerados cores auspiciosas. Para aumentar a energia na sala, você pode colocar velas e uma variedade de lâmpadas decorativas.
Características de uso
Com a ajuda do quadrado Lo Shu, você não apenas aprenderá a equipar sua casa de maneira adequada e harmoniosa, mas também poderá criar seu próprio mapa astral numerológico. A essência do cálculo correto é inserir corretamente a data de nascimento nas células necessárias do quadrado Lo Shu e, em seguida, analisar os resultados.
Para desenhar corretamente o quadrado, primeiro você precisa traduzir sua data de nascimento para o formato chinês, europeu não funcionará. Para isso, os especialistas recomendam o uso de um calendário chinês já pronto.
Ao receber certos dados na diagonal do quadrado, o chamado flechas de destino e força. Portanto, as setas de poder são chamadas de três números no mapa astral, que são alinhados horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente.
Por exemplo, se os números 8,1,6 coincidirem, isso significa que você tem uma flecha de prosperidade à sua frente, o que é especialmente bom para pessoas que planejam fazer negócios.
A coincidência dos números 3, 5 e 7 cria uma flecha de espiritualidade, que permite a seus donos encontrar a paz interior ao longo da vida. Os números 4,5,6 representam a seta do equilíbrio emocional. 8,5,2 é a flecha da determinação.
Os especialistas também distinguem as setas da fraqueza, que eles chamam de uma só vez, 3 células vazias em um quadrado, que são alinhadas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Por exemplo, se uma flecha de -3, -5 e -7 estiver alinhada, isso significa uma flecha de solidão, que é inerente a pessoas vulneráveis e sensíveis.
Claro, provavelmente será muito difícil fazer um cálculo do destino e entender o verdadeiro significado dos números em um quadrado por conta própria, e é por isso que, neste caso, para obter resultados confiáveis e um mapeamento correto, é melhor buscar a ajuda dos mestres do feng shui. Além disso, os profissionais ajudarão a realizar uma decodificação de alta qualidade de todo o quadrado e ajudarão na compatibilidade.
Para mais informações sobre a praça Lo Shu e sua aplicação prática, veja o próximo vídeo.