Estilos de vestido: do popular ao raro
O vestido pode ser chamado de a peça mais comum e a mais bonita do guarda-roupa de uma mulher. A variedade de estilos permite que você escolha a roupa certa que se encaixa no seu corpo. Vamos dar uma olhada em quais estilos de vestidos existem e quais características eles têm.
Por silhueta
Direto
Vestidos retos são clássicos de estilo e você definitivamente deve ter um em seu guarda-roupa. É perfeito para festas e vida cotidiana.
Ajuste reto, diferentes comprimentos, cores, mangas, design de gola - tudo isso é como um designer, do qual os designers de moda colecionam modelos excelentes.
Vestidos curtos e médios podem ser usados todos os dias, enquanto modelos mais longos são preferidos para saídas noturnas.
A maioria dos modelos tem um zíper nas costas, que muitas vezes serve como uma verdadeira decoração. Outra nuance característica para um vestido reto é a ausência de costuras na cintura.
O decote de um vestido bainha é na maioria das vezes oval ou redondo, mas há modelos com decote quadrado, com ombros abertos e com assimetria, bem como com decote não padronizado.
Os vestidos retos permitem enfatizar o corpo esguio.
O representante mais popular desse estilo é o famoso vestido preto da Chanel. Hoje em dia é um clássico da moda business, assim como o tipo de vestido cocktail mais popular.
Os vestidos de corte reto combinam-se com diferentes acessórios e esquemas de cores, são muito fáceis de combinar com os diferentes tipos de corpo. Independentemente da altura, o vestido cai bem em meninas esguias e mulheres que têm uma cintura bem visível. Se a cintura estiver “escondida”, um vestido reto com uma tira fina no cinto irá “localizá-la” facilmente.
Gode (sereia, peixe)
O vestido do ano teve origem na silhueta da princesa dos anos 50. Ele ajusta a figura ao joelho e, em seu nível, se expande acentuadamente.
Embora o corte dos vestidos pareça ser do mesmo tipo - na verdade, existem muitas opções de execução.
O único detalhe invariável dos vestidos de ano é o top justinho, que pode ser complementado por qualquer elemento:
- ombros abertos;
- alças finas ou largas;
- uma alça puxada sobre o pescoço.
Já nas costas, esta parte do traje passa a ser o detalhe chave da imagem:
- Abra as costas;
- recortes assimétricos;
- várias tramas.
As decisões mais ousadas dos estilistas estão consubstanciadas nos recortes na cintura.
Normalmente, esses vestidos são costurados sem mangas, mas, por meio de experimentos, os criadores de moda criaram vestidos de sereia com mangas compridas e justas.
Vestido-ano, em seu corte, não são adequados para um look casual. Eles são costurados com tecidos caros, por isso são perfeitos para ocasiões especiais. Eles são perfeitos para meninas baixas com uma constituição média, tornando-as visualmente mais altas e magras.
Silhueta A
Os vestidos deste estilo são geralmente longos e caracterizam-se pela presença de um corpete justo e bastante estreito e uma saia alongada para baixo, que lembra a letra "A".
Graças a esse corte, os produtos valorizam a cintura e agregam feminilidade à figura. Na maioria das vezes, os modelos da linha A são apresentados em vestidos de noite e coquetéis de estilo retro ou vestidos de noiva.
Designers experimentaram e propuseram vestidos de cintura alta com cintura alta.
Não há restrições de comprimento. Ao mesmo tempo, o vestido pode ser curto na frente e longo nas costas.
Os designers estão cada vez mais adaptando o estilo retro para a vida cotidiana. Isso se expressa em materiais simples, cores calmas e estampas.
Trapézio
Um vestido trapézio chegou até nós a partir dos anos 60 e ao mesmo tempo tornou-se um dos mais queridos pela sua sofisticada simplicidade. Estreitado nos ombros e alargando-se para baixo, torna-se quase leve e imperceptível no corpo.
O estilo tem uma semelhança com a linha A, só que aqui a cintura não é visível.
Os vestidos desse estilo são chamados de universais, pois são adequados tanto para mulheres maduras quanto para meninas. Na maioria das vezes, o comprimento do vestido trapézio é curto.
Na hora de confeccionar um vestido, os fabricantes seguem a política de temporada e de preços, bem como o local onde você o veste. Por isso é impossível listar todos os materiais e cores com que são costurados os trapézios.
Quanto ao corte, também há muito por onde escolher:
- vários designs de mangas, até e incluindo a sua ausência;
- desenho interessante do decote e da gola;
- com e sem bolsos;
- decorado com bordados;
- impresso ou liso.
Para adicionar esplendor, os modelos desses vestidos são costurados com saias multicamadas ou enfeitados com cortinas ou dobras. O top da maioria dos vestidos de corte A é representado por um decote tipo barco.
Vestido de baile princesa
A diferença entre esse vestido e os demais estilos é a presença de um lindo decote ou nas costas abertas, além de uma saia longa e fofa.
Esses modelos são especialmente atraentes em mulheres altas.
Os vestidos de baile são costurados com tecidos caros, usando enfeites atraentes e ricos, então, na maioria das vezes, esse estilo é representado por vestidos escolhidos para o baile de formatura ou para um casamento.
Os estilistas experimentam tanto com o volume, usando camadas, com opções diferentes para a parte de cima do vestido, e com uma estampa e até com recortes altos.
Caber na saia
Dólar bebê
Um vestido deste estilo é mais frequentemente escolhido por mulheres jovens, bem como por meninas. Este estilo de vestido combina elementos da infância e feminilidade.
O traje se destaca por uma saia curta, um caimento solto e, muitas vezes, uma cintura alta. Ele tem uma manga curta ou sem mangas.
Os vestidos babydoll são costurados com tecidos leves e arejados, geralmente enfeitados com rendas. A saia da maioria das modelos desse estilo é exuberante, com muitos babados e babados. Muitas vezes, a roupa babydoll é escolhida como um vestido de baile.
Balão
Nesse vestido, a parte de baixo fica mais volumosa e parece que está inflada, daí o nome do estilo. Esse corte permite que você esconda falhas de figura, como barriga protuberante e quadris volumosos. Além disso, este vestido fica bem em meninas muito magras.
Normalmente, o forro do vestido balão é encurtado para criar a forma. Existem também variações em que a parte inferior se projeta (é franzida em dobras e recortada com bordado ou padrão).
Você pode usar um vestido balão todos os dias (se o modelo for feito de malha) ou escolher um estilo para as férias (por exemplo, um vestido de chiffon brilhante).
Tutu
A fashionista pegou emprestado esse estilo do balé. Uma característica dos vestidos de tutu é a combinação de um top justo com uma saia curta e volumosa, para a qual são utilizadas 6 a 15 camadas de tecido arejado, por exemplo, tule.
Graças a uma saia fofa em um vestido tutu, dá para esconder quadris volumosos, mas devido ao seu comprimento curto, tal traje só deve ser usado por donos de pernas delgadas.
Embora o vestido tutu tenha começado a ser usado na década de 80 do século passado, hoje esse tipo de roupa continua a ser uma curiosidade, embora não desafiadora. Este vestido é geralmente escolhido para uma festa ou casamento.
Queimado
Os vestidos deste tipo são alargados na cintura, pelo que a sua utilização ajuda a disfarçar as ancas volumosas, mas ao mesmo tempo consegue realçar o busto. Freqüentemente, eles são complementados com um cinto para enfatizar ainda mais a cintura.
Na maioria das vezes, os vestidos desse estilo são apresentados com modelos leves de verão, que podem ser monocromáticos ou com estampas diferentes.
Culot
Este vestido parece jovem e ousado. Sua principal característica é a ausência de saia - é substituída por calças largas ou shorts. Para costurar um vestido deste estilo, tradicionalmente usa-se jeans ou jersey. A vantagem de um vestido culote é a capacidade com sua ajuda de esconder a plenitude dos quadris e enfatizar a cintura.
Como esse modelo de vestido é mais escolhido por meninas, as cores das culotes costumam ser brilhantes e expressivas. Uma roupa pode ser uma boa opção para um passeio de verão, e se você escolher uma peça com uma cor discreta, ela dará um ótimo terno trabalho.
Cintura alta
Estilo império
A principal característica deste estilo é que a cintura é elevada, enfatizando assim o busto, e escondendo as falhas de figura abaixo do peito. O comprimento de um vestido desse tipo pode ser muito diferente, e os tecidos para sua costura utilizam principalmente tecidos esvoaçantes.
Confeccionadas em diversos comprimentos, lapidadas com pedras, fitas ou strass, são indicadas para ir à loja e no corredor.
grego
Se você quer encantar seu homem ou chamar a atenção de outras pessoas, sua escolha deve ser um vestido no estilo grego.
Tecidos leves e leves são selecionados pelos fabricantes para esses vestidos, para que você pareça uma deusa que acaba de descer das alturas do Olimpo.
O vestido grego em seu corte tem cintura alta e cintura baixa. Combina com mangas, comprimentos diferentes e dobras fluidas de tecido arejado. Esses vestidos são adequados para absolutamente qualquer pessoa, basta escolher o seu modelo, que já existem inúmeras no mercado.
Com esse vestido, você pode aparecer em qualquer lugar e até mesmo ir até o altar.
Combine-as com sandálias leves de salto, plataforma ou sem, com embreagem em corrente comprida ou sem ela.
Dentre as joias, pulseiras finas feitas de metais preciosos ou sob eles são as mais adequadas; você também pode combinar um vestido grego com uma pulseira de anel largo, vários brincos e um pequeno número de anéis.
Você pode prender uma flor no cabelo, adicionar uma pequena tiara ou um grampo de metal com pedras.
Smok
O nome desse estilo está associado à palavra inglesa "smock", que significa decorar um vestido com babados. E, portanto, a principal característica dessas roupas são os babados exuberantes. Além disso, um vestido esfumaçado geralmente tem uma cintura alta e uma parte inferior solta.
A maioria dessas roupas está acima do comprimento do joelho. Muitos deles não têm mangas ou alças.
Já que o corte do vestido esfumaçado é solto, ele é perfeito para meninas com corpo. Esse modelo seria uma boa opção para um vestido cocktail, e também confortável para gestantes.
Corte superior
Vestido embrulhado
Este estilo distingue-se pela presença de um corte em forma de V, formado a partir do arado de uma prateleira sobre a outra, e numerosas dobras. Este vestido é recomendado para meninas com figura expressiva, pois ajuda a enfatizar os quadris e a cintura, e principalmente o peito.
Os primeiros vestidos envolventes foram confeccionados em tecido de algodão com motivos florais. As mulheres americanas gostavam deles porque eram versáteis e simples. Agora, para a fabricação de modelos deste estilo, são utilizados diversos materiais com diversas opções de cores.
O comprimento do vestido wrap é muito diferente. Escolhendo a variação certa, você consegue uma roupa para um encontro ou uma festa, ou um modelo casual para o escritório.
Com cava americana
Os tops dos vestidos desse estilo são parecidos com os tops, prendem o pescoço da mulher. Esses vestidos americanos parecem muito femininos, portanto, são mais frequentemente representados por vestidos de noite. Eles são mais adequados para meninas baixas que têm uma cintura fina.
Camisa social
Nesse estilo, a moda feminina se combina com a masculina, já que na parte de cima o traje é representado por uma camisa e, na parte de baixo, uma saia fofa. As camisas sociais tornaram-se especialmente difundidas após os anos 60 do século passado. Se antes esse vestido sempre tinha gola, pode não estar presente nos modelos modernos.
O vestido da camisa também pode ser reto e levemente ajustado. Muitos modelos possuem cinto.
As principais vantagens do estilo são praticidade e conforto.
Assimétrico
O destaque desses vestidos é o comprimento desproporcional da bainha ou linha dos ombros.
Na maioria das vezes, em um vestido assimétrico, a frente da saia é encurtada, e as costas, ao contrário, são alongadas. Além disso, em muitos modelos, a parte inferior do vestido é alongada em um dos lados.
Vestido pólo
Esse vestido esportivo apareceu na Grã-Bretanha no final do século 20 com base em uma camisa pólo. Algodão e malhas são usados para costurar este vestido.
A parte superior do modelo parece uma camiseta, e o comprimento da roupa geralmente é médio ou mini (maxi é muito menos comum).
As principais características de um vestido polo são a presença de gola alta, bolsos de remendo e botões na parte superior do produto.
Este estilo de vestido combina com qualquer mulher, mas parece mais atraente em meninas de esportes em forma. Modelos escuros, complementados por um cinto, parecem especialmente femininos.
Na maioria das vezes, esses vestidos são comprados para relaxamento, caminhada ou esportes, mas em um modelo modesto de comprimento médio, é permitido ir trabalhar no escritório.
Cheongsam
Este é o nome de vestidos elegantes e elegantes, cuja aparência foi influenciada pela cultura e moda da China. São modelos que se ajustam à forma, com gola vertical, envoltório diagonal e pequenas fendas nas laterais.
Na maioria das vezes, a seda brilhante é usada para sua costura, na qual um padrão floral pode ser representado.
O vestido cheongsam é recomendado para meninas frágeis e pequenas que desejam enfatizar suas formas graciosas. Pode ser longo ou curto e é apresentado em uma versão noturna para o dia a dia.
Ajuste solto
Vestido bolsa
As características dos looks desse estilo são o caimento solto e a cintura ausente, o que faz com que o vestido pareça uma bolsa.
Mudança
Os modelos de vestidos deste estilo distinguem-se pela altura do joelho e linhas simples. Eles geralmente têm uma manga minúscula ou nenhuma, mas podem ter uma gola.
O vestido de mudança é adequado para qualquer figura. Seu nome significa "mudança" na tradução, uma vez que tal roupa se tornou popular na década de 50 do século passado.
Os vestidos de mudança modernos costumam ser costurados com lã ou malhas, por isso são mais procurados no dia a dia.
Túnica
Os looks desse estilo são representados por vestidos curtos com corte solto e mangas largas.
Como o vestido túnica não é justo, ele é adequado para mulheres com uma ampla variedade de tipos de corpo. O estilo é costurado principalmente de materiais leves.
Sua popularidade se deve à sua versatilidade. Você pode usar calças com um vestido desses e conseguir um bom conjunto de negócios. É agradável estar com uma túnica leve de chiffon no verão, e com um vestido brilhante e elegante desse estilo você pode ir a uma festa.
Vestido de verão
Os vestidos desse estilo são leves e confortáveis. Na maioria das vezes, eles não têm mangas (a maioria dos vestidos de verão tem alças) e, graças ao corte livre, essas roupas ficam bem em meninas com qualquer figura.
Os vestidos de verão modernos são costurados com diferentes tipos de tecido, mas o algodão é mais usado para os de verão e os modelos de inverno são representados por produtos de malha. As tiras são de diferentes espessuras, podem ser amarradas, fixadas e acabadas com laços.
O vestido de verão é um vestido muito popular para o dia a dia e também é usado com frequência por mulheres grávidas.
Estilos nacionais
Quimono
Os vestidos desse estilo são uma adaptação do traje nacional das mulheres japonesas. Eles são procurados pelo corte confortável, uso de tecido macio natural (geralmente seda), mangas soltas de uma peça, cores brilhantes.
O vestido quimono não tem botões, pois o traje é embrulhado. Essas roupas podem servir tanto como roupas confortáveis para todos os dias, quanto como um vestido "de saída".
Sari
Esse estilo de vestimenta foi emprestado das roupas de mesmo nome dos índios. No original, é um pedaço de tecido que se enrolava no corpo de uma forma especial.
Graças ao corte livre, o vestido acaba por ser universal e adequado para mulheres de qualquer idade e com qualquer corpo.
Os vestidos saree modernos são apresentados em roupas estilizadas de chiffon ou seda, semelhantes ao saree original apenas em cores suculentas e na presença de bordados. Estes vestidos não são adequados para mulheres de negócios, mas são uma boa opção para passear e relaxar.
Sarong
Este vestido surgiu graças aos trajes nacionais de indonésios, asiáticos e habitantes da Oceânia.
Os primeiros vestidos de sarongue foram criados como trajes de praia que eram amarrados acima dos seios e caíam até os tornozelos. É por isso que esse estilo é mais apropriado em climas quentes de verão.
Por completo
É um aborrecimento para as meninas “no corpo” escolher a roupa perfeita para elas, porque a maioria dos modelos é pensada para as magras. É por isso que os designers produzem séries inteiras de vestidos para os cheios.
Aconselhamos a escolha de vestidos de corte A ou corte A, você também pode escolher modelos no estilo Império. Ajustados no peito e esvoaçantes, esses vestidos escondem as falhas e enfatizam a dignidade. Modelos de mini comprimento não combinam com você.
Para uma garota cheia, mas em forma, vestidos "em uma figura" são adequados, mas não justos.
Dependendo do caso, escolha seu look não só pelo estilo, mas também pela cor. Na maioria dos casos, o vestido deve ser monocromático, de preferência em tons clássicos. Mas você pode experimentar e escolher a cor para o seu tipo.
Escolha bolsas de tamanhos médios e pequenos para combinar com o visual geral. Quanto aos sapatos, modelos grandes são indesejáveis, mas os muito leves também são inadequados. O "meio dourado" é mais adequado - sapatos ou sandálias com salto ou plataforma de comprimento médio.
Joias de tamanho pequeno, elegantes e graciosas complementam bem o visual geral. Você pode decorar seu pescoço com um lenço leve ou xale de cetim.
Estilos de vestidos para o verão
No verão, toda garota quer ficar ainda mais bonita e ela consegue isso com a ajuda de um traje bem escolhido.
No verão, você pode usar um vestido de qualquer estilo: grego, império, ano, A-line, fofo, vestido de camisa, slip, retrô, bustier e até sportswear. Tudo depende da ocasião e da situação para a qual o traje é selecionado.
Escolha a cor, o comprimento e o estilo de acordo com a sua figura, complemente a imagem com acessórios - e você criará uma verdadeira sensação. Óculos, bolsas, sapatos e joias podem ser muito diversos.
Inverno
Você sempre precisa ter uma boa aparência, mesmo na estação mais fria. Os vestidos de malha de diferentes estilos, comprimentos e cores são mais populares no inverno. Eles são combinados com uma variedade de bolsas e botas, gola alta e luvas são adicionadas. Os vestidos de túnica podem ser usados sob jeans ou leggings simples.
Os vestidos de inverno feitos de tecidos densos também vêm em cortes diferentes:
- com e sem mangas;
- vestidos de túnica;
- vestidos de colete;
- vestidos de verão;
- Em forma de A;
- linhas retas.
Xailes, cachecóis e capas, botas e sapatos baixos, uma variedade de joias, luvas e casacos são adequados para esses estilos. Você também pode usar gola alta, meia-calça quente e leggings por baixo.
Uau! Quantos estilos, e raros em geral, vejo pela primeira vez :)
Sempre quis ter vestidos bonitos de inverno e verão que se ajustassem ao meu corpo. Graças a essa seleção, encontrei o que procurava e sei qual estilo de vestido devo comprar na loja (geralmente sou uma péssima fashionista :)) Muito obrigada, ajudaram!