Como dobrar guardanapos lindamente?
Hoje, o guardanapo é um atributo comum de qualquer refeição. Os de papel são indispensáveis para as mãos e o rosto, os de tecido são servidos para não manchar as roupas. É difícil imaginar sua vida sem esses assistentes despretensiosos. A sua utilização já é efectuada de forma automática. No entanto, ninguém pensa que verdadeiras obras-primas podem ser criadas a partir de tecidos comuns que podem decorar qualquer mesa.
Oferecemos a você que aprenda arte incrível - Dobrar guardanapos ou guardanapos dobráveis e um pequeno toque na configuração da mesa, como em restaurantes caros.
Peculiaridades
Belos tecidos sobre a mesa sempre evocam pensamentos de aristocracia e belos palácios. Essas associações surgem por um motivo. Os primeiros "substitutos" dos guardanapos vieram apenas de pessoas ricas e nobres. Isso se explica, em primeiro lugar, pelo fato de os plebeus nem sequer pensarem na pureza e na ética dos alimentos. E em segundo lugar, o alto custo dos tecidos. Eles apareceram pela primeira vez antes de nossa era na Roma Antiga. Eles eram feitos de fibras de alabastro, o que determinava seu alto custo. Conseqüentemente, apenas pessoas ricas poderiam se dar ao luxo de tal luxo.
Antes da distribuição onipresente de guardanapos, diferentes povos usavam seus próprios dispositivos. Por exemplo, no Oriente, uma linda tigela de água com limão foi colocada sobre a mesa, na qual lavavam as mãos. Em seguida, usaram papel de arroz ou pão sírio fino. Na Roma Antiga, as mãos eram enxugadas nas folhas de uma figueira. No Egito, a polpa do pão era usada.
Na história, há descrições até de estranhas contrapartes de guardanapos hoje em dia, como, por exemplo, o cabelo de cortesãos. Se a comida era comida deitada, eles usavam tapetes ou panos que cobriam o chão.
Na Rússia, para esses fins, foram utilizados os assoalhos da toalha de mesa e as mangas das roupas, que duraram até o século XVIII. Por decreto de Pedro I, os talheres passaram a ser obrigatórios. Em seguida, publicaram até um livro sobre etiqueta, que explicava onde, como e por que usar as telas.
A arte de dobrar guardanapos em diferentes formas também surgiu por volta do século XVIII. Essa direção se originou do origami, que era comum no Japão. Antigamente, era uma espécie de "truque", marca registrada de um restaurante caro ou de gente nobre que dava recepções. A capacidade de dobrar guardanapos falava lindamente de hospitalidade, pertencente à classe alta. Por isso, por necessidade, os guardanapos tornaram-se decorações de mesa.
Hoje, esse luxo está disponível para todos, todos os dias. Vale a pena comprar ou costurar as telas quadradas mais simples. Mas que charme e sofisticação eles adicionarão a um jantar comum!
Dizem que a aparência da mesa já determina o clima para a refeição. Experimente diversificar a sua refeição com um cenário bonito, talvez os pratos que cozinha fiquem ainda mais saborosos.
Se você não sabe como diversificar sua refeição, como organizar uma mesa correta e habilmente, aprenda com certeza alguns dos três esquemas de dobrar guardanapos propostos a seguir.
O artigo descreverá as regras de etiqueta, alguns workshops simples passo a passo e os fundamentos da configuração da mesa com guardanapos, bem como ideias criativas inspiradoras e incomuns.
Métodos de dobragem: workshops passo a passo
Primeiro, vamos lidar com o material de origem - o próprio guardanapo.
As telas são sempre quadradas com um lado de 25 cm a 45 cm.O tamanho do guardanapo depende da refeição - se for um almoço ou jantar completo serve-se um guardanapo maior. Se o almoço ou a pausa para o café forem pequenos. Eles geralmente são vendidos em conjuntos de seis.
Também estão servindo guardanapos. Eles se parecem mais com toalhas de mesa. Eles são colocados sob pratos e talheres. Eles não são necessariamente quadrados, portanto não são usados para dobrar guardanapos.
Se os têxteis são usados para servir uma mesa que não está cheia de comida, então ele é colocado no prato de cima. Se as guloseimas já estiverem na mesa, o guardanapo é colocado à esquerda do prato. Às vezes são enfiados em anéis, amarrados com uma fita, colocados em talheres ou colocados em um copo.
Todos os têxteis sobre a mesa devem corresponder à loiça. Nesse sentido, os tecidos brancos são mais versáteis. Além disso, é mais fácil cuidar deles: é permitido lavar coisas brancas a 90 graus, lixívia de manchas e passar a ferro em altas temperaturas.
Todas as cores são adequadas para o feriado. O principal é que tudo parece harmonioso.
Existem muitas opções de como você pode torcer, desdobrar ou enrolar de maneira elegante e simples os guardanapos comuns. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
Todos os esquemas, de uma forma ou de outra, baseiam-se na mesma essência. Com base nisso, pode-se distinguir:
- Formas horizontais (planas) ou saquetas... São pequenos bolsos onde são guardados garfos, colheres e facas. Esta forma de guardanapo tem aparência original e funcionalidade adicional. Eles são perfeitos para recepções formais.
- Figuras verticais (volumétricas). Na maioria das vezes, eles têm uma forma "em pé". Eles parecem solenes e incomuns. Eles permitirão que você surpreenda os hóspedes e acrescente ânimo ao feriado.
- Origami temático... Será apropriado no feriado apropriado: Ano Novo ou Natal, Dia dos Namorados, Páscoa ou 8 de março. Esses números são mais complicados do que os anteriores e requerem certas habilidades.
Envelopes sachê
Envelope esculpido
Ordem de dobra:
- é necessário dobrar um guardanapo de pano ao longo da linha horizontal média, unindo os cantos superiores com os inferiores.A dobra deve ficar na parte superior, as bordas livres na parte inferior;
- contraia ainda mais a metade esquerda do retângulo para a direita ao longo da linha vertical intermediária. A dobra será para a esquerda;
- desdobre o guardanapo com os cantos livres afastados de você;
- o próximo passo é dobrar uma camada de tecido para baixo, não alcançando o canto inferior;
- repita o mesmo com a segunda camada;
- agora com o terceiro;
- agora dobre os cantos laterais sob a figura;
- o envelope está pronto. Coloque os talheres necessários em cada bolso individual.
Fita diagonal
Ordem de dobra:
- você deve começar do terceiro ponto na figura anterior "Envelope entalhado" - o guardanapo é dobrado em quatro, os cantos livres ficam afastados de você;
- em seguida, dobre o canto da primeira camada externa até o centro do quadrado;
- enrole a tira ao longo da diagonal pretendida e role o canto para dentro;
- dobre a metade direita da figura para trás;
- coloque talheres no bolso resultante.
Diagonais como essas permitem que você brinque com eles. Existem muitas variações. Por exemplo, aqui está outro exemplo de um envelope semelhante, que parece muito mais complicado e texturizado:
- você deve começar do terceiro ponto na figura anterior "Envelope entalhado" - o guardanapo é dobrado em quatro, os cantos livres ficam afastados de você;
- em seguida, dobre o canto da primeira camada externa até o centro do quadrado;
- enrole a tira ao longo da diagonal pretendida e role o canto para dentro;
- dobre a metade direita da figura para trás;
- coloque talheres no bolso resultante.
As fotos mostram um guardanapo de papel, mas o mesmo pode ser feito com um pano.
Além de colocar garfos e colheres, você também pode decorar o guardanapo com seu galho de abeto, flor, outono seco ou folha suculenta fresca, ou outro.
Envelope de diamante
As etapas são as seguintes:
- você precisa colocar os tecidos com o lado "esquerdo" para cima, agarre o canto superior esquerdo e puxe-o em direção ao centro;
- em seguida, dobre o tecido ao meio, da esquerda para a direita. A dobra deve ser para a direita;
- dobre ao meio novamente, mas horizontalmente, ou seja, vire a parte inferior sob a superior;
- puxe a borda superior em direção ao centro e esconda-a no envelope resultante;
- em seguida, envolva os cantos laterais sob o produto;
- o passo final é colocar um garfo e uma faca no primeiro bolso e um ramo de folhagem, uma flor ou um guardanapo de papel no segundo.
Kulek
Estágios:
- dobre o tecido ao meio com o lado direito para dentro, coloque as bordas livres longe de você;
- agora dobre a forma ao longo da linha vertical. Você obtém um quadrado dobrado em quatro;
- é necessário desdobrar a figura de forma que o canto livre fique longe de você;
- dobre uma camada de cada vez, deixando uma lacuna de cerca de um centímetro entre elas;
- em seguida, continue até que apenas a camada inferior do guardanapo permaneça;
- vire a figura, dobre os cantos para o centro, conforme mostrado no diagrama;
- vire novamente - o saco de talheres está pronto!
Esquemas verticais
coroa
Esquema de trabalho:
- coloque o tecido na diagonal, posicione a base voltada para você;
- dobre o canto esquerdo para cima, conforme mostrado na figura;
- da mesma forma, dobre a borda direita para cima, depois puxe para cima o canto formado na parte inferior, mas não conecte ao canto superior: deixe uns dois centímetros;
- agora você deve dobrar a parte superior do canto dobrado na etapa anterior para baixo exatamente no meio, de modo que a parte superior fique conectada à borda horizontal do guardanapo;
- a próxima etapa é virar o produto para o outro lado;
- junte cuidadosamente as bordas opostas da figura, formando um cilindro: uma das bordas deve ser encaixada na segunda borda dobrada diagonalmente.
Essa figura pode ser diversificada: basta dobrar os cantos livres para a "faixa".
Vela
Como fazer:
- dobre o guardanapo diagonalmente com a base do triângulo voltada para você;
- comece dobrando seu canto superior em direção à base;
- continue a etapa anterior até que os ponteiros "alcancem" a borda horizontal;
- agora dobre o lado esquerdo para cima;
- enrole o guardanapo em um rolo, fixe a ponta restante na parte inferior;
A própria "chama" pode ser feita em qualquer tamanho.Coloque a "vela" pronta em um prato e puxando levemente a ponta superior para cima, você obterá uma nova estatueta.
Fã
Estágios:
- forma inicial padrão - o guardanapo é dobrado ao meio, então você precisa dobrar cerca de dois terços do tecido com um acordeão e passar bem a ondulação resultante;
- dobre o produto em duas partes novamente, o acordeão deve ficar para fora, conforme mostrado na foto;
- enrole a "cauda" restante (reta) diagonalmente de modo que se obtenha um suporte retangular para o leque: um ângulo de 90 graus deve encostar no acordeão;
- endireite bem o zigue-zague e coloque-o na "perna".
O ventilador pode ser colocado em um prato ou simplesmente em uma mesa.
Com lapela
Estágios:
- o primeiro passo é dobrar o tecido ao meio, de forma que a dobra fique do lado direito;
- agora dobre ao longo da linha de dobra horizontal;
- as bordas livres devem ficar longe de você;
- enrole o canto esquerdo inferior diagonalmente, mas não o traga para a borda superior em cerca de 2-3 centímetros;
- conecte as partes laterais para obter um anel
- os cantos são fixados com um clipe de papel ou inseridos uns nos outros;
- coloque a figura no prato. Você pode deixar assim ou dobrar para um canto menor.
Este origami parece muito simples e elegante. No “cinto” pode colocar uma nota com o nome do convidado, um graveto ou uma flor.
Origami temático
Espinha de peixe
Ordem de dobra:
- dobre o guardanapo verde ao meio, as bordas livres voltadas para baixo;
- novamente ao meio: da esquerda para a direita, de modo que a dobra fique à direita;
- desdobre o quadrado dobrado com as bordas livres em sua direção;
- dobre a camada externa superior do canto inferior para cima e conecte esta parte do produto com a superior;
- em seguida, cada canto subsequente também deve ser levantado, mas não levado para o canto superior, deixando alguns centímetros para o anterior, conforme mostrado no diagrama;
- agora você precisa segurar todas as bordas com a mão para que não deslizem;
- vire a figura;
- contorne o meio na dobra inferior, segure seu dedo neste ponto médio;
- dobre o canto direito para a esquerda até o dedo;
- faça o mesmo com o lado esquerdo;
- vire o produto de cabeça para baixo novamente;
- puxe o canto livre superior para cima o máximo possível;
- execute a etapa anterior novamente com cada canto subsequente.
Você pode deixar esta árvore em uma posição horizontal. Pode decorar com um brinquedo de Ano Novo em forma de asterisco, bem como colocar um pau de canela por baixo: vai dar um aroma festivo e complementar a imagem do abeto com uma perna "de madeira".
Essa figura pode se tornar volumosa. Para fazer isso, pegue a árvore por baixo. Deslize a mão nele e espalhe o guardanapo por dentro. Coloque a árvore em um prato.
Coelhinho da Páscoa"
Para isso, você precisa de:
- dobre o guardanapo ao meio ao longo de uma linha horizontal de cima para baixo, a dobra deve ficar para cima;
- agora dobre o guardanapo novamente, mas de baixo para cima verticalmente;
- determine o meio na dobra superior e dobre primeiro o lado direito da figura para baixo, depois o esquerdo. O produto deve se parecer com a figura de uma casa;
- dobre o canto inferior direito diagonalmente, como mostra a figura, depois faça o mesmo com o canto esquerdo, você acaba com um losango;
- determine na curva superior esquerda do meio ao longo deste ponto, dobre o canto esquerdo, depois o direito;
- gentilmente vire a figura para o lado posterior;
- dobre o canto inferior para cima, isso fará um triângulo, o topo pontiagudo está voltado para longe de você;
- vire o guardanapo novamente, dobre-o ao meio ao longo da linha longitudinal;
- conecte (é melhor usar um clipe de papel) os cantos laterais entre si;
- resta espalhar as "orelhas" em diferentes direções.
O Coelhinho da Páscoa está pronto para as crianças brincarem. Fique tranquilo, os hóspedes irão apreciar suas habilidades e as crianças vão querer aprender como fazer o mesmo. A propósito, o origami desenvolve perfeitamente as habilidades motoras.
a Rosa
O esquema é simples:
- conecte duas bordas opostas do guardanapo dobrando-o diagonalmente;
- coloque o canto superior longe de você;
- em seguida, gire cuidadosamente a base do triângulo, subindo até que restem cerca de 6 a 8 cm até o canto superior;
- agora precisamos torcer a “cauda” da figura, movendo-se do lado esquerdo para o direito, semelhante a como fizemos a “vela”. No processo, você deve endireitar o tecido e colocá-lo de forma que se pareça com pétalas de rosa;
- conserte a borda livre, conforme mostrado na figura;
- desdobrar as “folhas” da rosa em diferentes direções;
- coloque a rosa pronta em um prato ou coloque-a em um copo.
O esquema proposto pode ser usado como base para fazer a própria flor. E as folhas podem ser aproximadas da cor natural. Pegue dois guardanapos, um por exemplo rosa e outro verde. Desde o início, faça a própria rosa de acordo com a opção acima, mas não deixe o canto superior de 6 a 8 cm (na etapa 3), mas aperte o triângulo até o fim. Em seguida, faça todos os pontos até o fim. Coloque um lenço verde em um copo e coloque nele uma rosa acabada. E assim o seu guardanapo brilhará de uma nova maneira.
Coração
Com base no esquema de cores da configuração da mesa, use um tecido vermelho, rosa, roxo ou outra cor de sua preferência. Produção passo a passo:
- o primeiro passo é dobrar a tela diagonalmente, virar a dobra em sua direção e o ângulo longe de você;
- puxe o canto esquerdo para cima até que se alinhe com o canto superior do triângulo original;
- agora faça o mesmo com o lado direito, você obtém um losango;
- vire a figura;
- em seguida, puxe o canto superior para baixo e conecte-o ao inferior;
- puxe o canto esquerdo inferior diagonalmente para a esquerda;
- Agora está certo;
- enrole as bordas laterais do guardanapo, dando ao coração um formato mais arredondado;
- a ação final é virar a figura.
O coração está pronto. De uma forma tão despretensiosa, acabará por surpreender um ente querido no dia 14 de fevereiro ou qualquer outro jantar romântico.
Lírio
Esquema passo a passo:
- o tecido deve ficar com o lado "esquerdo" para cima;
- alternadamente dobre cada canto para o centro, um losango se forma na sua frente;
- repita o passo 2;
- suavemente, segurando o caroço, vire o guardanapo;
- role os cantos de volta para o meio;
- segurando o centro com a mão ou colocando um copo sobre ele, puxe suavemente cada ponta afastando-o do centro, conforme mostrado na figura.
A flor pode ser servida adicionalmente com miçangas ou fitas.
Borboleta
Degraus dobráveis:
- dobre o tecido em uma fita em três ou quatro dobras;
- agora é importante marcar o meio da fita e dobrar as bordas direita e esquerda alternadamente para o centro marcado.
- coloque uma fita sob o guardanapo e amarre na junção das bordas do guardanapo. Um anel de guardanapo especial pode ser usado aqui.
- a última etapa é virar o produto. E aqui está um laço bonito que pode decorar qualquer feriado.
dicas e truques
No processo de preparação da mesa para um jantar familiar ou feriado à hora do almoço, será maravilhoso que a anfitriã se familiarize com as técnicas básicas de decoração e serviço, bem como as várias formas de colocar guardanapos. Para ter sucesso, existem algumas regras que você deve seguir para se apaixonar rapidamente pela arte de dobrar guardanapos:
- Os guardanapos devem ter uma aparência orgânica em um conjunto com pratos e uma toalha de mesa. É melhor que todos os guardanapos tenham uma ou duas cores.
- Se você decidir decorar a configuração da mesa com guardanapos dobrados, dobre-os da mesma maneira. Você não deve mostrar todas as suas habilidades em uma noite.
- Os panos devem ser bem lavados, isentos de manchas, engomados moderadamente e bem passados. Guardanapos amassados ou sujos, não importa o quão complicado você os dobre, ficarão desarrumados.
- Engomar um guardanapo é fácil: dissolver 1 colher de chá de amido em 1 litro de água, adicionar uma pitada de sal e misturar bem, mergulhar o produto na solução durante 15 minutos, secar e passar a ferro.
- Não use amido em aerossol. Não vai dar a textura desejada.
- É melhor umedecer o pano ao passar. Use um ferro para se dobrar: ele vai deixar as dobras perfeitamente uniformes.
- O tecido deve ser dobrado de forma que seja fácil de desdobrar. Lembre-se da função principal do guardanapo.
- O uso de guardanapos de linho não exclui a presença de guardanapos de papel sobre a mesa. O tecido é usado para proteger a roupa de gotas e manchas. Ele se desdobra perfeitamente no seu colo. Em nenhum caso, um guardanapo de linho deve ser colocado atrás da gola, isso é um sinal de mau gosto. É permitido secar os cantos da boca com esse guardanapo. No entanto, você não deve limpar as mãos e a boca com ele. Apenas para esses fins, uma versão em papel deve ser fornecida sobre a mesa.
Se você acha que um porta-guardanapos com guardanapos de papel ficará antiquado em sua mesa, você pode passar sem ele - coloque um guardanapo sob o prato para cada convidado. Dessa forma, eles não perturbarão o quadro geral.
- Preste atenção na composição do tecido. Escolha materiais naturais como algodão, cambraia ou chita. É permitido adicionar uma pequena porcentagem de sintéticos (até 20). Não use chiffon, seda (cetim, dupont) ou cetim. Eles não absorvem umidade.
- A localização do guardanapo na mesa também é muito importante. Mais frequentemente, eles o colocam no próprio prato ou à esquerda dele. Se você escolheu a opção de bolso para talheres, coloque-o à direita do prato. Às vezes, um guardanapo é colocado em um copo.
Lembre-se de que dobrar guardanapos é uma arte. É claro que não existem opções corretas únicas. Tendo aprendido o básico, você pode inventar seus próprios esquemas de autor. É melhor determinar para você 2-3 valores ideais para você e alterná-los periodicamente.
Exemplos e opções de sucesso
A configuração da tabela terá êxito se as regras acima forem seguidas. Lembre-se da estética e da simplicidade. Os pratos principais na mesa serão sempre pratos preparados com amor, e pratos, toalhas de mesa e tecidos são apenas um complemento a eles. Tendo feito cuidadosamente o origami de guardanapos, escolhendo as cores e os acessórios certos, você terá seu próprio exemplo de sucesso, que ficará feliz em compartilhar com seus amigos.
A escolha da cor, do tecido e dos vários atributos da configuração da mesa, sem dúvida, depende do tema da festa. Por exemplo, para o aniversário de um homem ou comemoração em 23 de fevereiro, uma versão incomum em uma versão "masculina" é perfeita. A escolha da cor também deve ser apropriada. Podem ser tecidos em qualquer tom de verde, azul, turquesa, cinza, chocolate e outros.
Para um feriado feminino, algo leve e suave é necessário. Aqui, guardanapos dobrados em figuras de flores, por exemplo, lírios ou rosas, serão úteis.
Essas opções também são adequadas para meninas. Não há nada mais bonito do que esse minimalismo. Observe como as cores e texturas são combinadas na mesa.
Você pode usar absolutamente qualquer item para decorar a mesa. Eles são decorados com flores frescas, galhos, joias e até conchas. Para amarrar guardanapos, fitas de tecido em cores, cordéis comuns, fios multicoloridos densos, assim como anéis de prata ou ouro são perfeitos.
O dobramento de guardanapos é uma atividade interessante para adultos e crianças. Veja que ideias divertidas você pode dar vida ao seu filho. Estas estatuetas complementam com muito bom gosto o aniversário ou a festa de uma criança.
É assim que você pode dobrar o guardanapo e em forma de cachorro. Decore o guardanapo com alguns círculos pretos para os olhos do cachorro, uma forma oval para o nariz e algumas listras para as sobrancelhas ou bigodes.
Ou em forma de peixe. Complemente também o guardanapo, finalizando com uma caneta hidrográfica ou colando um ponto preto - o olho.
Você também pode brincar com o arranjo das telas de férias. Deixe-os em um prato ou coloque-os em um copo.
É permitido dispor os guardanapos e pontualmente sobre a mesa, arrumando várias peças em uma forma. Isso permitirá que cada hóspede leve quantos guardanapos precisar, e não se limitará apenas à quantidade disponível. Também, neste caso, será possível distribuir figuras temáticas de acordo com o estatuto dos hóspedes, colocando, por exemplo, elementos cool por parte dos jovens, modestas "flores" de pano perto de senhoras respeitáveis e coelhinhos alegres na parte infantil. da mesa.
Para obter informações sobre como dobrar guardanapos lindamente para serem colocados na mesa, veja o próximo vídeo.