Configuração da mesa

Configuração da mesa: regras de design de etiqueta

Configuração da mesa: regras de design de etiqueta
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Colocação de talheres
  3. Decoração
  4. Armazenar
  5. Visualizações
  6. O que cobrir para o feriado?
  7. Como isso é feito em outros países?
  8. Uma seleção de ideias para inspiração

Hoje em dia, dificilmente se encontra uma família em que se costuma reunir em uma grande mesa para uma refeição. O ritmo moderno da vida dita suas próprias regras, e agora tudo é um pouco raid: quase nada de café da manhã, almoço furtivo, jantar na frente do computador, e não há força nem tempo para arranjar umas pequenas férias para você. E às vezes vale a pena. E para pegar um clima festivo e solene, e às vezes sonhador, a colocação correta da mesa sempre ajuda.

Mas o que é e como fazer tudo corretamente, de acordo com as regras de etiqueta? Tudo é muito mais simples do que parece.

Peculiaridades

Parece que aristocratas natos ou garçons de luxo da terceira geração podem servir à mesa, e as pessoas comuns não podem compreender os segredos do arranjo ideal dos eletrodomésticos e as sutilezas dos garfos de tamanhos diferentes. É um equívoco comum que colocar uma bela mesa é muito mais fácil do que preparar uma refeição deliciosa.

Não basta colocar uma mesa, colocar uma cadeira, espalhar garfos e colheres na superfície e ficar satisfeito com a composição livre criada.

Existem certas regras para a configuração da mesa, cuja história remonta a séculos. Você deve segui-los para obter uma mesa bem posta, vez após vez. Os hóspedes poderão apreciar não só o sabor dos pratos, mas também o talento da anfitriã ou anfitrião da noite.

Toalha de mesa

Antes de colocar os talheres na mesa, é necessário estender a toalha. De acordo com as regras de etiqueta, deve ficar pendurado na mesa exatamente 20-30 centímetros. Resumindo - é feio, todo o visual e estilo de servir se perdem, há mais tempo - atrapalha os convidados.As regras de etiqueta não ditam a cor da toalha de mesa, portanto você mesmo pode escolher, dependendo do caso: toalhas de mesa lacônicas brancas como a neve para um banquete solene e multicoloridas brilhantes ou suaves - para todos os dias ou de acordo com seu humor pode ser apropriado. O principal requisito é que a toalha de mesa esteja perfeitamente passada e absolutamente limpa, caso contrário, mesmo uma mesa perfeitamente colocada ficará desleixada.

Nuance: deixe apenas os dispositivos necessários estarem na mesa. Afinal, se não houver nenhum vestígio de sopa no jantar, o recipiente para ela parecerá impróprio e absurdo e será simplesmente supérfluo. Se os convidados não experimentarem o peixe, os dispositivos para fazê-lo só irão adicionar dores de cabeça e perplexidade. Aqui, mais não significa melhor.

Pratos

À primeira vista, tudo é complicado aqui. Os muitos pratos de tamanhos diferentes que precisam caber uns em cima dos outros são assustadores no início. No entanto, nem tudo é tão assustador.

A quantidade de talheres é influenciada pelo tema do evento, o programa de almoço declarado e o número de convidados. Com base nestas circunstâncias e tendo decidido com firmeza cada item, você já pode combinar a composição dos pratos na frente de cada um dos convidados. As regras de serviço tradicionais sugerem que uma pessoa deve ter mais de um prato: um prato de servir, que funciona como uma proteção adicional para a toalha de mesa (no entanto, não é necessário usá-lo para servir todos os dias), um lanche, sobremesa e sopa prato (dependendo da consistência da sopa, é largo ou de tigela).

Há um truque aqui: para evitar que os pratos deslizem uns sobre os outros, você pode colocar um pano ou guardanapo de papel por baixo deles: por um lado - um movimento de design, por outro - uma oportunidade de evitar uma situação embaraçosa.

No lado esquerdo da sala de servir estão a sobremesa e a salada. Lá você também pode colocar pratos de manteiga e pão. A distância da borda da mesa deve ser de cerca de um e meio a dois centímetros.

Taças, taças de vinho, taças

Tudo é muito simples aqui. Não é necessário instalar todos os dispositivos de uma vez - alguns podem não ser úteis. Em um ambiente doméstico, é melhor concordar imediatamente com os convidados sobre quem e o que beberá, para evitar problemas desnecessários.

Um pouco mais longe que todos os pratos localizados, à direita deles colocamos os pratos para bebidas. Aqui depende muito do gosto dos convidados: alguém prefere vinho tinto branco, alguém pára no champanhe e alguém escolhe um mais forte.

Há uma ordem estrita de copos: quanto menores, mais longe dos pratos. Em um ambiente informal, é possível prescindir dessas dificuldades.

O principal é não confundir as taças com vinho tinto e branco, taças de champanhe e todas as outras taças, taças e taças. Disto depende não só a correta observância das instruções, mas também o prazer do hóspede: certas formas de copos e materiais (vidro ou cristal) ajudam a revelar todas as notas mais subtis do paladar e do olfato.

Colocação de talheres

Numa recepção de gala, onde à direita e à esquerda do prato há um número aparentemente incontável de talheres, é terrível parecer ignorante. Parece que todos os garfos e colheres nunca serão descobertos. Mas também aqui tudo é simples.

Existe uma regra de ouro fácil de lembrar: quanto mais longe o acessório estiver da placa, mais cedo será necessário.

Classificar tudo é simples: facas são colocadas à direita do prato, garfos - à esquerda, colher de sopa - ao lado da primeira faca (no entanto, se a sobremesa estiver no cardápio, a colher é colocada um pouco acima do prato de servir). Você também pode colocar uma colher de chá por cima.

Essas regras regem o seguinte conjunto de talheres: garfo e faca de lanche; talheres maiores para o primeiro e segundo pratos. Um garfo com três a quatro dentes e uma faca em forma de espátula são usados ​​para peixes. Além disso, o conjunto inclui um conjunto de talheres para a sobremesa: uma colher, uma faca e um garfo.

As regras para o manuseio de dispositivos termina com uma disposição competente deles em relação à placa. Eles ainda precisam saber usar e saber como comer este ou aquele prato corretamente.

  • Sopa: se houver ingredientes grandes (legumes, almôndegas, massas), deve-se partir ao meio com a ponta de uma colher. Você pode beber o caldo de um copo.
  • Frango: é melhor comê-lo em um jantar formal com a ajuda de instrumentos, com as mãos você só pode com sua família.
  • Pratos de carne: costuma-se comê-los aos pedaços, mas sem faca com costeletas e schnitzels.
  • Acompanhamentos, ovos mexidos, pratos de vegetais, massas não requerem o uso de faca, mas sem ela não se deve tocar em sanduíches e tortas.
  • Petiscos: o caviar, os patês e a mostarda são espalhados no pão com uma colher pequena especial.

Provavelmente, todo mundo já ouviu algo sobre os sinais secretos dos talheres. Em estabelecimentos chiques com um público sofisticado, o garçom costumava adivinhar a satisfação com o prato não só pela expressão no rosto do visitante, mas também pela posição dos talheres usados ​​no prato ou próximo a ele. São algumas marcas de identificação, símbolos não verbais, que, se não houver forma de expressar a sua impressão da refeição em voz alta, o farão para o convidado.

A compreensão de tais nuances ajudará a impressionar os guardiões estritos das normas e regras de etiqueta. E para não se meter em confusão, inadvertidamente não ofender o dono e não enganar ninguém, você deve prestar atenção e lembrar-se deles.

Pausa:

  • Pausa: as pontas do garfo e da faca ficam nas bordas do prato e ligeiramente viradas para o lado oposto, com os cabos sobre a mesa. Se não foi usada faca no uso do prato, a localização de apenas um garfo é permitida.
  • Esperando pelo segundo curso: a faca e o garfo estão localizados em um prato perpendicular ao outro, se cruzando no centro: a faca é horizontal, o garfo é vertical.

    Fim da refeição e revisão da comida:

    • Gostei: os aparelhos ficam paralelos entre si, com as pontas na mesma direção.
    • Não gostou: a faca cruza o garfo nos dentes no centro do prato transversalmente.
    • Acabado: os aparelhos são paralelos (reconhecidamente - em bordas diferentes do prato) um do outro, retos ou em ângulo.

    A propósito, sobre a questão insolúvel de onde inclinar uma tigela de sopa durante uma refeição: a etiqueta não impede que você deixe um lanche no fundo.

    Estas placas podem ser úteis para um almoço ou jantar em um restaurante, um banquete ou outra festa luxuosa, realizada com a participação de um grande número de convidados, garçons e outros assistentes, comunicação com os quais significa manter distância.

    Em um círculo de amigos ou em uma festa familiar, esses gestos provavelmente não serão relevantes. Mas você sempre pode demonstrar seu conhecimento aos amigos e surpreendê-los, e depois disso você pode comer guloseimas saborosas com o coração, sem se sobrecarregar com regras rígidas de etiqueta.

    Decoração

    Apenas a fantasia estabelece limites aqui. Dependendo do tema e da ocasião da festa, decorações completamente diferentes podem ser adequadas: desde velas leves e solenes e guardanapos estritamente brancos até composições rústicas de ramos de abetos naturais e pinhas.

    Guardanapos

    Eles podem ser diferentes - papel, pano, colorido, variegado, imaculadamente branco como a neve. Eles ocupam um lugar dominante na decoração da mesa.

    O papel é um dos materiais mais gratificantes. Você pode fazer qualquer coisa com esses guardanapos: de um simples triângulo dobrado - os eternos clássicos dos cafés despretensiosos e de beira de estrada, a bizarras figuras em forma de cone, chapéus, cisnes, se quiser. Basta se acostumar a trabalhar com papéis delicados e aproveitar o resultado.

    Os trapos parecem mais contidos e dão a qualquer banquete um espírito nobre e solene. Eles parecem encantadoramente amarrados com uma linha grossa, com um anel colocado no meio, ou simplesmente dobrados de forma bonita e incomum. Freqüentemente, você pode ver tags em guardanapos com o nome do convidado que está atribuído a este lugar. É prático e elegante.

    Flores

    Uma win-win. Adequado para eventos grandes e festivos e para a configuração da mesa do dia a dia. A principal comodidade reside no facto de a decoração floral ser fácil de reproduzir em casa e alterá-la consoante o estado de espírito.

    Existem muitas variações: você pode fazer uma composição complexa de flores, folhas e fitas, pode coletar flores silvestres e do campo (reais no verão) ou pode reduzir tudo a um estilo minimalista e limitar-se a finos galhos graciosos que enfatizar o gosto e o estilo da decoração da mesa posta.

    Velas

    Clássicos atemporais de jantares românticos e festas de casamento. Eles sintonizam os convidados da maneira certa, sendo o toque final na criação do clima necessário para as férias. Complemente e complemente qualquer composição, independentemente do gênero e do estilo.

    A singularidade das velas é que podem ser combinadas com detalhes e nuances completamente diferentes, escolhendo apenas a sua forma e cor de acordo com os parâmetros especificados.

    Velas grossas e ásperas em tons clássicos de bege ou escuro ficarão ótimas no meio de uma composição brutal que pode ser usada para decorar uma mesa de carvalho, enquanto velas finas e sofisticadas se encaixarão perfeitamente em um conjunto com flores frescas e ramos.

    Atributos

    Ao decorar uma mesa festiva, você deve prestar atenção às formas atípicas de decorá-la. Normalmente, você pode se inspirar no tema do feriado: no Ano Novo, você pode usar patas de pinheiro cobertas de neve artificialmente, enfeites de Natal, enfeites de árvore de Natal para combinar ou em contraste com a toalha de mesa como enfeites. Decisões incomuns e ousadas são a chave para o sucesso.

    Em uma casa de campo, você pode usar as raridades mais reais: relógios de avô, fotografias antigas, guardanapos de renda trançada e outras coisas com um toque de antiguidade. A mesa de verão será decorada com frutas artisticamente espalhadas.

    Armazenar

    Uma atenção especial deve ser dada à segurança dos talheres. Qualquer mesa, mesmo a mais bela e montada com sucesso, perderá toda a sua aparência e brilho se os dispositivos não puderem se orgulhar de sua pureza e brilho de cristal. Estrias, manchas e ferrugem podem não apenas entorpecer o apetite, mas também matá-lo por completo. É improvável que os hóspedes queiram voltar para a casa, que se oferece para usar colheres sujas.

    O melhor é guardar os conjuntos em organizadores especiais com compartimentos: garfos para garfos, colheres para colheres, facas para facas. Isso é especialmente verdadeiro para talheres. Após a conclusão do uso, eles precisam ser enxaguados com uma solução de refrigerante quente e enxugados com uma toalha - se isso não for feito, a prata irá desbotar rapidamente e escurecer com a umidade, portanto, cuidado especial é necessário com esses dispositivos. Porém, se algo deu errado e a prata embaçou, isso pode ser corrigido: basta preparar uma mistura de pó dental, amônia, água e refrigerante. Misture todos os ingredientes uniformemente.

    Os aparelhos do dia-a-dia requerem uma manutenção menos cuidadosa: os produtos mais comuns podem lidar com a limpeza de graxa e sujeira, e lavar na lava-louças economiza tempo e energia.

    O suco de limão será seu melhor amigo na luta contra a sujeira teimosa, e o caldo de batata ajudará a restaurar o brilho anterior de uma liga manchada. Assim os aparelhos durarão muito tempo e não perderão sua aparência original, continuando a encantar seus donos.

    Visualizações

    Em matéria de serviço, permanece a regra de ouro, que já foi mencionada acima: não deve haver nada de supérfluo na mesa. Você não precisa de um garfo de peixe para ovos mexidos e não pode comer estrogonofe com uma colher de sobremesa. Uma das funções do serviço é racionalizar o espaço da mesa e criar conveniência para o jantar.

    Quando tudo está lindo na sala de jantar, então você quer aproveitar mais a sua comida.

    Para 2 e 4 pessoas

    A opção de servir mais facilmente repetível. Somos orientados e consolidamos a regra básica: na mesa só está o que você realmente precisa para esta refeição e do qual não pode prescindir. O resto precisa ser removido. Isso, é claro, não se aplica à decoração de mesa. O principal requisito para eles é relevância e estilo.

    Servir para dois sugere que a atmosfera é provavelmente informal, então você pode fazer isso sem cumprir estritamente todos os requisitos da mesa posta. Basta ter a quantidade necessária de pratos (que, repetimos, depende do menu proposto), talheres e copos.

    Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração o formato da mesa: uma mesa quadrada ou redonda é perfeita para encontros a dois, para que a distância entre as pessoas não seja muito grande, mas ao mesmo tempo suficiente para um evento casual conversação.

    O principal é suportar e sustentar o clima com uma dose adequada e bem-sucedida. O que exatamente será: amigável, romântico, leve ou brincalhão, apenas dois podem decidir.

    Para colocar a mesa no quarto lugar, você deve seguir todas as mesmas regras. E novamente aqui o gênero da mesa posta é ditado pela relação e o motivo do encontro. As reuniões amigáveis ​​não exigem o cumprimento estrito das regras, pelo contrário, irão até impedir que o espírito prevalecente de descuido faça o seu trabalho e ajude a relaxar numa companhia agradável e calorosa. Pelo contrário, em reuniões de negócios é melhor focar nos cânones de etiqueta: isso ajudará a conversas construtivas e a focar nos pequenos detalhes.

    A mesa pode ser qualquer, mas ao mesmo tempo espaçosa o suficiente para que cada um dos convidados tenha espaço suficiente e ninguém invada o espaço de vida dos outros com os cotovelos.

    Para o café da manhã

    De manhã, cada um de nós, sem perceber, monta uma mini-mesa: tira xícaras, canecas, pratos, faz tudo para sua comodidade. No entanto, existem certas regras que ajudam, entre outras coisas, a otimizar a hora do café da manhã.

    Durante a refeição da manhã, o prato de comida é colocado no centro. À esquerda está um garfo e uma colher, à direita uma faca. Tudo aqui segue a regra de ouro de servir.

    A xícara de café é colocada no canto direito do prato principal. À esquerda, como sempre, há um pratinho para manteiga, pão e outras guloseimas.

    Para o jantar

    No cenário do jantar, as opções já estão aparecendo: o almoço de alguém consiste no primeiro, segundo e terceiro pratos, e alguém se contenta com uma refeição.

    O lugar para canecas e xícaras é tomado por um copo de água e um copo de vinho. Os pratos para bebidas estão no mesmo lugar de sempre - à direita e acima do prato principal.

    Os pratos fundos são colocados no prato de servir, grande e plano. À esquerda, pequenos, mas importantes pratos de pão ocupam seu lugar de honra.

    Para o jantar

    O jantar é geralmente a refeição mais suntuosa e saudável do dia. Tudo está feito, não há necessidade de pressa para lugar nenhum, e portanto você pode relaxar em uma agradável companhia de amigos ou você mesmo. E a configuração muda de acordo com a hora do dia.

    Agora há mais taças e taças na frente do convidado - para um aperitivo. Mais talheres também estão aparecendo, e eles estão dispostos em uma seqüência clássica. Caso contrário, as regras não mudam: garfos - à esquerda, facas - à direita, quanto mais longe do prato, mais cedo será necessário o dispositivo.

    O que cobrir para o feriado?

    Eventos especiais também requerem seções adicionais no menu e decoração apropriada. Então, na mesa pode haver uma verdadeira linha de saladas ou guloseimas que ocupam muito espaço na mesa principal. E o serviço desses pratos tem suas sutilezas que merecem atenção.

    Paleta

    O esquema de cores é ditado pelo motivo.

    • Para festa infantil O serviço brilhante, alegre e alegre será apropriado. Para isso, pratos multicoloridos descartáveis ​​são perfeitos - com segurança e com tranquilidade para aquecer a alma para o seu conjunto favorito.
    • Para decorar uma mesa de sobremesa para adultos não há recomendações especiais: tudo depende dos desejos dos heróis da ocasião e da ocasião do feriado. O principal é que se a festa é temática, os elementos de decoração devem necessariamente corresponder a este tema e ser reconhecíveis.

    É muito importante não exagerar e não transformar uma mesa elegante e colorida em vulgar mau gosto. Para fazer isso, você deve considerar cuidadosamente a escolha de decorações especiais e do fundo da mesa: isso desempenha um papel importante na formação de uma imagem integral. No design, você pode até usar objetos completamente irrelevantes: livros, espelhos, enfeites de flores, álbuns de fotos - tudo isso servirá como entretenimento adicional para os hóspedes quando a maior parte das guloseimas forem consumidas.

    Às vezes, a colocação de uma mesa de doces implica belos bolos de vários níveis. Muitas vezes podem ser vistos (e provados) em casamentos, aniversários, aniversários. A decoração de um atributo tão importante da festa como um bolo enorme está em primeiro lugar na disposição da mesa dos doces.

    O principal aqui é uma composição bem pensada. Você precisa decidir se será hooligan assimétrico ou perfeitamente calibrado, quantos níveis e quais elementos devem ser incluídos para uma imagem mais eficaz de um canto de sobremesa.

    Você pode jogar não apenas com a vertical, mas também com a horizontal e transformar a própria superfície da mesa em um padrão ou desenho. Existem muitas variações, e a única luz vermelha aqui só pode mostrar um senso preciso de proporção e estilo.

    Cardápio

    Para quem gosta de doces, as guloseimas devem ser variadas. Alguns convidados podem adorar geleia e odiar chocolate preto, enquanto outros são exatamente o contrário. A tarefa do dono é agradar a todos, então você precisa preparar mais doces diferentes.

    O doce principal é o bolo. Os restantes doces desempenham um papel secundário, mas são essenciais para beber chá. É importante lembrar que todos os doces devem ser porcionados, mas ao mesmo tempo deve haver o suficiente para todos.

    A mesa de doces difere significativamente da principal. Existe um equívoco comum de que só interessa às crianças, então você pode torná-lo super brilhante. No entanto, este não é o caso - para muitos adultos gulosos, a mesa dos doces é talvez a mais importante do evento.

    Quer seja uma festa infantil ou um aniversário de adulto, o design da mesa de doces deve atender ao propósito declarado. A quantidade e variedade das sobremesas também influenciam na escolha do mobiliário. Ao mesmo tempo, você precisa avaliar imediatamente a escala das guloseimas e distribuir a carga - não tanto o peso físico dos quilos de doces, mas sua distribuição uniforme sobre a superfície da mesa: tudo deve ser feito com estilo e bom gosto e não evoca apenas apetite e ataques de cobiça gananciosa em quem gosta de doces, mas também admiração pelo talento anfitrião da noite.

    Os lanches são a primeira coisa que entra em jogo. Os hóspedes abrem o apetite com petiscos leves, saborosos e simples. São pratos frios para todos os gostos e cores, para que cada um dos hóspedes encontre o que gosta.

    Todo mundo adora saladas. Nem um único banquete está completo sem eles, e um feriado imediatamente deixa de ser um feriado se não houver pelo menos um desses pratos entre as guloseimas. Portanto, atenção especial deve ser dada a eles. Como regra, as saladas são servidas em grandes tigelas de salada, nas quais os hóspedes usam dispositivos especiais para colocar uma porção no prato.

    Eles podem ser servidos não só em recipientes especiais, mas também em outros alimentos: em grandes folhas de alface, dentro de um pedaço de presunto enrolado ou de queijo. Legumes recheados e tortinhas recheadas ficam lindos. Uma guloseima semelhante pode ser artisticamente colocada em um prato largo e plano.

    É comum dispor os cortes de linguiça em várias fileiras. Como regra, ele é cortado fino e obliquamente, de modo que se parece com círculos alongados achatados em um prato. Freqüentemente, para economizar espaço ou quando não há onde colocar outro prato, diferentes variedades de guloseimas de carne são empilhadas em uma em várias fileiras, mas não misturadas de forma alguma. Carne cozida ou salsicha cortada mais espessa. Decorar com salsa ou endro é bem-vindo.

    O arenque é servido em pratos especiais - pires longos e estreitos, que lembram o próprio arenque, ou outros pratos adequados. Normalmente, ao servirem um tal lanche, lembram a silhueta do peixe e arrumam as peças à sua semelhança.

    O próprio peixe é servido como prato principal em tigelas ovais.O peixe vermelho (salgado ou fumado) é servido cortado em rodelas finas. São acompanhados com sucesso por uma rodela de limão. Ervas frescas são freqüentemente usadas como decoração.

    Não é habitual pôr a mesa com espadilha e peixe enlatado - são simplesmente inadequados para tal ocasião.

    O queijo é cortado em rodelas finas e espalhado sobre um pratinho, ou em cubinhos, nos quais são enfiados espetos especiais para que cada convidado pegue o pedaço que lhe interessa. Sim, e essa apresentação parece mais interessante e mais conveniente na prática - você não precisa colocar repetidamente um pedaço de queijo em quatro dentes do garfo e corar devido à sua lentidão.

    Ostras naturais são servidas em uma almofada de gelo com limão como acompanhamento. O garfo de ostra, intimidante desde o início, está à direita. Pão cinzento ou torradas com manteiga são servidos junto com ostras.

    A lagosta é servida em um prato grande. Você precisa comê-lo com um garfo e uma faca de frutos do mar, além de uma agulha especial. Ele é colocado em um ângulo agudo em relação à faca de peixe. Definitivamente, você precisa de uma tigela para lavar os dedos.

    Servir vegetais é talvez a coisa mais simples de fazer ao preparar um aperitivo. Tudo aqui é muito democrático. Não é proibido tirar pequenos pepinos e tomates com as mãos. Os grandes são servidos previamente cortados em rodelas (para tomates) e rodelas (pepinos). Eles são decorados com uma mistura de ervas picadas - cebola, endro. As cebolas são perfeitas para a dupla vermelho-verde. Os vegetais picados podem ser regados com azeite ou óleo vegetal. O sal e a pimenta costumam ser servidos lado a lado.

    Pepinos em conserva e levemente salgados são servidos cortados no comprimento. Eles podem compartilhar um prato com chucrute.

    Como isso é feito em outros países?

    Cada país tem sua própria cultura, principalmente a bebida. Conseqüentemente, algumas das características do comportamento à mesa e as diferenças nas regras e na percepção da etiqueta. O que é considerado norma em um país se transforma em grosseria e desrespeito ao dono do país vizinho.

    Vamos considerar algumas características da etiqueta nos países europeus e asiáticos.

    Inglaterra

    Um país onde a etiqueta e a decência são absorvidas pelo leite materno. As tradições desempenham um papel importante. Os britânicos são extremamente escrupulosos, ao contrário dos russos, quanto à observância dessas sutilezas e regras - especialmente em uma área tão importante como a cultura da bebida.

    Não é costume iniciar uma conversa com uma pessoa não representada, mantenha as mãos sobre a mesa - elas devem repousar sobre seus joelhos. Mudar o garfo e a faca da mão direita para a esquerda é um tabu completo! O garfo do início ao fim da refeição deve ficar na mão esquerda e a faca na direita. E não há exceções.

    Recusar o chá é o mesmo que insultar os proprietários. Portanto, é melhor demorar um pouco do que ser tachado de rude mal-educado.

    Alemanha

    Os alemães valorizam o seu tempo e o dos outros, por isso chegar atrasado aqui é um profundo insulto ao proprietário. Não é costume vir sem um presente: com certeza você deve ter um presente simbólico como flores. O mais velho dos presentes é o primeiro a sentar-se à mesa, e o dono da casa tem o direito de começar o almoço. Se a recepção for em um restaurante, todos os convidados certamente lhe desejarão bom apetite.

    É melhor não discutir assuntos pessoais à mesa - na Alemanha, é preciso conquistar a confiança.

    França

    Na França, é costume convidar apenas pessoas que se tornaram amigas para visitar, portanto, é uma grande honra para um estrangeiro receber tal convite. Eles não tratam os atrasos com a mesma severidade dos alemães: um atraso de até 15 minutos é considerado ofensivo e rude. Você poderia dizer que é quase como chegar na hora certa. Aliás, não é costume tirar os sapatos ao entrar em casa.

    Não é costume discutir problemas financeiros e de negócios à mesa. Melhor falar sobre filmes, música ou ciência. E é melhor manter as mãos acima da mesa.

    Os franceses costumam terminar o prato e podem contar a mão que estende a mão para o saleiro para menosprezar seus talentos culinários. Quando bebidas fortes são oferecidas no final do jantar, é sinal de que a noite acabou.

    Japão

    Ao contrário da França, é considerado falta de respeito não tirar os sapatos ao entrar em uma visita. Em vez de um aperto de mão - uma reverência profunda. O atraso é percebido de forma extremamente negativa, por isso é melhor não arriscar e não ofender a alma delicada dos japoneses.

    Antes de comer, você deve definitivamente desejar a todos os presentes. Os japoneses julgam a educação de uma pessoa precisamente pela maneira como ela lida com os pauzinhos. Um convidado acenando para a esquerda e para a direita, usando-os para apontar para os outros e colocando suas pontas na comida é um péssimo convidado.

    Ao mesmo tempo, mastigar ruidosamente e outros sons da refeição são considerados um elogio ao prato.... Pela duração do “zumbido” de prazer e pelo sabor da comida, o anfitrião pode perceber o quanto o hóspede gostou da guloseima.

    Ao final do jantar, é imprescindível agradecer à dona da casa e à cozinheira. Sair do Japão "em inglês" é considerado rude.

    Todos os países do mundo têm características próprias. E, no entanto, uma coisa permanece inalterada: respeito e reverência para com o anfitrião e os convidados presentes. Portanto, antes de ir para um país estrangeiro, é imprescindível que você se familiarize com as normas locais de decência e etiqueta, para não se meter em confusão.

    Uma seleção de ideias para inspiração

    E aqui estão algumas idéias que podem inspirá-lo a criar uma configuração de mesa original em casa ou demonstrar soluções de decoração de mesa exemplares e incomuns.

    Conjunto de mesa de primavera e fresco para quatro pessoas para uma mesa redonda. Esta opção de servir irá remover o frio do inverno dos convidados presentes e dar-lhe um bom humor.

    Pré-configurando a mesa: um diagrama para iniciantes.

    Uma versão chique de uma porção completa, feita em amarelo.

    Existem muitas idéias de configuração de mesa de jantar. Aqui estão alguns exemplos de como classificar mesas elegantes e originais. A decoração clara com ramos e cones de sorveira é uma decoração deslumbrante para qualquer feriado.

    Você pode aprender sobre outros truques e complexidades da configuração da mesa no vídeo a seguir. A configuração adequada da mesa é uma arte que pode ser facilmente aprendida.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa