Regras de conversação
É bom conversar com uma pessoa inteligente. Hoje em dia, a comunicação face a face está se tornando um luxo e as pessoas valorizam boas conversas. Mesmo uma conversa insignificante se tornará mais agradável se você souber conduzi-la corretamente, como direcioná-la na direção certa.
Sua eficiência nas negociações depende diretamente da cultura de comunicação. Você precisa entender qual comportamento é apropriado agora e o que é inaceitável. As regras básicas para construir uma conversa não são tão difíceis. Use esta lista de verificação para melhorar sua eficiência de comunicação.
Tom de conversa
Durante uma conversa, você deve sempre monitorar seu vocabulário, entonação e tom. Gíria, jargão profissional, palavras raramente usadas nem sempre e nem sempre são apropriadas. A mesma frase pode soar completamente diferente dependendo do tom em que é pronunciada. Mesmo que você esteja aborrecido, não o mostre a outras pessoas.... Calma, polidez, confiança, meticulosidade são seus melhores aliados em um diálogo construtivo.
Separadamente, deve-se dizer que confiar na entoação - permite ao interlocutor se sentir em pé de igualdade com você, embora, talvez, você o supere em conhecimento em qualquer assunto.
Uma conversa em entonação confidencial deve prosseguir lentamente e melhor se o iniciador for um interlocutor mais antigo (significativo, de status).
Não se esqueça de sorrir. É muito mais agradável olhar para um rosto sorridente do que para uma "faia" e, assim, você irá, subconscientemente, associar sua contraparte a emoções positivas.
Tópico de conversa
As conversas são casuais, quando os tópicos de discussão são escolhidos de forma espontânea e profissional, quando um assunto específico deve ser discutido.Uma conversa de negócios requer preparação e organização, você deve ser pelo menos competente no assunto. Se a comunicação for profissional, você não deve se distrair discutindo outros problemas.
Uma conversa casual requer etiqueta de fala muito mais desenvolvida dos interlocutores. A regra básica é não dizer ao interlocutor o que você mesmo não gostaria de ouvir.
Existem outras regras:
- não se deve falar de coisas que, de uma forma ou de outra, possam ofender o interlocutor - ninguém gosta de discutir assuntos desagradáveis;
- a questão que você está discutindo deve ser do interesse de seu interlocutor, algo altamente especializado, científico não é a melhor escolha;
- o pudor de uma pessoa decora: você não deve elogiar a si mesmo e exaltar seus próprios méritos, é improvável que isso possa interessar ao interlocutor - seus atos falam muito mais sobre uma pessoa do que palavras;
- a discussão de uma terceira pessoa que não está presente durante a conversa também nem sempre é apropriada: fofocar e fofocar é falta de educação para uma conversa fiada de verdade;
- Uma boa piada é para embelezar a conversa, mas somente se for apropriado.
- se surgiu uma disputa, você não deve transformá-la em uma briga, é muito mais fácil fazer isso do que você imagina - basta apenas manter o respeito pelo interlocutor: não pendure rótulos, não "se torne pessoal", não ridicularize o ponto de vista de outra pessoa e também não imponha o seu;
- o estágio de conclusão da conversa é importante: a conversa não precisa ser prolongada artificialmente - você pode ser considerado um chato, é muito mais eficaz consolidar uma impressão agradável de si mesmo dizendo adeus educadamente.
Habilidades auditivas
É essa habilidade que é o critério de sociabilidade de uma pessoa. As pessoas adoram falar sobre si mesmas e, ao ouvir, você poderá formar a impressão correta do interlocutor. Ouça com atenção e acene com a cabeça. Este gesto não significa apenas concordância, mas também demonstra o seu interesse.
Mostrar interesse apenas esse interesse deve ser sincero. A "inclusão" na conversa e a ausência de falsidade farão de você sempre um hóspede bem-vindo. Esclarecer perguntas é uma ótima maneira de manter a conversa. Sua formulação pode ser assim: "Você quer dizer isso ...?", "Você quer dizer isso ...?"
Todo mundo sabe desde a infância que é feio interromper, mas no calor das disputas isso costuma ser esquecido. Não interrompa, deixe a pessoa expressar seus argumentos até o fim, não se perca em pensamentos. Afinal, você só pode tirar as conclusões certas depois de ouvir.
Conforto interno
Você deve se sentir confortável durante a conversa. Tanto no nível psicológico quanto no fisiológico. Do contrário, será muito difícil para você sentir esse interesse interior, que o torna um interlocutor agradável. Nada deve distraí-lo.
Estando em um estado confortável para si mesmo, você pode facilmente fazer um ajuste natural. Esta é uma técnica de PNL, a essência da qual você assume a mesma postura do interlocutor, usa gestos semelhantes.
A realização desta técnica deve ser imperceptível, caso contrário, o ajuste pode ser considerado uma palhaçada e não será contado a seu favor.
Para obter informações sobre como conduzir uma conversa adequadamente, veja o próximo vídeo.
Não é um artigo ruim, vou tentar implementá-lo na prática.