Vestido da bainha
Elegante, rígido, mas ao mesmo tempo sexy, o vestido bainha revolucionou o mundo da moda. Após a Primeira Guerra Mundial, quando as economias dos países europeus estavam visivelmente abaladas, parecia extremamente irracional desperdiçar vários metros de tecido caro em um vestido. É por isso que roupas luxuosas e com várias camadas foram substituídas por modelos simples e lacônicos.
Muito pouco material e um mínimo de trabalho foram necessários para criar esses vestidos. A novidade parecia às mulheres da moda não apenas econômica, mas também um traje incrivelmente confortável e bonito, por isso o vestido bainha rapidamente se tornou popular em muitos países do mundo.
prós
- Uma das vantagens indiscutíveis de um vestido com bainha é que fica bem em uma grande variedade de moças. Este vestido não tem restrições estritas de idade e constituição. Magras e rechonchudas, garotas e damas respeitáveis - todas elas certamente devem ter um vestido justo.
- Com base em um vestido de bainha, você pode criar muitos looks diferentes - de negócios a românticos. Basta trocar os sapatos e os acessórios.
- Um vestido do estilo "bainha" é uma roupa que vai caber em quase todos os lugares. Nele você pode aparecer no trabalho, e à noite ir ao cinema ou a uma festa - não precisa trocar de roupa.
Para quem é adequado?
O vestido bodycon é adequado para uma ampla variedade de tipos de corpo.
Com a ajuda da cor escolhida corretamente para o traje, padrão e elementos decorativos, é possível corrigir algumas imperfeições, por exemplo:
- se você está preocupada com seios pequenos, babados ou babados no corpete do vestido vão ajudar a dar volume a essa parte do corpo;
- quadris muito estreitos podem ser um pouco mais largos escolhendo um vestido com um peplum ou uma pequena cortina na saia;
- o plano horizontal no vestido vai deixá-lo visualmente mais baixo e cheio, e os verticais, ao contrário, esticam e estreitam a figura;
- meninas altas são aconselhadas a usar vestido bainha clássico, ou seja, até o meio do joelho, e meninas em miniatura - modelos cortadas.
Onde é apropriado?
Um vestido com bainha é uma peça de roupa muito prática. Se você tem um dia agitado pela frente, fique à vontade para usar esta roupa pela manhã.
Não só os sapatos clássicos com salto são adequados para um vestido com estojo, mas também os sapatos de sola plana, por exemplo, sapatilhas de ballet ou sapatilhas com atacadores. Portanto, nesse caso, você se sentirá confortável dirigindo ou caminhando pela cidade.
Um vestido de bainha simples e elegante permite até mesmo um código de vestimenta rígido de escritório, por isso será bastante apropriado aparecer nele no trabalho.
Se planeia sair à noite ou reunir-se com amigos, substitua os acessórios de negócios restritos por outros mais informais ou elegantes. Assim, o vestido de escritório se transformará em uma roupa festiva.
Vestido bainha clássico
O vestido de bainha, como as mulheres da moda do início do século passado o reconheciam, era extremamente lacônico. Foi costurado em duas partes e tinha apenas costuras laterais. A ausência de costura entre o corpete e a saia criava o efeito de cintura alta e alongava visualmente as pernas.
O vestido clássico com bainha tem um comprimento logo abaixo do joelho. O recorte no peito é redondo e raso. Este modelo não possui mangas e vários elementos decorativos - cinto, bolsos, etc. Apenas alças finas são permitidas. Tradicionalmente, um vestido bainha é feito em preto ou em cores neutras - cinza, bege ou azul.
Com renda
Os vestidos com bainha de renda parecem incrivelmente suaves e românticos. Esta não é mais uma opção para trabalhar ou caminhar, mas para um evento especial ou festa.
Para parecer realmente luxuoso em um vestido desses, você precisa escolher apenas modelos de renda cara e de alta qualidade. A guipura de qualidade duvidosa pode não suportar nem mesmo uma meia, muito menos a lavagem.
Modelos de renda em cores claras são especialmente eficazes. Um vestido bainha feito de renda branca pode até ser um traje de casamento para a noiva moderna. Para outras ocasiões, dê uma olhada em vestidos em tons de rosa empoeirado, lilás claro, pêssego e outros tons pastel.
Com manga
As mangas são um detalhe que não existia num vestido bainha clássico, mas bastante comum nos modelos modernos. Um vestido de manga curta é perfeito para o clima quente.
Mangas compridas em um vestido de bainha são bastante raras. Os modelos com mangas de ½ ou ¾ são mais populares. No entanto, as mangas nem sempre são feitas do mesmo tecido do vestido.
Vestido bainha com manga guipura ou renda é uma excelente solução para uma noite festiva.
Os vestidos de festa geralmente não têm mangas ou têm mangas curtas com asas.
As meninas que não são alheias à extravagância podem escolher modelos assimétricos com uma manga ou um ombro.
Com uma coleira
Tradicionalmente, um vestido com bainha não tinha gola, assim como mangas. Mas os modelos clássicos foram substituídos por outros mais modernos e variados, por isso hoje a gola é um elemento bastante comum em um vestido bainha.
As golas podem ser muito diferentes, mas na maioria das vezes há modelos com uma pequena gola virada para baixo em um vestido de cor contrastante. Via de regra, são vestidos de negócios que lembram o uniforme escolar do século passado.
Vestido bainha com gola alta parece uma roupa nacional chinesa. Modelos noturnos com golas giratórias ou em forma de coração também são populares.
Decote
Vestido bainha com decote é a opção mais moderna entre todas as anteriores. Uma garota com um vestido justo com um lindo decote que enfatiza os seios sempre chama a atenção, então esse traje deve ser escolhido com muito cuidado.
Para ficar atraente, não é necessário escolher o decote mais profundo que revela a maior parte do peito. Você não ficará menos impressionante e sedutor em um vestido com um recorte que apenas sugere o que está escondido sob ele. Veja mais de perto os modelos com um decote barco clássico, que revela lindamente os ombros, ou para os vestidos com decote profundo, mas muito estreito.
Comprimento
Hoje, um vestido de bainha pode ter qualquer comprimento. Uma saia logo abaixo do joelho ainda é considerada um clássico, mas ainda é preciso escolher o comprimento, guiado pelos parâmetros de sua figura.
Um curto
Quando falamos sobre um vestido curto, geralmente nos referimos ao comprimento do meio das coxas ou mais. Recomenda-se que tais vestidos sejam usados apenas por felizes proprietários de pernas delgadas. Além disso, os estilistas afirmam que é melhor para uma garota alta de pernas compridas optar por modelos com saia mais longa, e deixar os minivestidos para as baixinhas.
Um vestido curto é uma ótima opção para uma saída à noite, principalmente se você o acompanhar com sapatos de salto alto e joias brilhantes.
Midi
O comprimento médio é considerado o meio do joelho. Esse vestido é adequado para quase todas as pessoas: se nem todas as garotas podem se orgulhar de quadris perfeitos, então os joelhos e as canelas são as áreas menos problemáticas da figura para a maioria das jovens.
Um vestido com saia midi pode ser um tipo de roupa casual quase universal que pode ser usado com um sobretudo ou jaqueta de couro, sandálias ou botas.
Grande
O vestidinho preto que Coco Chanel criou cobria os joelhos, pois a estilista considerava esta parte do corpo a mais feia de uma mulher. As ideias modernas sobre beleza mudaram, mas os vestidos alongados ainda são populares.
Um vestido longo com bainha emagrece e alonga a figura como nenhuma outra roupa, então garotas com formas curvilíneas certamente vão gostar. Para um efeito maior, deve-se dar preferência aos modelos em cores escuras ou com inserções laterais contrastantes.
Cores populares
Um vestido bainha preto é uma roupa clássica para um escritório ou evento formal, mas em outros casos, você não deve se limitar a cores monocromáticas. Considere as variações de cores mais espetaculares de um vestido de bainha.
vermelho
Uma mulher com um vestido vermelho justo simplesmente não pode deixar de atrair a atenção, então essa opção só pode ser escolhida se você estiver pronto para se tornar o centro das férias. Se você gosta de vermelho, mas prefere roupas mais discretas, procure tons suaves, como um vestido de vinho ou coral.
Branco
Um vestido com bainha branca é uma roupa muito romântica e fofa. Já dissemos que esse tipo de vestido costuma ser escolhido por noivas que recusam os tradicionais vestidos fofos.
Para criar um visual festivo, opções sofisticadas de capas são adequadas, por exemplo, com um peplum, mangas translúcidas ou decote em renda.
Preto
Assim, o vestido bainha preta é um eterno clássico, de uma vez por todas entrincheirado na moda graças a Coco Chanel.
Simples e elegante, ainda é considerado o elemento básico do guarda-roupa feminino, com base no qual você pode criar uma variedade de looks diferentes - do business ao glamour-sexy.
Azul
O azul é uma cor discreta e nobre, por isso é ótimo para um vestido bainha requintado.
Os modelos em tons de azul combinam perfeitamente com acessórios modernos e brilhantes e joias clássicas feitas de metais preciosos, pedras preciosas ou pérolas.
A paleta de cores azul é muito rica: vestidos em tons de cobalto e azul parecem completamente diferentes.
cinza
Apesar do cinza referir-se a cores neutras e ser mais comumente encontrado no guarda-roupa de garotas de programa, um vestido cinza com bainha também pode ser estiloso e incomum.
A restrição de cor pode ser compensada pelo corte original do vestido ou acessórios interessantes. Veja mais de perto os modelos com decote incomum ou inserções coloridas.
Tendências da moda
- Os vestidos com corte assimétrico na nova temporada da moda estão voltando a se popularizar. Procure modelos com bainhas desiguais (por exemplo, cortadas na frente, alongadas nas costas) e vestidos de bainha com fenda alta na saia.
- Nesta primavera e verão, os vestidos justos darão lugar a looks mais exuberantes. Quem aposta em vestidos justos para ficar na moda deve dar uma olhada mais de perto nas bainhas com saia volumosa - com drapeados, rendas ou franjas.
- Para o inverno, os estilistas criaram vestidos extravagantes com bainhas de pele ou inserções de couro. Na estação fria, você ficará muito confortável com um vestido isolado feito de material acolchoado e bufante.
Com o que vestir?
A vantagem de um vestido com bainha é que ele pode ser combinado com uma grande variedade de itens de vestuário do seu guarda-roupa.
Há uma regra importante: mesmo que este seja um vestido de "inverno" feito de tecido grosso, você não deve usar nada por baixo, exceto roupa íntima - nem blusa, nem gola olímpica.
Mas o problema do agasalho para um vestido de bainha não vale a pena. Uma gabardina leve, um gabardine clássico, uma jaqueta jeans, uma jaqueta de couro, uma jaqueta, um blazer, uma jaqueta original sem mangas - tudo isso vai bem com este traje. Em uma noite de verão, quando esfriar, você pode jogar uma estola ou bolero sobre a caixa.
Como complementar o look: acessórios e joias
Você pode trocar os acessórios de um vestido bainha durante o dia, criando a cada vez um visual completamente novo.
Na manhã de um dia de trabalho, pode ser uma mala simples e espaçosa, um lenço elegante ao redor do pescoço e joias discretas. Quando for a um bar ou a uma festa à noite, pegue uma carteira ou bolsa pequena com uma corrente. Remova o lenço do pescoço e prenda um cinto largo e brilhante na cintura. À noite, você pode comprar joias mais visíveis - brincos grandes, pulseiras, contas em camadas.
Sapato
Uma garota vestida com um vestido de bainha é a própria personificação da feminilidade e elegância. Claro, você deve escolher sapatos de salto alto para uma roupa tão requintada. Vários modelos de sapatos são adequados para o caso: de sandálias com tiras finas a scarpins clássicos, sapatos de plataforma e com salto grosso empilhado.
Sapatos pretos e bege são adequados para quase todos os vestidos.
Uma aposta segura são os sapatos vários tons mais claros ou mais escuros do que o vestido.
Sapatos com cores contrastantes não deixam de impressionar, por exemplo, sandálias limão com vestido lilás.
O vestido bainha pertence ao guarda-roupa básico e toda mulher deveria ter.