Etiqueta: o que é e os principais tipos
Uma pessoa moderna regularmente se depara com várias situações agudas e difíceis da vida que requerem uma resposta instantânea e, o mais importante, correta. As relações familiares, sociais, comerciais, econômicas e políticas dependem do conhecimento das normas de comportamento geralmente aceitas. Se uma pessoa não sabe se comportar corretamente, por ignorância ou intencionalidade, sua reputação empresarial fica prejudicada, a vida familiar está se desfazendo.
Etiqueta é a regulamentação do comportamento que afeta diferentes áreas das relações humanas. (comunicação, cultura do vestuário, tradições nacionais, laços comerciais).
O que é isso?
A etiqueta como fenômeno histórico une os lados éticos e estéticos de nossa existência.
Mesmo sob o sistema comunal primitivo, normas específicas de comportamento para cada grupo da comunidade começaram a ser desenvolvidas: os homens se empenhavam em obter alimentos e se proteger dos inimigos, as mulheres protegiam o fogo e criavam os filhos, os mais velhos transmitiam conhecimentos e acumulavam novos. O código de conduta mais antigo é o chinês "Livro das lendas históricas", que fala sobre as qualidades humanas básicas: coragem, lealdade, sabedoria, filantropia, respeito pelos mais velhos.
Séculos se passaram, novos costumes surgiram e os costumes mudaram. Tudo isso se fundiu em um único conceito de "etiqueta". Existem muitas definições diferentes para este conceito. O mais comum diz que a etiqueta é um conjunto de regras de conduta na sociedade.
É interessante que, para muitos, "ética" e "etiqueta" são conceitos idênticos. Em geral, isso é verdade, os significados das palavras estão intimamente relacionados. No entanto, a palavra "etiqueta" (etiqueta) é de origem francesa, e "ética" (ethika de ethos - hábito, disposição) é de origem grega. "Etiqueta" se traduz como "nota, etiqueta". Na França, essa palavra significa uma nota - um protocolo de ações cerimoniais.
Na Rússia, o primeiro guia de etiqueta apareceu sob Pedro I, que abriu uma janela para a Europa. Ele era um homem franco, não fazia cerimônias com os boiardos e, portanto, a coleção de regras de conduta na corte eram instruções bastante rudes. Apresentando o comportamento, vestimenta e aparência ocidentais, o próprio rei monitorava estrita e persistentemente a implementação dessas regras.
Basta lembrar sua dura lei sobre a barba. E em 1709, Peter I emitiu um decreto, segundo o qual qualquer pessoa que violasse a etiqueta estava sujeita à punição. Posteriormente, as Imperatrizes Elizabeth e Catarina II abordaram de forma mais seletiva a compilação da etiqueta da corte, escolhendo regras que se ajustassem às peculiaridades da cor nacional da Rússia. Uma vez que esse imenso império abrangia a Eurásia, os opostos do Ocidente e do Oriente se entrelaçavam nele. Mais de três séculos se passaram e essas diferenças permanecem até hoje.
A etiqueta moderna é uma simbiose das tradições de todos os povos, desde a antiguidade até os dias atuais. Agora, quando temos a oportunidade de nos comunicarmos com estrangeiros ou de estarmos no exterior, é importante não só conhecer a língua do interlocutor, mas também navegar nas tradições nacionais, de modo a não entrar em posição estúpida e não causar séria insulto por ignorância.
Use o bom senso e mostre respeito pelas pessoas ao seu redor, independentemente da cor da pele ou origem social.
Peculiaridades
A etiqueta moderna é um componente importante da cultura externa de um indivíduo e da sociedade como um todo. No entanto, existem profissões em que esse conceito se torna dominante. Em primeiro lugar, estamos a falar de funcionários do serviço diplomático, de políticos, de trabalhadores da cultura, mas também de empresários e cientistas.
Hoje, no mundo das tecnologias modernas e da mídia em operação operacional, qualquer declaração errada ou comportamento desastroso pode instantaneamente se tornar propriedade do público, não apenas nacional, mas também mundial.
Portanto, é muito importante elevar seu nível de cultura e compreender os meandros da etiqueta.
Seguimos muitas regras de etiqueta automaticamente. Uma pessoa que pensa a cada segundo em como fazer a coisa certa se encontrará na situação de um velho a quem uma vez perguntaram: “Onde você esconde sua barba quando adormece? " Nunca atormentado por esta pergunta até então, o infeliz definhava sem dormir, escolhendo onde esconder a barba. Portanto, você não deve se lembrar das regras de etiqueta a cada minuto, mas conhecê-las tão bem que você pode se comunicar sem pensar na correção de suas ações e palavras.
Etiqueta tem alguns recursos:
- Ele contém regras gerais de conduta humana que foram transmitidas ao longo dos séculos. E todo cidadão educado conhece as regras usuais de educação.
- A etiqueta reflete as características de qualquer grupo étnico: costumes, tradições, rituais.
- A etiqueta é um sistema complexo de sinais e gestos convencionais que transmitem informações e expressam uma atitude para com o destinatário. Você pode dar um tapa no ombro de um bom amigo, mas não de um oficial de alto escalão. Um homem se levanta quando uma mulher entra, expressando seu respeito por ela. Gestos, movimentos de cabeça e olhos são importantes durante as negociações comerciais ou visitas diplomáticas.
- As regras de comportamento desenvolveram-se historicamente, não são absolutas, mas sim locais por natureza. Se em um país, ao encontrar um estranho, é costume curvar-se educadamente, então em outro - beijar violentamente. Ambos serão considerados a norma neste ambiente específico.
- A etiqueta caracteriza o sistema de valores que se desenvolveu em um determinado país. Com sua ajuda, você pode determinar a relação entre as pessoas (próximas e não muito, amigáveis ou hostis). A disposição das pessoas durante os vários eventos (solene, luto) dá uma ideia da igualdade (ou classe) dos presentes. Por exemplo, na Rússia, por muito tempo, as pessoas mais caras estavam sentadas no lugar "superior" (melhor)."Nizhnee" foi para os convidados menos honrados. Basta lembrar qualquer reunião, conferência: convidados importantes ocupam seus lugares no pódio, sentados de bruços no corredor.
Mas o costume de se reunir em uma mesa redonda, que imediatamente evoca uma associação com o Rei Arthur e seus cavaleiros, é uma técnica psicológica que mostra a igualdade de todos os presentes em um seminário, reunião, conferência.
- A etiqueta é de natureza condicional e suas normas oferecem opções de comportamento que podem organizar a comunicação produtiva e aumentar o entendimento mútuo. Além disso, é uma manifestação da moralidade humana. O mundo interior de uma pessoa também tem um componente estético, não é à toa que se diz: “Uma bela frase, um belo gesto”.
Não é apenas necessário usar as regras de conduta na prática, mas também possível, visto que é mais conveniente em relação a si mesmo e aos outros.
A etiqueta muda sob a influência de novos tempos, novos requisitos. Não é realista lembrar todas as regras de conduta, mas, felizmente, isso não é obrigatório. É importante compreender os princípios básicos da etiqueta e colocá-los em prática:
- O princípio do humanismo.
- O princípio da conveniência das ações.
- Comportamento estético.
- Respeito pelas tradições do seu país e de outros países.
O princípio do humanismo incorpora o lado moral da etiqueta e inclui certos requisitos para a cultura da comunicação interpessoal: polidez, modéstia, tolerância.
A polidez é um conceito multifacetado com muitos matizes: é a polidez correta e a delicadeza, a cortesia. "A exatidão é uma cortesia dos reis" também é uma característica importante da etiqueta em muitos países.
O próximo princípio caracteriza a capacidade de se comportar corretamente em um ambiente totalmente novo e desconhecido ou em uma situação fora do padrão. Qualquer pessoa pode se encontrar em uma situação em que simplesmente não conhece as regras específicas de comportamento. Aqui, boas maneiras, uma cultura de comportamento, um senso de humor e a capacidade de transferir o conhecimento existente para uma nova situação de comunicação virão em nosso socorro.
Deve ser lembrado que deve ser conveniente não só para você, mas também para aqueles ao seu redor.
O bom comportamento é outro princípio importante no qual a etiqueta se baseia. Uma pessoa malvestida, com cheiro de álcool, com uma expressão taciturna no rosto, ou rindo alto e incontrolavelmente, balançando a cabeça com um olhar pretensioso e melindroso ou farfalhando ruidosamente as embalagens de balas no teatro, causa irritação e apreensão.
Cada nação preserva cuidadosamente suas tradições, criadas ao longo dos séculos, e é sensível à sua observância. Os modos mais ideais e a bela aparência não salvam da condenação uma pessoa que não experimente o pão apresentado pelos eslavos ou que teimosamente atraia a atenção de um muçulmano.
Além disso, existem vários outros princípios relacionados a um maior grau de etiqueta empresarial, mas o conhecimento dos quais não fará mal a ninguém:
- o princípio da subordinação dita o comportamento dos funcionários, como eles devem se dirigir a seus gerentes superiores, recebê-los. Nos últimos anos, ele se atenuou significativamente no contexto de um novo estilo de gestão - participativo (do inglês participar - participar);
- O princípio da paridade é a igualdade de cargos, independentemente do cargo ocupado, do tempo de serviço.
Visualizações
A variedade da etiqueta moderna é impressionante. Aqui estão alguns deles:
Civil geral - um conjunto de regras que os cidadãos devem seguir ao se comunicarem entre si. Está subdividido em:
- Fala;
- festivo;
- etiqueta de conversação;
- sala de jantar;
- profissional.
- Religioso - ensina como se comportar em edifícios religiosos e se comunicar com o clero.
- Etiqueta de fim de semana - regula o comportamento em locais de interesse público: museu, teatro, restaurante, exposição, cinema.
- As regras de etiqueta do dia a dia (informal) sugerem como se comportar na vida cotidiana, como se comunicar com as pessoas na rua, no transporte.
- Casamento - as regras relativas à conduta da cerimônia de casamento, roupas, convites, decorações, flores e um banquete festivo.A noiva, o noivo e as testemunhas estão constantemente sob a mira de equipamentos de vídeo e fotográficos, por isso precisam olhar e se comportar de acordo. Mas os convidados também devem cumprir as regras de conduta na mesa do casamento.
- Família - define as relações intrafamiliares entre cônjuges, filhos e membros imediatos da família.
- Luto (triste) - costumes e tradições da cerimônia de despedida do falecido. Há um grande número de nuances nesse tipo de etiqueta, e cada nação tem suas próprias tradições especiais. Entre os eslavos, o preto é considerado luto, enquanto entre os japoneses é o branco. Os tártaros enterram as pessoas em um tapete ou pano, enquanto muitos europeus - em um caixão.
- Esportes - as regras de conduta para treinadores, atletas, torcedores, bem como as relações dentro e entre as equipes.
- A etiqueta do viajante é a norma de comportamento do turista num país estrangeiro, no âmbito da qual zela pela sua segurança, mantendo uma boa imagem do seu país e respeitando as tradições nacionais do país anfitrião.
- Etiqueta secular - regras que refletem o comportamento de um membro educado da sociedade, seu respeito pelos outros, demonstrando dignidade pessoal.
- Cortês - regula o comportamento na corte real em países-monarquias.
- Militar - conjunto de regras legais e gerais para o pessoal militar em todas as esferas de suas atividades e locais: unidade, navio, locais públicos.
- Gênero informa sobre as regras de conduta em relação à diferenciação na sociedade dos papéis masculinos e femininos.
- A etiqueta empresarial examina os princípios básicos de comportamento na área de negócios: organização de reuniões de negócios, apresentações, manuseio de cartões de visita, recursos de correspondência comercial e conversas telefônicas, regras para apresentação de presentes.
- A etiqueta corporativa fornece uma lista de regras seguidas pelos funcionários de uma empresa nas relações entre si e com outras organizações.
- Diplomático. O trabalho de um diplomata é 90% de conhecimento de etiqueta, ele deve saber se comportar corretamente em diversas recepções, eventos oficiais, negociações, reuniões, navegar a fundo pelas tradições do país em que se encontra.
- Serviço. Determina o comportamento dos participantes do setor de serviços: quem os fornece e quem os recebe.
- Rede (netiqueta ou netiqueta) - as regras de conduta para os participantes da comunicação por meio de dispositivos eletrônicos na rede. Existem várias regras de ouro para a comunicação em rede, em particular, não se esqueça de que você está se comunicando com uma pessoa viva, portanto, você deve seguir os mesmos padrões da realidade. Por exemplo, não escreva algo que você não poderia dizer na sua cara. Não se envolva em conflitos e não os crie - a regra é frequentemente violada pelos chamados "trolls", mas uma pessoa bem-educada não fará isso.
- Daí as regras da correspondência eletrônica - comercial e privada.
Eu gostaria de separar etiqueta cavalheiresca e salão de baile. Esses conjuntos de regras foram desenvolvidos há vários séculos, não mudaram fundamentalmente, mas no mundo moderno eles são usados em círculos estreitos.
O cavalheirismo, que surgiu no século XI, teve um impacto significativo na vida da Europa e também na etiqueta. Jovens nobres eram cavaleiros ordenados, que eram instruídos a realizar muitos rituais peculiares: escolher uma dama do coração e adorá-la, servir a um senhor, participar de torneios, ser cavaleiros, aceitar vassalos. O código do cavaleiro exigia dele a estrita observância de todas as regras, pois mesmo o menor desvio delas ameaçava a perda de honra. Não admira que o mote cavalheiresco contivesse as palavras: “A vida é para o rei ... a honra não é para ninguém! "
O destino dos cavaleiros era proteger os fracos, respeitar todos ao seu redor, lutar apenas com um rival forte, não permitir a covardia nem em pensamentos, ter uma vontade de ferro. Agora, em vários jogos de RPG e jogos de reconstrução, os participantes, recriando a Idade Média, recorrem à etiqueta cavalheiresca.
A etiqueta de salão de baile é um conjunto especial de regras que não mudam há séculos. Inclui não só trajes de salão de baile (vestido longo com ombros abertos para uma senhora, smoking (fraque) e sapatos pretos para cavalheiros), a cultura do comportamento no baile, o conhecimento de todas as figuras de dança, mas também o design de salões de baile e um buffet. Um acessório importante eram as luvas brancas como a neve, que nunca eram retiradas: para as mulheres - seda, acima do cotovelo, para os homens - cabrito ou camurça.
O leque também era uma parte importante do vestido da senhora. Até mesmo uma linguagem de sinais secreta para os amantes foi inventada, os sinais foram dados por este gracioso leque. Por exemplo, uma senhora casada sinalizou: “Sou casada! ", Abrindo o leque e acenando para longe do namorado chato. Um fã totalmente aberto disse: “Você é meu ídolo! "
Funções
A etiqueta como um regulamento cumpre certos deveres funcionais:
- Estabelecimento de contato - incentiva as pessoas a se comunicarem.
- Manter contato - uma pessoa bem-educada sempre encontrará algo para falar em uma determinada sociedade, exceto pelo tempo. Temas proibidos para discussão com estranhos: situação familiar e financeira, opiniões políticas e religiosas, deficiência física do interlocutor.
- Criação de um ambiente de comunicação respeitoso e confortável.
- Função reguladora, ou divisão por casta, classe, posição na sociedade. Essas regras eram observadas de maneira especialmente estrita no Oriente.
- Preventivo - a conformidade com as regras de etiqueta permite que você evite conflitos.
- Informativo - as regras de conduta dizem às pessoas como se comportar em uma determinada situação.
- Padronização - esta função é mais apropriada na etiqueta empresarial e consiste no fato de um conjunto de regras padronizar o comportamento de todos os membros da equipe.
- Identidade com os outros - sabendo como a maioria vai agir em determinada situação, a pessoa não se confundirá e não se sentirá um estranho.
- Educacional - desenvolve qualidades pessoais positivas em crianças e jovens.
- Acumulação e transferência de conhecimento - uma pessoa estuda e transfere a experiência acumulada de geração em geração.
Regras fundamentais
O lendário Jack Nicholson observou em uma entrevista que é extremamente sensível à implementação de inúmeras regras de etiqueta, já que seu principal objetivo é tornar nossa vida mais confortável.
Na verdade, uma pessoa bem-educada parece muito mais atraente do que alguém que limpa o nariz com o punho, mastiga alto em público ou fala ao telefone no meio de uma apresentação.
Apesar de toda a sua aparente infinitude, as regras de etiqueta são bastante simples: elas se relacionam a uma aparência elegante, comportamento educado, fala culta e autocontrole.
Considere as regras básicas de boas maneiras na Rússia, bem como em países estrangeiros:
- Desde a infância, todos aprendem uma regra importante - não cutuque o nariz em público, não grite muito alto, não coça.
- Dirija-se a estranhos como "você".
- Use palavras de cortesia no discurso.
- Não olhe para o interlocutor com atenção ou mal-humorado.
- Não diga coisas pelas costas de uma pessoa que você não pode dizer pessoalmente.
- Seja pontual.
- Ser capaz de conter o prazer violento e a raiva fervente.
- Sempre cumpra as promessas.
- Roupas e sapatos devem estar sempre limpos e arrumados.
- Não é costume perseguir a moda se você corre o risco de parecer estúpido e desajeitado.
- Você não pode colocar seu celular sobre uma mesa em locais públicos - assim, você mostra desrespeito aos outros, mostrando como este gadget é importante para você.
- Lembre-se do segredo da correspondência! Mesmo se você for um pai, você não tem o direito moral de ler as notas pessoais de uma criança. O mesmo vale para os cônjuges.
- No cinema, no circo, vire sempre o rosto para quem está sentado, passando para a sua casa.
- Decidimos visitar amigos - não deixe de ligar com antecedência! Essas regras são estritamente observadas na Europa Ocidental. Por exemplo, na Alemanha, você precisa ligar com uma semana de antecedência, informando sobre sua visita.E você não deve contar com uma mesa ricamente posta (como é de costume entre nós, os eslavos) - biscoitos e canapés são considerados o deleite certo para alemães pedantes.
- Se você está caminhando com um companheiro e ele cumprimenta um estranho, você também precisa cumprimentá-lo.
- Na reunião, o mais velho estende a mão para o mais jovem. Eles não cumprimentam uma senhora pela mão, apenas se ela não iniciou tal coisa.
- Ao entrar em uma sala, sempre diga olá primeiro.
- Um homem sempre respeita uma mulher.
- Observe as regras de conduta à mesa.
Exemplos de comportamento
Visto que a etiqueta regula as regras de comportamento e comunicação, é muito importante saber como fazer amizades corretamente. O homem se apresenta primeiro à mulher, os mais jovens são apresentados aos mais velhos. Se você apresentar os presentes, deverá apresentar pessoalmente cada pessoa.
Ao conhecer seus pais, você precisa apresentá-los a um novo conhecido.
As regras de conduta entre um homem e uma mulher devem ser conhecidas e observadas por ambos os sexos:
- O lugar do cavalheiro na rua fica à esquerda do companheiro. Só o militar pode ir para a direita, para poder bater continência a qualquer momento. A bolsa da senhora é transportada exclusivamente pela anfitriã.
- O primeiro a entrar no restaurante é um homem, deixando claro ao chefe de mesa que ele vai pagar.
- Um homem deve se levantar se uma mulher sair da mesa.
- O homem sempre ajuda a mulher a sentar-se à mesa, no carro.
- Se você quiser fumar na presença de uma senhora, peça permissão a ela.
- O homem deixa seu companheiro avançar. As exceções são escadas, elevadores, porões.
A etiqueta à mesa implica o cumprimento das seguintes regras:
- Sente-se direito à mesa e não coloque as mãos sobre ela. É permitido colar os pulsos na borda da mesa.
- Você precisa comer de boca fechada, sem mastigar.
- As conversas são apropriadas apenas entre as refeições.
- Eles comem pão apenas com as mãos, partindo-o em pedacinhos.
- Use uma faca e um garfo e coloque a faca em sua mão direita para cortar a comida. Não corte com faca de mesa só pudim, omelete.
- Se você for convidado para algum evento, é completamente inaceitável chegar atrasado.
- As regras de comportamento na natureza dizem: certifique-se de limpar o seu lixo, assim como o lixo das outras pessoas, se houver algum por perto. Observe as regras para fazer fogueiras, não destrua ninhos de pássaros, formigueiros, não quebre galhos e não colha flores. Em suma, você está visitando a natureza, então cuide dela!
Padrões internacionais
Independentemente do país para o qual você venha, as seguintes regras universais devem ser seguidas:
- Respeito pela religião, liderança do país, tradições, culinária.
- Não há necessidade de traçar paralelos com sua terra natal.
- Sem críticas.
- Pontualidade extrema.
- Vale a pena estudar as notas do país para onde vai, e também não se gabar das próprias finanças.
- Sempre se levante quando o hino nacional for tocado. É útil repetir as ações dos residentes locais.
- Você não deve usar trajes nacionais sem se familiarizar com seu significado ritual.
- Pronuncie os nomes corretamente.
- Sempre mostre respeito pelos mais velhos.
- Ao comer alimentos desconhecidos, não é costume recusar e descobrir o que é. É melhor moer a porção tanto quanto possível e saboreá-la.
- Não use gestos familiares (por exemplo, polegar para cima); em outro país, eles podem significar coisas muito ofensivas.
A estrutura da etiqueta nacional tem suas próprias especificidades em diferentes países - tradições, regras especiais de comportamento na sociedade. Quais nuances você precisa saber em:
- Inglaterra. Os britânicos afetados preferem manter distância entre os interlocutores e observar estritamente a etiqueta à mesa.
- EUA... A essência dos americanos é a abertura e a simpatia. Sorria com frequência e diga olá regularmente, mesmo que tenha cumprimentado a pessoa há 15 minutos.
- França. Os cariocas são extremamente pontuais e expressivos, gesticulando muito. "Madame", "monsieur" - o endereço adotado para estranhos.
- Espanha. A sesta - um descanso da tarde - regula o ritmo de vida dos espanhóis: tomam o desjejum depois das 13h e as reuniões de negócios acontecem a partir das 22h. Um convite para o desjejum deve ser recusado polidamente duas vezes, só na terceira se aceita concordar . Matar um espanhol é o cúmulo do desrespeito.
- Países árabes... Os árabes adoram encontros longos e os mesmos apertos de mão, mas o álcool e a carne de porco não são favoráveis. Não é costume elogiar coisas na casa, porque segundo a tradição, o dono deve dá-lo ao seu hóspede.
- Índia... Em sinal de saudação, os hindus se curvam, pressionando a mão esquerda contra o coração. Não é costume tocar no interlocutor. Você precisa usar roupas de cores claras para reuniões de negócios.
- China... Os presentes são dados aos chineses apenas antes de partirem, e os pauzinhos cruzados não são uma boa ideia. A modéstia é apreciada aqui, um empate é apropriado apenas em eventos oficiais.
- Do japão... É costume aqui se curvar e trocar leves apertos de mão em sinal de saudação. Nunca se atrase e não olhe diretamente nos olhos do seu interlocutor! Sempre tire os sapatos ao visitar ou em um restaurante. É importante saber que, se os japoneses concordaram em palavras, isso não significa que realmente concordem.
Ao planejar visitar um país estrangeiro, não tenha preguiça de aprender mais sobre seus costumes. Isso o salvará de muitas situações embaraçosas.
Comunicação não verbal
A fala e a comunicação são verbais (falar, ouvir, escrever, ler) e não-verbais (expressões faciais, gestos, postura). Os cientistas descobriram que a mensagem enviada na linguagem do movimento é muito mais convincente. Por exemplo, se uma pessoa sorri apenas com os lábios, mantendo uma cara de pedra e gelo no olhar, é improvável que ela acredite em suas garantias de sinceridade de sentimentos.
Se você não conhece as regras básicas da comunicação não verbal, o interlocutor pode entendê-lo mal, duvidar das boas intenções ou até mesmo ofender-se de morte (especialmente para representantes do Oriente).
Como você sabe, você não tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Os psicólogos calcularam que leva de dois a quatro minutos para formar uma opinião definitiva sobre um estranho. Portanto, você deve conhecer várias regras importantes para que você sempre deixe uma impressão positiva de si mesmo, mesmo sem dizer uma palavra:
- Ao se comunicar com uma pessoa, especialmente com um estrangeiro, tente usar menos gestos. Talvez os italianos e espanhóis apreciem os movimentos ativos das mãos, mas ainda assim você precisa se conter.
- Não cruze os braços sobre o peito e não cruze as pernas - esta é uma forma de proteção psicológica, uma tentativa de se isolar dos outros. Sobrancelhas franzidas, ombros caídos e cabeça baixa, dedos cerrados nervosamente também são sinais de retração.
- O andar deve ser firme e confiante, as costas retas.
- Um sorriso iluminará a todos - você e seus interlocutores. Infelizmente, na vastidão de nossa Pátria, um sorriso dirigido a um estranho é inconscientemente percebido como uma zombaria. E para europeus e especialmente americanos, esse é um atributo obrigatório.
- Para conquistar o interlocutor, incline ligeiramente a cabeça para o lado, copie a pose dele.
- Sentado em uma cadeira, você não pode cair sobre ela, puxar os apoios de braços, se enrolar nas pernas. Não é costume cruzar as pernas, para as mulheres a posição mais adequada são as pernas cruzadas na altura dos tornozelos.
- Know-how para alunos e funcionários comuns: Ao ouvir o professor ou chefe, acene levemente com a cabeça no ritmo de suas palavras. Você logo descobrirá que o orador está falando com você. Essa técnica ajuda a se destacar positivamente dos outros ouvintes.
- Os olhos são o espelho da alma, além de uma parte muito expressiva do rosto. Um olhar pode dizer muito mais do que palavras. Até os alunos são capazes de dizer muito sobre sentimentos e experiências: eles se expandem com entusiasmo alegre, interesse, estreito - com um humor sombrio, uma tentativa de mentir.
- A entonação do enunciado une a comunicação verbal e não verbal e expressa diretamente a atitude do falante em relação à informação que está dando.
Cultura de roupas
A cultura do vestuário é tão importante quanto a cultura do comportamento. A regra mais importante com relação às roupas é que elas devem estar limpas e arrumadas. Na hora de escolher roupas, a pessoa é guiada por preferências pessoais, recursos materiais e tendências da moda.
A moda tem um impacto significativo na escolha da roupa, mas você não deve segui-la cegamente. Ter uma boa aparência significa estar vestido com estilo e bom gosto, mas não necessariamente na moda. Por exemplo, uma garota vestida com um terno com uma jaqueta à la Chanel e uma saia houndstooth parece muito mais esteticamente agradável do que aquela que calça tênis de pele da moda com um agasalho esportivo.
Na hora de escolher as roupas, procure as opções adequadas para o próximo passeio.
No vestuário masculino, o maior número de requisitos é colocado em relação ao par de jaquetas. Qualquer fantasia deve servir bem. Preste atenção na qualidade do material, não nas tendências da moda, pois um terno realmente bom é atemporal. Em um cenário formal, o naipe está sempre abotoado, podendo ser desamarrado, por exemplo, na mesa.
Ao escolher uma cor, preste atenção às cores sólidas e opacas ou às células grandes. A camisa deve ficar 1,5 cm sob a jaqueta. A gravata deve ser sempre mais escura que a camisa, porém mais clara que a cor do terno. As meias combinam com a cor do sapato, mas não são brancas.
É considerado falta de educação encher os bolsos das calças de forma que fiquem salientes. Eles colocaram um lenço, chaves, cartão de crédito ali. Há espaço de sobra para outras coisas importantes nos bolsos do agasalho e em uma bolsa masculina especial.
Na vida cotidiana, os requisitos de etiqueta não são tão rígidos, é permitido o uso de um estilo semidesportivo para professores e dirigentes do sexo masculino. Os jovens são guiados por gostos pessoais e pertencentes a uma subcultura particular.
Porém, vale sempre a pena lembrar da moderação e do bom senso. Melhor vestir-se mais justo do que folgado do que deveria.
As mulheres têm grande liberdade na escolha de tecidos e estilos. Porém, a roupa deve ser sempre apropriada para a situação! A senhora que saiu para comprar pão em uma loja próxima com um casaco de pele e botas de estilete parece extremamente ridícula. O mesmo aconteceu com a jovem que foi à ópera de moletom e tênis.
As regras gerais para a seleção de roupas exigem que se leve em consideração o tipo de rosto e a cor do cabelo, listras nas roupas não são adequadas para todos (transversal mais largo, longitudinal - alongar a silhueta). Para uma mulher de negócios (funcionária de escritório, professora, aluna), professora, saia muito curta e silhuetas da moda são inaceitáveis. Você deve escolher cores pastéis, o terno em si deve ser composto por várias partes - saia + colete + blusa, calça + paletó.
Os sapatos são confortáveis, elegantes, com salto baixo. A meia-calça é obrigatória em qualquer época do ano! O cabelo e a maquiagem devem enfatizar a beleza natural, os perfumes devem deixar um toque leve e não a impressão de uma perfumaria.
Em qualquer caso, as roupas devem ser confortáveis e ficar bem em uma pessoa, enfatizando sua cultura e boas maneiras.
As sutilezas de conduzir uma conversa
A conversa não é um diálogo simples. Trata-se de uma troca de pensamentos significativa entre os participantes da comunicação, exigindo habilidades especiais.A conversação pode ser casual e profissional, quando um determinado assunto é discutido, pré-determinado.
Na oratória, é preciso praticar para se aproximar da imagem do interlocutor ideal que sabe ouvir e falar sobre o tema.
A primeira regra da conversa é respeitar o interlocutor. Todos os estranhos com mais de 18 anos devem ser tratados como "você", mesmo se essa pessoa for mais jovem. Você pode ir até "você" com um amigo por acordo mútuo.
As regras de boas maneiras exigem que você não exiba seu “eu” no processo de comunicação, mesmo que você seja um gênio em seu setor. Você deve prestar atenção a todos os participantes da comunicação, dar a todos a oportunidade de se expressarem.
Observe sua fala, seu andamento e características rítmicas.A fala rápida demais é incompreensível, faz com que você se esforce demais para isolar as informações necessárias do fluxo tempestuoso de palavras. A fala lenta com várias pausas é cansativa e rapidamente entediante. Você precisa aderir ao meio-termo de ouro: falar com clareza, clareza e de maneira suficientemente sólida. Curiosamente, os britânicos falam exatamente no volume que uma pessoa na sala pode ouvir:
- Não é costume discutir temas da sociedade incompreensíveis para a maioria, além de puramente pessoais e tabu.
- Não finja ou glorifique a si mesmo para tentar diversificar a conversa - mesmo que haja todos os motivos para isso.
- Mesmo que o assunto da conversa não seja interessante, você não precisa mostrar com todas as suas forças: remexer em uma bolsa, bocejar, virar a cabeça, olhar para um telefone celular.
- Você não pode interromper o narrador com comentários rudes. Uma pessoa bem criada ouvirá até o fim, mesmo que ouça a história pela centésima vez.
- É melhor começar uma conversa com os tópicos mais simples: sobre o tempo, sobre o feriado em homenagem ao qual eles se reuniram, contar uma história interessante (mas não uma anedota!) Ou uma parábola instrutiva.
- E é necessário encerrar a conversa com uma nota positiva para a continuação frutuosa do conhecimento.
A capacidade de navegar pelas complexidades das regras de etiqueta mostrará não apenas o seu nível cultural, mas realmente o ajudará a se sentir mais confiante em qualquer situação e em qualquer país.
Veja o vídeo a seguir para uma aula magistral de etiqueta da Condessa Marie D.
A etiqueta é um assunto muito sério. Você o divulgou bem, ao contrário dos artigos de muitos outros sites. Escrevi um diploma neste tópico, então sei do que estou falando)
É muito interessante ler, muita informação útil. Obrigado ao autor!