Etiqueta

Regras de conduta em lugares públicos

Regras de conduta em lugares públicos
Contente
  1. Por que as regras são necessárias?
  2. Código de conduta para crianças
  3. A ordem estabelecida para adultos
  4. Memorando de violações

Todos os dias encontramos pessoas diferentes. No transporte, no trabalho, na loja, a caminho de casa, encontramos muitas pessoas apressadas com seus negócios. O cumprimento das regras de conduta permite que você evite situações ruins, às quais às vezes presenciamos. São frequentes os casos de conversas desagradáveis ​​no transporte ou brigas na loja. Uma pessoa bem-educada sabe como se comportar corretamente e definitivamente evitará tais situações.

Por que as regras são necessárias?

Desde a primeira infância, as crianças aprendem como se comportar corretamente. Desde os primeiros dias, os adultos devem ajudar o bebê a se tornar uma pessoa culta, a conseguir conviver com outras crianças desde a infância e na escola. Ao crescer, todos devem se lembrar dessas regras e segui-las. Tal existem normas para ajudar qualquer pessoa a evitar incidentes embaraçosos, que não só estragam o clima, mas também deixam uma impressão desagradável por muito tempo. O modo como um indivíduo sai de uma situação desagradável depende de quão familiarizado ele está com um conceito como etiqueta.

Como as pessoas ao nosso redor nos veem depende muito da correção de nossas ações. A sociedade começa a avaliar uma pessoa e todas as suas ações.

O comportamento correto ajudará a estabelecer contato com novos conhecidos, alcançar o entendimento mútuo e criar um terreno fértil para cooperação futura.

O objetivo das regras de conduta é criar um ambiente confortável para cada membro da sociedade, evitando grosserias, grosserias, desrespeito aos indivíduos. O tipo de sociedade que criamos depende de cada indivíduo, de sua capacidade de se comportar corretamente e cumprir as normas geralmente aceitas.

Embora aprendamos desde a infância as regras de boas maneiras e a capacidade de se comportar culturalmente em um lugar público, a julgar pelos conflitos frequentes, algumas normas de etiqueta não são levadas em consideração pelos indivíduos. A ética é uma espécie de padrão de comportamento, um sistema de regras adotado na sociedade.

Os elementos mais importantes na vida cotidiana devem ser: a regra dos bons modos, gentileza para com os outros e atenção especial para com eles.

Código de conduta para crianças

Desde o nascimento, uma criança encontra um pequeno número de pessoas - estes são pais e entes queridos, médicos, vizinhos. Entrando no jardim de infância, ele se sente inseguro se seus pais não conseguem incutir a tempo as regras de bom comportamento que devem ser observadas em tais instituições.

Cada pessoa em um novo lugar se sente insegura, e tal situação pode causar estresse para uma criança. Acostume gradualmente o seu bebê com um grande número de pessoas, converse sobre as regras de comportamento. Explique quais ações são inaceitáveis ​​para crianças.

Ao crescer, a criança já terá certas regras na bagagem, conhece-as e tenta segui-las.

Muitas vezes vemos na rua ou em uma loja como uma criança começa a se comportar feio, tendo acessos de raiva. Crianças pequenas imploram por brinquedos e doces aos pais. Já os adolescentes podem fazer barulho, praguejar, fumar e se comportar de maneira inadequada. Este comportamento deve ser inaceitável para menores.

Muitos sabem que existem normas que precisam ser seguidas, mas nem todos as seguem. Os adolescentes devem compreender que os pais podem ser punidos por não cumprimento. A partir dos 14 anos, eles próprios poderão responder por perturbar a paz pública.

As habilidades culturais devem se tornar a base da vida, porque é mais fácil para uma pessoa com uma boa educação estabelecer relações com outras pessoas ao longo da vida.

Existem certas regras que devem ser seguidas:

  • Gritar bem alto em um lugar público não é recomendado.
  • Não se pode jogar lixo fora das lixeiras, cuspir, quebrar árvores e arbustos.
  • É necessário seguir as regras da estrada, atravessar a estrada nos locais prescritos.
  • Você não pode fazer más ações, você deve alertar seus colegas contra elas.
  • As crianças não devem intimidar e provocar outras pessoas, bem como insultar, danificar a propriedade ou as roupas de seus colegas.
  • Você não pode ofender os mais pequenos.
  • Os idosos devem ser respeitados.

Esses são apenas os requisitos básicos para os alunos. Os alunos sabem que não têm permissão para:

  • Beber bebidas alcoólicas.
  • Jogue cartas de apostas.
  • Jurar com palavras obscenas.
  • Suba em porões, telhados.
  • Fazer coisas maliciosas, como atirar pedras.

A julgar pelo fato de que tais ações podem ser encontradas com bastante frequência, essas crianças não foram suficientemente ensinadas como se comportar em um lugar público.

Os adultos são obrigados a ensinar a criança como agir corretamente em alguns lugaresonde tem muita gente, pra não atrapalhar a calma. É preciso deixar claro para a criança que gente bem-educada não grita e faz barulho, joga bala no chão, assobia e cuspia.

Quando um bebê chega a um novo lugar, ele deve entender como se comportar corretamente e o que não fazer. Por exemplo, diga a seu filho para não provocar animais, jogar pedras, subir em treliças, gritar ou cuspir alto em um zoológico. Assim, um jovem visitante não só assustará os animais, mas também atrapalhará aqueles que vieram ao zoológico e se colocaram em perigo.

Quando for a um circo ou cinema, a criança deve seguir os costumes corretos. Explique por que não há comida durante a apresentação enquanto pipoca e bebidas são levadas ao circo. Ao visitar um museu, as crianças devem ouvir atentamente o que o guia está dizendo, e também não tocar nas exposições e mostras expostas.

Uma atenção especial deve ser dada às crianças quanto ao seu comportamento no transporte. Explique ao seu filho que:

  • Mulheres e idosos entram primeiro, depois as crianças entram.
  • Ao passar pela cabine, os cotovelos devem ser pressionados, você não deve empurrar os passageiros com eles.
  • Você precisa pagar a tarifa em dia.
  • A música alta atrapalha, então eles diminuem ou desligam.
  • Não se pode fazer inscrições nos bancos, danificar bens, jogar lixo fora.
  • Você não pode fazer barulho, gritar e também distrair o motorista enquanto dirige
  • Se a criança não tiver comido o cachorro-quente ou torta comprado, deve colocá-lo em um saco e comê-lo ao desembarcar do veículo, caso contrário, os passageiros podem sujar-se. Use guardanapos nas refeições, coma com delicadeza e não mastigue.
  • A criança deve sempre ter um lenço consigo e usá-lo quando necessário. Ao espirrar ou tossir, deve-se sempre fechar a boca, usar guardanapos ou lenço.
  • Explique também ao seu filho que você precisa monitorar sua aparência e quando sair de casa para estar limpo, bem vestido e penteado.

Desde a infância, as crianças são ensinadas a ser educadas. Para este tipo de treinamento, seu exemplo diário é mais adequado. Não se esqueça de dizer palavras educadas à família em casa. Quando os pais ou parentes usam constantemente as palavras "obrigado", "por favor", "bom apetite", "bom dia", "boa noite" e assim por diante, a criança ele mesmo começa a pronunciá-los e aprende primeiro as regras de cortesia.

Não se esqueça de ensinar ao seu filho as regras importantes de comportamento:

  • Ao abrir portas, você deve bater.
  • Não interrompa a conversa dos mais velhos.
  • Não ignore, se afaste ou se afaste.

A criança precisa incutir um comportamento cultural na mesa. Os filhos copiam seus pais. Se os adultos em uma família nem sempre se comportam corretamente, os jovens membros da família começam a repetir suas ações. Ensine seu filho a se comportar à mesa e diga-lhe o que não fazer durante as refeições.

Para deixar mais claro para a criança (e para maior efeito), pendure gravuras sobre a mesa de jantar com as regras de como comer e o que não fazer. Assim, de forma lúdica, será mais fácil ensinar à criança importantes regras de comportamento e etiqueta à mesa.

A criança deve saber firmemente que:

  • Antes de comer, certifique-se de lavar as mãos com água e sabão.
  • Você precisa se secar com toalhas de papel.
  • Você precisa comer uma quantidade suficiente de comida.
  • Ser capaz de usar os dispositivos corretamente.
  • Depois de comer, sempre agradeça.

No entanto, deve-se dizer à criança o que não fazer enquanto come:

  • Encha a boca de comida enquanto fala.
  • Cuspa comida.
  • Ser indulgente, girar, se afastar, ser caprichoso.

A criança deve saber sentar-se ordenadamente e corretamente à mesa. Faça-o sentar em uma cadeira confortável para que possa comer facilmente sozinho, sem derramar a sopa nas roupas.

Em especial, gostaria de chamar a atenção dos pais para o fato de que você deve ensinar seu bebê a não morder a mesa., o que os adultos às vezes fazem. Comece a criar seu filho com você. O garoto observa como seus pais se comportam em sociedade. Se ele vir que eles estão xingando em voz alta, cuspindo atrás da lata de lixo, jogando pedaços de papel e sendo grosseiros na loja, então este dificilmente é um exemplo que valha a pena seguir.

Ao crescer, seu filho se encontra na companhia de colegas que exercerão certa influência sobre ele. Mostre a ele que o mau comportamento parece ruim visto de fora e também explique por que outras pessoas julgam o mau comportamento e como isso pode afetar seu futuro.

A ordem estabelecida para adultos

Os adultos também devem cumprir as regras de comportamento não apenas na rua, mas também na família. Depende muito de como os adultos sabem se comportar corretamente em locais públicos. Usando as regras da comunicação cultural, você pode estabelecer novos contatos no local de trabalho e em casa.

Lado de fora

Quando saímos de casa, encontramos muitas pessoas. Na rua, no transporte, nas lojas, os adultos devem se comportar de forma a não incomodar os outros e cumprir alguns requisitos:

  • Certifique-se de ter roupas e sapatos limpos e confortáveis ​​antes de sair para uma caminhada.O cabelo deve estar limpo e bem penteado.
  • Ao atravessar a rua, observe atentamente as laterais ou passe no semáforo. Nunca corra na frente de carros ou em locais não identificados. Além disso, você não pode andar no gramado.
  • Ao mover-se, não balance os braços, não mantenha as mãos nos bolsos, não se curve, olhe para frente, mas não se esqueça de olhar para os pés. Se você quiser comer alguma coisa, pode comprar um pãozinho ou torta, dê um passo para o lado e coma sua comida. Você não deve mastigar em movimento - é feio. Além disso, você pode manchar suas roupas e quem anda ao seu redor.
  • Não jogue lixo, guardanapos e bitucas de cigarro na estrada. Se não houver lixeira por perto, coloque-a temporariamente no bolso. Para quem fuma, existem recantos onde se pode fumar. É proibido fumar em locais públicos.

Ao caminhar, você não deve afastar as pessoas, bem como avançar, empurrando com os cotovelos. Você deve contornar e ultrapassar os transeuntes à direita.

Se houver várias pessoas andando na calçada, existem algumas regras:

  1. Não se deve andar no meio da rua, incomodando os transeuntes. São permitidas 3 pessoas, caminhando lado a lado.
  2. Se um homem e uma mulher estão caminhando, a senhora deve ir para a direita. A exceção são os militares - eles devem ser homenageados.
  3. Se dois homens estão andando com uma mulher, a senhora vai no meio.
  4. Se houver duas mulheres e um homem, ao lado dele está uma mulher mais velha, então mais jovem.
  5. Se as senhoras são da mesma idade, o cavalheiro fica entre elas.

No transporte

Viajar em transporte público requer que certas regras sejam seguidas:

  • Ao entrar no transporte público, remova as bolsas e mochilas volumosas para evitar bater nos outros passageiros.
  • Você não deve ocupar mais de um lugar no transporte, com as pernas bem abertas.
  • Se uma pergunta for feita a você, você deve ouvir com atenção e respondê-la.
  • Não se esqueça das palavras mágicas: "obrigado", "por favor" - seja gentil. Se você acidentalmente bater em um passageiro, peça desculpas imediatamente. Freqüentemente, no transporte, é possível observar tais situações quando alguém é pisado ou empurrado. É muito desagradável quando começa um escândalo, mas foi o suficiente apenas para se desculpar educadamente.
  • Se você comer com crianças pequenas, certifique-se de que elas não façam barulho, não incomodem os vizinhos ou gritem. Faça-lhes um comentário discreto e discuta o assunto com eles em casa.
  • Certifique-se de pagar a viagem, apresentar viagem ou outros documentos sem indignação, pois o controlador está apenas fazendo o seu trabalho.
  • Saindo do transporte, o homem sai primeiro, dá uma mão na senhora. Os jovens oferecem ajuda a estranhos idosos, pessoas com deficiência.
  • Ao descer as escadas, deve primeiro ir um homem e, ao mesmo tempo, subir uma mulher.
  • Se você estiver em um lugar desconhecido ou não houver luz nos degraus, o homem deve ir primeiro.
  • Se você subir no elevador sem um homem, aperte o botão você mesmo, se com um homem a responsabilidade é dele.

Cultura pública

Entrando na loja, na frente da porta você deve deixar as pessoas saírem, então entre você mesmo. Seja correto com os vendedores, prepare o dinheiro na hora certa, não distraia o caixa.

Se você vai ao cinema ou teatro, as regras de etiqueta também ajudarão aqui:

  • Esteja na hora certa para o início de seu show ou show.
  • Quando for para o seu lugar, vire-se para o público.
  • Não vire, não balance em direções diferentes.
  • Não fale, não sussurre.
  • Desconecte os telefones celulares

Memorando de violações

Muitas pessoas sabem se comportar corretamente na rua ou no transporte. Mas as pessoas nem sempre sabem como agir quando vão a um museu, teatro ou cinema. Para isso, existem regras gerais de conduta:

  1. Durante a apresentação, você não pode falar ao telefone ou com vizinhos, bater os pés, bater os dedos, sussurrar ou gritar frases ou palavras em voz alta.
  2. Não coloque as mãos ou os pés nas costas do banco dianteiro. Não venha ao evento com febre, coriza. Você não apenas interferirá com os presentes, mas também poderá infectá-los.
  3. No teatro, não observe o público com binóculos e não os examine durante o intervalo. Se um homem vier ao teatro com uma senhora, ela não deve ser deixada sozinha. Cuide dela, traga bebidas e doces do bufê (se ela quiser).
  4. Se você não gostar do programa, fique quieto (sem discussão) até que ele acabe. Não saia do salão até o final da apresentação, mas espere o intervalo. Quando acabar, espere até que a cortina caia, então você deve ir embora devagar.

Com mais detalhes sobre como se comportar em um teatro, cinema ou outro local público, o vídeo a seguir contará.

sem comentários

Moda

a beleza

casa