Pratos para a mesa: variedades e nuances de escolha
A maioria das pessoas gosta de organizar as férias em casa - isso permite reunir-se com os entes queridos, preparar um menu e organizar a mesa de acordo com seu gosto. No entanto, muitos se enganam, achando que a decoração da mesa é um assunto bastante simples e rápido, limitado apenas pela correta disposição dos garfos, colheres, guardanapos e pela disposição dos pratos. Existem muitas sutilezas na escolha de pratos para servir, que discutiremos no artigo.
Peculiaridades
A decoração da mesa pré-feriado é sempre de grande importância. Esta é uma espécie de arte, que se reflete não apenas na criação de uma composição esteticamente bela de pratos. Servir implica seguir algumas convenções específicas. Inclui os horários das refeições: a mesa posta para o pequeno almoço será diferente da mesa da noite festiva. Além disso, a seleção de um determinado tipo de toalha de mesa, a escolha correta de copos e pratos e a decoração da mesa são fatores importantes.
Antes de começar a arrumar a mesa, você precisa saber os nomes de todos os talheres. Os componentes dos serviços diferem em aparência e finalidade. Por este motivo, a cada elemento é atribuído um lugar estritamente definido na mesa festiva. Para isso, o serviço é realizado em uma sequência especial, que deve ser observada.
Tudo isso para mostrar aos convidados o seu respeito e enfatizar o significado de sua visita. Comida deliciosa e uma bela mesa podem alegrar convidados e famílias.
Tipos de pratos
Há um grande número de variações diferentes de pratos para servir; alguns têm até 35 tipos de pratos. A maioria deles é usada com pouca frequência (por exemplo, em recepções oficiais). Ao mesmo tempo, existem vários tipos básicos de talheres que são comumente usados para decorar a mesa de maneira bonita. Isto:
- prato de sopa;
- Pratos de aperitivos destinados a saladas;
- prato de torta;
- um vaso que funciona como uma tigela de doces;
- um prato ou um prato raso com divisórias dentro (conecta diferentes lanches em um prato).
Além disso, eles usam uma prateleira para servir frutas. Este prato é composto por várias bases fixadas numa perna comum, no topo da estrutura multicamadas existe um anel especial que permite transportar este prato. Além dos enfeites, é utilizada uma bandeja giratória, que permite servir lanches ou pizza. Graças às várias bases, ligadas por fechos de metal, obtém um prato giratório que vai ficar bem na sua mesa do dia a dia e festiva.
Materiais (editar)
O desenvolvimento de tecnologias modernas se reflete em uma ampla gama de baixelas. Hoje, os conjuntos diferem não apenas no design e no número de dispositivos, mas também nos materiais com os quais os itens de serviço são feitos. Os materiais mais comuns são o vidro e a cerâmica. Vamos considerar cada tipo em detalhes.
A vidraria é usada desde a antiguidade. Ela não perde sua popularidade, pois tem muitas vantagens. Esta é uma aparência apresentável, que enfatiza a decoração elegante da mesa, um senso de gosto excepcional e a riqueza dos donos da casa.
Isso é especialmente verdadeiro para o vidro da Boêmia, que possui um design sofisticado. Por outro lado, por toda a beleza da vidraria, é preciso entender que ela é frágil e quebra com facilidade.
Conjuntos de cerâmica podem competir com vidro. A principal vantagem dos pratos de cerâmica é que são suficientemente fortes, resistentes às influências mecânicas, térmicas e químicas. Isso é especialmente verdadeiro para pratos de porcelana, que são finos, embora feitos de um material bastante denso. Outra característica positiva é o fato de os conjuntos de cerâmica, por toda a sua resistência, também serem bonitos.
Existem duas categorias de talheres em cerâmica: faiança e porcelana. O primeiro é um tipo de cerâmica que é queimado uma vez durante o processo de produção. Os talheres de faiança são de alta qualidade e são vendidos a um preço razoável que não prejudica o orçamento familiar. A porcelana é mais cara, devido às suas características, é muito mais funcional devido à sua alta resistência aos danos.
Os fabricantes alcançam resistência semelhante devido ao fato de sujeitarem o material a dupla queima. Devido às excelentes características de desempenho e design interessante, os conjuntos de porcelana combinam perfeitamente os parâmetros de preço e qualidade.
Comprar esses utensílios pode ser um investimento lucrativo. Qualquer dona de casa poderá escolher um conjunto de acordo com seu gosto, pois hoje no mercado existe uma grande quantidade de pratos de cerâmica que se diferenciam em tamanho, desenho e forma.
Dimensões (editar)
O grande sortimento de talheres apenas complica a escolha dos mesmos, pois as opções de baixelas são muito variadas (desde os grandes e redondos até os mais pequenos e quadrados). A este respeito, muitas donas de casa pensam sobre para que se destinam pratos de vários tamanhos. Os pequenos pratos ovais (até 20 cm) destinam-se a servir snacks frios, parte integrante de qualquer festa festiva.
Freqüentemente, as meninas do arenque têm forma semelhante, mas diferem em seus parâmetros: seu diâmetro varia de 25 a 30 centímetros.
Pratos grandes (de 20-24 cm) são usados para servir vários tipos de comida na mesa (por exemplo, pratos quentes), enquanto os pratos pequenos são destinados a cada cliente separadamente. Na hora de servir, têm grande importância os chamados tabuleiros de torta com 150-175 mm de diâmetro, que servem pães, croutons, pãezinhos e tortas, além de manteiga.
Estilo e design
Apesar de hoje poder comprar pratos e talheres de vários designs, deve seguir a seguinte regra: todos os pratos (desde pratos a guardanapos) devem ser desenhados no mesmo estilo e corresponder ao tema do evento.
Se você quiser usar um serviço feito em estilo clássico, deve escolher guardanapos (papel, tecido) com um padrão intrincado. Eles precisam ser dobrados de forma figurada e presos com anéis especiais, que serão sustentados no estilo geral. Freqüentemente, eles já são feitos em uma forma ornamentada ou decorados com ornamentos intrincados.
Para decoração, é melhor usar cores pastéis: bege, branco, champanhe.
O serviço com um estilo moderno pressupõe uma grande liberdade na escolha das cores e dos materiais, mas a regra principal mantém-se: todos os aparelhos devem ser combinados entre si.
Como escolher?
Com uma grande variedade de pratos no mercado hoje, é difícil escolher os pratos mais versáteis que serão utilizados na maioria das festas. Com base nisso, a opção mais ideal pode ser considerada a compra de um serviço, que inclui vários tipos de pratos. Por exemplo, eles apresentam pratos planos ou bandejas rolantes projetadas para lanches.
Os conjuntos possuem tigelas de caldo para sopas, purê de batata ou caldos. Além das travessas acima, há também vasilhas de sobremesa, whatnots para frutas, pimenteiros e saleiros. Para além do facto de o serviço ser mais funcional do que vários pratos de diferentes tipos, ajuda a evitar problemas com a escolha dos pratos numa única cor, pois nela todos os pratos são confeccionados no mesmo estilo.
Adendo
Para criar aconchego e um ambiente agradável, mas ao mesmo tempo não ser considerado uma pessoa não familiarizada com a etiqueta de beber, é necessário colocar a mesa de acordo com uma certa seqüência.
- Primeiro, você precisa espalhar uma toalha de mesa limpa e passada sobre a superfície da mesa.
- Ele precisa ser endireitado para que pareça limpo e uniformemente distribuído por toda a área da mesa.
- O tecido deve ficar pendurado no mesmo comprimento em todas as bordas da mesa.
- Então você pode começar a organizar os pratos: eles são colocados ao lado de cada cadeira. Isso corresponde à disposição do convidado.
- Os pratos devem estar a uma distância de alguns centímetros da borda da mesa.
- As tartes são colocadas junto aos pratos de snacks, concebidos para servir pão, pãezinhos e tostas.
Além dos pratos, os copos devem estar presentes na mesa. Seu número depende de quais bebidas estão planejadas para serem servidas e em que quantidade. Se pretende beber água mineral ou sumo, deve utilizar taças de vinho, que se encontram à direita em frente aos pratos de snacks a uma distância de 2 cm. À direita estão taças de champanhe e taças para bebidas alcoólicas.
Existem muitos tipos diferentes de talheres disponíveis para a configuração da mesa. A utilização de um determinado item é determinada pela presença de determinados pratos no menu. Nomeamos os tipos mais básicos de pratos e copos de vinho usados nos designs de mesa mais comuns. Além dos dispositivos acima, os proprietários costumam recorrer ao uso de itens de serviço auxiliares.
Quando terminar de arrumar os pratos, você pode começar a arrumar os guardanapos. Eles são colocados não apenas perto dos pratos de lanche, mas também colocados sobre a mesa em um suporte especial (caso os hóspedes precisem de guardanapos extras).Uma das etapas finais é decorar a mesa com velas, vasos de flores ou pequenas estatuetas relacionadas à festa. Depois de decorar a mesa com itens decorativos, sirva pão e salgadinhos frios.
Exemplos e opções elegantes
Cada pessoa poderá preparar uma porção de acordo com o seu gosto, independentemente do tipo de pratos que utiliza: cerâmica, vidro ou aço inoxidável. Considere as técnicas de decoração de mesa mais interessantes.
- Os clássicos permanecem sempre relevantes no design da mesa e na sua configuração: utilizam-se pratos de cores neutras com motivos confeccionados em ouro ou prata. Eles estarão em harmonia com a cor dos talheres: isso criará uma imagem única na mesa festiva.
- Você pode usar pratos de cores brilhantes incomuns. Cores intensas que contrastam fortemente com a toalha de mesa ou pratos principais são uma tendência do design da moda que se tornou cada vez mais popular nos últimos tempos.
- Isso também inclui a textura incomum dos pratos: alguns pratos podem ter um padrão e ornamentos tridimensionais. Eles vão adicionar entusiasmo à mesa festiva.
Uma vasta gama de talheres de serviço dá margem à implementação de ideias criativas e à utilização de várias soluções de design, entre as quais todos podem encontrar o que gostam.
Para obter informações sobre como definir a mesa corretamente, consulte o próximo vídeo.